Menu principal

[Desmonte- Rápido] Seiko Quartz - 5Y39

Iniciado por Cigano, 13 Dezembro 2011 às 01:40:53

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Olá pessoal, mais um desmonte, desta vez um movimento Seiko 5Y39, a quartz... Tenho ele já faz um tempinho, foi enviado em um lote de "sucatas" pelo amigo Leon.
Me lembro que na época, ele me disse que não era para mim perder tempo e dinheiro para fazer funcionar, caso precisasse de manutenção, e sim para mim desmontar e aprender a relojoaria na prática!!

Então como ele previu, vamos lá !!
Comecei a desmontar ele, e só lembrei das fotos quando o movimento já estava fora da caixa, sem dial e ponteiros, mais vamos as fotos!! (correria, e com a cabeça na lua) ;D

Bom vou montar ele novamente assim que sobrar um tempinho, eu não sei se funcionava, pois não testei antes para saber, bem sabe ele volte a funcionar, e já pergunto para os caros mestres de plantão, como se procede a limpeza no caso de um movimento quartzo como esse ?? Para mim é novidade!!  :P
Pois ainda não discuti com mestre Meneghetti a respeito dos quartzo´s !!

Agradecimentos: Obrigado ao caro amigo Leon, pelas peças enviadas, e pelo caro Meneghetti, pois se eu não tivesse enfrentado alguns desmontes de movimentos mecânicos, não teria desmontado esse aqui, apesar de simples, quando não conhecemos a coisa por dentro, para nós é tudo igual...rsrs e Quero agradecer desde já, os caros colegas pelas visitas, opiniões, criticas, e etc.... ;)

Tenham uma ótima terça feira pessoal!!

Abraços,
Cigano!

haniel

Caro Cigano,

Acompanhei hoje o desmonte e a limpeza de um Citizen ProMaster Quartz, feita pelo Deoclides, meu relojoeiro que se tornou amigo.

O método foi bastante comun, ele fez o desmonte tal como você compartilhou, separou as peças em: bloco, mecânica e eletronica (era um AnaDigi).
Colocou nas bolsas da centrífuga, aquelas típicas para relógios e mandou brasa.

Primeiro numa solução de limpeza, um ácido que eu esqueci o nome (assim que ele me ensinar qual é eu conto aqui) e depois vieram dois enxágues na benzina.

Lavou o lcd com sabão neutro, limpou os contados, deixou tudo secar. Montou e ficou perfeito.

Acompanhei hoje enquando aguardava ele concluir meu Seiko 6119, que aliás é o meu primeiro dos mêcanicos e vou me casar usando esse pra homenagear o Deo. To feliz d+, sou um guri ainda, dando os primeiro passos nessa vida. Os próximos serão um Citizen 8200, um Mido e um felsa 4007 montado num Mondaine. Tudo atravéz do meu amigo Deo.

Ele fez milagres com os meus: Wingman c020, Orient que eu nunca consegui achar o modelo, Technos skydiver, Casio cmd40 e mais alguns bem simples mesmo.

alexandreriz

Fala Cigano, tu tá mandando bem nos desmontes em? agora sei por que sumiu do mundo da informática, esses bichinhos viciam mesmo.

Cigano onde tem adquirido suas ferramentas?

Cigano

Muito obrigado caro Haniel, seja bem vindo, e poste fotos dos seus relógios !!
Vou montar este ainda, espero que ele funcione, pois é um relógio muito bonito ao meu ver !!

Caro Alexandre, eu apenas fiquei meio ausente das postagens do FGDH, mais estou sempre passando por lá para ler umas postagens da área linux, pois a informática faz parte do meu dia á dia !!

É verdade, relógios vicia mesmo, hoje dou mais atenção para os meus relógios, do que para meu PC, estou desde a semana passada fuçando nele, depois de uma pane, e perdi tudo, nem back-up deu tempo de fazer!!

Estou até hoje configurando uma coisa aqui, instalando outra alí, e meus relógios, toda hora estou com um na mão!! ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

haniel

Citação de: Cigano online 14 Dezembro 2011 às 20:38:06
Vou montar este ainda, espero que ele funcione, pois é um relógio muito bonito ao meu ver !!

Muito bom Cigano, depois eu quero ve-lo funcionando.

Estou querendo muito conseguir umas sucatas pois agora sou o pupilo do meu amigo Deoclides, e estou querendo muito estudar essas belezinhas. Ele está me passando aos poucos os segredos dessa arte hahah, estou muito feliz.
Preciso realmente de sucatas pra poder treinar, estudar e aprender. Mas é complicado achar.
Se você souber de alguem que tenha ou onde eu possa conseguir me avise por favor.

Um abraço.

... em Cristo!

Cigano

Citação de: haniel online 15 Dezembro 2011 às 11:11:28

Estou querendo muito conseguir umas sucatas pois agora sou o pupilo do meu amigo Deoclides, e estou querendo muito estudar essas belezinhas. Ele está me passando aos poucos os segredos dessa arte hahah, estou muito feliz.
Preciso realmente de sucatas pra poder treinar, estudar e aprender. Mas é complicado achar.
Se você souber de alguem que tenha ou onde eu possa conseguir me avise por favor.

Um abraço.

... em Cristo!

Caro Haniel, as sucatas que eu possuo, foram doações dos caros amigos, pois onde eu moro, há poucas relojoarias, e só tenho uma de confiança, ele não negocia sucatas,pois ele até tem que comprar algumas para suprir o estoque de peças, principalmente para os vintages como Citizen, Seiko e Orient!!

Quem está me dando aulas e dicas, são o caros amigos Meneghetti, e o Paulistano, sem contar que muitos colegas, dão dicas de ouro nos desmontes que tenho postado aqui no fórum!!

