Menu principal

Chapéu... Alguém usa???

Iniciado por edulpj, 21 Maio 2012 às 11:29:19

tópico anterior - próximo tópico

edulpj

Neto de italiano do norte, puxei a cor "quase transparente" da genética da família... O que significa que qualquer sol, deixa a pele vermelha feito pimentão... Bronzeado??? Nunca soube o que isso significava... Mas não bastava a cor... A genética da família, manda que aos 30 anos o cara esteja com menos de 10% do telhado original e comigo não foi diferente. Por recomendação médica, eu deveria usar protetor solar, mas nunca suportei nem a sensação gosmenta nem aquele irritante cheiro de SANDAÚN... Aí lembrei de meu avô, italiano véio, que não saía de casa sem seu chapéu...

Hoje, uso chapéu pra tudo. Não saio de casa sem os documentos, algumas canetas no bolso, o molho de chaves, o Victorinox (Spartan of course...), o relógio no pulso o (argh...) telefone celular e um chapéu na cabeça.

No verão um Panamá de aba larga (3"). Noites de verão, um Panamá de aba média (2"). No inverno, um Ramenzoni de feltro e aba larga (3"). Praia e campo, um chapéu tipo australiano feito de lona de caminhão reciclada e aba extra-larga (4").

Não vou listar a vasta relação de expressões e denominações que isso acarreta...

Alguém aqui usa chapéu???

vinniearques

Adriano

Como careca, ou como diz um amigo, sou um "cabriolet", o uso de cobertura no sol é necessidade. O natural é o boné, mas eventualmente uso um panamá, quando longe da cidade, e para acomparanha um bom charuto.

Abraços!

Adriano

Pandolfi

Interessante que o chapéu-panamá é fabricado no Equador...
Abração.
Pandolfi

edulpj

Em dois polos chapeleiros clássicos... O primeiro, a cidade de Montecristi, de onde saem os melhores e mais caros... O segundo, a cidade de Cuenca, de onde saem os mais baratos.

edulpj

Chama-se BLOCKER, o profissional que compra o chapéu bruto trançado no Equador e molda em formatos consagrados. O maior da atualidade, é o estadunidense Brent Black, que vive no Hawaii...

Esse linque é pra você, Adriano: http://www.brentblack.com/pages/panamahats.html#havanaFedora

Vendo um desses, quase tenho a vontade de abdicar de minha convicção de não-fumante...

michelim

Não uso chapéu, mas acho muito elegante quem usa!

MIch
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

thomas.bnu

Conheço bem a história edu...você deve ser descendente da região do Tirol no Norte da itália, que já foi pertencente
à Alemanha. Bem complicado no caso de pedir a cidadania Italiana..estarão negando a partir de agora aos descendentes
dessa região.
Sou descendente de família da região de Milão por parte de mãe, mas sou bastante misturado.
Mesmo assim minha pele ainda é bem frágil também, mas não a tanto! rsrs

edulpj

Avô de Mantova e avó de Torino... Quanto à cidadania, nunca foi meu sonho de consumo. De qualquer forma, aprendi a usar chapéu com meu avô. Exagerei um pouco em relação à minha baixa resistência, ou melhor, NÃO DOU MOLE pra sol. Depois que perdi o cabelo, comecei a usar bonés, mas eles são quentes demais. Aí há alguns anos resolvi abraçar a idéia do chapéu. É divertido como te olham... Tem gente que parece que acabou de ver o ET de Varginha. Mas depois que você acostuma, acha esquisitíssimo andar sem chapéu...

thomas.bnu

rsrs acho que deve ser na verdade bastante prático pessoalmente mas nunca usei.
Qual modelo de Chapéu o Sr. usa? Acho bonito aqueles tipo 'fedora'.

edulpj

Fedora, é o chapéu mais versátil que existe. Serve para qualquer ocasião. E é um modelo que cai bem tanto em feltro quanto em palha.

Tenho um Fedora em feltro, um Ramenzoni 3X com aba de 3" que uso no inverno, à noite e quando visto terno.

Para o dia e no verão (se bem que mesmo no inverno, minha cidade é bem quente durante o dia...), um Fedora panamá com aba de 3".

Em ocasiões mais esportivas, um Rio Plata panamá com aba de 2" (uma variação do modelo Fedora). É esse que está no meu avatar aí ao lado...

