Menu principal

Para o Principal Amigo Igor Schutz, e para os demais, sobre fotografia

Iniciado por jokr82, 29 Agosto 2012 às 13:26:55

tópico anterior - próximo tópico

jokr82

E agora amigos as fotos ficaram boas??????

Descobri esses dias, depois de 1 ano ou se bobear até mais que a minha camera NikonD3100, tem umas funções que eu nem imaginava que tinha, sobre como melhorar o foco, ISO, etc  ::) :P :'( :'(

E já que sempre o amigo Igor, me ajuda sobre como tirar fotos!

E essas fotos abaixo estão pequenas, mas o meu álbum do FB estão maiores  ;)

Para o amigo Paulo Rocha(por isso que eu disse que nós orientais a grande comida nossa entra pimenta)

(é super ardente, sua boca queima, mas é super delicioso) se chama TÓPOKI!

igorschutz

Johny,

Lamento a sinceridade, mas não estão boas.

Olhando essas fotos, a mim parece que você são sabe operar sua câmera, e está fotografando com ela como fotografaria com uma P&S qualquer (câmera tipo "saboneteira", comum).
Se for o caso, é melhor você se ater à uma saboneteira do que uma DSLR, pois acho que aquelas (saboneteiras) entregam imagens até melhores, para os fotógrafos descompromissados.

Sugiro que você comece lendo o manual, e, depois, aprenda a tirar essa data horrorosa no canto direito.

DSLR só é boa pra quem quer se dedicar à fotografia, senão é desperdício de dinheiro.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

A terceira foto grande poderia ser linda, mas foi assassinada pelo horizonte torto... Mesmo erro na foto da vitrine.

Eu também penso que está errando nos "settings" da câmera, até foco e exposição estão errados, e talvez conseguisse resultados melhores com uma P&S no modo totalmente automático.

Abraços!

Adriano

jokr82

:'( :'( :'( :'(

Só porque pensei que voces iriam gostar, manual eu li de ponta a ponta, cds, Internet e amigos!!!!

Descobri mais funções e irei melhorar as fotos.

A data eu deixei pra me lembrar de quando é as fotos, já que tenho milhares de fotos no comp(sempre descarrego as imagens da camera) se não, nunca vou me lembrar  :P

Mas obrigado pelas sinceridades amigos  :-\ ::) pelo menos tentei!!!

Mas também era o começo, nem sabia mexer direito nela, ainda não sei, mas nem sabia como utilizar uma camera Semi-pro.

Mas vou usar ela e se bobear até comprar uma profissional, porque gosto de tirar fotos  ::)

Voces ainda irão ver, que as fotos que postarei irão estar bem melhores(Isso eu Prometo)

Abs

igorschutz

Em relação à data, toda fotografia que você tirar com sua câmera virá com metadados (EXIF), que são dados embutidos com parâmetros da câmera, tais como modelo da câmera, modelo da lente, distância focal, abertura, velocidade, ISO, modo de medição, modo de exposição e, entre outros, a data e a hora em que a foto foi tirada.

Portanto, não é necessário deixar aquela data ali no canto. Para você lembrar a data, basta abrir a imagem em qualquer programa (o próprio programa padrão do Windows, por exemplo), e ver as propriedades do arquivo. Ali você verá a data.

Essa data é muito feia, e estraga qualquer foto.

...

Mudando de assunto: já que você leu o manual, tente agora entender como funciona uma câmera.

Veja este artigo, bem básico (http://www.dicasdefotografia.com.br/aprenda-a-fotografar-em-7-licoes). Há um link aí para baixar uma apostila. Ou então, você pode ler direto no seu navegador.

Pelas suas fotos, dá pra perceber que você não compreendeu muito bem o triângulo da exposição, pois suas fotos ou estão tremidas ou mal expostas.

No começo é assim mesmo, difícil, e 99% das nossas fotos saem uma porcaria. Mas persista, com paciência, e você conseguirá.

Agora, o que não pode é tirar 5000 fotos e colocar todas aqui achando que vão chover dicas que vão lhe tornar um super fotógrafo. A maioria do seu aprendizado será sozinho. Você tem de andar com as próprias pernas.

