Omega e Elgin

  • 18 Respostas
  • 11541 Visualizações
Omega e Elgin
« Online: 16 Abril 2009 às 20:07:02 »
Olá, sou novo no site e tenho uma dúvida...

Gostaria de saber se em algum momento na história a Omega utilizou caixas da Elgin em seus relógios de bolso.

Obrigado!

Um abraço a todos

*

Alberto Ferreira

Re: Omega e Elgin
« Resposta #1 Online: 16 Abril 2009 às 20:33:30 »
Salve!

Seja muito bem-vindo, Elgin!

Fique à vontade, a "praia" é aqui mesmo!

Mas vamos aguardar as opiniões dos que sabem mais (do que nós...  :D) sobre o assunto.

Um abraço, e participe sempre que puder.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Omega e Elgin
« Resposta #2 Online: 16 Abril 2009 às 20:39:53 »
Olá, e seja bem vindo!

Não sei se a Omega confirma oficialmente a informação, mas é há uma história de que, em virtude de algumas restrições alfandegárias nos EUA, os americanos importavam somente as máquinas e mostradores de relógios suíços. Já em território americano, colocavam estas máquinas em caixas nacionais. Daí haverem diversos Omegas de bolso com caixas Elgin.

Corroborando com esta história, os Longines recebiam caixas Wittnauer (que era a representante americana da marca) e os JLC recebiam caixas LeCoutre (que representavam a marca por lá).
Também, por causa de restrições alfandegárias americanas, muitos relógios vinham com uma contagem "falsa" de rubis gravada nas platinas (p. ex.: o relógio tinha 29 rubis, mas vinha gravado "17 rubis"), ou então com a contagem de rubis rasurada (como o Rolex fazia).

Aliás, esse negócio de importação de relógios nos EUA era um negócio tão complicado, que as marcas tinham de constituir empresas locais, que não eram afiliadas às matrizes suíças, para poderem trabalhar. Tanto que ainda hoje existe a Rolex USA e a Patek Philippe USA, que não são empresas filiadas às respectivas fábricas suíças (se bem que a PP USA foi adquirida pelos Stern).
Nem eu entendo muito bem como as coisas se passam por lá...

Vamos ver se algum amigo sabe dizer melhor sobre isso... Paulo?

Abraços,

Igor


Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Omega e Elgin
« Resposta #3 Online: 16 Abril 2009 às 23:42:01 »
Olá, e seja bem vindo!

Não sei se a Omega confirma oficialmente a informação,....


Sim!
Se você com um Omega destes, com caixa americana, consultar o Museu, eles dirão que aquele movimento sob número tal, foi destinado àquele mercado....................se não for esta a resposta, ferrou!!!.....adaptaram por conta em algum lugar...
É uma maneira de descobrir se é um relógio daquela época da restrição, ou uma montagem de algum espertão (O relógio Omega era de ouro.....derreteram a caixa, e acharam uma bela caixa americana (boa por sinal, melhor atá que a suíça)..........pronto!!!......a história dá respaldo ao ato>:(


Abs


Gravina

*

TempusVivendi

Re: Omega e Elgin
« Resposta #4 Online: 17 Abril 2009 às 09:04:52 »
Igor,


O que acontecia não foi uma restrição a importação e sim uma lei anti-truste.
Nos EUA os fabricantes de caixas criaram um lobby sendo que qualquer um podia produzir ou importar relógios, mas as caixas obrigatoriamente teriam que ser fornecidos por eles.
Isso era obrigatório tanto para os fabricantes locais quanto com os importados.

Um detalhe a Elgin fabricante de caixas não tem nada a ver com a Elgin fabricante de relógios, são empresas distintas.
Num ponto isso foi bom pois os tamanhos eram padronizados e muitas vezes o cliente chegava numa loja e escolhia a maquina do fabricante X e a caixa do Y sendo o relógio montado na hora.

Muitos fabricantes compravam as caixas e já forneciam o relógio montado como a Hamilton, etc..

