Olá amigos.
Eu não tenho um relógio todo acabado em PVD, exceto um alpina Avalanche e um Swiss Army Mach 06, que possuem o bezel com esse acabamento. Um bezel ou corôa com acabemtno em PVD é tranquilo...se riscar e começar a ficar feio, basta trocar. Agora, todo um relógio com revestimento em PVD é que são elas. E, sinceramente, eu também tenho um certo receio, pelo mesmo motivo citado pelo Flávio. Mas, no caso dos meus relógios...o bezel de ambos, até agora não riscou, e não foi por excesso de cuidado. Lembro que já andei raspando esses relógios em alguma parede ou no portão de casa.
Já lí a respeito que a indústria relojoeira tem usado vários tratamentos do tipo PVD, que diferem conforme o composto quimico adotado para o revestimento. A Sinn, por exemplo, denomina de Black Hard Coating, o processo de revestimento da caixa e bezel, aumentando a dureza para 1500 vickers. O aço inoxidável deve ter uma dureza 5 ou 6 vezes menor que isso. O Black Hard Coating, que é um tipo de revestimento em PVD, é feito sobre uma superfície que foi submetida a um outro processo de endurecimento denominado Tegiment Technology. Só o Tegiment produz uma dureza aproximada de 1200 vickers. Cabe ressaltar que o Tegiment não deixa o relógio com superfície negra, e também não está claro de que se trata de um processo de PVD. Em alguns modelos específicos, como o U1 (
http://www.sinn.de/en/Modell/U1_SDR.htm ) , a caixa é tratada com Tegiment e o bezel revestido com o Black Hard Coating sobre o Tegiment.
Se fosse para comprar um relógio todo em PVD, com certeza seria um Sinn. Não acredito que o PVD da Victorinox/Swiss army seja como o da Sinn, mas suponho que também seja um bom PVD, dado sua tradição na cutelaria. Mas, quem pode dizer isso com mais precisão é o Adriano, já que possui um Dive Master 500 automatic, um relógio fantástico, diga-se.
Agora...riscos são diferentes de amassados e, nesse caso, se o relógio ficar com alguma parte amassada, já era, não tem como reparar, exceto se a empresa dispor desse serviço...o que deve ser praticamente inviável para o cliente (nesse caso, comprar outra caixa, pulseira ou bezel talvez seja a melhor solução).
Abraço,
Guilherme.