Menu principal

Tambor de corda ...

Iniciado por Lourival, 19 Dezembro 2011 às 11:58:10

tópico anterior - próximo tópico

Lourival

Bom dia a todos,
uma dúvida ... quando vocês desmontam seus relógios vocês retiram a mola de dentro do tambor?
E para colocar depois? Sei que existe uma ferramenta própria para isto mas e no caso de não possuir esta tal ferramenta? Como é que vocês fazem para colocá-la de volta dentro do danado?
Abraços a todos,
Lourival

Adriano

Sim, tem que retirar ela, precisa ser toda lavada, tem que ficar tudo limpinho, corda e tambor. É absolutamente fundamental a não ser que se tenha certeza absoluta de que tudo está em ordem com o tambor e a corda e que eles foram recentemente revisados ou são novos.

A corda infelizmente é muito negligenciada por relojoeiros pouco treinados, que não dão a devida importância na manutenção nem na troca da corda quando necessário.

Tem que se ter em mente que é na corda que tudo começa. A força vem dali; se a força não é adequada, não é estável, é impossível o relógio tem precisão. É como colocar gasolina vagabunda em um bólido superesportivo. Não adianta nada todo o resto se a origem da força é negligenciada.

O certo é usar a estrapada. É o único jeito seguro de montar a corda de volta no tambor. Sem ela, tem que se colocar com os dedos e isso provoca uma série de distorções nela. Relojoeiros experientes saber dizer se uma corda foi colocada "na mão" dentro do tambor só de olhar para ela, pois as deformações que esse procedimento causa são inconfundíveis. Até pelo gráfico no aparelho de testes, em testes longos, as distorções na corda colocada com os dedos aparecem, com flutuações de amplitude numa frequencia bem definida.

Abraços!

Adriano

Atalo

Até hoje ainda nã otive coragem de desmontar o tambor da corda. Por medo de não conseguir voltar com ela para o seu devido lugar.

Adriano,
Essa ferramenta que vc menciona, a tal da estrapada, vc pode postar uma foto dela?

Átalo

Bernardo

Vi que há "mainspring winders" (estrapadas) de diversas medidas (ex: número 00, número 2, etc.), e que existem jogos/kits de diversos preços, cuja variedade de peças varia bastante.   

Pergunta: O que seria recomendado adquirir, em termos de estrapadas, pensando num "kit básico" para hobby?

Abs,

Alberto Ferreira

Salve!

Bem,...
Eu posso estar enganado, mas eu diria que as estrapadas estão mais para ferramentas de uso, por assim dizer, mais profissional.

Vejam mais aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=5328.0

Ah!
Tem uma outra coisa...
As estrapadas possuem "jogos" (kits, se assim preferirem) para o enrolamento da corda no sentido horário, ou anti-horário.

Abraços a todos!
Alberto

flávio

Também tenho essa teoria. Quando brincava, simplesmente jogava tudo dentro da benzineira e lubrificava sem tirar a mola colocando umas gotas de óleo. Para brincar, era o que eu fazia. Disse brincar!

Flávio

FALCO

Vale a pena revisar/limpar o tambor de corda?
Não vale a pena substituir por um novo logo?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Paulistano

os tambores não são baratos, e a substituição (para amadores) é inviável.
eu concordo com o Flávio. para brincar não precisa estrapada.
e confesso que adoro tirar as lâminas dos tambores. requer-se habilidade para pô-las de volta.
agora, na minha experiência, se o tambor for bem lavado, a lubrificação com óleo ou graxa própria funcionam muito bem.
abraços.

Cigano

Nas minhas brincadeiras, eu não lavei nenhum ainda, mais já aprendi a abrir e fechar, tem um dos relógio, que não me lembro qual, aquele pino que vai no centro do tambor (não me recordo o nome agora), a lâmina, não estava agarrando nele, com a pinça, consegui fazer uma saliência na lâmina, depois disso o tambor voltou a trabalhar normal, porém não cheguei de limpar, e nem lubrificar, pois lubrifica-lo sujo, não é o ideal!!

Um dia eu chego lá!!
Abraços,
Cigano!

