Menu principal

COMO DAR CORDA CORRETAMENTE!

Iniciado por Macwill, 14 Junho 2012 às 21:41:36

tópico anterior - próximo tópico

Macwill

Prezados!
Esta dúvida eu sempre tive, e não sei se tem algum fundamento; agora que tenho dois relógios mecânicos à "corda manual", me interessei por saber se existe uma quantidade de voltas adequadas para se girar o botão de corda(qual é o nome dele?), sem que se corra o risco de dar corda demais e danificar o relógio.
Alguém poderia ter esta informação?

Abs.
MacWill

michelim

Geralmente em torno de 20 vai-vem é suficiente para 1 dia de trabalho.O importante é não forçar nada

mich
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Paulistano

amigo Michelin
vou ter que discordar da sua manifestação.
primeiro por que o vai e vem (para corda é claro) já foi discutido aqui, e chegou-se à conclusão que ele acelera, ainda que minimamente, o desgaste do pinhão. procure por esta discussão, e veja, dentre outras, as opiniões do mestre Adriano.
segundo que num relógio unicamente à corda, não existe um número de voltas a serem dadas. A corda deve chegar ao final, para que você tenha a reserva de marcha total, e a amplitude garantida. note que estamos falando de condições normais de funcionamento, em um relógio revisado.
as 20 voltas que você citou devem ser dadas em relógios automáticos, que peguem corda, também, pela coroa. isso facilita o início do funcionamento e não sobrecarrega todo o sistema do automático, o qual servirá, tão somente, para manter a corda necessária ao funcionamento.
assim, respondendo, objetivamente, à pergunta do amigo Macwill, respondo que o limite para a corda em relógios mecânicos, que não possuam sistema automático, é o limite máximo de voltas, até a coroa não mais rodar.
note que a coroa deve ser manuseada com delicadeza, e o ato de "dar corda" feito com paciência e serenidade, pois movimentos bruscos podem danificar a tige, a coroa, o pinhão e coroa etc, etc.
espero ter ajudado.
grande abraço a todos.

Macwill

Eu não sabia que seria vai e vem. Achei que seria uma volta completa para que a ação tivesse resultado.
Obrigado Mich.

Macwill

Citação de: Paulistano online 14 Junho 2012 às 23:05:14
amigo Michelin
vou ter que discordar da sua manifestação.
primeiro por que o vai e vem (para corda é claro) já foi discutido aqui, e chegou-se à conclusão que ele acelera, ainda que minimamente, o desgaste do pinhão. procure por esta discussão, e veja, dentre outras, as opiniões do mestre Adriano.
segundo que num relógio unicamente à corda, não existe um número de voltas a serem dadas. A corda deve chegar ao final, para que você tenha a reserva de marcha total, e a amplitude garantida. note que estamos falando de condições normais de funcionamento, em um relógio revisado.
as 20 voltas que você citou devem ser dadas em relógios automáticos, que peguem corda, também, pela coroa. isso facilita o início do funcionamento e não sobrecarrega todo o sistema do automático, o qual servirá, tão somente, para manter a corda necessária ao funcionamento.
assim, respondendo, objetivamente, à pergunta do amigo Macwill, respondo que o limite para a corda em relógios mecânicos, que não possuam sistema automático, é o limite máximo de voltas, até a coroa não mais rodar.
note que a coroa deve ser manuseada com delicadeza, e o ato de "dar corda" feito com paciência e serenidade, pois movimentos bruscos podem danificar a tige, a coroa, o pinhão e coroa etc, etc.
espero ter ajudado.
grande abraço a todos.

Grande!
Ainda bem que eu provoquei esta ótima discussão.
Obrigadão a todos.

Alberto Ferreira

Salve!

Caro Macwill,...
E, lembre-se,...

Já houve quem dissesse que o ato de "dar corda" em um relógio mecânico...
Deve ser algo feito como uma "carícia".  ;)

Ah!
Como já dito naquela "discussão" mencionada...
O vai é mais importante (e efetivo  ;)) que o vem;)

Abraços!
Alberto

Macwill

Citação de: Alberto Ferreira online 15 Junho 2012 às 11:11:51
Salve!

Caro Macwill,...
E, lembre-se,...

Já houve quem dissesse que o ato de "dar corda" em um relógio mecânico...
Deve ser algo feito como uma "carícia".  ;)

Ah!
Como já dito naquela "discussão" mencionada...
O vai é mais importante (e efetivo  ;)) que o vem;)

Abraços!
Alberto

É muito importante esta informação, pois dadas as particularidades da sensibilidade e fragilidade de uma máquina de relógio, todo detalhe e cuidado é pouco.
Abraços.
Obrigado, Alberto.

jokr82

Desculpem estar ressucitando o tópico!

Mas tava vendo no site da Tag Heuer, que para dar corda completa no relógio seria necessárias 30 a 40 voltas, mas como isso??

Pois quando eu dou umas 10 a 15 voltas(no máximo) eu sinto que a corda está completa, mas se eu continuar posso forçar a coroa e estraga-la não é?? Então como posso dar essa corda completa, pra poder durar as 50 horas completa? Site da Tag que diz isso!

Muito Obrigado, e desculpem estar perguntando isso novamente, eu já procurei o tópico já encontrei, mas não é igual a esse meu(dúvida)

Como no caso, quer dizer uma das possibiladades, que o meu TAg Heur Link, a corda foi danificada, pois mesmo que eu já tenha dado umas 10 a 15 voltas, e já ter sentido que a coroa já estava rígida, mas mesmo assim eu continuava dando corda, por isso a ressucitação desse tópico

::) ;D

flávio

Johny, respostas rápidas a todos, mas que já existiam há mais de uma década no meu artigo como conservar seus relógios.

