Menu principal

O mini site da Longines sobre o Hour Angle

Iniciado por admin, 15 Fevereiro 2012 às 20:37:06

tópico anterior - próximo tópico

flávio

O relógio dispensa comentários. Legais são as informações contidas no site. Ok, a latitude será determinada incorretamente, porque no hemisfério sul, usamos o Sol, correto? Porém...Não consegui acionar os "plug ins" para determinar a longitude. Alguém conseguiu?

http://www.longines.com/virtual-catalogue/longines-info-lindbergh/index.html

Flávio

Byron

Chefia, o relógio é boniiiitoooo pacaralho...mas confesso não entendo patavina...:P :'(
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

Alberto Ferreira

Salve!

Flávio,
No meu caso funcionou, os plugins funcionaram perfeitamente.

Muito legal este site!  8)

Abraços,
Alberto

flávio

Alberto, eu não entendi o lance da longitude. Primeiro ajusto o anel interno com a equação do tempo (via tabela). Depois eu ajusto o troço de acordo com a hora de Greenwich como? Não entendi!

Flávio

Alberto Ferreira

Flávio,
Eu não sei se a sua dúvida é esta...

Mas,...
Para ajustar o bezel tem que clicar nele e deslocar (no sentido horário ou anti-horário), tudo com o mouse.

Para o ajuste seguinte, siga as instruções, clicando na coroa (e "puxando-a" para a terceira e segunda posições).
Para ajustar, em cada posição, "role" a coroa com a "rodinha" do mouse.

Alberto

VIP

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

flávio

É isso mas...Com track pad não consigo girar a coroa! Quando aperto o botão, ela volta para o lugar. Mas já saquei o princípio do troço. Bem...Masi ou menos.

Flávio

Cigano

Muito legal, e muito bonito o relógio, mais está aí uma funcionalidade que me deixou "boiando", não entendi nada !! :P :P

Aqui está funcionando tudo beleza, mais para que serve, essa complicação, se é que é considerada uma!! Se não for, eu achei...rsrsrsr ;D ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Cigano,
Na verdade este relógio é uma homenagem da Longines ao Lindbergh.

Quando ele fez o seu histórico vôo transoceânico, conta a lenda (ou fato) que ele "desenhou" (bolou) um relógio que poderia auxiliá-lo na navegação.
O tal relógio não era bem assim, como este do tópico.

Quando a Longines lançou o modelo de maneira comercial, ela montou um kit...
Que se eu não me engano, ou esqueço algo, continha uma réplica da touca usada pelo aviador, alguns croquis do relógio bolado por ele, um "ábaco" (para os devidos cálculos) e um "histórico (com fotos, etc) da viagem, sendo o relógio embalado em uma caixa (lata) que imitava no seu aspecto, o material de que foi feito o avião, o Spirit of St. Louis.

Bem,...
Portanto, por assim dizer, não seria propriamente apenas uma "complicação" horológica.

Alguns amigos aqui do FRM têm este longines comemorativo.

Abraços!
Alberto

Cigano

Caro amigo Alberto, muito obrigado pela aula e atenção, agora abriu minha mente, vou fazer umas pesquisas sobre!!

;) ;)
Abraços,
Cigano!

Ringo

Muito interessante. Mas não consegui ajustar.

flávio

Alberto

O atual é praticamente idêntico ao antigo, ao contrário das versões anteriores. Ele possui 47 mm e, visualmente, é IDÊNTICO ao usado por Lindemberg, menos o ajuste da catraca, que possuía um botão específico para isso.

Para os que não entenderam nada sobre o relógio, o tópico é recorrente, talvez o mais explorado de todos no fórum. Primeiro, é preciso entender como era feita a navegação antes do GPS. Aliás, como é feita a navegação hoje sem o uso de GPS...

Depois, basta saber que Lindemberg estava num avião, sem qualquer referência, cruzando o atlântico, o pilotando. Não tinha tempo para fazer cálculos, por mais simples que fossem.

Ele criou, então, um relógio que lhe dava automaticamente, em graus, a longitude. Não é uma complicação no sentido estrito, mas algo que lhe poupava tempo precioso de primeiro tirar a hora solar (estelar), depois computar a diferença de horários para descobir a longitude. Com um simples girar de escalas, ele conseguia isso. O site demonstra o método, muito embora, como eu disse, não tenha conseguido fazer funcionar no meu pc com track pad.

Resumindo: nos tempos antigos, o processo era o mesmo, usando um sextante para determinar a hora estelar e latitude, comparação de horário "carregado" e ajustado no local de partida com aquele do local onde estava. E cálculos no papel. Com o relógio, ele jogava todos os dados no próprio e já obtinha a longitude. Lembrem-se que ele estava pilotando, ou seja, qualquer coisa que lhe poupasse tempo e mantivesse seu foco, era mão na roda.

