Menu principal

[Desmonte/Revisão] Seiko 6119C (1º da Era Pandolfi)

Iniciado por Cigano, 15 Julho 2012 às 16:50:51

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Olá caros amigos hoje estou postando um dos desmontes que fiz durante a minha ausência do fórum, trata-se de um Seiko 6119 revisão C, que foi me enviado pelo caro Pandolfi.

Então vamos as fotos!! ;)

Alinhando os ponteiros e retirando os mesmos.

Removendo a massa oscilante para facilitar o trabalho de retirar o mostrador.

Removido o mostrador.

Agora começando o desmonte.
Balanço e módulo automático removidos.

Âncora e sua ponte, e roda de carga do tambor de corda removidas.

Mola do clique da roda de carga e ponte de rodas removidos.

Rodagem removidas, ainda com roda de centro, para remover, teremos que desmontar o calendário, e remover a chaussé!!

Agora desmontando o lado do calendário, "C" RING e disco semanal removidos.

Ponte do calendário, disco do mês removida e roda de horas, removidas.

Removidas a Chaussé, mola clique do calendário, roda intermediaria do calendário e impulsionador do calendário pela corôa.

Com a roda central e sua ponte remvida, a plantina está praticamente desnuda.

Bom pessoal,  agora vem o resultado, depois de limpo e montado em 2 vídeos.

Vídeo 01

Vídeo 02

Aí está caros colegas, quero agradecer a todos os colegas que vem me dando o apoio, e nem vou citar nomes, pois como a lista está grande, vai que esqueço de algum, ou falta espaço atingindo o limite máximo de carácteres da postagem ;D ;D ;D...
Mais claro, ao amigo Pandolfi pela bela oportunidade que me deu para conhecer mais esse calibre fantástico que é o Seiko 6119 !!

Espero que gostem, levando-se em consideração que ainda sou aprendiz nesse ofício, então, criticas e sugestões serão muito bem vindas. :D 8)

Muito obrigado a todos desde já pelas visitsa e comentários!! ;)

Tenham uma ótima semana... e até o próximo... que já está na agulha !! ::)
Abraços,
Cigano!

Meneghetti

8) 8) 8) Muito bom amigo e aluno já chegou chegando  8) 8) então mais um relogio  pra coleção revisado por voce mesmo  8) 8)
Parabéns  8) 8)
Abraços  8)
Meneghetti  8) 8)

Filipeandrade

Muito legal Cigano!

Continue assim caro amigo.

Gostei do video!

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Cigano

Citação de: MENEGHETTI online 15 Julho 2012 às 17:11:11
8) 8) 8) Muito bom amigo e aluno já chegou chegando  8) 8) então mais um relogio  pra coleção revisado por voce mesmo  8) 8)
Parabéns  8) 8)
Abraços  8)
Meneghetti  8) 8)

Muito obrigado mestre Meneghetti, viu o monstro que tu e os colegas do fórum criaram... ;D ;D ;D ;D
É muito gratificante usar um relógio revisado por você mesmo, sei que você sabe muito bem como é isso!!

Obrigado e até o próximo, tenha uma ótima semana!! ;)

Citação de: Filipeandrade online 15 Julho 2012 às 17:22:49
Muito legal Cigano!

Continue assim caro amigo.

Gostei do video!

Abraços

Olá caro Filipe, muito obrigado pelo comentário e apoio, e até o próximo...
Tenha uma ótima semana!! :D 8)
Abraços,
Cigano!

Duarte

Parabens amigo... um dia chego lá rsrsrsrsrsrsrsr

Duarte.

Cigano

Citação de: Duarte online 15 Julho 2012 às 17:45:57
Parabens amigo... um dia chego lá rsrsrsrsrsrsrsr

Duarte.

Muito obrigado caro Duarte, opa espero se interesse em desmontar também, pois é muito bacana....
Até o próximo e obrigado por comentar!!

Tenha um ótima semana!! ;)
Abraços,
Cigano!

murilolsd

Parabéns, Cigano!
É assim que nós gostamos: com a mão na massa! :)
Abraço,
Murilo

Jefferson

Cigano, parabéns por mais esse belo post meu caro!

Sugestão: vá fazendo fotos com os Seikos enviados pelo Pandolfi na medida em que forem ficando prontos, acrescentando a cada foto o último a ser revisado.

Assim vamos acompanhar a evolução daquele belo lote.  8)  ;)

Abraço,

Jefferson

Lourival

Rapaz, eu já estava com saudade das suas revisões! ;)
Parabéns mesmo! Já estou com um 6119 na alça de mira para revisar ... vou gravar suas fotos pra referência ... assim que eu conseguir montar o raio do balanço do 7009 >:( >:( >:( >:(
Desmontei e montei o danado todo ... agora, o que estou apanhando pra colocar o balanço não está escrito :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ o raio da elipse não encaixa nem por decreto na boca da âncora  >:( >:( >:(
Abração e bom retorno!
Lourival

Alberto Ferreira

Salve!

Muito bom, nós podermos acompanhar os progessos do Cigano.

Parabéns, amigo, e grato por nos mostrar os seus avanços!  8)

Abraços!
Alberto

Pandolfi

Parabéns, Cigano, valeu a pena...
Abração.
Pandolfi

Cigano

Citação de: murilo online 15 Julho 2012 às 21:35:17
Parabéns, Cigano!
É assim que nós gostamos: com a mão na massa! :)
Abraço,
Murilo

Hehehe Muito obrigado caro Murilo, de vez em quando sai alguma coisa... ;D

Obrigado por comentar!!

Até logo!!

Citação de: Jefferson online 15 Julho 2012 às 21:42:15
Cigano, parabéns por mais esse belo post meu caro!

Sugestão: vá fazendo fotos com os Seikos enviados pelo Pandolfi na medida em que forem ficando prontos, acrescentando a cada foto o último a ser revisado.

Assim vamos acompanhar a evolução daquele belo lote.  8)  ;)

Abraço,

Jefferson

Muito obrigado caro Jefferson, e sua idéia é muito bacana, e juto que irei tentar, pois eu faço meio que aleatoriamente...
Vou dar uma olhadinha em cada um deles, enumerar e organizar uma sequência, e também seria legal eu por a foto do tipo, "Esse Será O Próximo"

Obrigado por comentar, e até logo caro Jefferson..

PS: Falando em desmontes, caro Jefferson, eu ainda queria ver um desmonte teu, nem que seja de uma sucatinha, pois sei que tu gostaria, e também sinto que leva jeito para coisa.

Citação de: Alberto Ferreira online 16 Julho 2012 às 09:50:06
Salve!

Muito bom, nós podermos acompanhar os progessos do Cigano.

Parabéns, amigo, e grato por nos mostrar os seus avanços!  8)

Abraços!
Alberto

Salve!

Eu que fico grato pelas suas palavras caro Alberto, pois graças a vocês aprendi e estou apendendo muito... e ainda há uma fase que tenho que treinar, os antichoques, isso está na minha cabeça, com a mesma preocupação de uma prova de vestibular...rsrrs Ou seja tenho que estudar muito ainda... E aqui é o ótimo caminho !

Agradeço pelo seu comentário e até logo!!

Citação de: Pandolfi online 16 Julho 2012 às 10:52:02
Parabéns, Cigano, valeu a pena...
Abração.
Pandolfi

Muito obrigado caro Pandolfi, espero que sim, eu só tenho a lhe agradecer pela oportunidade que você me deu de aprender ainda mais sobre este belo movimento e das variações de modelo que o leva.

Fico grato pelo seu comentário e até logo!!

PS: Tenho um outro desmonte, mais ão é Seiko, estou meio corrido, assim que possível eu postarei, mais é japonês !! ;) ;D

Tenham uma ótima semana pessoal !! 8)
Abraços,
Cigano!

Cigano

Citação de: Lourival online 16 Julho 2012 às 08:53:01
Rapaz, eu já estava com saudade das suas revisões! ;)
Parabéns mesmo! Já estou com um 6119 na alça de mira para revisar ... vou gravar suas fotos pra referência ... assim que eu conseguir montar o raio do balanço do 7009 >:( >:( >:( >:(
Desmontei e montei o danado todo ... agora, o que estou apanhando pra colocar o balanço não está escrito :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ o raio da elipse não encaixa nem por decreto na boca da âncora  >:( >:( >:(
Abração e bom retorno!
Lourival

Muito obrigado caro Lourival, eu gosto de ver seus desmontes também, pois você é bem organizado, é um ótimo indício que tem jeito para esse ofício, para mim faço mais como uma parte avançada do hobby !!
Mais quem sabe um dia, chegar a 1% dos caros Adriano, Mauro, Wilson e Carregalo, tendo 1% de cada, já dá para ser um bom relojoeiro, não ?? :D

Caso precise de alguma dica sobre 6119, pode perguntar, se eu não souber, eu consulto os "universitários"  ;D ;)

Sim o balanço do 7009, é praticamente o mesmo do 4694X da Orient, que na minha vaga experiência, acho mais "xarope" de voltar no lugar que os da Seiko, agora que ver um movimento muito fácil mesmo, no quesito "japas" para revisar, é o Citizen 8200... Muito bacana, O calendário assusta no inicio pois parece que tem muitas peças que vão pular fora, que nada as molas são praticamente todas aparafusadas.

Para encaixar os balanço do 4694X, eu coloco ele semi solto no lugar, e vou girando com muito cuidado o aro do balanço, uma hora ele começa a funcionar, dê um pouco de corda no movimento com a fenda, umas 3 voltinhas está bom, só para ter a certeza, pois quando encaixar o balanço, irá funcionar..

Não deve ser a maneira mais correta, mais faço assim, e nunca danifiquei nada!! 8)

Obrigado por comentar, e até logo!! ;)
Abraços,
Cigano!

Lourival

Citação de: Cigano online 17 Julho 2012 às 12:23:14
Para encaixar os balanço do 4694X, eu coloco ele semi solto no lugar, e vou girando com muito cuidado o aro do balanço, uma hora ele começa a funcionar, dê um pouco de corda no movimento com a fenda, umas 3 voltinhas está bom, só para ter a certeza, pois quando encaixar o balanço, irá funcionar..
Pois é rapaz, já desmontei e montei trocentos relógios de bolso e nunca apanhei tanto de um balanço como estou apanhando deste do Seiko 7009! :P
Sempre dou um tiquinho de corda com a chave de fenda ... quando o troço encaixa é muito bacana ... começa a funcionar instantaneamente!
Agora, este Seiko está me tirando do sério! >:( >:( >:(
Uma hora acerto! ;)
Vou tentar desse jeito que você explicou ... vamos ver se consigo.
Abração
Lourival