Menu principal

Apresentações...

Iniciado por Mechanical pulse, 14 Janeiro 2012 às 22:14:40

tópico anterior - próximo tópico

Mechanical pulse

Olá pessoal.
Já venho acompanhando o fórum a algum tempo e lido bastante sobre relógios mecânicos pois quis me informar antes de comprar meu primeiro relógio automático.
Muitas informações obtidas aqui me levaram a um melhor entendimento do mundo dos relógios e , como sou curioso em entender como tudo funciona e fico maravilhado com certas invenções , achar esse fórum foi perfeito.
Bom , vamos ao que interessa;

Não sou colecionador de relógios , mas como dito anteriormente , eu buscava informações para comprar um , que fosse de boa qualidade e com um preço acessivel. Acabei por comprar um swatch body and soul YAS100G , velho conhecido de muitos aqui. Optei para comprar um relógio mecanico , não apenas pela aparencia (desse modelo em questão) , mas pela interação que se torna necessária entre o dono e o objeto , coisa que hoje em dia quase não se vê nos produtos que adquirimos. Faço 22 anos em 2012 , e como todo jovem da minha idade , já nasci em um mundo digital , onde o quartzo dominava e as horas sempre são vistas com pouca fluidez. Antes do swatch eu tinha apenas um technos mormaii 7870m , mas por um aparente "defeito" (toda vez que esbarrava em alguma coisa com o relógio ele zerava o digital) resolvi que precisava de outro relógio. Estou muito feliz com a minha aquisição recente , ainda mais depois de tudo o que li sobre os movimentos ETA e após comprovar que é um relógio bem acertado , contanto que a corda se mantenha acima dos 25% de carregamento. Adquiri esse relógio em dezembro e até hoje só precisei acertar 2x , e mesmo assim com discrepancias mínimas (coisa de 1 ou 2 minutos de adiantamento) , sendo que nesse meio tempo houve 4 ou 5 situações em que a corda praticamente tinha acabado e o movimento ficou com amplitude bem reduzida. Enfim é isso.... segue abaixo uma foto macro que tirei do swatch:

Espero que gostem.

Gostaria daqui a algum tempo de comprar pelo menos mais dois relógios automáticos (gostei bastante dos vostok-europe do tópico dos relógios russos) , porém , enquanto não tenho disposição ($$$) para isso , apreciarei as maravilhas horológicas de todos aqui.

vlw

JotaA

Seja bem vindo. Começou com o pé direito, esse Swatch é muito legal.

Alberto Ferreira

Salve!

Seja bem vindo!

Bem,...
Eu me atreveria a dizer que o "Body and Soul" já é (quase) um clássico.
Dessa "estirpe" aqui ---> http://www.relogiosmecanicos.com.br/swatch.html

Parabéns pela escolha e siga participando, há muito que "conversar" por aqui.

Abraços!
Alberto

PS:
Ah!
Eu gostei muito do seu nick! Legal!  8)

Mechanical pulse

Obrigado jotaA... tambem curti bastante desde a primeira vez que o vi.
Alberto , acredito que já tenha se tornado um clássico sim pela data de lançamento né... afinal o modelo é de 1997 se não me engano. Completando 15 anos em 2012 já é uma idade considerável para um modelo eu acredito...
Não sei quantas pessoas no fórum possuem um (que eu tenha visto por alto apenas duas , sendo que um foi "aperfeiçoado") , mas gostaria de saber de quem tem se ele já deu problemas... e se deu , em quanto tempo isso aconteceu.
Pergunto isso porque uma das coisas que me irritou quando eu recebi o relógio foi notar que a âncora e a roda de escape são de plástico. Sei que algumas versões anteriores tinham essas peças em metal. Sinceramente não sei se a troca dessas peças diminuiu tanto assim o custo de produção ou se foi só uma safadeza paradiminuir o tempo sem manutenção ou mesmo a vida útil do movimento. É pena que eu não conheça nenhum relojoeiro de confiança aqui no rio , do contrário assim que perdesse a garantia pediria para trocar tais peças por outras de melhor qualidade , até porque são bem visíveis  :-\ .
Mas enfim , até agora tudo perfeito... não vou mecher até dar algum problema. Quem sabe não é um mega plástico suiço reforçado com kevlar.... (devaneio...)
Bom , é isso...
Agradeço as boas vindas .

Alberto Ferreira

Eu tenho um Body and Soul e nunca tive qualquer tipo de problema com ele.
Funciona numa boa, e há tempos...

O meu é dos mais "novos", com a âncora de "plástico".
A versão mais antiga, com a âncora metálica e as levées de rubi, é melhor (maior amplitude e melhor estabilidade), mas a de "plástico", que na verdade é um termo genérico, tido por muitos como "pejorativo" (depreciativo), mas com o que eu não concordo, pois esta solução tem lá as suas vantagens e desvantagens.
Uma das vantagens é o custo de fabricação.

