Menu principal

Dúvida na Aquisição - Audemars Piguet Royal Oak Offshore

Iniciado por Rafa_Almeida, 27 Outubro 2011 às 11:38:53

tópico anterior - próximo tópico

Dos três APRO Offshore, qual você comprariam?

Royal Oak Offshore Safári
Royal Oak Offshore Volcano
Royal Oak Offshore Rubber Clad Silver

César-HT

Olá para todos.

Gostaria de comentar a aquisição: Rafa, realmente espetacular, todos os modelos indicados tinham algum detalhe especial, mas esse que você comprou é lindo  :D :D ;).
Parabéns pela escolha, essa configuração para cronógrafos é muito bonita, mostrador cinza e os discos pretos, o relógio fica esportivo e classudo ao mesmo tempo, combina com qualquer situação.

Mário, gostei da expressão, "de cair o cú da bunda"  ;D ;D 8), vou usar na primeira oportunidade que tiver  :o ;D.

Até mais e um abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Paulistano

o movimento é simplesmente maravilhoso.
pena que está escondido, e só o cara da assistência técnica vai vê-lo.
enfim, continuo com a mesma opinião.
abraços.

Adriano

Citação de: JotaA online 09 Dezembro 2011 às 08:07:52
É esta belezinha aqui Adriano?

É o "póprio"! é o 3126/3840, baseado no calibre 3120 que é totalmente in-house. Antes, eram baseados nos 2225, derivados dos JLC 889.

Que aliás valem uma historinha interessante. Originalmente era os 2123 derivados diretos dos JLC 888, ainda que na forma de ébauches. Tinham frequência de 28.800 a/h mas a AP logo detectou problemas de desgaste com essa frequência e reduziu ela para 21.600 a/h, nos calibres que foram chamados de 2125. Evolução que ocorreu também na JLC mudando para caibre 889. Com a evolução dos materiais e técnicas de execução, em 1996 foi possível retomar a frequência de 28.800 a/h com segurança e os calibres foram renomeados para 2225. Até 2004 esses calibres sofreram várias evoluções e melhorias, mas em 2005 eles sofreram uma grande evolução e passaram a ser os calibres 2325. Além de várias mudanças no escapamento, passaram a receber balanço Gyromax, rolamento do rotor com esferas de cerâmica, livres de lubrificação, e sistema de carregamento do automático unidirecional, ao contrário do original que era bi-direcional.

Quase ao mesmo tempo da introdução do 2325 a AP lançou o 3120, enfim totalmente in-house e construído com o know-how adquirido na evolução dos calibres anteriores. Rolamento de esferas de cerâmica, balanço Gyromax e tudo mais.

Abraços!

Adriano

flávio

No Museu de Le Sentier pude ver com detalhes este movimento, já que estava em exposição, com uma lupa de umas 10 vezes de aumento sobre ele.

Paulistano, eu já venho criticando os RO há algum tempo, tanto é que, em outros posts, disse que se fosse para comprar qualquer RO, que fosse o Jumbo clássico. O resto é resto...Porém, entre os Offshore que tenho visto no mercado, este que o Rafa comprou eu realmente acho bonito. Muito legal mesmo.

O visual é questão de gosto. O relógio é "overpriced"? Bem...Eu acho que é. Um relógio destes no exterior custa uns 25 mil dólares, não acho que valha, considerando, por exemplo, que com este preço se compra um Moser calendário anual (metade do preço, na verdade).

Mas a proposta da AP ao lançar os RO sempre foi essa: relógios em aço com preços astronômicos, gosto não se discute muito.

Mas se eu ficar apenas na técnica da coisa, mesmo o movimento, ao contrário do que vários acima disseram, peca por um "simples" detalhe: ele não é integrado.

Na verdade, a AP - o que julgo simplesmente INACREDITÁVEL para algo deste preço, pega o movimento padrão de todos os seus relógios, que efetivamente é "de foder", mas coloca um módulo para rodar em seus cronógrafos.

Tecnicamente falando, não há como comparar este movimento a um Rolex do Daytona; ou um Piguet da Omega. Este são melhores, tradicionais, integrados, visualmente mais bonitos, etc.

