Menu principal

Citizen adiantando ... e muito!

Iniciado por Lourival, 25 Novembro 2011 às 11:23:43

tópico anterior - próximo tópico

Lourival

Bom dia a todos,
há algum tempo atrás comprei um CITZEN de um colega nosso do forum que , segunda ele, vem com movimento Miyota 8200.
Como meu filho havia sido assaltado e perdeu seu relógio, passei este para ele e comprei um Seiko pra mim uma vez que achava ele meio pesadão pro dia a dia.
Pois bem, o relógio funcionava perfeitamente com uma precisão incrível até que, sem mais nem menos, começou a adiantar muito ... mas muito mesmo ... algo em torno de 2:30 hs a 3:00 hs a cada 24 horas ... alguém aí  teria alguma ideia do que pode estar acontecendo   ... o balanço destas máquinas é "magnetizável" - ou sei lá como se diz issso ??? - ou seja, caso seja colocado perto de um imã ainda pode sofrer os efeitos na mola do balanço ....
Pergunto isto porque, em todos os livros que consultei dizem que isto é sintoma de espiras do "cabelo" coladas por estarem magnetizadas...
Sera? ??? ??? ???
Abraços
Lourival

Adriano

Pode ser. É absolutamente impossível dizer por que um relógio adianta ou atrasa sem ter ele em mãos, sem inspecionar, sem testar com aparelhos, sem nem saber como está a amplitude.

Mas pelo seu relato de que isso aconteceu de um dia para o outro praticamente, pode ser sim magnetismo. A princípio é o mais provável.

Apenas para informação técnica, o balanço é antimagnético mas a espiral não.

Abraços!

Adriano

Lourival

Citação de: Adriano online 25 Novembro 2011 às 11:42:02
Pode ser. É absolutamente impossível dizer por que um relógio adianta ou atrasa sem ter ele em mãos, sem inspecionar, sem testar com aparelhos, sem nem saber como está a amplitude.

Mas pelo seu relato de que isso aconteceu de um dia para o outro praticamente, pode ser sim magnetismo. A princípio é o mais provável.

Apenas para informação técnica, o balanço é antimagnético mas a espiral não.

Abraços!

Adriano
Grato Adriano,só mais uma dúvida ... se eu "passá-lo" inteiro - sem desmontar - no desmagnetizador (aquele elétrico comum que se vende um fornituras aqui no Brasil) fará alguma diferença?
Pelo menos dá pra ver se o atraso diminui ou aumenta ... somente pra ver se é estou na linha certa de raciocínio? Isto é válido? Este teste adianta alguma coisa?  ??? ??? ???
Ou é uma tremenda besteira o que eu acabei de dizer? ;D ;D ;D
Abraço,
Lourival

zE_

Não existe a possibilidade do relogio ter caido no chão ou recebeu alguma pancada forte?

Lourival

Citação de: zE_ online 25 Novembro 2011 às 12:58:44
Não existe a possibilidade do relogio ter caido no chão ou recebeu alguma pancada forte?
Oi zE,
rapaz acho que não ... ele é bem cuidadoso. Mas ainda assim perguntei pra ele se o relógio havia caído ou mesmo ter sido exposto a um imã muito forte ... neudímio, por exemplo ... ele disse que não .
Agora, ele estuda educação física e trabalha em academia ... segundo ele, não costuma tirar o relógio durante exercícios, ou seja, mexe o tempo todo, porém sem pancada ou movimentos bruscos.
Será que mesmo a ssim pode comprometer?  ???

Atalo

Lourival,
Fiquei uns dias com um Citizen, calibre 6001 ou algo parecido, nao me lembro bem, com um problema semalhante ao seu. Pensei em tirar a ponte do balanço e passar só o conjunto espiral-balanço-ponte no desmagnetizador. Depois reparei que a última volta da espiral estava prendendo na virola (acho que é isso), quando consegui liberar essa ultima volta da espiral o relogio ficou mais ou menos normal de novo.
Átalo

ogum777

Citação de: Lourival online 25 Novembro 2011 às 13:16:32
Citação de: zE_ online 25 Novembro 2011 às 12:58:44
Oi zE,
rapaz acho que não ... ele é bem cuidadoso. Mas ainda assim perguntei pra ele se o relógio havia caído ou mesmo ter sido exposto a um imã muito forte ... neudímio, por exemplo ... ele disse que não .
Agora, ele estuda educação física e trabalha em academia ... segundo ele, não costuma tirar o relógio durante exercícios, ou seja, mexe o tempo todo, porém sem pancada ou movimentos bruscos.
Será que mesmo a ssim pode comprometer?  ???