Espero que apareças umas sucatinhas para você que em breve veremos alguns desmontes seu!!

Como diz o caro Flávio, para desmontar é fácil e rápido, agora vamos ver montar !! ;)
Abraços,
Cigano!

automatic for the people

Cigano

É impressão minha ou a base do movimento é de plástico ou algo parecido?

Abs

AFTP

Cigano

Citação de: automatic for the people online 15 Dezembro 2011 às 13:44:35
Cigano

É impressão minha ou a base do movimento é de plástico ou algo parecido?

Abs

AFTP

Exatamente caro AFTP, é plástico sim !!
Mais acho que a maioria dos quartz são assim!! ;)
Abraços,
Cigano!

haniel

Citação de: Cigano online 15 Dezembro 2011 às 11:48:19
Citação de: haniel online 15 Dezembro 2011 às 11:11:28

Um abraço.

... em Cristo!

Caro Haniel, as sucatas que eu possuo, foram doações dos caros amigos, pois onde eu moro, há poucas relojoarias, e só tenho uma de confiança, ele não negocia sucatas,pois ele até tem que comprar algumas para suprir o estoque de peças, principalmente para os vintages como Citizen, Seiko e Orient!!

Quem está me dando aulas e dicas, são o caros amigos Meneghetti, e o Paulistano, sem contar que muitos colegas, dão dicas de ouro nos desmontes que tenho postado aqui no fórum!!

Espero que apareças umas sucatinhas para você que em breve veremos alguns desmontes seu!!

Como diz o caro Flávio, para desmontar é fácil e rápido, agora vamos ver montar !! ;)

Combinado, assim que eu estiver com as sucatas vou dar início a brincadeira hahahah.

Quero ver você montando ele depois.

Esses dias meu amigo me passou umas dicas de lubrificação, das rodas, tambor, corda e tal.

Pandolfi

Ei Cigano e Haniel, tenho 18 Seikos 6119 num relojoeiro para revisar, colocar peças faltantes, etc...
Topam esta parada, deixá-los funcionando 100%, porque parece que ele não vai ter tempo pra trabalhar neles...
Haniel, fale com o Deoclides.
Te mandei uma MP.
Grande abraço.
Pandolfi

Cigano

Citação de: Pandolfi online 18 Dezembro 2011 às 10:20:30
Ei Cigano e Haniel, tenho 18 Seikos 6119 num relojoeiro para revisar, colocar peças faltantes, etc...
Topam esta parada, deixá-los funcionando 100%, porque parece que ele não vai ter tempo pra trabalhar neles...
Haniel, fale com o Deoclides.
Te mandei uma MP.
Grande abraço.
Pandolfi

Opa, mais qual seria o prazo para devolvê-lo para ti caro Pandolfi, pois tenho que comprar algumas coisinhas, para ficar menos amador!!
Eu já tenho as ferramentas necessárias para desmontar, lavar, montar os Bichinhos, caso o Haniel topar, vai ser melhor ainda,pois podemos discutir e debater os desmontes....

Caro Pandolfi, qualquer coisa me envie uma MP !!

Tenha um ótimo domingo!! ;)
Abraços,
Cigano!

Pandolfi

Cigano, não tem prazo pra devolver nenhum...
Te mando uma MP.
Abração.
Pandolfi

Cigano

Citação de: Pandolfi online 18 Dezembro 2011 às 11:02:13
Cigano, não tem prazo pra devolver nenhum...
Te mando uma MP.
Abração.
Pandolfi

Ok então, assim que os bichinhos ficarei legais, eu envio de volta OK ??!?!

Eu desmontei um dos meus por inteiro, estava tão sujo por dentro que antes do feito, ele funcionava por alguns minutos e parava!!
Abraços,
Cigano!

Meneghetti

Caro colega e aluno só toma cuidado com o rotor magnético  8) 8) 8) 8)  pois é uma peça que "gruda " em todo lugar que tem ferro  8) 8) 8) 8)
E o rotor tem que ser limpo em rodico  8) 8) 8) 8) 8)
Abs  8) 8) 8) 8)

Caro aluno tenha uma boa montagem  8) 8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8) 8) 8)

Cigano

Citação de: MENEGHETTI online 20 Dezembro 2011 às 18:42:03
Caro colega e aluno só toma cuidado com o rotor magnético  8) 8) 8) 8)  pois é uma peça que "gruda " em todo lugar que tem ferro  8) 8) 8) 8)
E o rotor tem que ser limpo em rodico  8) 8) 8) 8) 8)
Abs  8) 8) 8) 8)

Caro aluno tenha uma boa montagem  8) 8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8) 8) 8)

Ok mestre... onde fica esse rotor?? Dentro daquela parte onde eu não desmontei ??

Vou tomar os devidos cuidados então!!

Obrigado desde j´pa pela dica caro mestre!! ;)
Abraços,
Cigano!

Meneghetti

8) 8) 8) Boa noite caro aluno sim o rotor fica na parte das rodas  8) 8) 8) 8) 8) voce vai perceber que é um imã com uma engrenagem  8) 8) 8)
Assim que possivel eu coloco uma foto aqui pra voce ver e a turma também  8) 8) 8) 8) 8) 8)

Abs 8) 8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8)     

Cigano

Muito obrigado pelas dicas caro mestre, pois de quartz ainda estou longe de engatinhar !! ;D ;D

Ok caro Meneghetti, fico na aguardo das fotinhas, pois vai ser muito importante para mim, e para os caros colegas que pretendem por a mão na massa para "desmantelar" um movimento quartzo!!

tenha uma ótima quinta feira !! ;)
Abraços,
Cigano!