O relógio, consequentemente, só tem valor histórico. A complicação necessita de outros aparatos (tabela de equação do tempo e sextante) para "funcionar".

Flávio

Alberto Ferreira

É isso ai.

E para ilustrar.
Vejam o "croqui" feito pelo próprio Lindbergh, cujo fac-símile acompanha o kit que eu comentei.

E leiam também aqui ---> http://www.hautehorlogerie.org/en/horlogere-culture/watches/legendary/1931-1940/angle-horaire/
Fonte: HH - Foundation de la Haute Horlogerie

Onde há uma breve descrição da "gênesis" da peça inicial e das suas réplicas (oficiais).

Abraços a todos!
Alberto

Gravina

A origem desta comparação está aqui http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=4.12795

Flavião,
Enganei-me, este é um exemplar lançado em 1988 (não 98) para comemorar os 60 anos do modelo.
Como a grande maioria das reedições, algumas coisas são perdidas, basta ver, por exemplo,  a reedição do Omega chronomètre 30T2 RG (falávamos sobre isso nesta madruga via FB)
Ainda sim acho esta reedição de 1000 exemplares muito bacana, e há duas semanas perdi um que estava à venda em Milão por um excelente preço..2,500 euros (muito barato pelo o que é). Não quis arriscar o envio via DHL ($), e não tinha ninguém naquele momento para trazer o relógio :'(............foi-se..........Vez ou outra aparece, não é exatamente uma super raridade!

A fonte da reedição: http://cartier.watchprosite.com/?show=collection.detail&id=3491

Abraços

Gravina

flávio

Na reedição mostrada acima Gravina, a da Longines, eles trocaram todo o escapamento por algo moderno? Pergunto isso porque apesar de o ebauche ser claramente antigo, o escapamento tem balanço plano, a ponte tem regulador moderno...As diferenças de calibre estão, inclusive, apontadas em colorido, mas este calibre "novo"/velho que foi usado na reedição existiu ou a Longines fez um Frankstein?

Flávio

Gravina

Citação de: flavio online 22 Fevereiro 2012 às 11:01:52
.........., mas este calibre "novo"/velho que foi usado na reedição existiu ou a Longines fez um Frankstein?

;)

Exatamente como este da reedição (com as modificações detectadas), não existiu anteriormente...........mantiveram o, digamos, jeitão, mas talvez já não tinham aquelas "partes" ??? do originário...............ainda assim é bem interessante.
Ah, não denomine-o de Frankenstein  ;D...........esta denominação é para aquelas criações fora da casa ;D ;D ;D...... Do tipo: Omega by Bienne/Omega by Barra Funda :P.....brincadeira!

Abs

Gravina

Ps. Vc. viu aquele link do Omega (SteveG)?.......é bem legal.......foi o Igor que me passou há tempos.

pgmuk

Eu não entendo. Essas fábricas que fazem réplicas são lagalizadas ?  Para se fazer uma réplica de qualquer relógio é necessário muita tecnologia também . No Brasil existem fabricantes de réplicas de relógios ? Até onde é legal fazer e vender réplicas ??? Gostaria de fazer um  visita à estes fabricantes......... ??? ???

pgmuk

JotaA

Citação de: pgmuk online 22 Fevereiro 2012 às 12:04:59
Eu não entendo. Essas fábricas que fazem réplicas são lagalizadas ?  Para se fazer uma réplica de qualquer relógio é necessário muita tecnologia também . No Brasil existem fabricantes de réplicas de relógios ? Até onde é legal fazer e vender réplicas ??? Gostaria de fazer um  visita à estes fabricantes......... ??? ???

pgmuk

Não confunda réplica com falsificação. Um relógio vendido no camelo ou em "sites especializados" com "Rolex" escrito no mostrador é uma mera falsificação.

Gravina

Boa tarde pgmuk!

Tudo bem com você? E o Carnaval?

Seja muito bem vindo :D ;)!!

Neste caso é uma réplica original..............é uma reedição de um antigo modelo deste fabricante.

Sim, existem as cópias (falsificação).........estas que são "fabricadas" fora da fábrica de origem, fora até do país  de origem, que não são autorizadas, de péssimo material, sem  qualquer tipo de preservação de direitos..............crime puro!!

Então é mais ou menos assim: Réplica seria a reedição de um modelo antigo, e tudo dentro dos conformes
                                         Cópia é crime.......dito isso, não precisa dizer mais nada, certo?

Veja o termo na tampa deste Longines Original Réplica

Abs

Gravina