Não estou aqui dizendo que o movimento da AP não seja bem acabado. Pelo contrário: seu acabamento estético é melhor do que os que citei acima. Porém, ele não nasceu para ser um cronógrafo, é como se fosse uma "gambiarra" da AP para reduzir custos e não projetar para si um crono totalmente integrado. E é claro que eles tem capacidade de fazer isso. O problema é querer gastar os, sei lá, 5 milhões de dólares num projeto.

Mas sim, é melhor usar um módulo próprio, ainda que o crono não seja integrado, a pegar um Valjoux 7750 sem modificações e colocar em um relógio caro pacas também como, por exemplo, o clone da AP (Hublot) fazia (ainda faz).

Mas da tríade "de foder" de outrora (Patek, Vacheron e AP), só mesmo a Patek tem se mantido fiel às raízes, com relógios clássicos e "pouco me importa o que estão fazendo por aí, vamos continuar assim". A Vacheron parece estar voltando às suas raízes, os últimos lançamentos denotam isso. A AP continua sendo um mistério para mim. Ao mesmo tempo que faz relógios clássicos e como antigamente, na linha Jules Audemars, faz esportivos na linha Royal Oak. Problema nenhum, a Patek também tem seus Aquanaut, Nautilus, etc. O problema é que a linha Offshore ficou tão pulverizada e com tantos modelos coloridos de uns anos para cá que para mim perdeu a graça. Parece que a AP começou a copiar aquela que a copiava, a Hublot!

Nesse balaio de gatos todo, retorno ao início: esse RO que o Rafa comprou, na minha opinião, é muito bonito. Vale o que custa? Bem, isso já discutimos alhures, sei lá se vale. Eu, digo eu compraria? Não, não compraria nem se tivesse grana sobrando, simplesmente porque sou um purista desgraçado: RO é o normal, Jumbo. Me serve também o normal de 37 mm, afinal, o Jumbo atual não tem os 39 mm do primeiro e, certa vez, coloquei o de 37 mm no pulso e caiu como uma luva. Há um colega do fórum que tem e, inclusive, queria me vender. Porém, esses relógios, mesmo usados, são caros, passei. Mas... Se tivesse dividido de 12 vezes eu teria comprado! hahahaha!  ;) E já estaria pago ein, ein? ;D

Flávio

igorschutz

Citação de: flavio online 09 Dezembro 2011 às 13:16:40
Mas sim, é melhor usar um módulo próprio, ainda que o crono não seja integrado, a pegar um Valjoux 7750 sem modificações e colocar em um relógio caro pacas também como, por exemplo, o clone da AP (Hublot) fazia (ainda faz).

O problema é que a AP não usa um módulo próprio, e sim um módulo DD como o usado no Speed Reduced...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

igorschutz

Tenho não, mas isso é fato notório. O Adriano ou o Mauro, que mexem com AP, podem confirmar.

flávio

Modificado ou chega prontinho da DD para eles? Digo isso porque, apesar de extremamente funcionais e muito precisos (meu Speedmaster reduced que o diga, é meu crono mais "suave"), o acabamento visual da DD é horrível, tudo em aço estampado, sem polimento algum, tosco.

Flávio

zE_

igorschutz

Não é modificado, mas é decorado pela AP (possivelmente dentro das premissas da DD, já que são vizinhas).

Desotti

Putz, não dá para negar que fiquei um pouco desapontado por saber da utilização do módulo DD, justamente por saber da capacidade da AP (e, pelo preço cobrado pelos ROO, da obrigação) em fazer muito melhor que isso... :(

Não obstante, um tremendo relógio, parabéns mais uma vez Rafa!

[[]]'s

Adriano

Modificado não é, e acho que nem decorado pela AP. Deve vir prontinho da DD, afinal, a DD saber fazer decoração do jeito que você pedir, é uma das especialidades deles.

Eu não vejo muito problema no uso de um módulo. Sim, cronógrafos genuínos são mais clássicos, mais tradicionais, e até tecnicamente levam algumas vantagens especialmente no que tange a transmissão de força. E também concordo que o ROO merecia um crono integrado in-house, tanto pelo preço, como pela capacidade de sobra que a AP tem quem fazer algo assim.

