Menu principal

QUAL O SEU SEGREDINHO?

Iniciado por Paulistano, 18 Junho 2012 às 14:12:26

tópico anterior - próximo tópico

Paulistano

prezados
todo mundo tem um segredinho...especialmente na relojoaria...
aquele pulo do gato, que ninguém acha ser possível, mas que você, com base em experiências passadas, resolve aquele baita problema facim.
a questão é técnica, e não vale aui falar de quando você viu a calcinha da professora de matemática, no pré-primário...(segredo nunca antes revelado).
enfim, fala um segredinho para a gente...vamos trocar experiências.
abraços.

Paulistano

bem, ninguém quer contar os segredinhos....
então vamos lá: eu começo.

quando vc limpa as contra pedras e mesmo assim elas continuam com uma mancha no centro, decorrente de óleo seco...
você passa benzina e a "cola" não sai...
então você pega um papel de seda faz um sandwich com a contra pedra, em cima da bancada, e esfrega a contra pedra entre o papel...
pronto! ela fica perfeita, limpinha.....sem estresse.
abraços.

Meneghetti

Boa noite amigos nesta foto aqui notem a crosta de óelo que o nosso amigo Paulistano se referiu no poste dele  8) 8)     

8) 8) 8) Aqui nesta foto a pedra e contra pedra na  benzina 8) 8) 8)

8) 8) 8)Aqui nesta foto a pedra e conta pedra já limpas eu sempre uso um palito de madeira de laranjeira não solta fiapos  8) 8) 

Abraços a todos  8) 8) 8)
Meneghetti 8)

michelim

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Paulistano

tks amigo Mich
outro segredinho: hoje estou com a boca nervosa...

para colocar a mola que segura a contra pedra, sempre utilize um palito de madeira, de preferência de laranjeira, juntamente com a pinça, pois evita que ela pulo e se perca.

mais tarde volto com outros segredinhos...

MAS SÓ VOU MOSTRAR DE NOVO OS MEUS SE VOCÊS MOSTRAREM O DE VOCÊS.  >:(

ABS

edulpj

Não sei se funciona com relógios, mas com canetas FOLHEADAS A OURO, há um processo que recupera o brilho por desoxidação, TOTALMENTE SEGURO e não abrasivo.

Utiliza-se um papel absorvente macio (papel higiênico, papel toalha, guardanapo de papel, lenço de papel etc...). Pinga-se duas ou três gotas de AZEITE DE OLIVA no papel e esfrega-se na peça. O azeite de oliva é anti-oxidante e por ser um óleo, lubrifica o atrito entre o papel e a peça de forma a não causar riscos ou não aumentar os já existentes.

Em tempo: Não precisa ser azeite extra-virgem  ;)

Paulistano

e agora?

coroa de ouro, raríssima, de um PP mais raro ainda....o que fazer?

abraços.

Alberto Ferreira

Salve!

Huuummmmm...   ::)
Usar algo que corroa o aço e que não ataque o ouro, pois, como em geral acontece, este metal é bastante resistente à corrosão.

Mas,...
O que você usa, Paulistano?    :)

Abraços,
Alberto
8)

Adriano

A tige é supostamente de aço, não inoxidável, certo? Todas elas são assim.

O método correto mesmo é retirar o toco quebrado com uma broca, perfurando o centro da tige e depois retirando a casquinha de rosca que sobrou. Mas isso é difícil de fazer, pois se errar o tamanho da broca, danifica a rosca da coroa ou não dá resultado. Coisa para profissional.

O jeito totalmente não-ortodoxo, ou seja, o "segredinho" para se fazer isso é meter tudo numa solução química que corroa o aço da tige (o que não é difícil) e não corroa a coroa. Sendo a coroa de metal nobre, como é o caso, deve dar certo. Mete tudo dentro do famoso hipoclorito de sódio, vulgo cândida concentrada, que ela vai detonar a tige, vai corroer tanto que vai virar um pó de ferrugem, enquanto a coroa, que é de ouro, nada vai sofrer.

Mas não pode não funcionar tão bem em coroas de aço inox. Mesmo sendo inox, o hipoclorito pode atacar ela.

A tempo: não significa que eu recomende o tal método.

Abraços!

