Barbear clássico: alguém aqui é adepto?

  • 83 Respostas
  • 36985 Visualizações
*

edulpj

Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #40 Online: 12 Maio 2012 às 14:49:49 »
As Feather são realmente perigosas para iniciantes, Adriano???

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #41 Online: 12 Maio 2012 às 15:44:09 »
Olha, eu também tinha ouvido bastante isso antes de usar. Eu não achei tão arriscado assim. É porque elas cortam muito, muito mesmo.

Um iniciante com um aparelho muito simples (cuja lâmina costuma ser mais alta, com mais ataque), vai se cortar mais. Porém, também acho que isso vai de pele para pele. Eu me corto mais quando preciso de mais passadas. Logo, com uma lâmina que corta mais, faço menos passadas e o resultado é menos cortes e menos irritação.

Mas, o sabão usado é uma variável importante também na questão de cortes.

Abraços!

Adriano

*

edulpj

Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #42 Online: 12 Maio 2012 às 21:44:48 »
Achei outro linque legal...

http://www.shaving101.com/

*

Offline elpeixe

  • ****
  • 363
  • NAO SEI O QUE SERIA DE MIM SEM MEUS RELOGIOS...
    • Ver perfil
Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #43 Online: 25 Junho 2012 às 10:21:53 »
Olá amigos!
Estou namorando uma navalha alemã mais vou fazer o primeiro teste no meu pai (kkkkk)
Brincadeira acho legal tudo que é relacionado a antiguidades  segue em um simples barbear ou na compra de uma carro antigo
os descartaveis se vão com suas historias.

Abraços Elpeixe

*

edulpj

Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #44 Online: 25 Junho 2012 às 14:33:58 »
Por falar em pai, sempre usei cartucho de lâmina dupla e ultimamente vinha usando barbeador elétrico... Dois meses atrás, comprei um lote de lâminas Wilkinson pro meu pai, que sempre foi adepto da "safety"... Com o falecimento do "veinho", resolvi experimentar as lâminas e comecei a gostar delas.

Daqui algum tempo, vou comprar um aparelho um pouquinho melhor e talvez me aventurar com as famosas lâminas FEATHER...

A propósito... Alguém aqui usa sabão Williams, o famoso "mug soap"???

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #45 Online: 25 Junho 2012 às 14:50:36 »
Eu uso, ou melhor, tenho umas unidades de Williams Mug Soap. Não achei grande coisa. Gosto do perfume, simples, básico, masculino, mas a espuma não é grande coisa. É muito rala, como acontece aliás com muitos sabões em barra para barbear. Já experimentei diferentes pincéis com ele, mas não resolve.

Uso de vez em quando, e até recomendo para experimentar, mas realmente achei a espuma muito rala, o que não ajuda muito no deslize e na proteção, especialmente se for usar lâminas mais afiadas.

Para mim, o perfume é o que mais me leva a escolher um sabão ou creme de barba. Mas não adianta nada se a espuma for ruim. Ou se a espuma for boa e o perfume uma droga, também não adianta para mim.

Já experimentei vários sabões que temos por aqui. O da Granado não presta, o em pote (Affair) ou em barra da Body Store também não presta. O perfume de todos eles é bom mas a espuma é mais fina que a de um sabonete normal. Não dá para usar.

Aliás, em barra, um dos melhores sabões que experimentei é o da L'occitane. Não gosto muito dos produtos da marca, acho muita frescura, mas resolvi experimentar os sabões de barba deles. O creme de barba não gostei. Produz uma ótima espuma mas o perfume não tem nada a ver. Já o sabão em barra, surpreendentemente, tem um perfume de sabão antigo, de barbearia mesmo, e produz uma espuma excelente. Tão boa como os cremes.

Também recomendo o sabão Gold Dachs Rasier-Seife, bem estilo "old school".

Mas a melhor combinação de perfume e espuma para mim ainda é o creme Proraso italiano.

Abraços!

Adriano

*

edulpj

Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #46 Online: 25 Junho 2012 às 20:47:13 »
Excelentes dicas, mestre Adriano!!! Não sou muito fã de espuma densa demais, mas se for muito rala, realmente não vale à pena...

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #47 Online: 26 Junho 2012 às 10:23:57 »
O gosto pessoal ainda prevalesce nesse assunto. Até porque a barba de cada um é de cada um. Há quem goste de lâminas que cortam mais, há que goste justamente das lâminas que cortam menos. Sabão é a mesma coisa.

