Menu principal

Rolex Submariner ponteiro segundos paralisa às 23:31 h.

Iniciado por Lupferreira, 16 Novembro 2012 às 11:57:54

tópico anterior - próximo tópico

Lupferreira

O submariner date de um amigo meu está apresentando um defeito curioso, às 23:31 h, o mecanismo continua funcionando, mas os ponteiros não se mexem. O curioso é que não acontece todos os dias, ocorreu a última vez de ontem pra hoje, ou seja do dia  15 para o dia 16. Logicamente, a data permanece no dia 15. Será que é um problema na virada específica desta data? Coitado, estou imaginando o valorzinho para consertar.
Alguém pode dar uma luz no fim do túnel?

Adriano

Pois é, o centro de diagnósticos à distância do FRM não está funcionando muito bem. Mas fiquei aqui pensando: coitado? Quem compra Rolex Sub não é coitado e não deveria miguelar dinheiro na hora da manutenção. Acha a manutenção cara? Compra um Champion.

Adriano

lucius

Corruptissima re publica plurimae leges

vinniearques

Cara dizer assim por distancia é tipo as previsões da mãe Dina, não acerta nunca!

Pelo pouco que conheço pode ser uma pá de coisa, tive Orient que era a bucha da roda central por exemplo ( anos de anos de maus tratos e abusos contra o coitado do 46941) o que de verdade acho impossível de acontecer num Sub, ele pode ser mau tratado sim, mais ninguém em sã consciência comete um abuso tão grande a um Rolex e outra ele deve ser uma criança perto da idade do Orient!

pode ser ser tambem encosto, vai saber  ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Paulistano

um ponteiro deve estar esbarrando no outro.
deve ter se deslocado por algum motivo...talvez uma batida.
acho que vale uma manutenção. se estiver na garantia, na autorizada. se não estiver, e o dono for endinheirado, na autorizada. caso contrário, procure um relojoeiro de confiança.
abraços.

LF

Citação de: Adriano online 12 Dezembro 2012 às 09:08:11
Pois é, o centro de diagnósticos à distância do FRM não está funcionando muito bem. Mas fiquei aqui pensando: coitado? Quem compra Rolex Sub não é coitado e não deveria miguelar dinheiro na hora da manutenção. Acha a manutenção cara? Compra um Champion.

Adriano

hehehehe engraçado, né? não sei qual era a resposta esperada... alguma oração, macumba ou ritual cabalístico? talvez um banho de sal grosso, mas, claro, do dia 15 para o dia 16 e, em especial, numa noite de lua cheia...

Adriano, só por curiosidade: quanto tempo um relojoeiro experiente leva pra revisar um Sub?

rasbrito

Imagino o que pode acontecer com esse Rolex no dia de hoje, 12-12-12 as 12:12:12 da tarde... ::)

Adriano

Citação de: LF online 12 Dezembro 2012 às 10:54:41
Citação de: Adriano online 12 Dezembro 2012 às 09:08:11

Adriano

hehehehe engraçado, né? não sei qual era a resposta esperada... alguma oração, macumba ou ritual cabalístico? talvez um banho de sal grosso, mas, claro, do dia 15 para o dia 16 e, em especial, numa noite de lua cheia...

Adriano, só por curiosidade: quanto tempo um relojoeiro experiente leva pra revisar um Sub?

Boa pergunta! Reza a lenda que na Rolex o relojoeiro faz um relógio por dia. Seja qual for. Mas excetuando-se esse caso, há de se considerar que um Sub é um relógio simples. Na verdade, todo Rolex tem uma construção muito "straight-forward" no sentido de que é descomplicado de se dar manutenção. Eu diria que o relojoeiro leve uns 15 minutos para desmontar a caixa toda, tirar mostrador e ponteiros, vidro, tudo. Daí entre desmontar todo o mecanismo, lavar, montar, lubrificar, regular e testar, umas 2 a 3 horas. O polimento de um Sub (caixa e pulseira) deve levar uns 30 minutos. A montagem do relógio completo é mais criteriosa que a desmontagem e deve levar uma hora. Depois, todas as checagens e testes com o relógio completo deve levar mais uma hora.

Mas isso é bem médio. Levando em consideração que o relojoeiro faça tudo na calma e só esteja mexendo em um relógio por vez. Pois na prática, o relojoeiro não fica olhando para a parede enquanto a máquina de lavagem opera, por exemplo. Ele vai fazendo outros serviços. E outra: isso é considerando que bastasse lavar e lubrifricar e quem sabe trocar uma peça ou outra. Se precisar ajustar fazer balanceamento dinâmico, e etc. e tal, o tempo é indefinido e é fácil o relojoeiro ficar o dia inteiro encima de um só mecanismo.

Abraço!

Adriano

Adriano

Citação de: Paulistano online 12 Dezembro 2012 às 09:53:26
um ponteiro deve estar esbarrando no outro.
deve ter se deslocado por algum motivo...talvez uma batida.
acho que vale uma manutenção. se estiver na garantia, na autorizada. se não estiver, e o dono for endinheirado, na autorizada. caso contrário, procure um relojoeiro de confiança.
abraços.

Paulistano, dificilmente é ponteiro pegando, nesse caso específico. Pois se o relógio está parando às 23h31, os ponteiros de hora e minutos estão afastados então não é interferência entre o de hora e o de minuto. E se fosse, ocorreria às 11h31 e denovo às 23h31. E se fosse entre o de minutos e o de segundos, a interferência aconteceria toda hora aos 31 minutos, ou a qualquer momento (dependendo se o ponteiro está só alto ou se está desbalanceado). O mesmo se fosse entre o de segundos e o vidro, também aconteceria a todo minuto num ponto específico ou aleatoriamente.

Nesse caso, sugere problema na passagem do calendário, como sugere todo defeito em ciclos de 24 horas. Apesar do salto ser instantâneo, às 23h00 a roda de arraste já está engajada. Aí só mesmo uma análise para saber se o problema é nela ou no disco. Se o problema ocorre em dias específicos, sugere defeito no disco, que por sua vez só pode ter sido causado por manuseio incorreto do ajuste rápido pela coroa.

Claro, são hipóteses prováveis. Pode ser qualquer outra coisa diferente de tudo isso.

É como ligar para o médido e dizer: "doutor, estou com tosse. O que pode ser?".

Abraços!

Adriano

Mario_Fpolis

Eh, adoro estes tópicos, sempre se aprende muito mais do que o título sugere.

Adriano, obrigado por mais alguns posts clássicos!
Amplexos do Mário

Paulistano

Citação de: Adriano online 12 Dezembro 2012 às 11:50:17
Paulistano, dificilmente é ponteiro pegando, nesse caso específico. Pois se o relógio está parando às 23h31, os ponteiros de hora e minutos estão afastados então não é interferência entre o de hora e o de minuto. E se fosse, ocorreria às 11h31 e denovo às 23h31. E se fosse entre o de minutos e o de segundos, a interferência aconteceria toda hora aos 31 minutos, ou a qualquer momento (dependendo se o ponteiro está só alto ou se está desbalanceado). O mesmo se fosse entre o de segundos e o vidro, também aconteceria a todo minuto num ponto específico ou aleatoriamente.
Nesse caso, sugere problema na passagem do calendário, como sugere todo defeito em ciclos de 24 horas. Apesar do salto ser instantâneo, às 23h00 a roda de arraste já está engajada. Aí só mesmo uma análise para saber se o problema é nela ou no disco. Se o problema ocorre em dias específicos, sugere defeito no disco, que por sua vez só pode ter sido causado por manuseio incorreto do ajuste rápido pela coroa.
Claro, são hipóteses prováveis. Pode ser qualquer outra coisa diferente de tudo isso.
É como ligar para o médido e dizer: "doutor, estou com tosse. O que pode ser?".
Abraços!
Adriano

concordo integralmente....faz todo sentido.
grande abraço.

Lupferreira

Já falei pro coitado (risos), este adjetivo foi por minha conta, que não tem jeito, que tem de levar para a assistência técnica na rolex.
Não entendo nada disto, mas tudo indica que seja no disco do calendário.
Em tempo, eu queria ser um coitado com um problema destes (kkkkkkkkkk), pois, o sub date ceramica é o meu sonho de consumo. O cara tem bala na agulha para mandar pro conserto. Vamos aguardar o retorno, aí eu posto aqui.
Grande abraço a todos.

DonPepe

Só uma observação: se é um Sub date cerâmica, é um relógio fabricado de 2010 para cá. Tem grande chance de ainda estar na garantia.

Arriba!

LF

Pois é... Esse é o grande problema de Rolex. Os herdeiros do tio Hans acham que a gente faz um grande favor de comprar um relógio deles. Se fosse um Hublot de 2010 com um pau desses, nego ia receber uma carta assinada pelo Biver pedindo desculpas. (a não ser que o sujeito tenha dado com o relógio na parede, né? ou derrubado do terceiro andar e afins...).

Lupferreira

Citação de: LF online 14 Dezembro 2012 às 01:17:46
Pois é... Esse é o grande problema de Rolex. Os herdeiros do tio Hans acham que a gente faz um grande favor de comprar um relógio deles. Se fosse um Hublot de 2010 com um pau desses, nego ia receber uma carta assinada pelo Biver pedindo desculpas. (a não ser que o sujeito tenha dado com o relógio na parede, né? ou derrubado do terceiro andar e afins...).

É isto mesmo LF, a gente fica tão focado no problema, que esquece de um detalhe tão simples. Vou falar pra ele procurar a garantia. Grande abraço.