Adriano

Paulistano

kkkkkk....a gente joga a isca e o "segredinho" sai...kkkkkkk
é isso mesmo.
na verdade isso é uma coroa de citizen, de latão, e usei-a somente para ilustrar o tópico.
a questão da utilização de "cândida" para dissolver a tige funciona perfeitamente.
a única coisa que não pode ser feito é utilizar tal método em coroas retráteis, tipo rolex, pois a mola interna da coroa vai ser dissolvida também.
este método pode ser usado na platina, mas para isso ela deve estar totalmente isenta de peças, pois caso contrário vai tudo para o brejo.
em platinas como omegas (vintages principalmente), por exemplo, não existe problema. a solução vai dissolver o parafuso totalmente, mantendo íntegra a platina.
enfim, fico feliz que o mestre Adriano também conheça este método, digamos, heterodoxo.
há se ter cuidado com as ferramentas, pois elas. também, dissolvem.
quanto a furar o centro da tige ou mesmo de um parafuso quebrado, eu não recomendo...a minha experiência não é das melhores. mesmo profissionais experientes podem errar a mão e deixar a broca escapar do centro, arranhando a platina etc....ou mesmo danificando-a seriamente.
de qualquer forma, a menos que você seja um profissional experiente, desaconselho utilizá-los. leve seu relógio a um relojoeiro.
abraços.
segue uma foto do processo se iniciando:

Alberto Ferreira

;D

Isca?  Que nada...   ::)

Foi por isso que eu só coloquei o "anzol"...
E sugeri que você colocasse a "minhoca"...

Afinal...
Segredinhos não são segredo, né?
;)  :D

Abraços,
Alberto

PS:
Eu acho muito legal, estas soluções que nós engenheiros chamamos, eufemisticamente, de "soluções expeditas", para dar um nome bonito à "gambiarra"...
;)  8)

Só que, como está sendo feito, tem mesmo que sempre que dar os "DO IT" e também os "DON'T DO IT",...
Se não...
...pode dar zebra.  :)

Abraços,
Alberto

Paulistano

é mestre Alberto...
só que o "peixe" aqui não ia revelar este segredo...kkkk
ainda bem que o linguarudo do mestre Adriano o fez.
ia só postar as fotos.
fico feliz que isso esteja sendo uma aula para os membros.
grande abraço.

PS: alguém tem mais segredinhos? EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO!

Adriano

Eu passo cerca de 4 a 5 vezes mais tempo em contato direto com relojoeiros do que passo com minha família e noiva, por isso acho que conheço todos os segredinhos, ou pelo menos, já ouvi falar deles.

O problema é que há uma linha extremamente fina entre o segredinho e a gambiarra. Existem até coisas inusitadas que são soluções muito profissionais, como o famoso cocô de cupim. Vou citar alguns "segredos" de cabeça, que são recomendáveis:

- cheque constantemente o estado de sua pinça. As pinças são duas mãos. Mãos tortas não conseguem segurar direito nenhum objeto. Por isso cheque para ver se a ponta está direita e principamente com as faces internas paralelas.

- aquela pinça que aparece no desmonte do Seiko 7016 é uma pinça baleada, para uso pesado. Mas preciso de uma ponta relativamente fina. Mas pontas finas entortam facilmente e não combinam com trabalho mais grosseiro. O que fazer? Tempere a ponta da pinça: esquente num maçarico até ela fica incandescente e esfrie rapidamente em um óleo. A ponta deixará de ser ductil para ser elástica e dura.

- pegue uma lixa fina de papel, morda ela com sua pinça e corra a pinça para o lado. Faça com os dois lados da pinça. Desse modo, manterá a regularidade e paralelismo entre as faces internas e criará ranhuras que ajudam no "grip" da pinça, especialmente evitando que peças espirrem para dentro ou para fora da pinça.

- um dos dramas do relojoeiro é trocar uma coroa quando a presente não é original e a não se tem uma tige nova. Resultado? O comprimento da tige pode ser inadequado para a coroa nova. Se for longa demais, sem problema, corta-se a tige, mas se ela for curta, não dá muito certo simplesmente deixar de rosqueá-la até o fim, mesmo usando trava rosca. Para isso, precisa usar um batente no fundo da rosca. O cocô de cupim é uma minúscula bolinha de madeira muito densa e é usada para isso. Ela é colocada no fundo da rosca da coroa e serve de batente para a tige, quando ela está curta e não se tem outra.

- não é bem um segredo do relojoeiro, mas de fabricação: a famosa gaxeta Aquadura da Mido é de cortiça. Até aí muita gente sabe. Mas ela é impregnada, como se fosse embebida, em sebo de carneiro. Sim, não é um lubricante sintético, mas sebo de carneiro. Se o carneiro é suíço ou não, não sei. Mas que é de carneiro é. O que inclusive confere à gaxeta um odor peculiar.

Agora, segredos que são gambiarras e que não são métodos profissionais de reparo:

- quando uma roda ou o balanço está com um jogo axial (endshake) muito reduzido, por má adaptação de eixo ou algo assim, faz-se um troço chamado de "unha de gato": faz-se riscos bem fundos na parte de baixo da ponte, de modo a criar rebarbas. Essas rebarbas interferem na altura de montagem da ponte e faz ela ficar mais alta, e assim, aumentando o endshake. Isso é serviço absurdamente porco. Ah, e pode-se limar a parte de baixo da ponte quando a folga é excessiva... O problema isso é que, na hora que o relógio vai passar por uma revisão séria, todas essas peças são condenadas, pois ao se usar peças originais e corretas, vai dar tudo errado. Pior que a gambiarra, é a gambiarra que não tem volta.

