Menu principal

Precisão dos meus relógios se eu tiver feito os cálculos, certo :)-

Iniciado por jokr82, 20 Dezembro 2011 às 14:39:12

tópico anterior - próximo tópico

jokr82

o meu

está fazendo +1,5seg por dia!

o meu

+2seg por dia

esse

fazendo +1,5seg por dia

ps: lembrando todos calculados depois de 1 semana e alguns 2 semanas

ps2:essas precisões estão boas, ou não?

Cigano

Para mim estaria ótimo....
Pois eu não sou de ligar muito para isso, mais as vezes eu faço a medição por curiosidade mesmo!!
E claro, faz parte do Hobby!!
Abraços,
Cigano!

jokr82

Eu tbm nem tenho curiosidade de fazer cálculo, mas eu só fiz só por fazer!!

Abs

VIP

Jork82,

Vc não tira o Aquarecer do pulso, testou eles no Watch Winder ?

Não sei se esse teste seria igual com eles no pulso?

;)
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

jokr82

Eu deixo todos os 4 relogios no WW.

O link,aquarecer,oris.

mas os testes foram feitos no pulso, ou seja usando eles.

Sim eu tiro o aquarecer do pulso sim, mas dai eu coloco outro TH no pulso, Link.

Abs

;D

aguiar

Estão com ótima precisão.

Abç

jokr82

Hoje eu esqueci de dizer, desse!

+8seg, deu, carácoles!!

Mas hj eu arrumei de novo, com o horário de Brasília, vamos ver, no que vai dar!!

Cigano

Pelo que você informou, está dentro dos padrões COSC, pois a variação aceita é de -4s / +6s por dia !! :D
Abraços,
Cigano!

mestreaudi

Rafael.

Adriano

Citação de: Cigano online 22 Dezembro 2011 às 00:25:21
Pelo que você informou, está dentro dos padrões COSC, pois a variação aceita é de -4s / +6s por dia !! :D

Mas aí que tá: só porque um relógio está com marcha, aleatoriamente, em qualquer posição, entre -4 e 6 s/dia não significa que ele está dentro dos padrões COSC.

Essa provavelmente é a maior lenda da história da relojoaria, e vejo muita gente entendida, em fóruns internacionais, dizer a mesma coisa. Não tem nada a ver. Um relógio que faz qualquer coisa dentro de -4 e +6 s/dia na verdade não quer dizer absolutamente nada.

Acho inclusive lamentável a maneira como algumas marca propagandeiam, na minha opinião de maneira enganosa, que o COSC é "apenas" estar entre -4 e +6 s/dia. Pois induz o cara a exatamente esse erro: ele leva o relógio dele para casa, fica um dia observando e se depois de 24 horas der qualquer coisa entre -4 e +6 s/dia, o cara fica satisfeito, pois falaram para ele na hora da venda que isso é ser COSC. Acho isso criminoso, mas não é essa a discussão...

Sem contar o tanto que isso banaliza o COSC: faz parecer que o COSC é só um caboclo que fica lá olhando os relógios em cima de uma mesa e depois de um dia, diz se é COSC ou não. Parece ser só isso.

Aliás, na Pulso que chega nas bancas nos próximos dias, fiz uma tradução de um texto bem legal da Elizabeth Doerr, sobre cronômetros. Recomendo a leitura pois dá uma idéia de como o COSC não é só um caboclo que fica lá olhando relógios...

A primeira pergunta, que quase ninguém sabe responder é: os -4 e +6 s/dia do COSC se referem a que? A que marcha? Em que posição? Em que situação? Quase ninguém sabe então aproveito para explicar um pouco.

O tal critério do COSC de -4 e +6 s/dia refere-se à marcha diária média em 5 posições diferentes. Isso é medido ao longo de 10 dias de teste, os 10 primeiros dias para ser mais exato. Medir a marcha depois de um dia, em qualquer posição e ter um resultado dentro de -4 e +6 s/dia, logo, não tem nenhuma comparação com o mesmo critério do COSC. E além disso, para se dizer que um relógio está dentro dos parâmetros COSC, ele precisa atender a mais seis parâmetros. Todos são eliminatórios. Os sete parâmetros são (e comparando-se com os do Grand Seiko, como curiosidade):

1 - Marcha diária média entre -4 e +6 s/dia (-3 e +5 s/dia para o Grand Seiko). É calculado tirando-se a média de marcha dos 10 primeiros dias de testes (12 dias para o Grand Seiko), ou seja, em cada uma das 5 posições (6 posições para o Grand Seiko) a 23ºC e um dia com corda cheia, outro dia depois de 24 horas.

2 - Variação diária média máxima permitida de 2 s/dia (1,8 s/dia para o Grand Seiko). É a média das diferenças de marcha entre o primeiro e o segundo dia em cada posição, ou seja, a marcha com corda cheia e a marcha depois de 24 horas.

3 - Variação máxima permitida de 5 s/dia (4 s/dia para os Grand Seiko). É a diferença máxima de marcha medida entre os dois dias numa mesma posição.

4 - Diferença entre posições verticais e horizontais entre -6 e +8 s/dia (igual para o Grand Seiko). É a diferença entre a média de marcha dos dois dias com coroa para a esquerda e a média de marcha dos dois dias com mostrador para cima. É um dos parâmetros mais eliminatórios. Se o relógio não for bom, não passa.

5 - Maior diferença entre a marcha diária média e qualquer marcha, com máxima permitida de 10 s/dia (8 s/dia para os Grand Seiko). É a maior diferença de marcha entre o resultado do critério "1" e qualquer uma das marchas.