Os fabricantes europeus criaram maquinas para os tamanhos padrões americanos, muitas vezes bastava colocar um anel na maquina que atingia o tamnho necessário.

Para os europeus tops com Patek, etc. importava-se as maquinas e ourives locais faziam as caixas em ouro com as marcas deles.
Detalhe tinha um banco americano que importava Patek colocava sua marca e dava de brinde aos clientes.

Esse lobby continuou até a metade do século 20, muitas empresas suíças abriram pseudo filiais nos EUA para que sua marca estivesse estampada na caixa também, mas mesmo assim o fabricante das caixas era outro.

Quanto aos rubis é outra história, muitos relógios exportados estampavam em cima que tinham 21 rubis, mas na verdade só tinham na parte superior.



Paulo



*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Omega e Elgin
« Resposta #5 Online: 17 Abril 2009 às 09:34:42 »
Legal!
Obrigado pelas informações Paulo.

Mas que haviam restrições alfandegárias, isso haviam... Tudo bem, eram decorrentes da tal lei anti-truste, mas eram restrições alfanderágias, certo? Se não há livre comércio, há restrições.

Quanto aos rubis, é certo que existiam casos de relógios em que na platina eram declarados menos rubis do que realmente haviam nas máquinas (como o exemplo que dei, em que a máquina possuía vinte e tantos rubis, mas estava declarado apenas 17), pois a alíquota de importação de relógios nos EUA variava de acordo com a quantidade de rubis nas máquinas (mais rubis, maior imposto). Rasuravam também indicações de ajustes, pois, também, relógios ajustados pagavam mais impostos. Era sonegação mesmo!

Existem muitos Rolex Prince por aí com a quantidade de rubis ou de ajustes rasurados (as vezes, como rasura, desenhavam uma florzinha em cima da gravação).


Fonte: Vintage Watches MQ

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

TempusVivendi

Re: Omega e Elgin
« Resposta #6 Online: 17 Abril 2009 às 10:36:32 »
Igor,


Realmente haviam essas restrições quanto a questão da rasura na quantidade de rubis isso se aplica a relógios "sem expressão" na época, caso tipico da Rolex que era um relógio barato.

Falando em Rolex a uns 2 meses tinha um no Ebay dos anos 20 (não aqueles da Ucrânia), estava no Canadá e a caixa não era assinada e eu não conhecia o fabricante dela. Marquei o relógio e deixei para pesquisar depois e acabei esquecendo.
Passado mais ou menos uma semana fiquei surpreso o relógio foi vendido por aproximadamente U$ 160 então fui pesquisar e aí descobri que a Rolex tinha usado aquele fabricante. Fiquei chateado porque estou querendo um Rolex dos anos 20/30.

Voltando ao numero dos rubis, com as marcas consagradas tais como Omega, Patek, etc., isso não acontecia porque não se importavam de pagar mais impostos.
Um caso tipico é o Omega Chronometre DDR 16 size com 23 rubis fabricado para competir com os ferroviários americanos, veja abaixo e detalhe a caixa não é Omega.


Abraço,


Paulo




« Última modificação: 17 Abril 2009 às 10:44:10 por TempusVivendi »

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Omega e Elgin
« Resposta #7 Online: 17 Abril 2009 às 12:47:45 »
Oá a todos !!

Pois é ... será que a explicação para relógios da Omega, anteriores a década 30, com caixas não assinadas ( relógios de pulso ) é que eram montados em países como os USA !?!?

Sempre vi muitos Omega nesta configuração, mostrador assinado, movimento assinado e caixa sem assinatura Omega e em diversos materias, como niquel cromo, prata, etc. inclusive algumas com " Hallmarks " não com o símbolo da Omega.

Já tinha ouvido diversas histórias sobre isso, como eram relógios de bolso femininos e que foram adaptados para o pulso, com alguns tendo a coroa as 12 H. já ouvi falar que em determinada época em Portugal se montava muitos relógios trazidos da Suissa ( movimentos e mostradores ) e que fabricavam caixas com design próprio. Como também ouvi falar que a própria Omega montou relógios sem assinatura na caixa ( acho difiçil ... mas ....... ) porque se preocupavam mais com a qualidade do movimento do que a caixa  ??? sei lá .....