Abraços!
Alberto

Mechanical pulse

Alberto , na verdade o termo plástico , pelo menos ao meu ver não é pejorativo... assim como você tambem vejo as vantagens no uso de plástico ou polipropileno ou seja lá qual for a liga plástica que compõe essas peças. Com certeza passaram por um controle de qualidade que as qualificou como aptas para o trabalho. A minha maior preocupação é mesmo com a durabilidade da peça. Li em algum lugar que a ETA vende kits para a melhora de performance de certos movimentos... isso confere??? Se me permite a pergunta , a quanto tempo tens o seu swatch?
abraço

flávio

Seja bem vindo cara! E saiba que eu iniciei esse troço com a sua idade e, coincidentemente, um dos primeiros relógios que comprei foi um Body and Soul, que tenho até hoje.

Flávio

Mechanical pulse

Valeu flávio. Talvez acabe virando um colecionador moderado hehehe. É eio dificil colecionar artefatos como relógios quando não se tem uma renda fixa ainda. Não são coisas muito baratas... e tambem gosto de carros antigos (tenho um opala 1977 coupé)  o que acaba levando o meu pouco dinheiro. Mas espero que assim que o dinheiro comece a cair na conta eu possa pegar mais alguns relógios interessantes. O problema disso é que eu gosto dos exóticos (acho que como a maioria aqui) que são logo os mais caros. Flávio , só por curiosidade , quantos relógios você tem em sua coleção?

abraço

Alberto Ferreira

Citação de: Mechanical pulse online 15 Janeiro 2012 às 00:21:12
...
...Li em algum lugar que a ETA vende kits para a melhora de performance de certos movimentos... isso confere??? Se me permite a pergunta , a quanto tempo tens o seu swatch?
abraço

Salve!
Quanto aos "kits" eu desconheço a existência. Mas nós temos colegas mais qualificados do que eu que talvez possam confirmar, ou não.

Por outro lado,...
O nosso colega Adriano fez, por conta própria, um "upgrade" em um movimento destes e postou as impressões sobre esta experiência, lá nos idos de 2009.

Veja aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=1244.msg22058#msg22058

Eu não sei exatamente, mas eu tenho o B&S há "um par" de anos, eu creio que pelo menos uns seis anos...

Abraços!
Alberto

Paulistano

espetacular a tunada do mestre supremo.
nada como saber tudo.
um dia chego lá.
grande abraço mestre Alberto, e obrigado por trazer à vida esse antigo trabalho do mestre.
abraços.

flávio

Cara, não me considero colecionador, pelos motivos que já expus aqui (não tenho foco definido, comprei 90% dos relógios que tenho porque as condições eram boas ou havia alguma história envolvida). Devo ter uns 15, alguns mais caros, outros mais baratos, isso é de somenos. Tenho bastante livros, isso eu gosto.

Mas voltando à sua idade e interesse, meu primeiro relógio mecânico ganhei ainda na faculdade, tinha 20 anos de idade, um Omega Constellation 1973 do meu avô, que está comigo até hoje e é o relógio mais importante que tenho. E está zero, foi pouco usado.

Depois, na minha formatura, ganhei um Omega Speedmaster Automatic. Ainda não trabalhando (fazia estágio, ganhava dois salários por mês), também na faculdade, juntei dinheiro para comprar um Longines Avigation, o Swatch e um Revue Thommen Cricket. Ou seja, mesmo não trabalhando eu queria os troços, juntei a grana, um pouco por mês, comprei, mesmo que tivesse que deixar de gastar com outras coisas.

Sim, depois que comecei a trabalhar, passei a ter mais facilidade em adquirir bens da vida "mundana", mas não mudei muito. Acho que nesses 10 anos que estou trabalhando comprei um relógio por ano, até menos do que na época da faculdade!

Flávio

Mechanical pulse

Alberto , esse tópico sobre a "turbinada" no swatch eu já tinha visto... bem legal mesmo. ajuda bastante saber que alguem já trilhou esse caminho.

