Menu principal

Duelo de SEIKOS: KS x GS

Iniciado por murilolsd, 28 Junho 2012 às 21:40:32

tópico anterior - próximo tópico

murilolsd

Olá, pessoal!
Tenho este King Seiko que já apresentei para vocês:

Gostaria de saber qual a diferença entre os King Seiko (KS) e os Grand Seiko (GS).
Hoje, salvo engano, a Seiko só fabrica os GS (http://www.grand-seiko.com/).
Os GS vieram para substituir a linha KS?
Quando, como e por que?
Eram equivalentes em qualidade de acabamento e, principalmente, na qualidade de mecanismo?
Abraço!
Murilo

Adriano

O top é o GS, o KS vem abaixo. Os mecanismos são diferentes, os melhores sempre foram os dos GS. O padrão geral do relógio é superior também. Um não é substituto do outro; são contemporâneos. Os padrões de precisão são superiores nos GS também. E dentro dos GS, existiam 3 padrões de qualidade: padrão, Special e VFA. Este ano a Seiko relançou o Special... um absurdo de precisão.

Abraços!

Adriano

Filipeandrade

Ainda vou ter um GS.

O espaço dele já está reservado.

Adimiro tb os KS.

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

murilolsd

Citação de: Adriano online 28 Junho 2012 às 23:10:31
O top é o GS, o KS vem abaixo. Os mecanismos são diferentes, os melhores sempre foram os dos GS. O padrão geral do relógio é superior também. Um não é substituto do outro; são contemporâneos. Os padrões de precisão são superiores nos GS também. E dentro dos GS, existiam 3 padrões de qualidade: padrão, Special e VFA. Este ano a Seiko relançou o Special... um absurdo de precisão.

Abraços!

Adriano

Obrigado, Adriano! :)
Eu acreditava que os KS haviam entrado em linha um pouco antes dos GS, que eles teriam ficado um tempo juntos e que acabaram substituídos por estes naturalmente.
Mas acreditava também que os melhores KS (COSC) se equivaleriam aos GS. :-\
Os mecanismos, em termos de projeto e material, eram bastante diferentes?
O que a Seiko fabrica hoje que se equivaleria aos KS em qualidade (principalmente de mecanismo)?
Abraço!
Murilo

Adriano

Realmente Murilo, a coisa não é tão simples. Existem diferentes níveis que KS. Tem os certificados oficialmente.

A qualidade de materiais não muda, todos eles são top. Os ajustes é que mudam. Um GS passa por mais processos e é certificado internamente com uma tolerância mais estrita.

Os GS são mais refinados num geral, acabamento, etc. No que tange os mecanismos, as famílias mais "top" só eram usadas pelos GS. Exemplo: os 61xx, 44xx, 56xx. Os únicos compartilhados entre o GS e KS eram os 45xx, como é o caso do seu. Mas não eram os mesmos mecanismos. O KS é 4502, com e sem certificado, o GS é 4520 e 4522 na versão standard e um 4520 com certificado astronômico e até um 4580 na versão VFA.

Então em regra geral os GS vêm acima dos KS, mas tem KS tão "tunado" que é melhor que alguns GS, especialmente os últimos GS vintage com calibre 56xx, que eu acho menos aprimorados. Por exemplo, acho melhor um KS calibre 45xx do que um GS calibre 56xx. Por isso o troço é todo muito estranho.

Agora, sobre os GS modernos, acho-os tão ou mais aprimorados que os antigos GS. São muito, muito bem feitos, impecáveis, e com contrução moderna especialmente nos braceletes. Tudo montado e polido à mão...

O padrão de precisão dos GS padrão já é mais alto que o COSC, o dos novos GS Special então, é um dos padrões de precisão mais altos de qualquer fabricante do mundo para relógios de linha.

Abraços!

Adriano

murilolsd

Gostaria de saber mais sobre os GS/KS.
Você teria alguma sugestão de literatura (física ou virtual)?
Abraço!
Murilo

Adriano

Sim! Acabei de achar este link, que por alguns anos ficou desaparecido da net. Texto do Seya Kobayashi. Ainda bem que recuperaram ele!

http://www32.ocn.ne.jp/~kseiya/gs/

Abraços!

Adriano

murilolsd

Forte abraço!
Murilo

RicardoRamos

Lindão esse King Seiko, Murilo parabéns pelo belo relógio!

Abraço.

Ricardo R...

murilolsd

Citação de: RicardoRamos online 02 Julho 2012 às 20:32:51
Lindão esse King Seiko, Murilo parabéns pelo belo relógio!

Abraço.

Ricardo R...

Obrigado, Ricardo!
Estes GS/KS são fascinantes. :o
Abraço!
Murilo

Cigano

Lindão mesmo esse KS caro Murilo, esse movimento é daqueles que ficar olhando para ele trabalhar por horas, se eu fico assim em um 6119, imagine um destes!!

E por falar em GS...

Esse é o modelo SBGM029, versão de comemorando o 10º aniversário do GS GMT!

Fonte: [***]
Abraços,
Cigano!

BigPaul

Citação de: murilo online 28 Junho 2012 às 21:40:32
Olá, pessoal!
Tenho este King Seiko que já apresentei para vocês:

Murilo

Só de olhar esta foto da para ver que esta maquina é bem acabada, muito bonita ate fiquei com vontade agora de possuir um KS ou GS

acho que vou começar a amadurecer a ideia  :D

Paul

Pandolfi

Citação de: Cigano online 07 Julho 2012 às 01:45:11
Lindão mesmo esse KS caro Murilo, esse movimento é daqueles que ficar olhando para ele trabalhar por horas, se eu fico assim em um 6119, imagine um destes!!
E por falar em GS...

Esse é o modelo SBGM029, versão de comemorando o 10º aniversário do GS GMT!
Cigano, tens idéia aproximada do preço deste Seiko GS? E do KS anterior?
Pandolfi

Adriano

O GS GMT sem ser o comemorativo custa 472.500 iênes, ou US$ 6.000,00, de acordo com o catálogo japonês 2012 que tenho aqui. Ganhei do Seya quando comprei o fecho do GS dele.

Abraços!

Adriano