Menu principal

E SE ENTRAR ÁGUA?

Iniciado por Paulistano, 24 Janeiro 2012 às 23:11:04

tópico anterior - próximo tópico

Paulistano

para muitos a simples menção de umidade dentro de um relógio causa verdadeiro pânico.
outros não estão nem aí, e se aquela umidadezinha aparecer no vidro, tudo bem...coloca ele perto de uma lâmpada que "some".
MAS AFINAL, QUAL O REAL IMPACTO DA ÁGUA SOBRE OS MECANISMOS?
quanto tempo para "salvar" o relógio?
e se for água salgada? o que fazer? abrir e mergulhá-lo em água doce?

entendo que a umidade é terrível, e não discuto sobre os efeitos maléficos a médio e longo prazo.
mas e se entrar água? quanto tempo até realmente afetar o movimento, o mostrador, a caixa etc.

quem já passou por isso? o que fez? conte a sua história.

abraços.

Cigano

Sei que faz um mal danado... :-[ :'(

Leia mais aqui

Tenho um Orient calibre 1942, que deu uma embaçada uma vez, mais tirei o movimento da caixa na hora e deixei secar no sol dentro de uma caixa de papelão com jornal, nunca surgiu uma oxidaçãozinha sequer.
Uso ele normalmente até hoje!! [Aliás, está na hora de desmontá-lo já] ::)
Abraços,
Cigano!

vinniearques

automatic for the people

No caso deste Panerai, o movimento aparente poderia ter ajudado a perceber a umidade/água...

helio

O estrago é rapido, em apenas 2 (DOIS) dias começam a aprecer sinais de ferrugem :'(.
Eu já perdi um porshe-orfina por entrar no mar com ele, e tanto eu como ele eramos bem novinhos. Um colega entrou com um Tudor Big Block mal vedado numa picina e em apenas 2 dias quando foi encaminhado para revisão, o 7750 interno já apresentava pequenos sinais de ferrugem, graças a velocidade da intervenção os danos foram minimos.
A melhor solução num caso destes (falha na vedação) é enviar na maior velocidade possível para um relojoeiro de confiança e abri-lo com e revisa-lo com a mesma velocidade ;).
[]s

Cigano

Abraços,
Cigano!

Anderson79

Imetiatamente para seu relojoeiro de confiança,  :'( :'( :'(

e se for agua do mar, ai penso que os danos poden ser maiores. :'( :'(

abraço.

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Bem,...
Água ou meramente "umidade" (o que vem a ser o mesmo) tem efeito quase "catastrófico" sobre algumas partes do movimento.
E a coisa pode ser bem rápida.

A única recomendação de fato seria levar imediatamente para uma revisão, limpeza e lubrificação, torcendo para que não tenha ocorrido nenhum dano "maior".

Se me permitem a "gracinha"...
É uma verdadeira corrida contra o relógio.  ::)

Abraços a todos,
Alberto

Cigano

Citação de: Alberto Ferreira online 25 Janeiro 2012 às 19:53:08
Se me permitem a "gracinha"...
É uma verdadeira corrida contra o relógio.  ::)
Abraços a todos,
Alberto

Gracinha aceita mestre, ainda mais vinda de você !! :D ;)

PS: Um adendo!!

Esse é um 5513, ou era, ou foi !?!?!
Abraços,
Cigano!

Anderson79

Seria o mesmo que uma pessoa sofresse um acidente grave!!!

tem que ser levada imediatamente pro hospital, pois  cada minuto

é importante........ :)

pra nós que gostamos muito, é mais ou menos assim ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

abraços

magnocorrea

apenas uma dica: se ficou apenas um pouco embaçado no vidro leve para a assistência o mais rápido possivel mas não tire o relógio do pulso pois o calor do teu braço sob a tampa do relógio força a humidade subir e se concentrar no vidro reduzindo os danos na máquina, claro se tiver muita água dentro da caixa do relógio esta dica não funciona.

Alberto Ferreira

Salve!

A questão nem é tanto a quantidade de água, mas o fato dela ter entrado em contato com o movimento.

Caso a "água" contenha sais ou outros elementos nela dissolvidos, caso do suor, por exemplo, muito pior ainda.

Abraços,
Alberto

Paulistano

pois é
mas a questão que coloco é quanto tempo temos antes de o movimento começar a ser irreversivelmente danificado?
ando meio na contra-mão desses conceitos catastróficos, e penso que ainda que entre água (que não seja salgada ou suor) as chances de não acontecer danos a curto prazo são enormes.
poucos não foram os movimentos que desmontei e eles tinham sinais de humidade. limpei peça por peça e ficou perfeito...e quando digo perfeito é, realmente, perfeito.
o último foi o movimento 267 que veio com a caixa em aço que adquiri nos EUA, para o meu impecável 267.
o movimento estava bastante oxidado. a tiret estava completamente oxidada e o parafuso que segurava estava quebrado.
a placa da tiret també, rodas de carga, minuteria etc...a tige estava colada nos pinhões.
enfim, desmontei tudo com muito cuidado. limpei peça por peça, com muito cuidado e detalhismo.
a tiret e seu parafuso foram trocados.
tudo limpo, montado, lubrificado etc. o movimento que antes era uma sucata funcionou perfeitamente. com precisão aceitável.
e acabou sendo comprado por um amigo relojoeiro, e deverá habitar alguma casinha de omega por aí.
portanto, a minha opinião é que não existe razão para histeria. caso entre água doce, o importante é agir rápido, mas sem muito desespero...do tipo largar o filho para levar na autorizada...dá para esperar a segunda feira.
opiniões?
abraços.

Alberto Ferreira

Salve!

Paulistano,
Sem intenção de fazer blague, mas talvez já fazendo...

Eu diria...
Por que o cachorro entra na igreja?
Porque a porta estava aberta...
E a água entra no relógio pela mesma razão, porque ela encontrou uma "porta" aberta.

E há quanto tempo a "porta" estava aberta?
Esta é a questão. Nós não sabemos.

Determinar ou mesmo avaliar com razoável precisão, onde e como começam os danos "irreversíveis"...  É impossível.

Se aqui ou ali, se num caso ou noutro, não houve danos, e/ou por que isso ocorreu, nós nunca teremos aquela total certeza.

Aí, pragmaticamente, eu creio que seja de fato uma questão de avaliação (ou aceitação) de riscos.

Bem,... É assim que eu penso.

Abraços,
Alberto

Paulistano

concordo, Mestre Alberto.
a questão que eu coloco parte de uma premissa do tipo: fui empurrado na piscina com meu moon e entrou água....(tipo isso, entende?)
diante dessa premissa que existiu um fato gerador determinável no tempo e na forma, a questão é quanto tempo teria para socorrer o bichinho...
entendo que o movimento resiste um determinado tempo. a questão é: quanto tempo?
sei que os metais oxidam com grande rapidez, principalmente os aços não inoxidáveis...como no caso de rodas, pontes, molas etc.
a platina, também, oxida de um modo geral....mas quato tempo leva para que não se consiga reverter o dano?
enfim, é isso.
abraços.

Meneghetti

8) 8) 8) Boa noite caros colegas como os senhores podem notar que a água é a inimiga nº 1 dos relogios sejam eles caros ou baratos  8) 8) 8)
8) 8) 8) Vejam só oque aconteceu com o pobre do Orient 49741  8) 8) 8)  isso acontece porque o relogio foi guardado com água dentro dele  8) 8) 8) 
Quando água entra tem que secar rapidinho se não enferruja mesmo  8) 8) 8) 8) 8)

Abs  8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8) 8)

FALCO

Eu tive um Rolex que teve seu mostrador definitivamente danificado em poucas horas de contato com umidade, não molhou, apenas sofreu pela proximidade da condensação no vidro.
Ainda bem que nos Rolex, mostrador com defeito vale mais...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Cigano

Abraços,
Cigano!

alexandreriz

Pessoal me desculpem a pergunta boba, mas seguinte só entra aguá se está mal vedado certo? mas só saberemos se está mal vedado se molharmos, entramos na aguá, então tem algum jeito de testar a vedação que seja menos prejudicial? ??? ???

Alberto Ferreira

Salve!

Caro alexandreiz,
A pergunta não é boba, não! Longe disso.

Um teste de vedação tem que ser feito com um equipamento adequado e específico. Não há forma "caseira" de fazer.

Mas,...
Qualquer bom técnico relojoeiro tem o equipamento (há vários tipos e diferentes níveis de testes) e o técnico o usa, sempre que concluir uma revisão.
Ou quando for aberto, por qualquer razão, inclusive para testes.

Geralmente, nessas ocasiões, as vedações são verificadas e, se for o caso, trocadas.

Mas,...   Atenção...
No caso de relógios que são regularmente submetidos a imersões, como os divers, por exemplo, de tempos em tempos o processo de verificação e troca das vedações tem que ser feito.
E isso vai depender do uso do relógio, claro!

Mas se o relógio for, de fato, usado para mergulhos, o melhor e certificar regularmente de que está tudo em ordem, a cada ano, por exemplo.
Tudo vai depender do uso e do "risco" a ser eventualmente assumido.

Abraços a todos!
Alberto

Abraços,
Alberto