Um abraço,

Igor

FALCO

Eu não entendo nada de fotos, nem da parte técnica nem da estética, apenas acho umas legais e outras não.
Suas fotos com pouca luz (que são as mais difíceis, imagino) não estão muito boas, estão tremidas.
Já as primeiras grandes, gostei muito.
A foto da George Washington está muito legal.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

jokr82

Obrigado amigo Igor e Falco

Igo-isso não acontecerá, não se preocupe!

É claro, eu que tiro as fotos, eu que preciso gostar, e é claro é muito dificil mesmo.

Muito obrigado por essa sua dica, vou ler em casa junto com a minha Camera e prestar muita atenção, tentar, já que vou chegar em casa só umas 21:00(hora extra hoje  :-\ :'()

Falco=Oba, finalmente uma postagem sua em algum tópico meu  :-[ e finalmente algum amigo(que gostou de pelo menos uma foto)  ;D

Filipeandrade

Gostei das fotos e dos lugares escolhidos, achei bem legal!

Lógico que levando a um lado profissional tem suas controvérsias ( Que eu nem havia percebido sem um olhar critico )

Mais parabéns pela viagem e pelas fotos amigo Johny.

Com certeza vai melhorar, a determinação percebe-se.

Abraços

Filipe.

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Mario_Fpolis

Como diria o Piu-Piu, eu acho que vi este tópico antes, vi sim...

Eu sou uma negação em fotos, então prefiro a simplicidade de um ps do que uma dslr.

Acabei de tirar umas fotos e, de fato, ficaram melhores em full auto na ps do que tentando iso mais alto e maior tempo de exposição na dslr. Se não tiver experiência em fazer balanço de branco, tirar foto em raw e depois corrigir no micro, um ps atual manda mais, melhor, mais fácil.
Amplexos do Mário

igorschutz

Há um tempo falei exatamente isso num outro tópico aqui no Botequim, isto é, que se você não se interessa muito muito muito por fotografia, é melhor comprar uma boa P&S do que uma DSLR.

Já cansei de orientar amigos que vêm me perguntar qual câmera devem comprar, aí eu indico uma P&S, o cara não me ouve e compra uma DSLR da Canon ou Nikon.
Depois passa um tempo e o maluco tá com a câmera encostada, dizendo que é muito grande, que é ruim de levar pra todo lado, que as imagens não são assim tão melhores do que da sua antiga saboneteira, etc.

A questão é muito simples: quanto mais avançada é a câmera, mais ela é destinada a quem sabe o que está fazendo.
Se você comprar uma super Canon 1D X, de zilhares de dólares, ela nem "verdinho" não tem.

Quem é amador e só quer tirar umas fotos, sem querer aprender uma puuuuuta lição com isso, tem é de comprar uma saboneteira basicona mesmo, daquelas que pensam por você. Não há demérito algum nisso.
O que não dá é torrar uma grana numa DSLR e lentes e achar que isso vai lhe trazer grandes fotos sem o menor esforço.

Sábio é aquele que compra apenas o que precisa.

Mario_Fpolis

Citação de: igorschutz online 29 Agosto 2012 às 23:30:16Sábio é aquele que compra apenas o que precisa.

Perfeito. :-*

Tenho um amigo com uma Superzoom da vida e as fotos que ele tira ficam excelentes. A dslr que ele tem tá encostada há um par de anos.

PS - pro ano que vem d. Patroa pediu uma superzoom de presente, uma Pana FZ150 ou uma Canon IS da vida, por conta das fotos desse nosso amigo. E minha dslr vai ficar encostada tb. Alguém quer uma Pentax K100D com 2 kits de lentes? ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Amplexos do Mário

Alberto Ferreira

Salve!

Mais que perfeito, eu diria.  ;)

Eu já fui bem ligado em fotografia. Lá nos velhos tempos das câmeras totalmente "óticas" e mecânicas.
Eu tive até uma câmera escura (aquele quartinho que no tempo das "películas" era usado para revelações, ampliações, etc  ;)) em casa... Lentes e acessórios "mil", blábláblá e tal...
Nos tempos de faculdade eu era da diretoria da associação fotográfica de lá, participava de concursos, fiz "bicos", para faturar uma grana, com reportagens em eventos...

Mas,...
Desencanei totalmente.
Guardo o equipamento que sobrou, lentes inclusive, por puro (e mero) saudosismo.

Hoje, eu fico satisfeito com a minha Canon PowerShot SX130IS, uma "saboneteira" melhorada, como bem diz o Igor, e ela não sai do modo automático...  :D
Para mim, hoje, é isso aí. E ponto.
Como disse, eu "desencanei de fotos mais "profissionais", ou técnicas... Simples assim.

E, como disse o amigo Igor, realmente, não há demérito algum nisso.
Pelo contrário, o meu negócio hoje é apontar e disparar, eventualmente dar um trato (muito básico) num editor de imagens (bem básico mesmo) e eu confesso que como bom brasileiro  :-[  ;), só li o básico das instruções da Canon, só para saber onde fica qual botão...  :D

Abraços a todos os amigos fotógrafos, seja lá em que "estágio" vocês estejam...   Ou pretendam chegar... ;)
Alberto

Cigano

Eu só digo uma coisa, explore o seu equipamento fotográfico ao máximo, assim irá aprender a dominar, ou a intender melhor ele, eu não posso dizer muito, pois o único de que desponho no momento, é o meu celular, é o mesmo que uso para fotografar os meus relógios e meus desmontes.

Então, faça teste das funções, com objetos diferenciados, exposto a luz do dia, do sol e na luz artificial, com flash ou sem, sombra sem sombra, e de objetos metálicos, tente focar ele em um ângulo que dê menos reflexo na foto.
Também veja as demais funções, não automáticas dela....

Creio que com isso, pelo menos uma ou duas fotos sairá bacana, não digo profissional, mais apresentável!!

Se possível use um editor de imagens, eu sugiro o Photoshop, tem ferramentas incríveis que ajuda a melhorar e muito as imagens, cores, saturação, brilho e equilíbrio de luminosidade !!

Tenha uma ótima 5ª feira!! ;)

PS: Caro Jokr se quiser desconsiderar, fique a vontade, pois estou longe de ser um bom entendedor em fotografias !!
Abraços,
Cigano!

igorschutz

Antes de testar a câmera tirando fotos de qualquer maneira, eu diria que é mais importante entender a teoria por trás do Triângulo da Exposição, isto é, ISO, abertura do diafragma e velocidade do obturador.
Se a pessoa entender corretamente o que cada um desses ajustes faz e qual a consequência de usá-los assim ou assado, ele estará preparado para manejar 100% das câmeras, nem que seja minimamente.

Depois, aprenda conceitos como distância focal da lente, profundidade de campo (DOF) e modo de medição. Com isto, aí você já poderá dizer que todas as suas fotos serão pensadas, e não simplesmente clicadas.

Fotografar não tem muito segredo e nem exige muita inteligência, especialmente com a facilidade que a câmera digital proporciona, já que você vê o resultado na hora, mas exige força de vontade e um pouco de paciência.

Tire um dia pra entender o que é ISO, e qual a diferença entre usar um ISO alto ou um ISO baixo.
No dia seguinte, aprenda o que é a abertura do diafragma (f/stop). O que acontece se usar uma abertura maior? E uma abertura menor? Como isso se relaciona com o ISO?
Depois, no outro dia, passe pra velocidade do obturador. Qual a consequência de uma velocidade menor? E de uma velocidade maior? Como se relaciona com ISO e abertura? E a relação com a distância focal da lente?

Quando você vê, em três dias já tá manjando bastante da câmera, e pronto pra saber antecipar como a foto ficará com aqueles determinados ajustes.
Você vai saber que, se tiver num restaurante escuro, vai usar uma abertura maior, uma velocidade menor, mas não a ponto da foto sair tremida, e ISO mais alto, mas não a ponto de arruinar a foto com o ruído.
Se tiver passeando no parque com o filho num dia de sol, vai saber que terá de usar uma abertura menor, pra facilitar o foco, e usar uma velocidade maior, pra criança não sair borrada na foto no meio de tanta correria.
E por aí vai...

jokr82

Amigos Muito Obrigado pelos conselhos, ajudas.

Igor esta última postagem sua, é exatamente o que eu preciso!

Fiz vários testes de velocidade do Obturador, Do Iso, e de tudo o que voce me aconselhou  :P

Vou ainda(não tive tempo) de entrar no site que voce, me recomendou, mas vou olhar.

O que eu disse antes, que eu descobri isso dias atrás, é a função Guia+modo avançado+ex: congelar pessoas, nem sabia que isso existia!

Estou sim, fazendo vários testes, mas irei, aprender e entender isso tudo pouco a pouco.

E com certeza farei o que o Igor me indicou(entender como funciona as funçoes(Iso etc e tals).

Obrigado meus amigos  :-[

Igor(não quer ser meu professor particular?? eu Te pago á vista)  ;D

dekkardnexus5

Jokr,

Eu também gosto muito de fotografar, mas sou totalmente amador, mas eu não desisto!
O importante é continuar a fotografar, todo mundo começa de algum lugar! Sobre a parte técnica, recomendo o novo manual de fotografia da National Geographic - este manual é vendido nas bancas de jornal!
Escolha uma modalidade de fotografia (natureza, fotografia de rua, macro, etc...) e vá fotografando. Abra uma conta no Flickr, participe de grupos de seu interesse, submeta fotos para os grupos...

Um abraço!

Essa foto ficou bem legal!

igorschutz

Johny,

Não coloque a carruagem na frente dois bois!

Primeiro, LEIA e tente entender o que estes ajustes fazem, depois, TESTE na sua câmera.

É igual quando você estava no colégio, quando o professor primeiro ensinava a matéria, e depois passava lição de casa pra fixar o conteúdo.

Não adianta nada você testar como um louco, tirando foto com velocidade, ISO, abertura, assim e assado, sem antes ter compreendido o que eles representam.

Vamos lá, já te dei a dica: chegue em casa hoje de noite, LEIA sobre o que é ISO, qual a diferença entre ISO alto e ISO baixo, qual a consequência dessa escolha, e quais os efeitos colaterais.
Essa leitura não vai te tomar mais do que meia hora. MAS LEIA COM ATENÇÃO! Não é só passar os olhos por cima das letrinhas.

DEPOIS, e só DEPOIS de ler, você testa as diferentes configurações de ISO na sua câmera: coloque sua câmera num tripé, ponha no modo M (de Manual), deixe numa velocidade e abertura fixos (por exemplo, velocidade 1/60 e abertura f/4), e tire uma foto com ISO 100, depois com ISO 200, depois com ISO 400, depois com ISO 800, depois com ISO 1600 (sempre dobrando o número, como você pode perceber). Aí você me conta o que aconteceu...

Perceba que já estou te dando uma aula, e GRÁTIS, mas, pelo amor de deus, LEIA, e depois faça o exercício. Não me faça escrever a toa, que nem bobo... ::)

jokr82

Eu não to escrevendo que nem bobo não, mas entendi o que voce quer dizer!!  :P

Vou fazer isso sim, só que tem um problemão, não tenho tripé   :-[

Isso tudo que voce está me falando eu fiz(quer dizer não tudo lógico) mas eu li, reli o manual que nem muita coisa tem, vi o CD que acompanha, sobre o fotógrafo da Nikon dando dicas(melhor dizendo, explicando como tirar uma foto de uma criança, jogando bola, então quer dizer que a criança está correndo)

Vou ler sim, pouco a pouco estou entendendo o que é ISO, e abertura(por exemplo, deixei Iso800 pra cima, abertura não me lembro, e vi que a foto demorou, não pra dar foco mas sim, pra aparecer a imagem da foto, tirada no visor.)

Mas muito Obrigado Igor, pela sua paciência, pelo seu tempo gasto, me escrevendo tudo isso, e por tudo mais  :-\ :'( ;)

Pode deixar, que depois de tudo isso de como voce está me ajudando, vou sim te falar o que eu aprendi.  ;D

jokr82

dekkardnexus5

Obrigado pela dica da National, vou comprar sim, mas primeiro, antes de tudo, vou fazer o que o Igor, me ensinou!

;)

igorschutz

Se não tem tripé, encoste a câmera numa mesa ou em outra superfície fixa. O que importa é você não alterar outros parâmetros da câmera, apenas o ISO, pra você ver o que muda quando usa ISO baixo e ISO alto.