Desta vez, juro, tentarei ser rápido:
- Antigamente, haviam três marcas que disputavam um páreo duro no mercado mid range: Omega, Longines e Rolex. Omega se perdeu nos anos 80, Longines nos anos 80 e 90 e, PARECE, agora está reencontrando seu nicho dentro do Swatch Group. Como assim dentro do Swatch Group? A Omega, teoricamente, deveria manter mesmo nível de preços e inovações do que a Omega. Mas aí competiria com ela. Não foi isso que o Swatch Group quis. Inicialmente, os Longines eram apenas mais baratos do que a Omega. Hoje não. Subiram de preço, há modelos até mais caros do que os intermediários do que a Omega, mas seguem o padrão mais "tradicional". A Longines ainda está procurando seu modelo icônico (como se isso fosse possível), mas tem melhorado muito de uns anos para cá.
A Omega, como foi dito, tem clara intenção de bater de frente com a Rolex, seja no quesito preço, seja inovação. Como também disseram acima, PARECE, apenas PARECE que a Rolex não desenvolve nada, tudo é dos anos 50...Porém, eles são realmente uma manufatura que fazem tudo em casa, projetar o que projetam não é fácil, INCLUSIVE ESCAPAMENTOS! Pior: produzir tudo aos milhões (sim, milhões) e não dar defeito. Os caras são fodas. Só abri o olho para isso quando visitei a Suíça.
Sobre "range" de produtos, a Omega tem preços de entrada ligeiramente inferiores aos da Rolex, porém, preços de saída maiores. A Omega tem turbilhões em sua linha!
Sobre padrão técnico, disse apenas técnico, dos relógios Heuer e Breitling vs Rolex e Omega. Sinceramente, Breitling e Heuer estão num patamar ligeiramente abaixo, até mesmo porque são poucas as inovações técnicas DE SÉRIE (NÃO DIGO PROTÓTIPOS OU CONCEITOS) que ambas fazem. Mas muito pouco. Ambas estão pesquisando novos movimentos, escapamentos (essa a parte difícil, que antes era completamente monopolizada pela Nivarox Far do Swatch Group).
No final das contas, Omega, Breitling e Rolex acabarão estando num nível técnico bastante semelhante e a Longines, num ligeiramente inferior, não porque não seja capaz, mas porque o Swatch Group não quer uma marca competindo com seu carro chefe, dentro do mesmo grupo.
Flávio