Menu principal

Alguém sabia dessa indústria nacional de relógios? CIIP/Nortex/Grão Duque?

Iniciado por mint, 01 Setembro 2011 às 18:38:21

tópico anterior - próximo tópico

mint

Alguém aqui sabe da existência, nos idos das décadas de 60/70, de uma indústria de relógios chamada Industria Pernambucana de Instrumentos de Precisão, ou Companhia Industrial de Instrumento de Pecisão-CIIP, que fabricou na cidade de Recife (bairro da Várzea) e Garanhuns/PE os simples relógios Nortex e Grão Duque  nacionais?
O que aconteceu com essa indústria? porque será que não evoluiu na horologia nacional?

Encontrei essa matéria na net sobre essa CIIP, que seria uma fabricante pernambucana de relógios:

"...O Citibank pediu a falência de uma empresa de Pernambuco, a CIIP (Companhia Industrial de Instrumentos de Precisão), uma pequena fabricante de relógios. A CIIP, na ocasião, devia o equivalente a 200 000 reais ao banco. Só que Judiciário pernambucano considerou indevido o pedido de falência e a CIIP reagiu com uma ação de indenização por perdas e danos..."

Alguém pode confirmar essa notícia, pois como brasileiro patriota me interessei por essa história!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu tinha postado isso em outro fórum certo tempo atrás:

"Pessoal,

Desde ontem tento me lembrar do nome de uma marca que fabricava relógios de pulso sem rubis no Brasil (100% nacional) lá pelos idos dos anos 70.

É que meu pai tinha um armazém de materiais de construção vizinho de um relojoeiro, onde eu menino sempre ia admirar ele consertando as máquinas.

Me lembro dele me mostrando um modelo que disse ser nacional, afirmando ser a fábrica no bairro da Várzea em Recife.

Não sei se ele estava brincando, mas lembro que era um modelo sem rubis. Alguém sabe se realmente houve uma marca assim?

A influência desse relojoeiro, que já nem lembro o nome, foi tanta que, posteriormente, fiz um curso de relojoeiro no antigo IUB (Instituto Universal Brasileiro) por

correspondência, pois se fosse hoje seria via internet.

Comprei todo ferramental e até uma máquina para lavar relógios. Até aprender alguma coisa, muitos relógios pequeninos) de minha mãe foram "sacrificados".   Desmontei um

carrilhão de meu pai que após montado ficou totalmente desafinado!  "

Abs
Mint

Gravina

Sim, existiu e devo ter alguma coisa sobre esta fábrica na minha biblioteca.
Não sei dizer os motivos que levaram o seu fechamento..........seria apenas um "chute".

Foto da net

Abs

Gravina

Ps. Salvo engano, o nosso amigo Octávio Augusto tem um exemplar deste fabricante

mint

Abaixo foto de um Nortex pelé, que creio da extinta CIIP de Pernambuco/Brasil!

Ouvi do meu mestre relojoeiro que um dos sócios era suiço e que ele conheceu um brasileiro que foi dessa empresa.

Disse que foi convidado para a inauguração da fábrica em Pernambuco, já que na época ele além de relojoeiro era comerciante de relógios e que chegou a vender relógios

dessa companhia. Falou que iria procurar um bem conservado para mim. Talvez um Grão Duque com calibre de origem suiça e montado pela CIIP.

Se conseguir, posto foto aqui.

Nortex Pelé (foto da internet)

Mint

Octávio Augusto

Bem lembrado, Mestre!!  ;)

Tenho um Nortex de mesa, zerado, 100% original.

Seguem fotos:

Ainda tenho esperança dele voltar a funcionar.
É um relógio à corda manual, com visor de acrílico.
Ele estava no cofre de papai, até o dia que resgatei. Levei a um famoso relojoeiro de SP, mas não consegui fazer o bichinho voltar a vida.
Não quis trocar a máquina, como foi sugerido, pois prefiro o relógio 100% original em coleção, que um "frank" funcionando, até porque não é essa a ideia.
Abraço,

Octávio Augusto

Octávio Augusto

Senhores,

Favor notar o  "IND BRAS" no mostrador, Industria Brasileira! É, Brasil..Sil...Sil...Sil!!!
Abraço,

Octávio Augusto

Gravina

Citação de: Octávio Augusto online 01 Setembro 2011 às 23:14:41
Senhores,

Favor notar o  "IND BRAS" no mostrador, Industria Brasileira! É, Brasil..Sil...Sil...Sil!!!

;D ;D..É isso aí, estimado amigo Octávio.........

Encontrei uma propaganda da Grão Duque de 1965........um pouco exagerada, creio.

Cometi um engano, não tenho nada sobre a Nortex, apenas lembranças daquela época, acabei confundindo com a NELIMA........de Manaus

Abs

Gravina

sat

Citação de: Gravina online 01 Setembro 2011 às 23:37:53
Citação de: Octávio Augusto online 01 Setembro 2011 às 23:14:41
Senhores,

;D ;D..É isso aí, estimado amigo Octávio.........

Encontrei uma propaganda da Grão Duque de 1965........um pouco exagerada, creio.

Cometi um engano, não tenho nada sobre a Nortex, apenas lembranças daquela época, acabei confundindo com a NELIMA........de Manaus

Abs

Gravina

Só um adendo. Uma vez, passou pelas minhas mãos um Grão Duque, art deco, muito bonito. A máquina não era nenhuma porcaria, não. Era, não sei se uma A-151, ou uma AS, corda manual. Claro que não são uma "Brastemp", mas, também não são nenhuma droga.
Idem para um Nelima, de um amigo. Reloginho bem feinho (o dele), mas, automático, com movimento, não sei se Felsa, ou AS.
Abraços,

SANDRO

melao

Alguem poderia me explicar o que é um relogio tropicalizado?Faz tempo que tenho essa duvida. :-X :-X :-X

Clélio

Ola a todos,

Eu já tive alguns relógios Grão-Duque e atualmente possuo um Nortex Pelé*, uma vez me falaram que esta fabrica era nacional, mas não prestei muita atenção.
Recentemente saiu um nota nos jornais dizendo que o Citibank seria julgado no STF por ter pedido de forma arbitraria a falência  empresa Ciip (Companhia Industrial de Instrumentos de Precisão), responsável pelas marcas Grão Duque e Nortex, seria a maior indenização paga por um banco... mas eles foram absolvidos, ver abaixo:

JULGAMENTO DA MAIOR CONDENAÇAO IMPOSTA AO CITIBANK
11/05/2011

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) julga amanhã a maior condenação já imposta ao Citibank no mundo: US$ 600 milhões, ou o equivalente a R$ 950 milhões. O placar está empatado: três ministros votaram pelo pagamento da indenização e três, para que ela seja anulada. Faltam os votos de outros três magistrados, num total de nove.

O processo começou em 1992, quando o Citi pediu a falência de uma empresa de Pernambuco, a Ciip (Companhia Industrial de Instrumentos de Precisão), fabricante de relógios, que devia o equivalente a R$ 200 mil ao banco. O pedido foi negado e a Ciip entrou com uma ação de indenização. Na primeira instância, o Citi foi condenado a pagar R$ 92 milhões, valor confirmado no TJ do Estado. Corrigido, o montante chega hoje a R$ 950 milhões.

Abs

* Este relógio Pelé esta longe de ser um Pelé dos relógios.... ;D

Alberto Ferreira

Citação de: Clélio online 02 Setembro 2011 às 14:56:21
...
* Este relógio Pelé esta longe de ser um Pelé dos relógios.... ;D

Salve, amigo Clélio!

Pois é...
Taí uma grande verdade. Está mesmo longe.  :D

Mas, por outro lado (se autorizada ou não, e eu não sei mesmo...) tem uma assinatura dele (ou fac-simile dela) no mostrador...
Não?   ::)

Mas será que  relógio "nacional" é assim mesmo?
::)
;D

Abraços!
Alberto
8)

Macwill

Citação de: mint online 01 Setembro 2011 às 18:38:21
Alguém aqui sabe da existência, nos idos das décadas de 60/70, de uma indústria de relógios chamada Industria Pernambucana de Instrumentos de Precisão, ou Companhia Industrial de Instrumento de Pecisão-CIIP, que fabricou na cidade de Recife (bairro da Várzea) e Garanhuns/PE os simples relógios Nortex e Grão Duque  nacionais?
O que aconteceu com essa indústria? porque será que não evoluiu na horologia nacional?

