Menu principal

Adaptando um movimento mecânico em um relógio Quartz

Iniciado por Dalll, 24 Junho 2012 às 01:27:55

tópico anterior - próximo tópico

Dalll

Boa noite pessoal, tudo bem ?

Hoje usei este relógio, um Technos Riviera, pelo qual tenho um carinho especial, principalmente após o trato que dei nele... pulseira, vidro, etc...  além de ser todo prata.

Em certo momento do dia, olhando para ele (sim ! tenho esta mania, olhar o relógio no meu próprio pulso !), fiquei com uma dúvida:
será que é possível a adaptação de um movimento automático/mecânico  neste relógio ?

Alguém já tentou fazer a adaptação de um movimento automático/mecânico em um relógio que, originalmente era Quartz ?

Observando a caixa de perfil, em conjunto com a tampa do fundo, tenho a impressão que é um pouco "baixa", quando comparada aos automáticos que tenho, onde o conjunto caixa+fundo, parecem ser mais altos.

Alguém tem uma dica de movimento que possa ser adaptado ?

Paulo Sergio

Olá amigo...
Se me permite, seu relógio é muito bonito!!!
Creio que ele deva continuar assim, com seu "coração original"!!!  ;) ;) ;)
É uma bela peça em uma coleção!!!
Quanto ao seu questionamento, não me recordo de um relógio que tivesse as características de "construção" que abarcasse os dois tipos de mecanismo, digamos assim, sem que alterações tivessem que ser feitas para esse tipo de troca!!!
No mais, creio que seria um "baita Franck"!!!  ;D ;D ;D
Se não estiver "viajando na maionese", um dos amigos do Fórum teve uma experiência dessas, de troca de um mecanismo a quartzo por um mecânico, mas creio que foi narrada ainda no tempo das "páginas amarelas"!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Marco

Olá pessoal! :D

Seu relógio é realmente muito bonito, um desperdício no meu ponto de vista mudá-lo.

Quanto ao sua dúvida: sim é possível, se caso seu objetivo seja o de "franksterizar" >:( >:( :o :o o coitadinho... :'( :'(.

Só para simplificar:
1- Teria que primeiramente conhecer o diâmetro e altura da caixa, para partir na escolha do movimento (diametro e altura coincidentes).

2- Ter em mente que se fosse usar o mesmo mostrador, este possui uma janela de data (pelo que pude observar é de lente, correto?) e que partindo deste ponto não poderia ser uma máquina de menor diâmetro, teria que haver coincidência na janela de data.

3- Se não houvesse data, só hora, minuto, segundo até poderia ser uma máquina menor com o respectivo espaçador.

4- Existe também os chamados pezinhos (feet) do mostrador que se prendem ao movimento (sejam quartz ou mecânicos) que nem todos adaptam em qualquer lugar entre um movimento ou mostrador entre si, há posições diferentes entre máquina e mostrador (quando não próprios ao fim que se destinam, melhor falando).

5- Se existe alguma inscrição no mostrador (mesmo diminuta) Quartz, aí ta loco so...(mostrador quartz e máquina mecânica... Chiiii... :o :o >:(

Obs: Daria muita dor de cabeça, e perderia a beleza do mesmo. Mas seria possível sim, mas não para essa beleza ai.

Também sou possuidor de Technos  :) :) :D :D(quartz: com dupla janela e fases da lua, calendário completo, mecânicos: esqueleto de pulso e bolso) e gosto muito da marca. :D :D

Um Abraço
Marco :D

Adriano

É quase impossível, salvo em raros casos, como quando um mecanismo quartzo e outro automático são projetados para compartilharem as mesmas caixa. É o caso dos Seiko 6309 e 7549, que são totalmente compatíveis em tudo. Até a tige é a mesma.

Caso contrário, para fazer tal alteração, diâmetro, altura, posição dos pés do mostrador, diâmetro dos pés do mostrador, posição das bridas de encaixe, posição da janela de calendário, diâmetro de todos os eixos dos ponteiros, posição relativa da tige com a caixa, diâmetro da tige.... e mais alguns outros detalhes. Tudo isso precisa bater ou exige tanta adaptação que inviabiliza qualquer tentativa.

