Menu principal

WEMPE Marine Chronometer

Iniciado por Adriano, 30 Maio 2012 às 17:55:15

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Bem, eu tenho um cronômetro de bordo... Não é maravilhoso, não me parece muito profissional, não tem numeração de série, mas é bacana. E funciona muito bem. O mecanismo é alemão de 8.192Hz. Depois de meses regulando para lá e para cá, hoje ele faz algo em torno de +6 s/ano.

Lembro que comprei no MASP, faz tempo... não foi barato, mas não foi caro. Tive que dividir, no cheque... o vendedor ficou ressabiado. Um amigo, chamado Gravina, deu aval ao vendedor, dizendo que no meu cheque podia confiar!

Ei-lô, o Roamer Micro-Quartz Marine Timer:





Sempre gostei desses relógios. Claro, venho mentalizando um Seiko MC ou o Graal, o Omega MC Megaquartz 4.2MHz.... Oportunidade já houve, faltou o dinheiro. E lógico, mais pra frente, os mecânicos... ingleses, Ulysse Nardin...

Bem, na falta desses, me deparei com um WEMPE, que convenhamos, também é referência em cronômetros. Fechei o olho e mandei bala. Agora é esperar chegar... se chegar né... se a "maré vermelha" deixar... se ninguém pelo caminho achar ele bonito demais para chegar ao destinatário... mas enfim, eis, em fotos do vendedor:

WEMPE ref. 10057, 4,2 MHz








Case dimension: 185x185x130mm
Dial: 95mm diam., white with black Arabic numerals
Movement: Stepping motor with 60º angular step, frequency 0.5 Hz. The second hand moves in successive jumps of 1 increment per second.
Electronics:  MOS-IC´s and smi-conductrors on a printed wiring board 55x135mm, the entire electronic system is housed in the base of the chronometer´s case.
Quartz: Frequency 4.194.304 Hz.
Helium leakage rate: 1.10-11 Pa m3/s
Operating temperature range: -5ºC to +50ºC
Voltage:
Batteries: 4 mono cells 1,5V IEC R20 or LR20
Lifetime: 1year for alkali manganese batteries
Accuracy: Average daily rate 0.01 sec./24h at 22ºC (-+1ºC)
Security distance: The security distance to the magnetic compass is 0.90m
Weight: 3.5 kg
The chronometer passes before delivery a work shop test that fulfils DIN 8319 standard according to the requirments of the BSH in Hamburg formerly know as DHI.


Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Muito legal, amigo Adriano!

Putz...
Uma bela peca. Valeu!


Ah!
Se me permite uma brincadeira, e uma "provocação",...
Qualquer hora dessas, poste, para que os mais novos vejam, aquele seu relógio de cockpit...

...sim, aquele,...
...aquele dos tempos em que você estava "montando" um MiG na garagem...  ::)
;)   :D

Abraços!
Alberto

Adriano

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Pois é! O MiG, aliás, está quase pronto, só faltam duas pecinhas... sabe aquele tópico lá " PROCURO UM (A)......", eu ia postar lá se alguém tem para vender um par de motores Klimov RD-33, pode ser usado, mas achei que a moderação não ia gostar...  ;D ;D ;D ;D

Ei-lo:








Ah, voltando ao Wempe, uma foto oficial de catálogo. Bonito pacas! Ah, e relógio assim tem uma vantagem: mãe e noiva acham um "enfeitinho" bonito. Por isso posso meter lá no meio da sala sem crise!! Por enquanto vai ficar na sala da mãe:





Abraços!

Adriano

Adriano

#3
Ah, e a Wempe ainda fabrica cronômetro mecânico. Vejam estas belezinhas:








Mas custa só 25.000 euros....

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Putz!

Sem desfazer do Marine-Quarz,...
Este é mesmo de patrão.

Mas,...
E por falar nelas,... As patroas...
Este, e por este preço, aqui não dá...   ;)  ;D

Pena...
Nem que uma operação de "sigilo absoluto" fosse montada,...   ::)
A Dona TT, se descoberto o "crime" (inafiançável, por sinal...), me cortava...

...a mesada.   :-[

Pena...  :(

Alberto

flávio

Adriano, quem está fazendo esses mecânicos para a Wempe? Pergunto isso porque, hoje, a linha exclusiva deles é feita pela Nomos. Mas eles também possuem uma linha feita "por eles" com movimentos suíços. O que equipa esses Wempe atuais? By the way: fui em várias lojas Wempe na Alemanha, lá elas são como bueiros! hahaha


Flávio

Adriano

Flávio, o quartz é in-house mesmo, e diz o site que o mecânico também, chamado de "calibre 5".

Abraço!

Adriano

Cigano

Nossa Senhora :o... caro Adriano, são maravilhosos !! :D
Parabéns pela aquisição, e torço para que chegue, lindo inteiro, conforme as fotos!! ;)
Abraços,
Cigano!

michelim

Caro Adriano, parabéns pela aquisição!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Paulistano

adoro esses cronosmetros marítimos.
um dia ainda vou ter um...daqueles...
parabéns mestre Adriano. bela aquisição.
abraços e curta com saúde.

Adriano

#10
Chegou o dito cujo!

Já dei uma geral na caixa dele, por dentro e por fora. Na verdade, só limpeza, e um pouco de óleo de carnaúba. E tive removi um pouco de oxidação nos contatos da bateria.

Foto da parte eletrônica dele, com um close no cristal de quartzo de 4,2 MHz em forma de disco, encapsulado em vidro. O circuito é numerado como o relógio.







Módulo eletrônico e pilhas:




Parte mecânica do relógio:







Selos do DHI, "Deutsches Hydrographisches Institut", ou Instituto Hidrográfico Alemão, que hoje se chama BSH (Bundesamt für Seeschifffahrt und Hydrographie), ou Bureau Federal de Navegação e Hidrografia. Por se tratar de um equipamento profissional, tinha que passar pelos testes e normas desses orgãos.






E outras fotos:










Muito louco!

Abraços!

Adriano

Filipeandrade



Ou que isso, legal d+++

Fiquei admirado!

Gosto desses cronômetros, ainda não tive a oportunidade de adquirir, e nem de ver um pessoalmente mais um dia, quem sabe.

Mas sei algumas coisas sobre eles.

São usados nos navios, inclusive olhem esse:

Foi resgatado de um barquinho, o Titanic


Antes de inventarem o GPS, o único jeito de saber onde os navegadores estavam no mundo, podiam olhar para o sol ou as estrelas e calcular a latitude, mas se quisesse saber a longitude, usavam esses relógios.

Ajustavam o cronometro para o horário de Greenwich, e depois precisavam saber quando o sol estava no ponto mais alto, sabendo que estavam no ponto máximo, olhavam para o relógio, usavam formulas matemáticas e descobriam onde estavam no mundo. Cada 15 Graus é 1 hora.

Se tivessem 12 horas de diferença, sabiam que estavam a 180 graus do fuso horário de Greenwich:
Então: 12hx15g: 180

Mas os relógios tinham que ser precisos (cronômetros), pois, se o relógio atrasasse ou adiantasse, já era, estariam perdidos pelo mundo.

Por isso o nome: Marine Chronometer.

Abraços a todos e espero que esteja certo.

Filipe







Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

flávio

Talvez seja o assunto mais discutido no fórum. No site mãe há um monte de artigos escritos sobre o tema, inclusive o da visita a Greenwich, que inaugurou uma série de viagens internacionais que fiz para ver essas bagaceiras. Vale a pena conferir.


Flávio