Menu principal

PONTEIROS ESTRANHOS, EMBORA FUNCIONAIS...

Iniciado por Alberto Ferreira, 22 Novembro 2012 às 16:16:51

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Bem,...
Eu creio que quase sempre nós pensamos nos ponteiros dos relógios como algo bastante funcional.

Por vezes eles até são rebuscados, no seu estilo e no seu acabamento, mas sempre cumprindo a sua estrita função, de indicar algo, com relativa "discrição".

Pois bem...
Em um tópico recente nós falamos deste Longines com um ponteiro com a função de um vernier.

E, nesta linha, me ocorreu mostrar outros exemplos.

Vejam este Minerva Yatching (um tool watch, de mão, para regatas).

Ou mesmo este Seiko World Time

Neste caso, um clássico da Seiko, o ponteiro indicador do "fuso horário" sofreu uma certa "entortadinha", pois como ele está montado por baixo no eixo, tem que livrar a altura suficiente para não bater nos dísticos.

Então?  ::)
Podem ser estranhos, mas são (à sua maneira) funcionais, não?

Alguém teria algum outro exemplo, ou um eventual comentário?

Abraços a todos!
Alberto

helio

Tem os dalil para localizar Meca

Existem também relógios com ponteiros profundimetros, barômetros, ....eu não sei a verdadeira utilidade, mas existem sim.
Outra função (ou complicação) legal seriam os ratrapantes, ou mesmo aqueles cronógrafos a la lemania 5100 com  um acumulador central de minutos num quarto ponteiro central ;)
[]s

Alberto Ferreira

Salve, Hélio!

Sim.
Interessante e funcional.
8)

Mas depois que nós falarmos destes, com essas características, eu vou mostrar alguns da categoria "estranhos & (quase) bizarros".
;)

Abraços!
Alberto

helio

Tem também os regata, com as bolinhas patenteadas pela aquastar e usadas tmb pela Omega (os tissot e os heuer eram aquastar)

nesta linha regata tem outros que em vez de ponteiros colocaram u  disco embaixo do mostrador como os memosail

lembro ainda dos Omega memomatica onde os ponteiros escondidos no mostrador apontam a hora do alarme

tem aqueles ponteiros para a data como nos 72c (solução bem comum)

Bem no momento só me lembro destes.
[]s

Alberto Ferreira

E aí?   ::)

Ninguém lembrou do(s) Freak?

Neste(s) os ponteiros são o próprio movimento.
8)

Alberto

Clélio

Olá Alberto, legal o topico  ;) 
     Também gosto de modelos com ponteiros diferentes, sejam funcionais ou não. Os que mais me chamam a atenção sãos Mystery dial da Longines, e Jaeger... ou ainda os Raketa tipo Orbita... pena serem tão dificeis :'(
       O unico que tenho digno de nota é um Ernest Borel Cocktail

Abs

rpaoliello

Caros;

Minha contribuição é o seguinte

http://forums.watchuseek.com/attachments/f11/234763d1259064978-1950-excelsior-park-unique-design-chrono-w-w-documents4-349a.jpg

Quero ver quem acerta para o que serve este ponteirinho com a letra "Z"!!!

Diga-se que este é um chrono que procuro a tempos para comprar, pois acho um baita movimento.

Pena que o Gravina não esteja por aqui para nos ensinar a respeito desta bela máquina.

Um abraço.

Renato

vinniearques

E o Alberto como sempre trazendo discussões de alto nível pro forum!

Show de bola

Sifion

Citação de: rpaoliello online 22 Novembro 2012 às 19:35:39
Caros;

Minha contribuição é o seguinte

http://forums.watchuseek.com/attachments/f11/234763d1259064978-1950-excelsior-park-unique-design-chrono-w-w-documents4-349a.jpg

Quero ver quem acerta para o que serve este ponteirinho com a letra "Z"!!!

Diga-se que este é um chrono que procuro a tempos para comprar, pois acho um baita movimento.

Pena que o Gravina não esteja por aqui para nos ensinar a respeito desta bela máquina.

Um abraço.

Renato

Nada que o Santo Google não ajude.

Pelo que vi, esse ponteiro é um "N" e não um "Z". Ele serve para indicar o norte quando você direcionar o ponteiro das horas para o Sol.

e a coroa nas 9h serve pra ajustar o ponteiro dos segundos.

Ta aí 2 novidades, uma bússola diferente e uma coroa apenas para o ajuste dos segundos. Gostei.  :D

Fonte: http://forums.watchuseek.com/f11/1950-excelsior-park-unique-design-chrono-w-w-330852.html
Com a foto não foi difícil achar o post original do relógio.  ;)

Alberto Ferreira

Salve!

Bom,...
Eu achei a explicação da postagem do WUS um tanto imprecisa...

"...This example was called Compass Watch because of extra 24 hr. red running hand with N on it. Shows north when hour hand pointed at sun...."
(o grifo é meu)

Qual mão? Poderia ser a direita ou a esquerda?  ::)
Ou, melhor dizendo, em que posição o relógio estaria no punho?

Bem,...
De qualquer forma e talvez como um convite para que nós pensemos no assunto, vejam como o tema (relógio usado como bússola) foi discutido aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=4223.msg81951#msg81951

E aí?  ::)

8)

Abraços,
Alberto

Filipemoreira.r

Opa e ai?
Achei esse relogio em um blog de imagens e achei muito interessante nao sei a marca ou modelo, fiquei muito intrigado querendo saber mais alguma coisa sobre ele se alguem souber por favor.
O sistema de ponteiros ou o mostrador dele sei lá é b diferente
Abraço!!!

teofaouaz

Achei o Freak do Alberto sensacional! O Alberto não é freak... Freak é o relógio.

Ponteiro?

Alberto Ferreira

E os ponteiros?  ::)

Voltamos a eles?
;)

Alberto
8)

Alberto Ferreira

Pois é...  ::)

E o que dizer  deste aqui...

Ora Unica - Nava

Neste caso o negócio e visualizar as pontas... E esquecer os ponteiros em si (devidamente "enrolados").
;)

Abraços,
Alberto

teofaouaz

Esse tem ponteiros... estranho, mas clássico!

heracles

Longines Mistery dial  

Longines Comet

heracles

Essa linha de Mistery dial é bem interessante

Alberto Ferreira

Salve!

E, por vezes, os ponteiros parecem não existir...
Mas eles estão lá, sim, embora modificados.

Mas,...  Como assim?  ::)

Pois é...

Vejam este caso, que nos foi recentemente mostrado pelo colega filipemoreira.r.

Reparem que os discos onde estão grafados os dígitos das horas e minutos são na verdade nada mais "ponteiros" modificados, que ao girar permitem a leitura através de uma "janela".
Neste caso em específico, para aumentar o efeito, o mostrador é transparente (permitindo que se veja o mecanismo dos discos.

Ah!
Aproveitando o embalo...
Nesta mesma "categoria" estão os que muitos, erradamente, chamam de "jumping hour" ou, pior ainda, digitais...

Vejam...

O que temos ali, como no exemplo anterior, são ponteiros modificados, na forma de discos, com a indicação através de uma janela.
Portanto, eles não são, tecnicamente falando, digitais.

Ou seja, eles não são digitais no sentido da leitura ou medição em si, eles são analógicos, como qualquer outro relógio dotado de ponteiros.
A confusão dos termos se deve a apresentarem "dígitos" (algarismos, na sua grafia).
Numa leitura verdadeiramente digital, não é possível ver o deslocamento entre duas leituras. Aparece uma e em seguida outra, sem movimentação perceptível entre elas.

E, "jumping hours" menos ainda...
As horas, ou a sua leitura, não são "saltantes", como ocorre nos relógios que verdadeiramente possuem esta complicação.

Pois é... ...amigos da "Rede FRM"...
Como dizia, na Dramaturgia, aquele príncipe lá da Dinamarca...  ;)
"Há mais coisas no céu e na terra, Horácio,..."

Abraços a todos!
Alberto

Filipeandrade

Legal!

A Alain Silberstein é mestre da diferenciação!

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

mestreaudi

Gosto muito dos ponteiros de alguns divers Tudor:

Vale mencionar também esse Corum horroroso??
Com ponteiro de tridente. É estranho e funcional!  ;) (ele funciona!  :o)

Relógio de rua do parque da Disney:
Um clássico!  :-*

Alaska Project:

Old

And new:

Excelente tópico Alberto!  :D

Abs
Rafael.