Adriano

Eu não sei porquê insisto nessas respostas, mas vamos lá. Existem uma séria de coisas na relojoaria que entendo que não existe jeito meio certo de fazer. Ou existe o jeito certo, ou o errado. Lubrificação de cordas e tambores é uma delas. Ao não fazer isso adequadamente, compromete-se até 50% do desempenho do relógio.

Não concordo que fazer isso "amadoristicamente" justifique não fazer bem feito. Sempre fiz revisões amadoras em casa, pois sou amador, afinal de contas, e nem por isso deixo de usar o lubrificante certo na parede do tambor e de usar estrapada. Não tenho um jogo completo, mas tenho umas 4 que me servem para quase todos os calibres masculinos que mexo.

De nada adianta usar óleos Moebius, por exemplo, se não desmontar e lavar tudo. Se é para não desmontar corda, por exemplo, e melhor lavar tudo com gasolina e lubrificar com óleo Singer, pois vai dar no mesmo.

Provavelmente tenho uma visão muito diferente, talvez errada, da revisão de relógios como hobby. Sempre enxerguei como um desafio próprio o que me levou a buscar fazer as coisas cada vez mais do modo mais difícil ou complicado, que é justamente o modo mais profissional. Nunca me contentei em fazer mais ou menos.

Meu dois cents de guarani paraguaio, é claro...

Abraços!

Adriano

Paulistano

mestre supremo
deve ser muito difícil conviver com seres humanos mesmo e, principalmente, ter que conviver com o que eles escrevem.
contudo, é isso que torna os mais capacitados diferentes dos demais.
quanto ao seu comentário mestre, eu humildemente tenho que discordar.
não acho que para você ter um hobby você tenha que investir uma grana preta em ferramentas.
também questiono a utilização dessas ferramentas em relógios baratos.
também não concordo que não retirar a lâmina comprometa significativamente a lubrificação e performance de um relógio, ainda mais se este for um vintage.
acho que cada um deve brincar do jeito que puder. se tem dinheiro para comprar estrapadas etc etc, vai em frente. caso contrário, usa o óleo singer mesmo. certamente vai funcionar.
gostaria de fazer uma brincadeira uma hora dessas: pegar um omeguinha e revisar da forma mais bizarra possível, e compará-lo com um revisado por você, mestre Adriano. será que a diferença será tão significativa?
de qualquer forma, seus conselhos são sempre muito bem vindos. sempre uma grande aula de como fazer bem feito. by the book.
grande abraço.

FALCO

Citação de: Paulistano online 19 Dezembro 2011 às 22:51:36
...

Como assim?
Um tambor completo, pronto para usar, lubrificado e montado de 2824 custa r$ 35,00...
Pro amador é mais fácil desmontar/limpar/lubrificar/remontar do que jogar o velho fora e colocar um novo?
Não faço revisões, mas não me parece lógico...

VIP

Citação de: FALCO online 20 Dezembro 2011 às 00:26:40
...

Como assim?
Um tambor completo, pronto para usar, lubrificado e montado de 2824 custa r$ 35,00...
Pro amador é mais fácil desmontar/limpar/lubrificar/remontar do que jogar o velho fora e colocar um novo?
Falco,
R$35,00 não é barato ... uma revisão de Seiko ou Orient sai por R$50,00 a R$80,00 e ainda tem garantia de 6 meses ... pagar 35,00 só no tambor?

;)
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Paulistano

Citação de: vip.imports2010 online 20 Dezembro 2011 às 00:31:57
Citação de: FALCO online 20 Dezembro 2011 às 00:26:40
...
Como assim?
Falco,
R$35,00 não é barato ... uma revisão de Seiko ou Orient sai por R$50,00 a R$80,00 e ainda tem garantia de 6 meses ... pagar 35,00 só no tambor?
;)

É isso amigo Vip!
amigo Flaco, vai ver quanto custa um tambor completo de um omega 30T2 e depois conversamos. vai ver que custa muito caro.
abraços.

FALCO

Citação de: vip.imports2010 online 20 Dezembro 2011 às 00:31:57
Falco,
;)

Vip, mas aí a conversa é outra... Revisão por r$50,00/80... Obrigado, mas em relógio meu não...
Os motivos, como disse... A conversa é outra...