Então pode ser que você goste do Williams. Eu uso um pincel de texugo, mas acho que para sabões que não produzem muita espuma é melhor usar um de cerda natural ou sintético, pois é mais duro e talvez consiga mais espuma ou consiga pelo menos a espuma mais rapidamente.

De todo modo, bom ou ruim, eu sempre recomendo que se experimente. Nos fóruns sobre o assunto vemos claramente como aquilo que uns detestam, outros adoram. Então o sabão que não funciona para mim pode funcionar para você e vice-versa. É sempre bom experimentar pessoalmente esse tipo de coisa.

Abraços!

Adriano

*

Offline Balla

  • ***
  • 146
    • Ver perfil
Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #48 Online: 26 Junho 2012 às 22:59:47 »
Boa noite! Ando meio sumido, pois o tempo tá escasso, mas sempre dou uma passadinha prá ver o que está rolando no forum, e não podia ficar de fora desse assunto.

Antes de mais nada, porém, devo avisá-los que sou o feliz proprietário de uma barba dura e cheia... dura de fazer e cheia de falhas. Jogo de vôlei: seis de cada lado. E, acreditem, isso é UM SACO!!! Se deixa de fazer, fica horrível, meia dúzia de pêlos compridos como a do Salsicha do Scooby-Doo. Se faz todo dia, como são poucos pêlos, a lâmina acaba cortando muito rente e irrita tudo! Parece pescoço de adolescente cheio de espinhas.  >:(

Mas, como bom neto de barbeiro, daqueles do tempo que barbearia era o ponto de encontro da cidade, onde até o prefeito ia só para ler jornal e por a conversa em dia, obviamente que a primeira experiência, lá nos meus longínquos 15 anos (talvez não tão longínquos assim, ainda não cheguei nos 50! Hehehe...) não poderia ter sido outra que usando a navalha do vovô. E... adivinhem! Tenho a cicatriz no queixo até hoje. :-[

Depois migrei para os descartáveis como meu pai. Foi quando inventaram os famigerados Prestobarba. A perícia na execução aumentou, veio com a prática. E a situação melhorou também, e muito! Mesmo porque se hoje minha barba é modelo piscina (mesmo cheia dá prá ver o fundo), imaginem naquela época. Mas com o tempo e o aumento (pequeno) do númeo e da grossura dos fios, a irritação voltou com tudo! Ô carma...  :'(

Comecei a diminuir a frequencia, de todo dia um tapinha com uma caprichada no sábado para dia sim dia não, terça, quinta e sábado até ficar no quarta e sábado, e olhe lá!

Descobri que fazê-la embaixo do chuveiro diminuía muito a irritação :D, e os banhos ficaram mais demorados nesses dias... hehehe... e a D. Maria reclamando que eu demorava muito no banho, que a conta de luz ia ficar uma fortuna, que ia esgotar a água da caixa, e por aí vai.

Depois comprei um barbeador elétrico, um Philishave da vida, há uns 20 anos. Odiei: em um mês meu pescoço ficou parecendo aquele chocolate Chokito, um desastre. Encostei o mardito e só usava em viagem prá dar uma aparadinha rápida todo dia e assim levar menos coisas na mala.

Aí vieram as variantes do pioneiro Prestobarba: Excel, Probak, Ultragrip, Mach 3 (turbo, mega, ultra, mega-ultra-hyper-fodão-e-sei-mais-lá-o-quê). Experimentei todos. O que melhor (ou menos pior) me adaptei foi o Mach 3, que usava até um ano atrás, até descobrir um novo elétrico que um amigo me indicou.

Comprei um Philips Aquatouch Plus, que pode ser usado com espuma, sabonete, embaixo do chuveiro, com pele molhada e seca, o escambau. E, antes que me tachem de herege ;D , tenho que dizer que finalmente consigo me barbear todos os dias sem a pele do meu pescoço ficar com textura de casca de abacaxi. Como queria ter descoberto essa traquitana beeeeeeeeeeeeem antes! Uma maravilha!