Porém não olho torto para os módulos DD. Pelo contrário, tenho muito apreço pelo trabalho da Dubois Depraz e pela sua contribuição à relojoaria moderna. É uma empresa modelo e um dos principais "sub-contractors" para uma série de componentes complicados. É uma empresa que hoje tem total capacidade de produzir seu próprio mecanismo com quase total independência.

Mas enfim, voltando ao assunto, seguem fotos dos calibres 2226/2840 e do 3126/3840 e seus módulos. Fica claro ser basicamente o mesmo DD 2020 do Speedmaster Reduced, entre outros, com algumas modificações, especialmente a posição dos submostradores. Quer dizer, na verdade verdadeira, o do Speedmaster é que é modificado para ficar com aquela disposição, já que a janela do calendário, preferencialmente às 3 horas, é fixa no módulo. Se quiser calendário às 3h, só dá para usar a disposição do ROO. Se quiser a disposição do Speedmaster, melhor não botar calendário, senão tem que botar ele fatalmente às 12 horas, o que fica "uma beleza".

Bem, e voltando ao ROO como um todo. Não sou apaixonado por eles. Por nenhum ROO. Prefiro mil vezes mais o RO Jumbo clássico. Que aliás é para mim um dos holy grails (ok, ok, não existe "holy grail" no plural, mas vocês me entenderam). Mas impossível negar que são uns baita relógios, impecáveis em todos os aspectos e que sim, com uma boa oferta e grana sobrando, teria um. São realmente um espetáculo de construção e acabamento.

Quando pego um ROO na mão e olho para o meu pulso e vejo o meu censurado, e comparo o acabamento, dá vontade de dar ele de presente para o manobrista do estacionamento. O censurado parece relógio de pedreiro!  ;D

PS: censurado por mim mesmo.  8)

Abraços!

Adriano

Adriano

igorschutz

Já escrevi isso por aqui e repito: esse módulo da DD é muito versátil.
Ele equipa Speedmaster, ROO, GPs e até mesmo máquinas quartzo (ETA 206.211).

Desotti

Citação de: Adriano online 09 Dezembro 2011 às 15:59:13...concordo que o ROO merecia um crono integrado in-house, tanto pelo preço, como pela capacidade de sobra que a AP tem quem fazer algo assim...

São meus únicos senões, nenhuma crítica ao módulo em si e, óbviamente, à Dubois Dépraz, muito pelo contrário! :)

[[]]'s

Paulistano

Citação de: flavio online 09 Dezembro 2011 às 13:16:40
No Museu de Le Sentier pude ver com detalhes este movimento, já que estava em exposição, com uma lupa de umas 10 vezes de aumento sobre ele.

Paulistano, eu já venho criticando os RO há algum tempo, tanto é que, em outros posts, disse que se fosse para comprar qualquer RO, que fosse o Jumbo clássico. O resto é resto...Porém, entre os Offshore que tenho visto no mercado, este que o Rafa comprou eu realmente acho bonito. Muito legal mesmo.
(...)
Flávio

sr. Flávio
até que enfim encontro uma pessoa de personalidade, e não um "vai na onda".
grande abraço.

Arrais

Eu vou na onda. Acho um relógio excelente, bem acabado e de uma empresa séria como a AP. É overpriced? Putz...se eu for escrever o que é overpriced aqui a lista vai ser interminável...
Easily satisfied with the Best

Sergiaum

eu vou ser do contra tb, mas (sempre) respeitosamente: achei feio... n faz nem um pouco meu gosto/estilo...

as outras opcoes eram bem melhores (o q eu realmente gosto, dentre elas, eh o volcano)... mas, como exposto aqui no topico, as pecas que apareceram tinham os seus "problemas"...

mas tb nao posso deixar de parabenizar pela aquisicao: felicidades e boa sorte com ele!

abs.

Cigano

Citação de: Arrais online 10 Dezembro 2011 às 00:26:41
Eu vou na onda. Acho um relógio excelente, bem acabado e de uma empresa séria como a AP. É overpriced? Putz...se eu for escrever o que é overpriced aqui a lista vai ser interminável...

Concordo caro Arrais, eu também admiro muito a AP, é uma baita empresa, o acabamento das peças é impressionante !!
Abraços,
Cigano!