Se o relógio é de corda automática, você não precisa dar corda nele, por óbvio, a não ser que parta do "zero" e a carga do relógio seja ruim. Eu não esgoto a carga dos meus relógios automáticos ao dar corda de "partida", porque ele vai se carregar. Quantas dou? 5 voltas, só para ele "pegar". Aí ele vai embora sozinho (ou deveria...). Pode ter certeza absoluta que 20 voltas completas não dão corda total num movimento automático moderno? Quantas dão? Sei lá! Depende do tamanho da coroa, do movimento, etc. Como saber se está no final? Muito ouvido. Os movimentos automáticos, ao chegarem ao final, deslizam a brida, para proteger o excesso de corda. E esse deslizamento faz um barulho baixinho, cláaaaa. Em regra isso ocorre, partindo do zero, com umas 40 voltas.

Corda manual. Ora, como o Paulistano disse, corda até o fim, sem forçar barra. Ao final, uma volta para trás, para aliviar a tensão. E ao dar corda, apesar de ser o usual, nada do para frente e para trás. Para que isso?

Flávio

Paulistano

Seu relógio é automático? caso positivo, teoricamente você não precisa dar corda..
mas o ideal é que você, para iniciá-lo, dê umas 15 voltas pela coroa, a fim de não forçar tanto o sistema de automático, e possa logo alcançar o movimento correto do balanço.
o que a Tag deve ter falado é que dando 30 a 40 voltas a corda estará completamente "enroscada".
portanto, para que você não faça nenhuma bobagem, quando pegar o relógio na gaveta, e ele estiver parado, dê uma 15 voltas na coroa e pronto. USE-O.
abraços.

vinniearques

Citação de: flavio online 12 Novembro 2012 às 16:33:10

Corda manual. Ora, como o Paulistano disse, corda até o fim, sem forçar barra. Ao final, uma volta para trás, para aliviar a tensão. E ao dar corda, apesar de ser o usual, nada do para frente e para trás. Para que isso?

Flávio

Patrão

Até porque um pouco pra frente e um pouco pra trás é andar de bêbado, também não entendo o para frente e para trás, o sentido disso!

Carbonieri

nos meus relógios a corda (não atomáticos) dou corda até a marcha ficar pesada, aí paro, sempre fiz assim, nunca fiquei contando voltas....e nem voltando pra trás....
sic transit gloria mundi

Neme

Até porque um pouco pra frente e um pouco pra trás é andar de bêbado, também não entendo o para frente e para trás, o sentido disso!
[/quote]

é isso mesmo, para frente e para trás, só com a esposa ;D ;D ;D ;D ;D
Abs.
Neme!

jokr82

Obrigado amigos Flavio e ao amigão Paulistano!

Eu nunca dei corda pra trás e pra frente, comecei a fazer isso, depois de ter lido que o Adriano e o mestre Alberto tinham falado quer era bom fazer o movimento da coroa pra trás e pra frente, se eu não me engano!

É que como eu não tinha WW, quando a corda acabava, eu fazia isso, dava algumas voltas e pronto, deixava o relógio guardado!

Mas depois de ter lido que não é bom deixar os relógios ficarem rodando no WW, eu desliguei e guardei!

Portanto 2 relógios estão com a data dia 5, e dois com corda!

Agora eu como sempre curioso ai vão as perguntas:

1- como eu deixei os relógios gurdados no estojo, eu deixei no meu cofre, pois não quero que minha empregada veja, vai que ela rouba algum  :-\ pois bem a Pergunta: eu posso pegar mofo?

2-com os meus relógios a quartz eu não me preocupo tanto, mas fiquei agora(Domingo) que eu guardei os automáticos, fiquei preocupado! O que eu devo Fazer  ???

3- O que voces fazem?

Obrigado a todos!

Abraços  ;D ;)

jokr82

Citação de: Neme online 12 Novembro 2012 às 16:58:38

é isso mesmo, para frente e para trás, só com a esposa ;D ;D ;D ;D ;D
[/quote]

KKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkk  :P

vinniearques

Johny se voce ta sempre mexendo no cofre já é uma vantagem!

Outra é colocar silica por lá, ela retém a umidade e tudo mais, dura pouco o efeito dela e é bom sempre ir trocando , mais já é um cuidado bom contra o mofo, no Ml vende de monte!

jokr82

Citação de: vinniearques online 12 Novembro 2012 às 17:07:08
Johny se voce ta sempre mexendo no cofre já é uma vantagem!

Outra é colocar silica por lá, ela retém a umidade e tudo mais, dura pouco o efeito dela e é bom sempre ir trocando , mais já é um cuidado bom contra o mofo, no Ml vende de monte!

Vinnie, e aquelas silicas, que vem as vezes, no meu caso(comida coreana), essa silicas vem uma de cada por exemplo num pacote de comida, também serve??

vinniearques

é essa mesmo, vem em tenis também e coisa e tal!

mais essas das comidas acredito já terem perdido grande parte do seu poder de absorção

Nos mercados por ai vende uns potinhos tira umidade bem legais também!

jokr82

Citação de: vinniearques online 12 Novembro 2012 às 17:12:16
é essa mesmo, vem em tenis também e coisa e tal!

mais essas das comidas acredito já terem perdido grande parte do seu poder de absorção

Nos mercados por ai vende uns potinhos tira umidade bem legais também!

Ah esse eu tenho nos meus armários, então posso utiliza-los, né?? MAs como, tenho que colocar as bolinhas dentro do estojo? ou esponja(não sei se é o nome certo) 1 por uma?

vinniearques

Não, e só tirar a proteção que já vem no pote e colocar ele lá dentro do cofre!

No caso da silica, normalmente se coloca dentro de um saquinho ventilado!