Encontrei essa matéria na net sobre essa CIIP, que seria uma fabricante pernambucana de relógios:

"...O Citibank pediu a falência de uma empresa de Pernambuco, a CIIP (Companhia Industrial de Instrumentos de Precisão), uma pequena fabricante de relógios. A CIIP, na ocasião, devia o equivalente a 200 000 reais ao banco. Só que Judiciário pernambucano considerou indevido o pedido de falência e a CIIP reagiu com uma ação de indenização por perdas e danos..."

Alguém pode confirmar essa notícia, pois como brasileiro patriota me interessei por essa história!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu tinha postado isso em outro fórum certo tempo atrás:

"Pessoal,

Desde ontem tento me lembrar do nome de uma marca que fabricava relógios de pulso sem rubis no Brasil (100% nacional) lá pelos idos dos anos 70.

É que meu pai tinha um armazém de materiais de construção vizinho de um relojoeiro, onde eu menino sempre ia admirar ele consertando as máquinas.

Me lembro dele me mostrando um modelo que disse ser nacional, afirmando ser a fábrica no bairro da Várzea em Recife.

Não sei se ele estava brincando, mas lembro que era um modelo sem rubis. Alguém sabe se realmente houve uma marca assim?

A influência desse relojoeiro, que já nem lembro o nome, foi tanta que, posteriormente, fiz um curso de relojoeiro no antigo IUB (Instituto Universal Brasileiro) por

correspondência, pois se fosse hoje seria via internet.

Comprei todo ferramental e até uma máquina para lavar relógios. Até aprender alguma coisa, muitos relógios pequeninos) de minha mãe foram "sacrificados".   Desmontei um

carrilhão de meu pai que após montado ficou totalmente desafinado!  "

Abs
Mint

Pôxa vida!
Boa noite.
Meu nome é MacWill, e também sou um apaixonado por estes micromotores mecÂnicos/automáticos funcionando.
Também sou bastante patriota, e me emociono ao saber que já tivemos uma fábrica de relógio nacional; e fico com muita raiva, quando fico sabendo que um banco norteamericano, vem querer matar quem está nascendo. Também não gosto quando ouço alguém dizer que nossas coisas são tupiniquins...isto é pejorativo. Li que alguém chamou este movimento de "tupiniquin vagabundo"; acho que não devemos agir assim.
Eu tenho um esqueleto Citizen da década de (60), que ganhei de meu pai quando menino; está um pouco arranhado, mas agora que conheci este fórum, estou empolgado a restaurá-lo...funciona por mais de trinta anos!
Qq hora posto fotos.
Abs.

Alberto Ferreira

Salve!

Seja bem vindo, Macwill!

Você logo verá que nós temos aqui um grupo de entusiastas e dentre estes muitos patriotas.

Mas nós sempre devemos procurar, na medida do possível, pautar os nossos posicionamentos com certa isenção.
Sempre procurando manter uma distância saudável e equilibrada de qualquer preconceito, contrário aos produtos nacionais, assim como também da sua contrapartida, o eventual ufanismo exagerado ou exacerbado.

Sim, é mesmo interessante que nós tentemos resgatar aqui, através dos nossas conversas e trocas de opiniões, a história destas e de outras empresas brasileiras do ramo dos relógios, e principalmente dos seus produtos.

Portanto, fica reiterado estar aberto, como, aliás, sempre esteve, o canal para estas conversas.  8)

Participe sempre que puder e não deixe de nos mostrar as fotos do seu Citizen.

Abraços!
Alberto

Atalo

Pessoal,

Tenho um desses Nortex Pelé, desmontado, estou tentando recuperá-lo. Ele até funciona, mas de forma muito irregular.

Vejam as imagens.

Abraços

Átalo

Atalo

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é...

Parece ser um típico movimento "pin lever".
Resta saber qual seria a sua gênese.