Resumindo, respeito quem usa lâmina, navalha, facão, peixeira, serra tico-tico, o que achar melhor, mas se Deus quiser NUNCA MAIS USO UM TREM DESSES!!! E o principal: A PATROA ADOROU! ;D

Um abração a todos!
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. (Albert Einstein)

*

edulpj

Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #49 Online: 03 Julho 2012 às 07:22:33 »
Pra você ver como são as coisas, Balla... Meu primeiro barbeador elétrico, foi um Sunbeam italiano. Trágico... Não cortava nada... Passei para as lâminas duplas e depois triplas... As lâminas em cartucho, fazem um bom trabalho, mas a pele do queixo pra baixo ficava intratável. Um belo dia, minha mulher me deu um Philishave de presente. Funciona com perfeição, ou melhor, tanto quanto um barbeador elétrico possa ser perfeito. Irritação zero, graças ao velho e bom TALCO. O problema de barbeador elétrico, é que ele só corta o que está "do lado de fora". Como os folículos não param, em uma hora, já "tá pegando"...

Lâmina simples, além do barbear durar mais tempo, não produz "superficies lunares" na pele...

*

Offline Balla

  • ***
  • 146
    • Ver perfil
Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #50 Online: 03 Julho 2012 às 07:52:26 »
O problema de barbeador elétrico, é que ele só corta o que está "do lado de fora". Como os folículos não param, em uma hora, já "tá pegando".

Bom dia, edulpj.

Não diria tanto (pelo menos no meu caso), mas é verdade, parece que a barba cresce mais rápido usando barbeador elétrico.

Um abraço!
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. (Albert Einstein)

*

edulpj

Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #51 Online: 03 Julho 2012 às 13:07:34 »
Cresce mais rápido, pois é menos cortada. O barbear clássico, presume três passadas, a primeira no sentido de crescimento do pelo, a segunda de través e a terceira "no arrepio".

O barbeador elétrico, principalmente os rotativos como o Philishave cortam várias vezes de maneira meio aleatória, mas sempre a porção do pelo que está para fora da pele e sempre abaixo da espessura da grade limitadora...

*

edulpj

Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #52 Online: 19 Julho 2012 às 23:30:25 »
Estreei hoje minha nova aquisição... Um aparelho Wilkinson Sword Classic. É um aparelho de lâmina simples (DE razor ou safety razor como preferem alguns).

A marca britânica Wilkinson, tem tradição secular. Começaram fabricando espadas e mais tarde entraram para o ramo de navalhas e depois lâminas de barbear. Hoje, a marca pertence ao grupo Gillette.

O Classic, apesar da marca britânica, é fabricado na Alemanha. É um aparelho que usa um conceito evoluído do antigo "três peças", mas com apenas duas. Explico melhor... A base onde se assenta a lâmina, é fixa ao cabo. A cobertura superior, se desmonta do restante girando o cabo.

É construído no COPOLÍMERO Delrin com cabeça revestida por PTFE (Teflon). A alma do cabo, é um tubo de aço inoxidável, o que balanceia o peso do aparelho e aumenta a rigidez do cabo. O cabo é LONGO (minha preferência), coisa pouco comum nos "safety razors".

Minha escolha, estava balançando entre o Feather Popular japonês e o Wilkinson Classic. O primeiro, é do tipo TTO (twist to open ou butterfly), onde se gira um manípulo no cabo para abrir duas palas que expõe a lâmina "travando-a" na posição. Acabei desistindo do Feather, pois salvo raras exceções, os TTO têm uma triste tendência a aumentar a folga do conjunto a cada dia, comprometendo a fixação e alinhamento da lâmina.

Pra terminar: O Wilkinson Classic, está no extremo superior da escala de suavidade. É um aparelho famoso por ser não-agressivo. Já estou começando a me animar a usar lâminas Feather...

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #53 Online: 20 Julho 2012 às 00:22:54 »
Baralho! Voltei a ler este tópico e ainda acho que estão loucos! Eu até fiquei animado com o Philips aquatabajaratorprecisonturboágua citado acima, mas como testar uma bagaceira dessas sem ter que desenbolsar uma grana? Vou continuar nos Mach 3 uma, duas vezes por semana... ::)



Flávio

*

edulpj

Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #54 Online: 20 Julho 2012 às 07:28:52 »
Não é loucura não, mestre Flávio... O Wilkinson Classic, é MUITO MAIS SEGURO que qualquer aparelho de cartucho, de 1, 2, 3 ou 5 lâminas. Os gringos o classificam como EXTRA MILD. Até o ruído da lâmina trabalhando é discreto...

