Menu principal

[Desmonte/Revisão] Ronda Matic 1239-21 - Sicura !

Iniciado por Cigano, 24 Janeiro 2013 às 14:15:02

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Olá caros colegas, há tempos eu não mostro nada de novo por aqui no quesito desmontes.
Dias atrás, eu desmontei um relógio que veio de um colega ex-forista que mora no velho continente, o caro Leon.
Trata-se de um Sicura, um modelo diferente difícil de ver por aí.

Ele tem movimento Ronda Matic 1239-21.
Ca. 1975: RAX, Ronda-Matic, Sicura SA, Swiss, 17 Jewels; Kif-Protechoc

Bom, vamos as fotos do desmonte.

Tampa retirada.

Movimento fora, e já sem os ponteiros.

Mostrador retirado, já com os discos do calendário a mostra.

Modulo automático com rotor, retirados.

Balanço completo, e a roda que auxilia a roda de carga do tambor de corda, retirados.

Âncora e sua ponte, retiradas.

Roda de cargas do tambor de cordas retirada.

Ponte do tambor de corda, retirada.

Tambor de corda retirado. E uma curiosidade, esse tambor não tem a tampa, ou seja a própria platina principal do movimento, é a tampa dele, achei muito bacana, não tinha visto algo assim antes!

Destalhe do tambor de corda.

Retirada a ponte da rodagem.

Rodagem retirada,

Agora vamos para outra parte, a do calendário.

Retirada o disco semanal, e esse sistema, tem o acerto diferenciado do que estamos acostumados, para se acertar o dia do mês, temos que puxar a corôa na posição de acerto das horas, e girar anti horário, assim ele passa 3 dias a cada hora regressada.

Molas cliques do calendário semanal e mensal, retirados.

Retirada Uma pequena ponte que segura o clique do disco semanal do calendário.

Platina peladinha, depois da retiradas das peças que compõe o funcionamento do calendário, e a roda de horas com a chausseé.

Depois de tudo pronto, foto do relógio montado.

Fiz essas fotos ainda a pouco ! ::)

Agradecimentos: Caro Leon, por me ceder essa peça, que é difícil de se ver nessa configuração, e também aos caros colegas Meneghetti, Wilson, Adriano, Paulistano. Pelas dicas e ensinamentos, e ao Gabo, como aqui está restrito a venda de benzina, ele me enviou, pois ela é fundamental para revisão de movimentos mecânicos !

Espero que gostem, e até a próxima, e como sempre, espero críticas e sugestões. Desde que sendo construtivas, são muito bem vindas.

Tenham um ótimo dia !! ;)

PS: Em breve volto com os Seikos da "era Pandolfi" !! 8)

Abraços,
Cigano!

vinniearques

Eita saudades que estava desses topicos, parabens Ciganão, ficou show a revisão!

abração

Cigano

Citação de: vinniearques online 24 Janeiro 2013 às 14:19:14
Eita saudades que estava desses topicos, parabens Ciganão, ficou show a revisão!

abração

Olá caro Vinnie, pois é, aos poucos irei voltando com eles, o próximo creio eu, que vai ser um Seiko... ::)  ;D

Obrigado até logo!!
Abraços,
Cigano!

ThiagoDF

Parabéns Cigano, ficou ótimo o desmonte, fotos bem explicativas. ;)
Membro do RedBarBrazil

flávio

A venda de Benzina está restrita no Brasil? E o que o povo está usando? E por que está restrita a venda, sendo que benzina, até onde eu saiba, não é o benzeno, que já foi proibido em vários países, por ser notoriamente cancerígeno.

Fláviio

heracles

Parabéns Cigano!! mais um belo trabalho 8)
As fotos ficaram ótimas também!
O passo a passo ficou de fácil entendimento ;)

Aguardaremos o Seiko

Abração
Heracles

Filipeandrade

Parabéns amigo! Ótimo serviço! Continue assim!