Depois que eu comprei um Universal ( Bumper) e descobri que a Universal utilizou calibre AS antes de ter seu próprio movimento Bumper ... como o 138, eu não duvido de mais nada !!!

Interessante esse assunto de caixas !!

abraços,

Daniel
« Última modificação: 17 Abril 2009 às 12:50:51 por Daniel »

*

Pandolfi

Re: Omega e Elgin
« Resposta #8 Online: 17 Abril 2009 às 15:17:16 »
Elgin, o Paulo (TempusVivendi) tem razão, quem quizesse vender nos USA tinha que colocar as caixas fabricadas lá e não na origem (era a proteção ao trabalhador americano, devido a crise braba da época).
Vou mostrar as fotos do meu Elgin para os amigos tirarem suas conclusões, mas acho que este é americano total.


« Última modificação: 17 Abril 2009 às 15:19:43 por Pandolfi »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Omega e Elgin
« Resposta #9 Online: 17 Abril 2009 às 15:35:02 »
Aqui pro Brasil mesmo vinham Omegas só com máquina e mostrador. A caixa era da marca 'Beta', nacional.

Agora, em relação as caixas de ouro, era muito comum o relógio só receber a caixa no país em que seria comercializado.
Em Portugal, por exemplo, a legislação exige (exigia?) que só podem ser vendidas como ouro peças de 19 kt ou mais, ou seja, um relógio de 18 kt não passaria por ouro em Portugal, daí as caixas eram fabricadas localmente neste quilate.
Tem também os Omega com caixa de ouro argentina, que dizem ter caixas mais bem feitas que as suíças...
Tem caixas francesas também!

Certeza que o Gravina sabe falar melhor disso do que eu.

Um abraço,

Igor

P.S.: Pandolfi, espetacular este seu Elgin!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Pandolfi

Re: Omega e Elgin
« Resposta #10 Online: 17 Abril 2009 às 15:42:49 »
Obrigado, Igor.
Caso algum amigo precise de fotos de relógios americanos eu tenho Elgin, Waltham, Hamilton, South Bend e Howard.
Gande abraço.
Pandolfi

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Omega e Elgin
« Resposta #11 Online: 17 Abril 2009 às 16:16:25 »
Aqui pro Brasil mesmo vinham Omegas só com máquina e mostrador. A caixa era da marca 'Beta', nacional.

Agora, em relação as caixas de ouro, era muito comum o relógio só receber a caixa no país em que seria comercializado.
Em Portugal, por exemplo, a legislação exige (exigia?) que só podem ser vendidas como ouro peças de 19 kt ou mais, ou seja, um relógio de 18 kt não passaria por ouro em Portugal, daí as caixas eram fabricadas localmente neste quilate.
Tem também os Omega com caixa de ouro argentina, que dizem ter caixas mais bem feitas que as suíças...
Tem caixas francesas também!

Certeza que o Gravina sabe falar melhor disso do que eu.

Um abraço,

Igor

P.S.: Pandolfi, espetacular este seu Elgin!

Oi Igor,

É isso aí!
Na verdade, por força de lei, relógios dos anos 70............acho que em 1973, tinham que ter algum índice de nacionalização para receber o sêlo verde.............Zona Franca criada, teoricamente, os relógios teriam que serem montados aqui.....mão-de-obra nacional.
Surge a BETA, que não só fezcaixas de ouro, como algumas de aço também.................inclusive de Speedmaster com calibre 1045 (Penso que já vinham montados de lá..........não sei, não fotografei, mas conheço alguns relojoeiros que trabalharam na ZFM nesta época...........Fonatenelle da Omega (chefe), e o próprio Sr. Hilário que está hoje com o Paulinho e Celsinho..........este último trabalhou anos na BETA, e foi chefe dos relojoeiros em uma época que a Swath Group (Omega, Longines, etc) estava localizada no bairro de Pinheiros...
Com relação às caixas de ouro, era realmente uma prática comum a confecção destas em uma firma especializada paralela..................Comprava-se os relógios de aço da Suíça, ou mesmo de plaquet (estes mais caros, mas o mostrador e ponteiros, por vezes, acompanhavam o tom da coisa), e não raramente, estas caixas eram bem mais elaboradas e reforçadas do que aquelas de origem helvética ;D
O colecionador não vê com bons olhos este tipo de caixa (não assinada), mas na época o consumidor (primeiro proprietário), queria mesmo é que o relógio fosse de ouro, pouco lá se importando com a caixa..........ele não ia abrir mesmo!!!........assim presumo!

Abração

Gravina

*

TempusVivendi

Re: Omega e Elgin
« Resposta #12 Online: 17 Abril 2009 às 19:09:20 »
Igor,


Esse negócio de ouro é meio estranho por incrível que pareça, já foi motivo de discussões no antigo fórum.

Se não me engano o Brasil e Argentina proibiram a importação de jóias durante um tempo então as caixas eram fabricadas por aqui mesmo. Só não tenho certeza se o Brasil participava disso.

Uma outra coisa é que o ouro jóia varia em alguns países, no maior parte do mundo é 18k, em Portugal é 19.2k nos países árabes e na Índia é 22k nos EUA é 14k.

Uma coisa o ouro jóia americano 18k não é aceito em outros países. Existe uma tolerância para a porcentagem de ouro na composição e nos EUA essa tolerância é muito alta.



Abraço,


Paulo



*

Enéias

Re: Omega e Elgin
« Resposta #13 Online: 17 Abril 2009 às 23:02:14 »
Bem-vindo!

Sua postagem inicial motivou um excelente tópico!
 ;D

Re: Omega e Elgin
« Resposta #14 Online: 19 Abril 2009 às 19:04:40 »
Olá,

Fiquei surpreso com o resultado do tópico. Creio que os comentários foram de grande valia e aquilo desejava saber ficou-me bem claro.

Gosto muito de relógios de bolso, desde quando tive em minhas mãos um Omega Tissot que pertenceu a meu avô e que hoje está aos cuidados de um tio. Devo dizer que meu sonho é um Elgin de bolso, já tive a oportunidade de ver alguns, mas ainda não tive a oportunidade de adquirir, mas tenho certeza que um dia realizarei este sonho.

Um grande abraço a todos e obrigado pelos comentários.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Omega e Elgin
« Resposta #15 Online: 19 Abril 2009 às 19:21:42 »
Obrigado, Igor.
Caso algum amigo precise de fotos de relógios americanos eu tenho Elgin, Waltham, Hamilton, South Bend e Howard.
Gande abraço.
Pandolfi

Amigo Pandolfi,

Por gentileza, poste aqui (no fórum) estes movimentos americanos...............eles são especialmente belos!!!.......vale a pena contemplá-los ;)

Abs


Gravina

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Omega e Elgin
« Resposta #16 Online: 19 Abril 2009 às 20:02:42 »
Por gentileza, poste aqui (no fórum) estes movimentos americanos...............eles são especialmente belos!!!.......vale a pena contemplá-los ;)

E, se postar, faça-o em um tópico próprio, pois estes relógios merecem!

Estou lendo alguns livros e artigos sobre a finada indústria relojoeira americana, e estes yankees são mesmo de tirar o chapéu (o empreendedorismo dos caras e também seus produtos, isto é, os relógios)!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Pandolfi

Re: Omega e Elgin
« Resposta #17 Online: 20 Abril 2009 às 10:05:25 »
Amigos Gravina e Igor, vou fazer o que pediram, mas primeiro vou tirar umas fotos melhores.
Grande abraço.
Pandolfi

*

Pandolfi

Re: Omega e Elgin
« Resposta #18 Online: 25 Abril 2009 às 18:48:27 »
Amigos, já postei os relógios no tópico Relógios Americanos.
Grande abraço.
Pandolfi