Menu principal

Rolex cal. 1225

Iniciado por Atalo, 21 Setembro 2011 às 22:12:57

tópico anterior - próximo tópico

Atalo

Amigos,
O calibre 1225 da Rolex, a corda manual, tem uma roda sobre a ponte (parece uma roda espelho da roda dos segundos) e uma espécie de alavanca em contato com essa roda. Seria um dispositivo tipo "dead seconds"?
Abraços
Átalo

Wilson

Atalo,

nos mecanismos que não tinham roda de segundos no centro (havia às 6hrs)
eles acrescentavam esse pinhão no centro e uma roda intermediária,

esse pinhão central funciona como uma roda de segundos,
essa "alavanca" é na verdade uma mola para segurar o pinhão no lugar,

abraços,

wilson

igorschutz

É o famoso segundeiro indireto.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Bruno Recchia

Isso mesmo, "seconde centrale indirecte". Esse é exatamente o calibre do unico Rolex que eu tenho... Antigamente, não sabia-se fazer relogios com segundeiro central, então pegava-se calibres normais, e clolocava-se uma derivação por cima do movimento. O sistema funcionava bem, mas o movimento do ponteiro dos segundos era pouco fluido, dando pequenos "saltos" irregulares. Pra limitar isso, foi colocada uma mola, que é a tal lâmina que podemos ver, que cria uma certa tensão que impede o ponteiro de saltar de forma ireegular.

1 abraço,

Bruno

flávio

Há zilhões de anos, em uma galáxia muito longe, o Walt Odets escreveu uma série de artigos sobre o tema. Começa aqui:

http://www.timezone.com/library/horologium/horologium631670098360080701

Flávio

Adriano

O tema e o velho e bom artigo do Odets levanta uma diferença notável de desenho entre as suíças tradicionais da ETA, no qual a roda de centro, que na verdade não está no centro, transfere a força para a chausse por intermédio de uma roda intermediária, e o desenho das japonesas da Seiko desde a década de 1960, que com segundeiro central usavam roda de centro realmente "central" e vazada, com a chaussé montada sob pressão em seu eixo, o que considero um desenho bem mais simples, embora possa prejudicar um pouco a altura total do mecanismo.

O Citizen/Miyota 8200 e os Omega série 550 são automáticos famosos que usam segundeiro indireto.

Abraços!

Adriano

Atalo

Amigos,
Muito obrigado pelos esclarecimentos, vocês são Phodásticos, com PH maiúsculo.
Eu nunca ia pensar nisso, acho que por falta de informação e também por estar com a cabeça voltada para novidades, o "dead seconds" está aparecendo em relógios modernos, daí a associação equivocada.
Grande abraço.
Átalo

Enéias

O segundeiro central é evolução ou apenas opção?

Bruno Recchia

Enéias,

Antigamente, na época do indireto, era opção... Depois, virou evolução !

1 abraço !

Bruno

Adriano

Penso ser evolução. Ainda que a utilidade de se "ler" segundos seja discutível, a leitura com ponteiro cental é mais fácil e mais precisa.

Abraços!

Adriano