Para praia e campo ou outra ocasião de serviço pesado, um chapéu de lona de caminhão reciclada do tipo Australiano, com aba de 4"

Meus planos para o futuro, passam por um Akubra australiano tipo Safari (Fedora modificado, com aba traseira rebaixada) em PALHA DE CÂNHAMO (aquela planta que alguns jovens usam pra "viajar") e talvez um Fedora Borsalino em feltro de pelo de castor...

Chapéus, assim como canetas tinteiro e relógios, podem virar uma séria cachaça...

thomas.bnu

Citação de: edulpj online 22 Maio 2012 às 20:53:19

Chapéus, assim como canetas tinteiro e relógios, podem virar uma séria cachaça...

Estou vendo  ;D ;D
Eu vez ou outra me pego na eminência !!!

Um Fedora de Palha bem trançada deve ser bonito!

Seria esse aqui?

edulpj

Quase... Esse da foto, é um safari, ou seja, um Fedora modificado. Num fedora, o quarto frontal da aba é rebaixado, os quartos laterias E o quarto traseiro são levantados. No safari, os quartos frontal e traseiro são rebaixados e os laterais levantados. De resto, tá empatado.

Veja o site http://www.brentblack.com/

É o melhor Blocker da atualidade. Há toneladas de fotos lá, não só dos modelos como também do processo de confecção, desde a colheita das folhas de palmeira...

mhasse

Sou louco p´/ comprar um chapeu desses, por varias vezes quase ja comprei, meses atras estava em Kwest perto Cuba, tinha uma loja, provei vários mais não compre!

me arrependo..

abraços;;
"Lá, onde há risco, não há morte. Aqui, onde não há nenhum risco, não há vida. " - Pa. Duruz p/ Jo Siffert"Seppi"

"Os covardes, não fazem história!!."

Paulistano

eu gosto muito do meu chapéu de pelo de lebre da Cury, fábrica tradicional de campinas.
uso o modelo Indiana Jones, igual ao que foi usado no filme pelo Harrison Ford...a propósito, ele usou os chapéus da Cury...
ele tem um estilo mais despojado...na cor marrom.
abraços.

edulpj

O modelo Indiana Jones, é um modelo Safari de aba larga (3 1/2 polegadas). O feltro da Cury, é de excelente qualidade. Aliás, só tem UM FELTRO no mundo melhor que o Cury. É o feltro dos chapéus italianos da marca BORSALINO. A Borsalino, ao invés de fazer o feltro com pelo de lebre, faz com PELO DE CASTOR...

Meu chapéu de feltro, é um Cury modelo Ramenzoni XXX. Tem aba de 3 polegadas. Eu remodelei a aba dele, pois gosto de abas menos recurvas, mais "aplainadas".

thomas.bnu

Citação de: Paulistano online 31 Maio 2012 às 13:16:43
eu gosto muito do meu chapéu de pelo de lebre da Cury, fábrica tradicional de campinas.
uso o modelo Indiana Jones, igual ao que foi usado no filme pelo Harrison Ford...a propósito, ele usou os chapéus da Cury...
abraços.

Paulistano, voce tem o contato deles?  ???

edulpj

Citação de: thomas.bnu online 31 Maio 2012 às 15:16:18
abraços.

Desculpe atravessar, Thomas, mas a marca Cury é provavelmente a mais abundante em lojas de chapéus no Brasil. Se você está em São Paulo, vá à R do Seminário. É o maior centro de comércio chapeleiro da capital.

Se não estiver em São Paulo, a chapelaria mais antiga da Rua do Seminário é a "El Sombrero". Tem saite na Internet: http://www.elsombrero.com.br/ . Vendem via Internet e são seriíssimos...

Paulo Sergio

Excelente o sítio indicado amigo edulpj!!!  ;) ;) ;)
Obrigado!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

thomas.bnu

Citação de: edulpj online 31 Maio 2012 às 16:31:30
Citação de: thomas.bnu online 31 Maio 2012 às 15:16:18
abraços.

Desculpe atravessar, Thomas, mas a marca Cury é provavelmente a mais abundante em lojas de chapéus no Brasil. Se você está em São Paulo, vá à R do Seminário. É o maior centro de comércio chapeleiro da capital.

Se não estiver em São Paulo, a chapelaria mais antiga da Rua do Seminário é a "El Sombrero". Tem saite na Internet: http://www.elsombrero.com.br/ . Vendem via Internet e são seriíssimos...

Estou é pensando em abrir uma loja no Shopping!!! rsrs
Aqui não tem disso! Sério.