Abraços!

Adriano

ogum777

Citação de: Adriano online 24 Junho 2012 às 16:48:48
É quase impossível, salvo em raros casos, como quando um mecanismo quartzo e outro automático são projetados para compartilharem as mesmas caixa. É o caso dos Seiko 6309 e 7549, que são totalmente compatíveis em tudo. Até a tige é a mesma.

Caso contrário, para fazer tal alteração, diâmetro, altura, posição dos pés do mostrador, diâmetro dos pés do mostrador, posição das bridas de encaixe, posição da janela de calendário, diâmetro de todos os eixos dos ponteiros, posição relativa da tige com a caixa, diâmetro da tige.... e mais alguns outros detalhes. Tudo isso precisa bater ou exige tanta adaptação que inviabiliza qualquer tentativa.

Abraços!

Adriano

adriano, abusando seus conhecimentos, dado isso que vc cita, tb seria quase impossível usar movimentos diferentes, mesmo que mecânicos, como colocar um movimento citizen numa caixa seiko ou movimento seiko numa caixa orient?

Adriano

Não. O que eu disse vale para qualquer troca de mecanismo. Se o mecanismo não compartilha da mesma base, sua troca é muito difícil. Para colocar, por exemplo, um mecanismo Seiko 7006 em um Seiko que originalmente usava calibre 6119, a dificuldade é quase a mesma. Colocar um ETA 2824 num relógio que usa ETA 2892, mesma coisa.

Abraços!

Adriano

FALCO

Citação de: Adriano online 24 Junho 2012 às 16:48:48É quase impossível, salvo em raros casos, como quando um mecanismo quartzo e outro automático são projetados para compartilharem as mesmas caixa. É o caso dos Seiko 6309 e 7549, que são totalmente compatíveis em tudo. Até a tige é a mesma.
...

6309-7040 + 7548 =

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

Salve!

Falco,...
Pelas minhas contas deu 6817...

É isso mesmo?   ::)
:D

Abraços!
Alberto
8)

Alberto Ferreira

Pessoal,
Eu concordo com o que está sendo dito, a transformação quartzo em mecânico é mesmo complicada, específica e quase nunca razoável em termos de "custos" (financeiros ou não).

Mas,...
O sujeito que fez a tal transformação citada pelo amigo Paulo Sergio fui eu!  ;)  :D

Já faz tempo... E teve uma história interessante...

Vejam...
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=409.0

Abraços!
Alberto
8)

Paulo Sergio

Valeu amigo Alberto!!!  ;) ;) ;)
Lembrei do fato, não do autor... desculpe!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

PS: o seu ficou com a inscrição "quartz" no mostrador, certo?
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Salve, amigo Paulo Sergio!

Pois é... 
Mas faz tempo mesmo...
E eu contei esta história pela primeira vez, nos "albores" do FRM, lá nas páginas amarelas mesmo...

Sim!
O mostrador é o original.
Como eu disse, ele "mente", mas eu sei a verdade.  ;)  :D

Um abração!
Alberto

Dalll

Pessoal, boa noite.

Obrigado pelas repostas.  Por isso que gosto deste fórum, pois as respostas são muito bem fundamentadas !!!

Abs!!!

Jmm

Tenho uma história igual a essa do Alberto.

Numa sucata de relógios que comprei veio uma caixa de um Mido feminino bem bacana, toda conservada, só a coroa não é original, e a máquina a quartz parada. Minha esposa gostou do relógio e pediu pra que mandasse arrumar pra ela. Com isso lembrei de um Eska (máquina a corda, revisada) que ela não gosta e resolvi ver se dava certo o transplante. A máquina coube certinho, altura exata, o mostrador encaixou também, fiquei até surpreso. o problema para concluir a montagem foi a tige. A caixa do Mido é oval e a tige devia ser maior. Como não tenho boas ferramentas e nenhum material levei ao relojoeiro pra concluir a montagem com um alongador.
Agora tenho, ou melhor, minha esposa tem, um relógio que mente pra ela. No mostrador está a inscrição QUARTZ mas tem uma "bela" máquina lá dentro.