pode ter recebido uma pancada não percebida por ele. em jogos de contato, por exemplo. jogando bola uma vez tomei uma pancada no relógio que rachou o vidro dele, e nem percebi, só depois do jogo. por sorte era relógio de camelô.... hehehehe

em todo caso, leve a um técnico.

Adriano

Citação de: Lourival online 25 Novembro 2011 às 12:45:41

Grato Adriano,só mais uma dúvida ... se eu "passá-lo" inteiro - sem desmontar - no desmagnetizador (aquele elétrico comum que se vende um fornituras aqui no Brasil) fará alguma diferença?
Pelo menos dá pra ver se o atraso diminui ou aumenta ... somente pra ver se é estou na linha certa de raciocínio? Isto é válido? Este teste adianta alguma coisa?  ??? ??? ???
Ou é uma tremenda besteira o que eu acabei de dizer? ;D ;D ;D
Abraço,
Lourival

Adianta sim! Não garante uma desmagnetização 100%, que só se consegue desmagnatizando a máquina sozinha, parada, em 3 eixos geométricos diferentes. Mas mesmo com ele todo montado e fechado já dá um bom resultado e se houver uma magnetização muito forte, ela será bastante eliminada.

Abraço!

Adriano

Lourival

Citação de: Adriano online 25 Novembro 2011 às 13:40:28
Adianta sim! Não garante uma desmagnetização 100%, que só se consegue desmagnatizando a máquina sozinha, parada, em 3 eixos geométricos diferentes. Mas mesmo com ele todo montado e fechado já dá um bom resultado e se houver uma magnetização muito forte, ela será bastante eliminada.

Mesmo montado e na caixa, devo passá-lo no desmagnetizador nos 3 eixos geométricos?

Adriano

É melhor, se conseguir fazer isso. Faça como nesta ilustração, conforme instruções da Omega:

Abraços!

Adriano

Lourival

Bom dia a todos,
Adriano, infelizmente não mudou nada ... usei o desmagnetizador da forma como manda o diagrama que você enviou e o danado continuou atrasando muito.
Não diminuiu e nem aumentou ... bom, pelo menos é o que me parece pois não tenho equipamentos tipo "vibrograph" para dizer, com certeza, se aumentou, diminuiu ou continuou na mesma! :( :( :(
Alguém me indicaria um bom relojoeiro que pudesse dar uma olhada pra mim? Meu "instrutor" pendurou as pinças!  :-\
Abraços,
Lourival

Atalo

Lourival,
Seu instrutor é quem estou pensando? Será que vai fazer uma liquidação de "fundo de buteco"?
Já pensou em levar o relógio ao Derly?
Átalo

Lourival

Citação de: Atalo online 29 Novembro 2011 às 21:57:38
Lourival,
Seu instrutor é quem estou pensando? Será que vai fazer uma liquidação de "fundo de buteco"?
Já pensou em levar o relógio ao Derly?
Átalo
Rapaz, eu tô de olho ... falta de insistência não é ... te garanto  :D :D :D
O problema do Derly é que ele está sempre ocupadíssimo ... estava querendo algo mais ágil. ;)

Atalo

Uai, se eu ficar aqui no fim de semana, podemos tentar um mutirao  ;D ;D

Lourival

Citação de: Atalo online 30 Novembro 2011 às 11:35:06
Uai, se eu ficar aqui no fim de semana, podemos tentar um mutirao  ;D ;D
Rapaz, até que pensei muito em eu mesmo abrir o danado pra ver se conseguia achar a encrenca ... o problema é que o relógio tá novinho ... acho muito pro meu bico ainda!
E ainda por cima tem a precariedade de instrumentos ... inclusive para refazer e testar a vedação do bichinho! ;)

Abração pra você e SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!
Lourival

Atalo

Aí são outros 500 ($$$$).
Pensei que já fosse algo mais rodado...