- um clássico dos melhores ajustadores: o relógio antigo, de balanço rebitado ou parafusado, continua atrasando mesmo depois de revisado e com o regulador passando para fora da escala? Fácil! Arranque uns rebites ou parafusos. O balanço fica "levinho" e a marcha acelera....

- não tem a bateria da altura correta para o mecanismo? Só tem mais baixa? Não tem problema. Use um calço! Aí vale de tudo: bolinha de durex, toquinho de palito de dente, pedacinho de câmara de pneu...

- aliás, o durex me lembra de um Speedmaster Reduced que fui orçar, e ao abrir, encontrei a alavanca do hack grudada na parte de dentro da tampa de fundo com um durex. Relojoeiro honesto, pelo menos: já que a peça sobrou da revisão, ele devolveu para o cliente...

- ah, métodos de fixação de mostrador também há vários: bolinha de durex, rodico...

- contatos de bateria feitos de latinha de cerveja de alumínio artesanalmente cortados com estilete na forma do contato original, é um clássico também.

Abraços!

Adriano

Paulistano

AGORA SIM........ESTAMOS ENGRENANDO.....

VAMOS LÁ GALERA....ABRAM O BOCÃO!

Adriano, perfeitas as dicas da pinça.

quanto ao cocô de cupim, confesso que já fiz algo semelhante com uma microesfera de vidro...deu certo.

quanto a fazer ranhuras embaixo das pontes, para aumentar a folga axial, eu já vi neguinho colocar folha finíssima de alumínio entre a ponte e a platina....e também já vi um grande proffissional pivotador fazer essas ranhuras, para não ter que mexer no eixo que ele mesmo fez.....quase dei na cara dele....!!!

enfim, bacana a participação.

abraços.

Adriano

Ah, ainda sobre pinças: acho muito recomendável ter uma pinça de latão, para manipular peças mais delicadas e ponteiros. Existem umas pinças modernas com ponta de nylon ou madeira, mas honestamente, acho muita firula. Principalmente porque elas não são comodas e seu equilibrio e maneira de manuseio muda muito se comparado com a pinça comum. Mesmo o relojoeiro mais experiente precisa aprender a usar essas pinças.

A velha e boa pinça de latão não, tem o mesmo equilíbrio, pega, e tudo mais que a pinça convencional. Ela só é mais pesada.

Outra dica: não tem grana para comprar um colocador de ponteiros? Mas consegue pelo menos os palitinhos de laranjeira? Então faça colocadores de ponteiros com eles, fazendo vários com furos de diferentes diâmetros para diferentes ponteiros. Aliás, eu tenho um jogo da Horotec, mas para ponteiros de horas, só uso um palitinho de laranjeira devidamente calibrado.

Abraços!

Adriano

edulpj

Citação de: Alberto Ferreira online 19 Junho 2012 às 19:35:31
..................................
Eu acho muito legal, estas soluções que nós engenheiros chamamos, eufemisticamente, de "soluções expeditas", para dar um nome bonito à "gambiarra"...
;)  8)
...............................
Abraços,
Alberto

Soluções Expeditas.... Puts... Eu sempre chamei gambiarra de ADAPTAÇÃO TÉCNICA...

Alberto Ferreira

;D

Também...  ::)    Também pode ser...

Embora muitas nada tenham de técnica, apenas expeditas mesmo.  ;)  :D

Jansen

Nossa... muito bom este topico. Parabens aos colegas!

Gostaria de pedir a atencao que na medida do possivel postem fotos para ilustrar, pois leigos como eu temos dificuldades de "imaginar" do que se trata.
pior ainda quando nao tenho ideia de uma peca em particular e fico encabulado de perguntar...

abs
Jansen
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

Lourival

Citação de: Adriano online 19 Junho 2012 às 19:49:18
Para isso, precisa usar um batente no fundo da rosca. O cocô de cupim é uma minúscula bolinha de madeira muito densa e é usada para isso. Ela é colocada no fundo da rosca da coroa e serve de batente para a tige, quando ela está curta e não se tem outra.
Entre vocês profissionais, tudo bem .... mas e pra galera leiga aqui do forum ??? ??? ??? ???
O que diabos é COCÔ DE CUPIM ???

Adriano

Como eu posso explicar?

Cocô de cupim é.... é...  cocô... de cupim! Apesar do nome remeter à uma coisa asquerosa, as fezes do cupim nada mais são que celulose bem concentrada.

O cupim come a madeira, digere os nutrientes e o que sobra é uma bolinha de madeira, às vezes com uma espécie de âmbar concentrado.

Não tenho foto aqui, mas se jogar "cocô de cupim" no google imagens, vai aparecer.

Abraços!

Adriano