6 - Variação de marcha por 1ºC máxima de +/- 0,6 s/dia (+/- 0,5 s/dia para o Grand Seiko). É o desvio de marcha durante o teste de temperatura, primeiro a 38ºC e depois a 8ºC. Pega-se a marcha a 38ºC, subtrai-se a marcha a 8ºc e divide por 30.

7 - Resumo de marcha máximo de +/- 5 s/dia (igual para o Grand Seiko). É calculado subtraindo-se a marcha diária média dos dois primeiros dias de teste da marcha do último dia de teste.

Se o relógio não atender a qualquer um desses parâmetros, ele NÃO É COSC nem está dentro dos parâmetros do COSC. Como podem ver ainda, os critérios são os mesmos para os testes dos atuais Grand Seiko, mas com tolerâncias mais estritas.

É impossível reproduzir esses testes em casa, logo, qualquer teste caseiro e mesmo com aparelhos como o que usamos em assistência técnica não reproduzem o teste do COSC e por isso não é possível avaliar se um relógio está dentro ou não dos parâmetros.

O máximo que pode-se fazer é tentar reproduzir o teste posicionalmente e tentar calcular os números. Mas tem que ser muito rigoroso, dando corda máxima a cada dois dias, sempre no mesmo horário, ou seja, a cada mudança de posição, e deixando o relógio religiosamente por dois dias em cada posição, e ir anotando a diferença notada pelo ponteiro de segundos comparando-se com uma base confiável. Anota-se religiosamente no mesmo horário, todo e a cada dia, o desvio apresentado e no fim faz-se as contas. Logo, precisará de 10 dias para fazer tudo. Haja saco e mesmo assim, será um teste bem falho, sem teste de temperatura, sem a temperatura adequada para os testes, entre vários outros fatores impossíveis de controlar em casa.

É mais fácil levar numa oficina boa com aparelho de testes moderno e obter o resultado em cada posição num teste que leva cerca de 5 minutos.

Abraços!

Adriano

Cigano

Muito obrigado pela explanação do assunto caro Adriano, pois confesso que vejo em várias propagandas, que essa de - 4s e + 6s por dias são tolerância máxima dos requisitos COSC, e que os teste são feitos em 3 posições... isso mesmo 3 posições!!

Aí que vem minha pergunta, pois sabemos o clima influência na precisão de um relógio, tendo base nisso, minha dúvida é: Os relógio comprados na Europa, onde o clima é frio na maior parte do ano, e quando trazidos para o nosso continente Sul-Americano, onde o clima é tropical, e é calor a maior parte do ano.

Isso influência bastante na precisão de um COSC, a ponto de não manter aquela precisão certificada ??

Ou seja quem compra um COSC, corre o risco de não ter aquela precisão quando chega em solo brasileiro ???
Abraços,
Cigano!

Adriano

Não, isso não influencia em nada.

Mas é verdade sim, um relógio com COSC não é garantido que chegará na sua mão dentro dos padrões. O fabricante, no entanto, faz o possível para isso não ocorra. Por isso todo relógio COSC é re-regulado na fábrica depois de montado, antes da inspeção final. Pois só o mecanismo sozinho é testado, não o relógio todo. O mecanismo vai para lá, e volta para fábrica para depois ser encaixado e etc. É normal não ter todos os parâmetros preservados e precisar de nova regulagem.

Mas a temperatura não deve ser fator que influencie suficientemente um relógio COSC a sair dos padrões só por causa disso. Ainda mais se for COSC, pois justamente uma de suas qualidades é a estabilidade entre mudança de temperatura. Logo, relógios não-COSC estão muito mais propensos a sofrer diferenças por causa da temperatura.

Abraços!

Adriano

Cigano

Ok mestre Adriano, muito obrigado pelas suas respostas, aula e atenção.

Mais um adendo a minha memória....

Valeu!! :D
Abraços,
Cigano!

naio21

Amigos, eu sei que ainda sou novato no fórum pra fazer a pergunta "flamística" que farei a seguir, portanto podem atirar as pedras depois que eu aguento.  ;D Mas...

...em sendo as tolerâncias nos testes dos Grand Seiko ainda MAIS rígidas que as do COSC, não estaria na hora de repensar um pouco sobre esse "endeusamento" da horologia suíça e começar a levar os japoneses mais a sério?

Uma vez um camarada meu (participa aqui do FRM inclusive) comentou que a diferença entre um relógio suíço e um japonês é que "o primeiro é uma jóia, o segundo apenas um excelente relógio".

Sei lá, achei essa afirmação um tanto quanto fútil...  ::)
Abs,

Ivan B. Prado

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

naio21

Abs,

Ivan B. Prado

Cigano

Outra dúvida de um brasileiro como eu, acostumado ver coisas testa por lote, e não por peça a peça!!
Esses movimentos com certificação COSC, são testado um a um, ou são feitos um a um ??

A exemplo de peças de informática, fazem o teste de "Stress test" em apenas uma peça de um lote fabricado!!
A famosa ASUS faz isso !! :(
Abraços,
Cigano!

igorschutz

O COSC testa todos os movimentos que recebem o certificado de cronômetro, um a um, e cada qual recebe seu respectivo certificado numerado e individualizado.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Sugiro a leitura do tópico como interpretar um boletim de marcha. Só como ele pode-se aferir se o relógio está ou não "preciso".

E sim, podem ter certeza que os japoneses são respeitados: eles quebraram a indústria suíça nos anos setenta! Preciso dizer mais alguma coisa?

Flávio

aguiar

Adriano, valeu pela explicação.

Abç