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Paulo Sergio

Parabéns amigo Cigano!!!
Mais um que recebe a merecida manutenção!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Meneghetti

8) 8) Meu amigo e aluno já estava sentindo a sua falta por aqui  8) 8)
Amigo meus parabéns pois esse calibre ai é muito chato para fazer essas revisões  8) 8)
8) 8) Nota dez  8) 8) pra voce meu amigo  8)
Um grande abraço meu amigo  8)
8) 8) Meneghetti  8) 8)     

Cigano

Citação de: ThiagoDF online 24 Janeiro 2013 às 15:16:40
Parabéns Cigano, ficou ótimo o desmonte, fotos bem explicativas. ;)

Muito obrigado caro Thiago. 8)

Até logo!!

Citação de: flavio online 24 Janeiro 2013 às 15:32:03
A venda de Benzina está restrita no Brasil? E o que o povo está usando? E por que está restrita a venda, sendo que benzina, até onde eu saiba, não é o benzeno, que já foi proibido em vários países, por ser notoriamente cancerígeno.

Fláviio

Pois é caro Flávio, foi a informação que me passaram das farmácias em que visitei, procurando 500ml do produto, em uma delas não tinham mais em estoque e que não iria refazer o pedido, pois ficou muito burocrático, segundo o farmacêutico, dizem que não terá mais a comercialização para consumidores domésticos.
Nas em outras 3 que fui, eles tinham, mais disseram que a venda estava suspensa, não perguntei o motivo, deve ser alguma lei municipal/estadual, algo do tipo, pois não vi sentido nisso.

Foi daí que o caro fotista Gabo, entrou na história, e me enviou alguns litros... Com documentação e tudo mais...

No mais, não irá faltar benzina para meus singelos desmontes, por muito tempo!! Graças ao Gabo!! ;) :D

PS: Outra coisa que eu não sabia, até uma pane seca no possante (deixa possas de óleo aonde para  ;D), é que não se pode mais vender combustível em garrafas PET !! Segundo o frentista, a multa para o posto, é de R$8.000,00 por litro vendido, sei não, não procurei saber mais a respeito!

Até logo!!

Citação de: heracles online 24 Janeiro 2013 às 16:04:53
Parabéns Cigano!! mais um belo trabalho 8)
As fotos ficaram ótimas também!
O passo a passo ficou de fácil entendimento ;)

Aguardaremos o Seiko

Abração
Heracles

Muito obrigado caro Herácles, e valeu pelo elogio !! 8)

Até logo!!

Citação de: Filipeandrade online 24 Janeiro 2013 às 16:35:43
Parabéns amigo! Ótimo serviço! Continue assim!

Olá caro amigo Filipe, muito obrigado... Cadê os seus trabalhos, sei que tem alguma coisa na agulha, eu sei que tem !! :D

Até logo!!

Citação de: Paulo Sergio online 24 Janeiro 2013 às 21:07:15
Parabéns amigo Cigano!!!
Mais um que recebe a merecida manutenção!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Muito obrigado caro Paulo Sergio, pois é o bichinho já estava na hora, pois estava parando já, pedindo socorro por um banho...rsrs

Até logo!! 8)

Citação de: MENEGHETTI online 25 Janeiro 2013 às 00:00:50
8) 8) Meu amigo e aluno já estava sentindo a sua falta por aqui  8) 8)
Amigo meus parabéns pois esse calibre ai é muito chato para fazer essas revisões  8) 8)
8) 8) Nota dez  8) 8) pra voce meu amigo  8)
Um grande abraço meu amigo  8)
8) 8) Meneghetti  8) 8)     

Olá caro amigo e mestre Meneghetti, pois é, estava meio sumido por conta daqueles "pobreminhas", mais aos poucos estão se resolvendo.