Vamos pesquisar?
::)

Abraços a todos,
Alberto

Alberto Ferreira

Citação de: Macwill online 05 Junho 2012 às 17:48:55
Um Citizen da década de 60...presente de meu pai, quando eu era garoto; funciona perfeitamente, apesar de um pouco surrado.

Eu tentei inserir a imagem de meu relógio do computador e não consegui...se alguém puder me explicar!
Agradeço.

Salve!

Esta postagem do colega Macwill foi transferida para cá, pois estava em local inadequado (na área dos tópicos "Clássicos").

Como me parece que o colega já conseguiu aprender como postar as fotos, nós aguardamos que nos mostre aqui (em tópico apropriado, na área principal do fórum) o seu Citizen.

Abraços, Macwill.
Alberto Ferreira - Equipe de Moderação.

Macwill

Citação de: Alberto Ferreira online 04 Junho 2012 às 22:38:22
Salve!

Seja bem vindo, Macwill!

Você logo verá que nós temos aqui um grupo de entusiastas e dentre estes muitos patriotas.

Mas nós sempre devemos procurar, na medida do possível, pautar os nossos posicionamentos com certa isenção.
Sempre procurando manter uma distância saudável e equilibrada de qualquer preconceito, contrário aos produtos nacionais, assim como também da sua contrapartida, o eventual ufanismo exagerado ou exacerbado.

Sim, é mesmo interessante que nós tentemos resgatar aqui, através dos nossas conversas e trocas de opiniões, a história destas e de outras empresas brasileiras do ramo dos relógios, e principalmente dos seus produtos.

Portanto, fica reiterado estar aberto, como, aliás, sempre esteve, o canal para estas conversas.  8)

Participe sempre que puder e não deixe de nos mostrar as fotos do seu Citizen.

Abraços!
Alberto

Uma coisa que eu critico...e não se aplica somente a relógios, é esta mania de tudo que é brasileiro, estar misturado a algo que lembre futebol...ou bananas; será que é somente isto que é o nosso valor?

Macwill

Citação de: Alberto Ferreira online 05 Junho 2012 às 19:10:49
Citação de: Macwill online 05 Junho 2012 às 17:48:55
Um Citizen da década de 60...presente de meu pai, quando eu era garoto; funciona perfeitamente, apesar de um pouco surrado.

Eu tentei inserir a imagem de meu relógio do computador e não consegui...se alguém puder me explicar!
Agradeço.

Esta postagem do colega Macwill foi transferida para cá, pois estava em local inadequado (na área dos tópicos "Clássicos").

Salve!

Como me parece que o colega já conseguiu aprender como postar as fotos, nós aguardamos que nos mostre aqui (em tópico apropriado, na área principal do fórum) o seu Citizen.

Abraços, Macwill.
Alberto Ferreira - Equipe de Moderação.

Salve!
Rapá! eu tô cabaço mesmo...
Eu postei a foto do Citizen, enão sei mais onde foi(rsrs).
Vou tentar postar aqui.
Apesar de que não está muito nítida.
Qualquer coisa me avisa em MP(Mensagem Privada), que fica mais fácil de eu corrigir.
Foi foto de celular, e ficou distante; vou tirar uma em close depois.
Abraços.

Alberto Ferreira

Salve!

Macwill,...
Sem problemas, mas a intenção foi mesmo comentar para que outros possam compreender o que ocorre, ok?
Numa boa!

Por exemplo, e desculpe se eu uso outra vez uma postagem sua como uma forma de chamar a atenção para um certo, por assim dizer, "problema".

É o seguinte...
Da maneira como você tem postado as suas fotos, ela (a foto) só será visualizada pelos participantes que estiverem logados, os "visitantes" não a verão.   :(

Bem,...
Muitos colegas postam as suas fotos assim, daí o meu comentário, por assim dizer "genérico" e público.

Quando a postagem é feita usando imagens armazenadas em um site externo, isso não ocorre, e fica melhor para todos, ok?

Veja a dica de como fazer, aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=3583.0

Faça o teste e confira...
Faça o "logout" e retorne como "visitante" (portanto sem fazer o "login") e veja...

Abraços!
Alberto