Citação de: Paulistano online 20 Dezembro 2011 às 00:38:24
...amigo Flaco, vai ver quanto custa um tambor completo de um omega 30T2 e depois conversamos. vai ver que custa muito caro.
abraços.

Mas aí... No tal 30t2, fora de linha desde os 40's não estamos falando da regra certo? Em um vintage, muito pode ter que sair do padrão... Tenho certeza que existem raros modelos onde a saída é fazer fora do padrão, por falta de opção.
Na minha opinião... A regra é trocar o tambor...

Lourival

Olha, cá do alto da minha ignorância, concordo com o Adriano ... o problema é o preço desta tal estrapada. Agora, o que eu não sabia era que se podia comprar este troço  por partes ... o Adriano diz que tem umas 3 ou 4 dos tamanhos mais usados.
Você saberia me dizer, Adriano, se a gente consegue comprar isto aqui no Brasil?
Abraço a todos,
Lourival

Bernardo

Também concordo com o Adriano e, em reforço à pergunta do colega Lourival, pergunto quais seriam os tamanhos mais usados/úteis.

Abs,

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é...
"Visões" (ou até experiências) de como solucionar determinado problema, todos nós, bem ou mal, temos...

Mas, e acima de tudo, alguém, que tenha conhecimento sólido e suficiente experiência, deve mesmo nos passar o que é o certo.
De acordo com os livros e práticas corretas.

Mas,...
...e sobretudo...
Talvez seja oportuno dizer que pode ser uma boa idéia considerarmos a mensagem que o nosso amigo Igor, após algum tempo e experiências por aqui, deixou na sua "assinatura".
..."just in case."  ;)

"NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES".

Abraços a todos
Alberto
...numa boa. 8)

Adriano

Citação de: Paulistano online 20 Dezembro 2011 às 00:07:49
mestre supremo

Caem lágrimas dos meus olhos quando vossa senhoria me chama assim...

deve ser muito difícil conviver com seres humanos mesmo e, principalmente, ter que conviver com o que eles escrevem.

Sim, para mim é uma tortura dividir o planeta com outros seres humanos! Ah, e difícil não é conviver com o que os outros escrevem, mas com o que os outros escrevem neste fórum. Tem dia que tenho que dormir de luz acessa por causa das coisas que leio aqui...

não acho que para você ter um hobby você tenha que investir uma grana preta em ferramentas.

Eu alguma vez falei que precisa gastar grana preta em ferramentas? Eu paguei R$ 30,00 em cada estrapada que comprei, usadas, suíças, mas em perfeito estado. Basta tirar a bunda da cadeira e se mexer, como eu sempre fiz, que você acha. Não precisa comprar um jogo novo de CHF 700,00.

também não concordo que não retirar a lâmina comprometa significativamente a lubrificação e performance de um relógio, ainda mais se este for um vintage.

Você sabe tudo, quem sou eu para discordar.

acho que cada um deve brincar do jeito que puder. se tem dinheiro para comprar estrapadas etc etc, vai em frente. caso contrário, usa o óleo singer mesmo. certamente vai funcionar.

Concordo. Tem gente que tem o automobilismo como hobby: tem os que andam de carrinho de rolimã, tem os que andam de kart e tem os que andam de Porsche Cup...

gostaria de fazer uma brincadeira uma hora dessas: pegar um omeguinha e revisar da forma mais bizarra possível, e compará-lo com um revisado por você, mestre Adriano. será que a diferença será tão significativa?

Vai ficar na vontade da sua brincadeira. Quanto a diferença, acho que será pequena: uns 70º de diferença de amplitude nas horizontais e uns 100º na verticais.

de qualquer forma, seus conselhos são sempre muito bem vindos. sempre uma grande aula de como fazer bem feito. by the book.

Sim, "by the book" é o jeito suíço de fazer as coisas. É assim que faço as coisas. Não do jeito brasileiro.

Por fim, fazendo uma analogia, este fórum é mais ou menos como entrar em um fórum sobre automóveis e lá encontrar preciosas dicas de como cuidar do seu carro, como por exemplo lavar ele com suco de limão debaixo do sol, limpar as parte plásticas com álcool, limpar o banco de couro com querosene, completar o óleo com banha de porco derretida, e por aí vai. É a mesma coisa.

Adriano