Olha eu até achei legalzinho de desmontar esse calibre, não tive grandes dificuldades não, o que é mais difícil é de achar um desmonte deste calibre na rede, eu vi apenas parciais, nada de completo!!

Muito obrigado pelo elogio caro mestre, até logo!! 8)

Abraços,
Cigano!

shun

Parabéns, fera! Continue nos entretendo com seus posts!

Um abraço!

automatic for the people

Pandolfi

Sensacional, Cigano. Belo trabalho...
Grande abraço.
Pandolfi

flávio

Sei que Nafta (fluído de isqueiro) é indicado como substituto da Benzina, inclusive em livros, mas não sei quem já usou.

Flávio

Alberto Ferreira

O fluido de isqueiros (nafta) eu nunca usei, mas eu ainda tenho benzina retificada aqui, que aliás foi comprada (legalmente  ;)) em uma fornitura, tempos atrás...

Quanto a essas restrições (legais), se é que elas existem formalmente e são mesmo de efeito nacional, pois eu já ouvi que são de âmbito municipal... ...ou os raios que os partam!  ::)

A minha opinião, sarcástica, é bem simples...
Vigiam e coíbem os "mocinhos" (os que usam eventualmente e para coisas concretas, sérias e legais), fáceis de "controlar", e deixam os "bandidos" em paz...

Aliás, desde quando bandido (ou afins) compra benzina em farmácias ou fornituras?

Moral da história...
Eles, os marginais, morrem de rir...   De nós...

Alberto

Cigano

Citação de: shun online 25 Janeiro 2013 às 14:48:33
Parabéns, fera! Continue nos entretendo com seus posts!

Um abraço!

Thanks caro Shun, na medida do possível irei postando novamente, em breve volto com os Seikos !

Até logo !! 8)

Citação de: automatic for the people online 25 Janeiro 2013 às 17:25:06
Já tava com saudade!

abs

AFTP

Obrigado pelas palavras, pois é por uns motivos pessoais, estou meio corrido, mais quando vejo que dá para fazer alguma coisa sem stress, aí até que saí um "desmontezinho" !!

Valeu caro AFTP, o próximo deverá ser um Seiko.

Até logo !! 8)

Citação de: Pandolfi online 27 Janeiro 2013 às 11:33:04
Sensacional, Cigano. Belo trabalho...
Grande abraço.
Pandolfi

Opa, muito obrigado caro Pandolfi, é uma maquininha bem diferente e com algumas peculiaridades bem bacana, como essa do acerto do calendário !!

Até logo !! 8)

Citação de: flavio online 27 Janeiro 2013 às 11:44:26
Sei que Nafta (fluído de isqueiro) é indicado como substituto da Benzina, inclusive em livros, mas não sei quem já usou.

Flávio

Bem lembrado, agora que você disse, eu já vi isso em um livro em PDF, eu nunca tinha ouvido falar, até ler isso no livro.

Citação de: Alberto Ferreira online 27 Janeiro 2013 às 18:54:12
O fluido de isqueiros (nafta) eu nunca usei, mas eu ainda tenho benzina retificada aqui, que aliás foi comprada (legalmente  ;)) em uma fornitura, tempos atrás...

Quanto a essas restrições (legais), se é que elas existem formalmente e são mesmo de efeito nacional, pois eu já ouvi que são de âmbito municipal... ...ou os raios que os partam!  ::)

A minha opinião, sarcástica, é bem simples...
Vigiam e coíbem os "mocinhos" (os que usam eventualmente e para coisas concretas, sérias e legais), fáceis de "controlar", e deixam os "bandidos" em paz...

Aliás, desde quando bandido (ou afins) compra benzina em farmácias ou fornituras?

Moral da história...
Eles, os marginais, morrem de rir...   De nós...

Alberto

É verdade caro Alberto, eles dão a maior risada de nós, principalmente lá no Planalto Central, lá rolas as altas gargalhadas !! >:(
Abraços,
Cigano!