Menu principal

Após 26 anos, liberado vídeo inédito do acidente com ônibus espacial Challenger.

Iniciado por Cigano, 12 Março 2012 às 15:20:17

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Em janeiro de 1986, Jeffrey Ault visitou a Flórida com seus pais e um amigo. Na ocasião, o jovem de 19 anos aproveitou a viagem para assistir ao lançamento do ônibus espacial Challenger e gravá-lo com sua câmera Super 8, enquanto seu colega tirava fotos. Infelizmente, a empolgação com o evento se transformou em tristeza 73 segundos após o lançamento, quando o ônibus espacial explodiu, causando a morte de sete astronautas.

O vídeo gravado por Ault permaneceu intocado durante décadas, em uma caixa na casa da família. Agora, 26 anos depois, o mundo pode assistir à gravação liberada com exclusividade para o The Huffington Post. Em entrevista para o jornal, Ault afirmou que esperava um evento que fosse lembrar pelo resto da vida, mas não dessa forma.

Na época, o acidente foi responsável por uma pausa de 32 meses no programa espacial da NASA e, depois de uma investigação minuciosa, ficou comprovado que uma das principais causas da explosão foi o comportamento inesperado de um dos anéis de borracha usados para vedar o tanque de combustível.

Veja o vídeo aqui... [***]

Fonte: Tecmundo

Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Putz!!!!

Impressionante!
Se mesmo agora, tanto tempo depois, e sabendo do resultado, emociona...

Imaginem como foi continuar filmando (documentando) o ocorrido.
:o

Alberto

Cigano

Citação de: Alberto Ferreira online 12 Março 2012 às 15:50:07
Putz!!!!

Impressionante!
Se mesmo agora, tanto tempo depois, e sabendo do resultado, emociona...

Imaginem como foi continuar filmando (documentando) o ocorrido.
:o

Alberto

Eu garanto que fiquei nervoso e emocionado ao ver o vídeo, ele foi feito quando eu tinha apenas 3 anos de idade....hehehe

Resumindo, é chocante, sem contar o fato de que lá dentro dela, tinham vidas que se desintegraram em questão de segundos.
Abraços,
Cigano!

zE_

Diz a lenda que a tripulaçao estava intacta até o módulo se chocar com a água.

Cigano

Citação de: zE_ online 12 Março 2012 às 17:11:44
Diz a lenda que a tripulaçao estava intacta até o módulo se chocar com a água.

Então que dizer que com o impacto da cápsula com a água que deveria ter matado a tripulação, também não é para menos, vai ver a velocidade de um trem desses caindo, impulsionado por algumas toneladas a favor do centro gravitacional da terra!!

Vou procurar mais a respeito, interessante a história, ao mesmo tempo triste :(!!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Pois é...

Eu não sei se viveram tanto...
Mas houve indícios que alguns segundos, sim.
Alguns dos astronautas chegaram a acionar os respectivos dispositivos de "segurança".

E, um fato curioso, e também igualmente chocante...

Na hora, logicamente, ninguém acreditou no que via.
A ficha não caiu, até o locutor oficial "notificar" que houve problemas...

Mas para quem assistia através de uma lente, como quem fez o filme, as imagens eram bem claras.
Algo sério tinha ocorrido, claro!

Muito embora sem tempo para digerir o fato e "cair na real", tanto que a filmagem prossegue acompanhando a trajetória dos dois foguetes auxiliares, descontrolados...
Enquanto o que realmente importava, a cabine, ou o que restou dela, caia... Mais abaixo.

Foi mesmo meio que "paralisante". Até para ver o filme é assim.

Certa vez, eu conversei com um fotógrafo e cinegrafista de cenas de guerra.

Ele me disse algo, mais ou menos assim...
"Na hora, o dedo trava no disparador. Se não, não dá para seguir com a captura da ação".

Abraços,
Alberto

Byron

" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

lucius

Corruptissima re publica plurimae leges

automatic for the people

Paulistano

muito triste e impressionante.
no entanto me ocorreu uma coisa: qual relógio eles estavam portando?
enfim, uma tragédia que mudou o rumo da corrida espacial. não foi de todo ruim.
do jeito que a coisa estava indo, teríamos, em breve, ônibus com turistas etc...e jogando garrafinhas PET na lua.
abraços.