Menu principal

Balançar o mecanismo todos os dias estraga?

Iniciado por Lupferreira, 29 Janeiro 2013 às 00:23:16

tópico anterior - próximo tópico

Lupferreira

Tenho um relógio alemão e notei que quando dou uma balançada nele de manhã por 1 min. a performance é fantástica, chega no final da noite com +3 seg. Lógico que faço isto de forma leve e com cuidado, sem dar solavancos no relógio. Mas fazer isto todos os dias uma só vez pela manhã, é saudável ou prejudicial ao relógio?

igorschutz

É um esforço normal, que todo relógio mecânico tem de suportar sem prejuízos aos seus componentes. Pode fazer todos os dias.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Filipeandrade

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Paulo Sergio

Resta saber que tipo de "balançada" é essa!!! ;D ;D ;D
Veja... se for um automático, e for balançado no intento de carga, vai fazer com que tenha corda para o "início" de um dia de carregamento e funcionamento!
Mas se for agitado como que para fazer oscilar o balanço, de um lado para o outro (direita e esquerda), não vejo em que poderia ajudar... muito ao contrário, poderia danificar o rubi do platô do balanço, em giros vigorosos e constantes!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Lupferreira

Citação de: Paulo Sergio online 29 Janeiro 2013 às 11:19:07
Veja... se for um automático, e for balançado no intento de carga, vai fazer com que tenha corda para o "início" de um dia de carregamento e funcionamento!
Mas se for agitado como que para fazer oscilar o balanço, de um lado para o outro (direita e esquerda), não vejo em que poderia ajudar... muito ao contrário, poderia danificar o rubi do platô do balanço, em giros vigorosos e constantes!!!
Abraço
Paulo Sergio

É um relógio automático e a intenção é fazer com que tenha carga para um dia de funcionamento. Tenho feito isto e o relógio recupera instantaneamente os segundos perdidos durante a noite. Eu faço com cuidado, sem dar solavancos, da direita para a esquerda e meio para baixo. Existe uma posição correta para fazer isto.

flávio

Não vejo problemas, mas a pergunta é: se o usa todo dia, para que balançar? Quando já tinha um monte de relógios e nenhum watchwinder, eu balançava meus relógios periodicamente, mas hoje os revezo no ww, de modo que cada um tenha pelo menos um dia de uso completo a cada 15 dias.

Flávio

vinniearques

Citação de: Lupferreira online 29 Janeiro 2013 às 11:44:39
Abraço
Paulo Sergio

É um relógio automático e a intenção é fazer com que tenha carga para um dia de funcionamento. Tenho feito isto e o relógio recupera instantaneamente os segundos perdidos durante a noite. Eu faço com cuidado, sem dar solavancos, da direita para a esquerda e meio para baixo. Existe uma posição correta para fazer isto.

Voce já conferiu se ele tem a possibilidade de corda pela coroa? acho mais pratico!

flávio

Ah, e não sei qual é o movimento do seu relógio. Digo isso porque meu Longines Avigation (sempre ele...), ainda que fique girando por dias em um ww e eu dê zilhões de chacoalhadas, não irá garregar mais do que 12 horas (teoricamente deveria carregar 40). Já tentei até macumba no relógio, ele simplesmente não presta.

Flávio

solano

Citação de: flavio online 29 Janeiro 2013 às 12:57:02
Ah, e não sei qual é o movimento do seu relógio. Digo isso porque meu Longines Avigation (sempre ele...), ainda que fique girando por dias em um ww e eu dê zilhões de chacoalhadas, não irá garregar mais do que 12 horas (teoricamente deveria carregar 40). Já tentei até macumba no relógio, ele simplesmente não presta.

Flávio

Flávio

Vai nesse que é bom! :D :D :D :D

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Koopa

Como assim, 12 horas????

Não conheço o movimento, mas com certeza é muito pouco para um relógio como o Longines... tentou levar em alguma assistência???

Qualquer um hoje, até mesmo os chinocas, fazem mais que isso

vinniearques

Citação de: Koopa online 29 Janeiro 2013 às 13:57:43
Como assim, 12 horas????

Não conheço o movimento, mas com certeza é muito pouco para um relógio como o Longines... tentou levar em alguma assistência???

Qualquer um hoje, até mesmo os chinocas, fazem mais que isso

Koopa dá uma pesquisada no fórum e vai ver o dilema desse Longines do patrão!

zugo

Aproveito para deixar a pergunta, existe maneira correta/ideal que sirva para carregar qualquer automático que não tenha corda na coroa?

vinniearques

Citação de: zugo online 29 Janeiro 2013 às 14:46:36
Aproveito para deixar a pergunta, existe maneira correta/ideal que sirva para carregar qualquer automático que não tenha corda na coroa?

Pra carregar mesmo completo e tal só usando pelo menos 8 horas ou no Watchwinder!

até onde sei claro!

depinho

Abraço
Paulo Sergio

Oi Paulo, não entendi... No manual dos Seiko é dito que para iniciar o funcionamento devem ser feitos movimentos de um lado para o outro (direita e esquerda). Não é isso ? Como pode danificar o relógio ?

Grande abraço,
Fabiano

flávio

Ele já foi revisado duas vezes na Watchtime e até módulo completo trocaram lá. O Adriano sabe o histórico do relógio... Eu não tenho mais paciência com ele. Acho que, depois da última revisão, ele funcionou um mês corretamente, voltou para lá, funcionou mais um mês e, lá pelas tantas, desisti... Falei para o Adriano que o relógio tinha que benzer e, como não tinham um Pai de Santo lá, o relógio, hoje, fica no meu WW ou gaveta, nem uso, para não me irritar.

Flávio

Paulo Sergio

depinho...
Movimentos suaves, com o intento de carga do automático é uma coisa... movimentos bruscos, outra!
Veja a pergunta feita, e minha resposta! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio