Menu principal

Divers : Cor do mostrador

Iniciado por Dalll, 17 Dezembro 2012 às 00:20:00

tópico anterior - próximo tópico

Qual a preferência da cor do mostrador em um Diver ?

Preto
30 (62.5%)
Branco
3 (6.3%)
Azul
8 (16.7%)
Outras
7 (14.6%)

Total de membros que votaram: 48

Dalll

HEHEHE não vou não.... Just "desk diver" !

Correia

Que "profissa", amigo Sá! Nem nada que se pareça... ::) ;D

Pessoalmente também gosto muito mais do preto do que outra cor qualquer, onde haja um Rolex Sub, Omega SMP fundo negro, Seiko's, Oris, etc etc...e como dizem os "mis hermanos españoles" - "no hay color" ;D

"Mergulhámos" somente na cor das luzes, ou nas luzes das cores, nada mais ;D

Mesmo nos Doxa, sou mais de preto(se bem que os laranjas são fabulosos!)

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Alberto Ferreira

Uma pergunta.

A que profundidade as diversas cores deixam de ser percebidas e se tornam "negras"?

Abraços,
Alberto

rguga

De forma geral , prefiro optar pelo clássico Preto.
Mas Divers com mostrador laranja tem seu lugar de honra

Citação de: Alberto Ferreira online 17 Dezembro 2012 às 23:02:25
Uma pergunta.

A que profundidade as diversas cores deixam de ser percebidas e se tornam "negras"?

Abraços,
Alberto

Posso estar falando besteira, mas lembro ter lido em algum lugar que a ausência de luz no oceano começa nos 300m

ogum777

Citação de: rguga online 18 Dezembro 2012 às 00:28:13
De forma geral , prefiro optar pelo clássico Preto.
Mas Divers com mostrador laranja tem seu lugar de honra

Citação de: Alberto Ferreira online 17 Dezembro 2012 às 23:02:25
Uma pergunta.

Abraços,
Alberto

Posso estar falando besteira, mas lembro ter lido em algum lugar que a ausência de luz no oceano começa nos 300m

bom, em mar aberto, dificilmente uma alga faz fotossíntese abaixo de 200 mts. mas a questão é que a luz decresce, e também depende de a água ser mais ou menos turva, de modo que a leitura pode ser ruim mesmo a poucos metros de profundidade.

por outro lado, o lume do relógio decresce com o tempo,não é? n~]ao sei, posso estar falando besteira, mas num relógio com fundo luminescente, ponteiros pretos não seriam melhores?

Alberto Ferreira

Eu não me refiro à turbidez, nem às grandes profundidades (abissais), onde não há luz alguma, vinda do sol.
A minha pergunta se refere aos comprimentos de onda, onde a camada de água agindo como um filtro para a luz que vem da superfície e começa gradativamente a bloquear as diferentes cores de tudo que lá esteja, incluindo eventualmente os relógios.

Refazendo a pergunta...
Quais cores se "perdem" primeiro?
A que profundidades isso vai gradativamente ocorrendo?

Alguém sabe?

Abraços,
Alberto

...
Dica...

ogum777

Citação de: Alberto Ferreira online 18 Dezembro 2012 às 01:33:28
Eu não me refiro à turbidez, nem às grandes profundidades (abissais), onde não há luz alguma, vinda do sol.
A minha pergunta se refere aos comprimentos de onda, onde a camada de água agindo como um filtro para a luz que vem da superfície e começa gradativamente a bloquear as diferentes cores de tudo que lá esteja, incluindo eventualmente os relógios.

Refazendo a pergunta...

Alguém sabe?

Abraços,
Alberto

...
Dica...

não sei a que profundidades, alberto, podemos dar um ponto de referência.

mas as de ondas mais longas, começando o espectro no vermelho, perdem-se primeiro, e as mais curtas permanecem por mais tempo (e por isso à medida que se desce vai tudo ficando com um fundo azul chapado).

em poucos metros um mostrador laranja não é mais laranja....

Alberto Ferreira

Estes sites aí abaixo não aprofundam (literalmente) a questão...
Mas eles talvez possam servir de alguma referência quanto ao ponto levantado, a "absorção" gradativa do espectro das cores, quando na água.

http://www.thedivingblog.com/colors-underwater/

http://johnrander.chez-alice.fr/absorption_en.html

Abraços,
Alberto

Octávio Augusto

Eu lembro que havia um tópico com fotos de relógios no mar, justamente para mostrar da legibilidade das diversas cores de mostradores.
Procurei, mas não encontrei...
Abraço,

Octávio Augusto

Alberto Ferreira

Sim.
Nós falamos no assunto, sim, Octávio.

Eu só não lembro se foi aqui, ou se foi nas famosas (e ancestrais) "páginas amarelas".

Abraços,
Alberto

Correia

Alberto, tenho uma vaga ideia de esse tema ter sido abordado, sim, e creio ter sido no velhinho fórum amarelo! :D

O Pita Oceana 5000m. usa o segundeiro com 3 cores básicas, que servem como uma espécie de "profundímetro", pois consoante a profundidade alcançada, as cores mudam, tendo o mergulhador uma ideia de "onde está"(creio ser mais uma espécie de marketing, sei lá, pois a coisa lá no batente não será assim tão "líquida" ;D)

Abraços,
Correia

Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Alberto Ferreira

Pita Oceana 5000m

Abraços,
Alberto

jfestrelabr

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Sifion

Eu achei bem legal esse conceito do Oceana. Pode ser que em certa profundidade o segundeiro não faça muita diferença, mas em águas mais rasas pode ser que funcione direito, não??

Como nessa foto que já não se vê o vermelho, mas as outras duas cores se mantém relativamente "corretas" no espectro.

Só uma coisa, para um relógio com resistência de 5000m, ele não deveria ter um lume no Bezel?  ???
Pra mim isso deveria ser obrigatório em um relógio com grande capacidade de mergulho...

Lume shot.

Abraços

Fonte: Watchuseek.

Betocd

Lindo esse Pita.
Quando eu acho que não tem mais diver para entrar na lista de desejos......

Mas pelo que eu pesquisei é dificil encomtrar para comprar....

Abs

Jefferson

Citação de: Alberto Ferreira online 18 Dezembro 2012 às 01:33:28
Refazendo a pergunta...
Alguém sabe?
Abraços,
Alberto

Olá pessoal,

Amigo Alberto, creio que esse gráfico possa ajudar a responder sua pergunta.

Fonte: NOAA.

Esse fenômeno tem  relação com os diferentes níveis de absorção de energia por parte de fluidos (atmosfera, oceano), dependendo da faixa do espectro.

Abraços,

Jefferson

Alberto Ferreira

Exatamente, amigo Jefferson, este é o princípio.
A absorção (gradativa) dos diferentes comprimentos de onda (da luz), com a água agindo como um filtro.

Claro que outros fatores influem na visualização e na consequente legibilidade, como a turbidez, uma eventual iluminação artificial, etc.

Mas era esse mesmo o ponto que eu queria ressaltar e talvez provocar a curiosidade...
Antes, aliás muito antes, de se chegar na profundidade onde não há mais luz nenhuma vinda da superfície, as diversas cores vão deixando de ser percebidas, o que, portanto, altera o que por lá se vê.

Mas, voltando à questão tema do tópico,...
Seria isso um fato determinante para a escolha da cor do mostrador de um diver?
Bem,....  Cada um poderá concluir e decidir.

Eu, por exemplo, não escolho desta forma, não. Eu vou pela estética.
Por isso eu votei no "depende".

Abraços,
Alberto