Menu principal

Pressão no Parafuso

Iniciado por João de Deus, 05 Março 2012 às 11:40:55

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Fiquei com uma dúvida:

Quando retiramos ou colocamos elos e braceletes que são presos através de parafusos, devemos apertar bem ou colocar um tipo de cola (loctite)?
Abs

João
João

vinniearques

Eu só aperto bem só e mais nada e nem tão bem assim, aperto até travar e paro!

Paulistano

eu tb só aperto, e com muito cuidado, pois parafusos de relógios são extremamente sensíveis.
nunca coloque nada nas roscar, sob pena de nunca mais conseguir tirar o parafuso.
abraços.

João de Deus

João

FALCO

A Rolex recomenda usar uma chave específica, não a comum, em cunha, mas a quadrada e aplicar LocTite 221 ou 222 na rosca do link.
Ela recomenda também, para maior conforto, retirar primeiro um link das 6hs e, sempre que possível, deixar este lado menor.
Existe uma circular que é enviada aos AD's como todas as instruções.
Finalmente, a Bergeon tem uma chave de fenda com torquímetro.

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

Salve!

Isso mesmo.

Mas,...
Não coloquemos todos os "loctites" no mesmo tubo... Não dá liga.  ;)

Estes, citados pelo Falcon e recomendados pela Rolex, são especificos para o travamento dse roscas, porém são de "baixo torque".

Vejam (aqui o 221)...

http://www.renoma.com.br/loctite-221-dados.pdf

Abraços a todos!
Alberto

PS:
Falco...  ::)  Desculpe pelo "Falcon"...  :-[  :-X

Paulistano

entendo, entendo...mas...

um coisa e a Rolex colocar o 221 ou 222.....outra coisa e o probre mortal usar esses travantes.

falo isso porque se o parafuso não sair, escarear, quebrar, arranhar a caixa, sujar, manchar ou qualquer coisas decorrente dessa SIMPLES operação, a Rolex se responsabilizará.

já se o proprietário fizer a intervenção, e der alguma "cagada", a Rolex (ou a quadrilha, como é denominada a AT da Rolex por um grande dono de fornitura de SP), essa vai cobrar os tubos para consertar, limpar, trocar parafusos etc....tá arriscado até quererem trocar a caixa.

enfim, fica a criterio do freguês criar situações como essas, e depois virar reféns delas.

reitero que nunca uso travantes em roscas de relógios, pois pode, sim, dar uma baita dor de cabeça.

mas cada um segue uma linha.

abraços.

Cigano

Uma outra dúvida, eu ia até abrir um tópico a respeito ontem essa minha dúvida, mais achei que muitos iam achar desnecessário ou uma baboseira o assunto.

Minha dúvida é, existe alguma ferramenta para medirmos a pressão que colocamos nos parafusos na hora do seu aperto??
Tipo um torquímetro ??

Ou não existe, tem que ir pelo extinto do aperto mesmo ??

Bom eu avisei que o meu assunto é meio "tosco" !! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Adriano

Usar ou não usar trava-rosca é uma questão de projeto. Logo, deve-se seguir a recomendação do fabricante. Se o fabricante diz que não precisa, não precisa. Se ele diz que precisa, é porque precisa e é bom usar.

O trava rosca recomendado para essa função é leve, normalmente são os de coloração azul. Normalmente solta-se só de aplicar força. Caso não, basta aquecer a área.

Mesmo se acidentalmente meter um trava rosca do mais forte, dos vermelhos, vai conseguir tirar depois, mas só esquentando muito mesmo a área, podendo deixar manchas no aço que terão que ser removidas com polimento.

Em todo o caso, o mais importante é usar a chave certa. Com o Falco falou, normalmente os parafusos de pulseira tem fendas largas, diferente dos parafusos de mecanismos. Logo, a chave que o relojoeiro usa para o mecanismo não serve para isso. Tem que ter uma fenda larga, senão vai marca o parafuso de todo jeito.