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #55 Online: 10 Setembro 2012 às 14:31:19 »
 Amigos, o meu pai resolveu vender a chácara a alguns meses... no meio das coisas que vieram de lá estava um barbeador da Gillete, que havia sido dado de presente para ele por meu padrinho... deve ter uns 40 anos.
     Pois bem o destino deste barbeador seria o lixo...como eu sou uma cara muito saudoso resolvi cuidar do danado.
    Neste final domingo, após uns 3 dias sem me barbear resolvi usar o troço... ;) 
     Rapaz..... :o :o  que estrago... não me cortei, mas a pele ficou, com o perdão das palavras.... parecendo um C* de galinha... ardendo pra baralho... :'( :'(
    Não sei se, por falta de habilidade, ou espuma inadequada ( usei a Noxzema), lamina ruim ( uma wilkson que meu pai me deu)... ou cara ruim mesmo  8) 8) pra isso não tem cura...
     Só sei que fui a um churrasco na casa do meu cunhado e logo que cheguei pedi uma latinha de cerveja gelada... o pessoal estranhou, pois eu não bebo... ai expliquei que era só para ficar com a lata no rosto kkkk
     
       Mas sou persistente (ou burro) vou tentar seguir os conselhos que os amigos aqui postaram e regredir alguns anos no processo de fazer a barba, nem que seja só para ir a missa.

Abs a todos.
 
 
   

*

Alberto Ferreira

Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #56 Online: 10 Setembro 2012 às 14:39:49 »
Salve!

Huuuummmm...  ::)

Dizem que, no passado, ele teve o mesmo problema, amigo Clélio...



 ;D

Abraços!
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #57 Online: 10 Setembro 2012 às 15:55:15 »
Vize!  ;D

Clélio, um dos "problemas", digamos assim, do safety razor é que ele não tem cabeça móvel, ou seja, é você quem imprime o ângulo da lâmina. A diferença entre se cortar e não cortar nem a barba está no ângulo entre a lâmina e a pele e a pressão colocada. Com a prática, não apenas "pegamos" o ângulo certo, que muda nas diferentes partes do rosto, como passamos a ter um feeling e a própria pele e os dedos no aparelho "dizem" se o ângulo está ideal ou não. Aparelhos com altura de lâmina regulável ajudam. Aliás, o aparelho pode mudar tudo: a mesma lâmina em um Gillette antigo que tenho dá um resultado totalmente diferente do que no Merkur Progress.

Com o barbeador clássico, eu resolvi todos os meus problemas de barbear. Nunca mais tive um só pelo encravado, nem pele irritada, e sempre com uma barba rente. Mas sim, dia ou outro, cortes ocorrem. Mesmo que eu use o mesmo sabão, a mesma lâmina, o mesmo tudo, um dia posso sair ileso e outro dia posso me cortar.

É claro que a decisão é sua, mas eu voto a favor de que tente mais algumas vezes. Use o sabão que preferir, mas sugiro a migração para sabões em forma de creme, pois permite que você "ajuste" a consistência que quiser. Recomendo o próprio Gillette "pele sensível". Não porque é para pele sensível, mas porque é o que tem o cheiro mais legal, bem "old school". Custa uma merreca e gera sempre uma espuma densa, úmida e fácil de preparar. Dá de 10 em muito sabão importado caro que comprei por aí.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #58 Online: 10 Setembro 2012 às 16:06:46 »
Qualquer dia ganho coragem e compro uma navalha e pincel.

Lendo o tópico, lembro o meu falecido avô, que usava uma bela navalha e pincel e eu gostava de o ver fazer a barba.

Fiquei entusiasmado, sim, e mesmo que a "coisa" corra mal, sempre posso dizer que um gato não gostou da minha cara... ;D :P..... :-\

E também para a quantidade de barba que tenho, um canivetezinho chega, e sobra.

Abraços!
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Barbear clássico: alguém aqui é adepto?
« Resposta #59 Online: 10 Setembro 2012 às 16:34:13 »
Uma outra coisa que se deve levar em conta: casar lâmina e aparelho. Como bem lembrou o Adriano, uma lâmina pode ser ótima em um aparelho e ruim em outro. O inverso também se aplica, um aparelho pode ficar ótimo com determinada lâmina e ruim com outra.
Como a tua intenção é utilizar especificamente este aparelho, por motivo até sentimental, aconselho experimentar diversas lâminas diferentes até encontrar a que melhor "case" com o aparelho.
« Última modificação: 10 Setembro 2012 às 16:35:50 por paulorocha »
Um grande abraço

Paulo Rocha