Flávio , tambem comecei ganhando um relógio do meu avô em 2000. É uma pena que acabou se perdendo (irmão mais novo + terreno baldio ao lado de casa = cásio com calculadora perdido (não me perguntem o modelo pq eu n sei)). Realmente você teve ótimas aquisições logo cedo... talvez por isso tenha se apegado a coisa. Sei bem como é isso de ter que economizar ao máximo para conseguir aquilo que se deseja. Ainda estou na reforma do meu carro , e por vezes acabo gastando até mais do que ganho para realizar certos serviços nele. Quanto a ser colecionador , é o que eu digo , isso varia muito da interpretação de cada um... claro que existem pessoas extremamente meticulosas que constroem coleções de uma marca especifica ou ainda de uma coleção de determinada marca , e por vezes os outros que adquirem relógios a seu gosto (muitas vezes variados e de marcas diferentes) acabam por serem chamados de "juntadores". Na minha opinião uma coleção se dá pelos itens de preferencia de quem os possui , e independe se seguem um padrão definido ou não. Até porque uma coisa é comum em todas as coleções : o apego do colecionador pelos seus bens.

Anderson79

Amigo Mechanical pulse,
seja bem vindo, e como já dito començando bem com o pé direito,
eu tenho esse swatch é uma bela maquina parabems!!

abraços :D

Wadley

Seja bem vindo.

Também tenho um Swatch Body and Soul.     Excelente relógio....
Wadley

Mechanical pulse

Fico feliz em ver que muitas pessoas do fórum possuem o Body and soul. Fico mais tranquilo rsrsrs. Esqueci de mensionar que tambem tenho dois exemplares guardados no momento , mas ambos quartz. O primeiro se trata de um mondaine pzfm 059 parado por falta de bateria e porcausa da pulseira quebrada e o segundo eu acredito que seja piratex... tem apenas escrito COSMOS na parte da frente do relógio (esse foi doação da minha vó...para ser dado a minha namorada , mas por ser um relógio vergonhoso acabei guardando). Impressionantemente o cosmos continua funcionando após mais de 1 ano jogado no armário.

Seguem as fotos de todos abaixo:

mormaii technos:

mondaine:

cosmos:

swatch:

Mais tarde irei postar a foto de um relógio de bolso que pertence a minha mãe... até hoje não descobrimos de que marca é , tampouco qual é seu ano de fabricação. Foi comprado em um antiquário quando foi a portugal. Assim que possivel tirarei fotos.

Por enquanto é isso. espero que gostem.

Abç

ps: apenas acrescentando , depois de uma boa olhada no relógio de minha mãe , descobri que se trata de um hebdomas 8 jours (dias). infelizmente está parado faz anos . Quem souber mais sobre a história dessa marca e puder contar um pouco do que sabe , eu ficaria muito grato. continuo sem idéia da idade do relógio.

Cigano

Seja muito bem vindo caro Mechanical Pulse, e parabéns pelos relógios, tenho alguns nacionais também...
Muito bonito esse Swatch... está ficando raro de achar um desses nos dias de hoje, para venda/compra!! ;)
Abraços,
Cigano!

aguiar

Seja bem-vindo, parabéns pelo Swatch, boa aquisição.

Abç

zandorman

Citação de: Mechanical pulse online 15 Janeiro 2012 às 00:21:12
Alberto , na verdade o termo plástico , pelo menos ao meu ver não é pejorativo... assim como você tambem vejo as vantagens no uso de plástico ou polipropileno ou seja lá qual for a liga plástica que compõe essas peças. Com certeza passaram por um controle de qualidade que as qualificou como aptas para o trabalho. A minha maior preocupação é mesmo com a durabilidade da peça. Li em algum lugar que a ETA vende kits para a melhora de performance de certos movimentos... isso confere??? Se me permite a pergunta , a quanto tempo tens o seu swatch?
abraço

Amigo, há um vendedor no ebay que vende diversos tipos de peças para relógios, inclusive ETA.
Ele envia para o Brasil.

Segue o link:

http://www.ebay.com/sch/francis.antictac/m.html?_clu=2&_fcid=31&_localstpos=&_ssn=francis.antictac&_stpos=&gbr=1

Mechanical pulse

Muitissimo obrigado zandorman. Com certeza essa informação vai ser muito útil. Estou na caça de um relojoeiro de confiança para mecher no Hebdomas e provavelmente vou precisar acabar comprando algumas peças. A coroa é uma peça que está faltando... enfim , mas isso só depois de achar um relojoeiro de confiança mesmo , coisa rara hoje em dia. Fico até meio tenso só de pensar em levar algum relógio meu para assistencia técnica (com o technos sempre foi assim...até com a pulseira eles vacilaram. Mandei trocar e chegando em casa soltou. tive que botar no lugar eu mesmo para não voltar ao centro da cidade.) Se alguem puder indicar um bom profissional aqui no rio... sem contar os meus relógios ainda tem o do meu pai que é uma coleção extensa (uns 8 pelo menos) e tem muita coisa parada aqui por falta de um profissional de confiança mesmo.

Daniel1

"Nunca discuta com pessoas burras, elas vão te arrastar ao nível delas e ganhar de você por ter mais experiência em ser ignorante." Mark Twain