Sobre as chaves com torquímetro, elas não medem a força aplicada, mas sim limitam a força aplicada. São usadas para parafusos onde o torque é controlado e não pode exceder um limite. Quando o limite é atingido, o cabo da chave passa a girar em falso.

Abraços!

Adriano

Cigano

Citação de: Adriano online 05 Março 2012 às 16:37:03

Sobre as chaves com torquímetro, elas não medem a força aplicada, mas sim limitam a força aplicada. São usadas para parafusos onde o torque é controlado e não pode exceder um limite. Quando o limite é atingido, o cabo da chave passa a girar em falso.

Abraços!

Adriano

Exatamente caro Adriano, e existe uma ferramenta parecida com essa na relojoaria, para evitar atarraxar demais um parafuso ??
Abraços,
Cigano!

FALCO

Citação de: Cigano online 05 Março 2012 às 16:45:46Exatamente caro Adriano, e existe uma ferramenta parecida com essa na relojoaria, para evitar atarraxar demais um parafuso ??

Bergeon N°6901-TBPR-120
Torque of 10 to 120 mNm.
High repeatability ±5%
6 releases per turn
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Cigano

Muito obrigado caros Adriano e Falco, é uma ferramenta interessante e muito bonita!! :D

Tenham uma ótima semana!! ;) :D
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Muito interessante, e necessária, a ferramenta.
Pelo "torquímetro" e, principalmente, pela possibilidade de trocar as pontas por perfis adequados a cada uso.

Mas, ela é novidade, não?  ::)

Eu nunca tinha visto uma assim.

Abraços!
Alberto

João de Deus

Pessoal,

Eu troquei uma pulseira em couro por uma de borracha em um Vacheron Constantin Overseas.
Apertei bem o parafuso para não se soltar.
Usei uma chave de óculos Oakley em aço na mesma medida do parafuso, entretanto apertei bem.
Pergunto:
- É melhor soltar um pouco os parafusos ou deixar como esta?
Abs

João
João

Cigano

Com João de Deus, no meu caso, quando eu aperto algum parafuso no relógio, eu aperto um pouco mais após terminar o curso natural dele, só para garantir, tem que ficar difícil de sair sem ferramenta, mais tem que facilitar na hora de usar uma ferramenta!!

Não sei se me entendeu  :P 8) !!

Abraços,
Cigano!

João de Deus

Oi Cigano.
Entendi sim.
Pois é, acho que fiz certo.  ???
Depois que chegou no fim dei mais um aperto.  ::)
Meu medo é estragar algo: os parafusos, ou mesmo a caixa.  :-X
Mas, acho que com uma chave de fenda pequena (óculos) é meio dificíl fazer força a ponto de estragar.  ;D
ESPERO ...
Abs

João
João

Cigano

Então pode ficar tranquilo, que não irá estragar !!

colocando pouquíssima força, só para certificar o aperto, não tem problemas, faço assim nos parafusos, quando remonto os mecanismos que desmonto, nunca deu problemas!! 8)
Abraços,
Cigano!

VIP

Citação de: FALCO online 05 Março 2012 às 16:59:47
Citação de: Cigano online 05 Março 2012 às 16:45:46Exatamente caro Adriano, e existe uma ferramenta parecida com essa na relojoaria, para evitar atarraxar demais um parafuso ??

Bergeon N°6901-TBPR-120
Torque of 10 to 120 mNm.
High repeatability ±5%
6 releases per turn

Tem dessa chave nas fornituras de São Paulo? tem ideia do valor?

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Cigano

Eu também queria saber caro VIP, onde encontrar essa ferramenta, pois é é muito útil para relógio mais delicados!!
principalmente para mecanismos, creio eu!!  8)
Abraços,
Cigano!

igorschutz

Citação de: vip.imports2010 online 05 Março 2012 às 22:07:53
Tem dessa chave nas fornituras de São Paulo? tem ideia do valor?

Aqui você não acha nem uma chave Bergeon normal, quanto mais uma belezinha dessas.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES