Menu principal

seiko monster: resistência a choques

Iniciado por ogum777, 09 Agosto 2012 às 20:51:42

tópico anterior - próximo tópico

ogum777

olás!

desculpem se abro um tópico desnecessário, procurei e não achei muita coisa. alguém sabe dizer qual a resistência a choque, impacto, de um seiko monster?

a norma iso 6245 fala do impacto de um martelo de borracha de 3 kg a 4,43 mts/s.

mas anteontem eu tomei um tombaço de bicicleta. meu monster foi com todo o meu peso pro chão, tanto que arranhou a guarda de cima no asfalto. e o danado continua funcionando certinho, manteve carga da corda, não atrasou ou adiantou em relação `marcha que ele sempre teve.

pra terem ideia do tombo, rasgou a calça que usava e o joelho esquerdo tá inchado pra dedéu. estou na base dos anti-inflamatórios e só hoje consegui dobrar a perna como se deve.

claro que ele tem a resistência ditada pela norma iso. mas acho que vai muito além dela.

sinceramente fiquei impressionado com a resistência do mostrengo. fiquei mesmo. pqp!

uma hora levo em alguém pra dar uma polidinha nesses riscos, mas me tornei mais fã desse monstrinho. só faltava o 7s26 ter uma variação menor, né?

rtakami

Ogum777 posta uma foto dos machucados; Do monster né!

michelim

Caro ogum, eu acho que você deu sorte,
O seu braço pode ter amortecido, e ao invés do relógio ter batido, ele foi esmerilhado no asfalto, o que é bem diferente.

Poste fotos do relojão!
mich
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é...

E nem sei se é uma questão de "enquadrar" naquela norma, ou melhor, não sei se ela se aplica neste caso...
Portanto, aqui, eu deixo a questão para comentários mais qualificados.

Mas,...
Aí vão alguns comentários da minha visão mecânica da coisa.

- Nas diversas situações e condições da chamada "vida real" os impactos em geral são transmitidos, absorvidos, "refletidos", etc de formas bem diferentes em cada caso.
Uma pequena mudança no ângulo, um elemento que absorva (o braço, por exemplo) pode orientar os esforços de forma totalmente diferente.
Ou seja, na prática pode quebrar algo aqui e não fazer nada ali...

- É literalmente impossível, numa situação como a descrita (um tombo) saber com que intensidade (e por onde - fisicamente falando) os esforços foram distribuídos no interior do movimento.

E daí como prever os seus efeitos de maneira concreta?  ::)

Abraços!
Alberto

Pandolfi

ogum, sorte que ralou bastante só o joelho, né?, o relógio sofreu só arranhões...
Essas expressões parecem aquela do assassinato do Lincoln por um ator desempregado dentro do Teatro.
Quando o Presidente estava sendo socorrido, um repórter lhe perguntou:
- Então Sr. Presidente, apesar de tudo, o que o Sr. achou da peça?
Grande abraço e bom dias dos pais.
Pandolfi

Adriano

Sim, o teste é feito de maneira totalmente controlada. Sabe-se exatamente os esforços impressos sobre o relógio, enquanto na vida real, é tudo muitp imprevisível. Atribuo mais à sorte.

Refaço aquela analogia do acidente de carro: tem gente que morre num acidentw a 40 km/h enquanto outros saem andando de um acidente a 200 km/h. Tem quem cai de uma cadeira e morre e tem quem cai do 5° andar do prédio e quebra o pulso.

Abraços!

Adriano

ogum777

buenas, assim que eu resolver esse problema de transferir fotos pro computador, eu posto.

pois é, é justamente por saber que há diferenças entre o mundo real e os laboratórios, que eu procuro mais dados.

o meu joelho tá bem roxo, ainda tá inchado, não foi só um ralado, foi uma bela pancada. claro, que o próprio movimento do braço solto evitou um choque ainda mais forte do relógio no chão. machuquei a mão, abriu um buraco na luva também, a fita do guidão, no lado esquerdo, ralou até o guidão.

o monstrinho laranja sofreu sim uma esmerlilhadinha na parte superior da guarda superior da guarda superior e na parte externa do bezel, entre as marcas de 1 e 4 minutos. na pulseira tb tem marcas.

o interessante é que a existência da guarda impediu que o bezel girasse - ele não travou numa posição, apenas não foi tocado de forma a girar. num mergulho essas guardas realmente protegem o bezel dum giro indesejável no caso de um esbarrão. são realmente funcionais, e não apenas um detalhe estético. gostei.

bom, uma polida e essas marcas vão desaparecer. mas eu fiquei muito mais fã desse modelo do que antes. pqp!

a título de mera especulação acho que com um movimento mais acuradinho, safira e estanqueidade pra uns 300 mts ou mais, e esse reloginho  iria virar um dos grandes ícones dos pro divers.

vou ver se acho relatos de doidos que acabaram por submeter seus monsters a situações de risco. tenho sim a impressão que o relógio vai muito além da capacidade medida em laboratório.

obrigado pelas infos e opiniões, gente! realmente esse fórum tem muita gente legal e prestativa! obrigado!

Paulo Sergio

"desculpem se abro um tópico desnecessário, procurei e não achei muita coisa. alguém sabe dizer qual a resistência a choque, impacto, de um seiko monster?"

Amigo...
Neste Fórum, nunca um tópico será supérfluo!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio