Menu principal

Como NÃO receber uma encomenda

Iniciado por LUW, 04 Março 2013 às 10:46:19

tópico anterior - próximo tópico

LUW

Não se preocupem, não estou rasgando dinheiro nem uivando para a lua (ainda), mas precisava saber como fazer para NÃO receber uma encomenda :o.

Há uns sete dias atrás encomendei do Japão um relógio, mas antes de fechar com o vendedor perguntei se o modelo que ele tinha era um modelo JDM específico fora de linha, com um detalhezinho especial no mostrador. Ele me garantiu que era esse mesmo, diferente do modelo JDM mais comum. Beleza, o cara foi muito comunicativo, com Inglês muito bom (e não Ingrish), e então mandei vir por EMS, e pelo rastreio está no mar entre o Brasil e o Japão. Pois bem, hoje de manhã recebo um e-mail do vendedor se desculpando porque por um descuido de um "business associate" foi enviado o modelo sem o tal do detalhe, o modelo mais comum. O detalhe é que ele já tinha mandado ontem mesmo um novo pacote com o modelo certo por EMS e me forneceu o número (pelo rastreio ainda está em Tokyo). Só pediu para eu não aceitar o primeiro pacote que volta para ele.

E aí que está a minha dúvida. Vindo por EMS, certo como a chuva cai para baixo, vai parar na RF e será taxado. Pela classe do vendedor estou bastante preocupado se basta mesmo eu apenas ir à agência e dizer que não quero receber para o pacote voltar para ele são e salvo. Sei que uma vez na agência o pacote fica lá por 30 dias se eu não for atrás, mas se eu prontamente disser que não quero receber, volta mesmo para ele? Mesmo vindo com a nota da RF?

O cara foi tão legal que juro que até ficaria com o relógio mesmo não sendo o modelo específico que eu pedi (a diferença é irrisória para o modelo comum, coisa de colecionador besta), mas o problema é que ele já despachou o modelo certo .
[ ]s
Luciano

Adriano

Eu posso estar enganado mas acho que não há como recusar ou se houver, não é garantido que ele volte. Ele pode ser simplesmente destruído. Primeiro que não é você quem decide se o troço deve voltar ou não, mas sim o remetente. Toda remessa internacional é assim, você declara na invoice se, caso o objeto não chegue, se ele deve voltar ao remetente ou ser "abandonado". Bem, honestamente, aqui em nosso país, eu teria medo de recusar e o troço não voltar, a não ser que o vendedor se responsabilize.

Ainda assim, esse me parece o caminho mais complicado. Me parece mais fácil, por incrível que pareça (e aí, quem tem mais experiência nisso, que corrija), que você receba o troço e faça o seguinte:

- se receber sem imposto, manda de volta pro cabra e ele te reembolsa o frete;
- se receber com imposto, manda de volta pro cabra e ele re reembolsa frete e imposto, o que acho bem difícil de acontecer;
- se receber com imposto, paga pro cara, fica com o produto e tenta revender aqui.

A não ser, repetindo, que você nunca vá retirar o troço nos correios e o vendedor que assuma a bronca caso o troço nunca volte para ele. Afinal, o erro foi dele.

Abraços!

Adriano

heracles

Se o cara é legal assim e você pode pagar eu receberia a peça e revenderia
se não for taxadodo vai ter um bom lucro.
sendo taxado ( muito provável acho eu) você ainda pode vender com uma pequena
margem ou pelo menos "empatar", não vejo como você poderia sair perdendo.

Abraço
Heracles

LUW

Eu não quero de forma alguma prejudicar o vendedor, mas também haja saco de enfrentar ML . Revender foi a primeira coisa que pensei, mas mesmo cobrando preço "full" (relógio JDM + frete + IOF + II + taxas ML) e sem lucro não sei se é venda garantida, e e aí fico com o relógio empatado aqui.
Cazo .
[ ]s
Luciano

zE_

Pra que complicar tanto. Fica com os dois.  :D

Wilson

No ano passado,

me taxaram um relógio de bolso, :(

como eu não estava de acordo com o valor cobrado,
conversei com o gerente da agencia dos correios e ele me disse
que eu teria um prazo para retirar a encomenda e que se eu não a retirasse
ele enviaria de volta, então eu deixei vencer o prazo e a encomenda foi enviada
de volta, entrei em contato com o vendedor e expliquei a ele o que havia acontecido,

aí quando ele recebeu lá, ele me mandou de novo o mesmo relógio e pimba !!! :D
dessa vez passou...não taxaram ele, rsrs ;D ;D

abraços,

wilson

LUW

Citação de: zE_ online 04 Março 2013 às 13:16:32

Pra que complicar tanto. Fica com os dois.  :D
Juro que eu esperava essa sugestão já na primeira resposta

Citação de: Wilson online 04 Março 2013 às 13:26:44
quando ele recebeu lá, ele me mandou de novo...
Se eu tivesse certeza que ele fosse receber mesmo o relógio eu não estaria preocupado, mas como estamos aqui na República das Bananas e Carnaval...
[ ]s
Luciano

LF

LUW,

Como a obrigação de pagar o imposto é sua (do destinatário), se houver incidência e ele não for pago, será aplicada pena de perdimento caso você não tome nenhuma providência. Isso significa que o relógio vai pra leilão da Receita Federal... Por isso, acredito que você terá que fazer um requerimento à Receita Federal, dizendo que houve erro no envio, e, em razão desse equívoco, solicitar autorização para devolvê-lo ao remetente.

Foi mais ou menos o que eu tive que fazer em situação parecida que enfrentei no escritório, mas de proporções muito maiores. Um cliente da Europa mandou três contêineres com máquinas industriais pra cá, mas o comprador perdeu um grande contrato (para cujo adimplemento utilizaria as máquinas) e quebrou! Não teve grana pra fazer o desembaraço aduaneiro. Conseguimos evitar o perdimento e embarcar a mercadoria de volta (custeamos o frete).   

No seu caso, mais simples, é provável até que haja um formulário e/ou requerimento padrão.

Abs.,

LF

LUW

LF, grande notícia, obrigado!
Sabe a quem devo me dirigir? À ECT ou RF?
[ ]s
Luciano

jfestrelabr

Como viver no Brasil é tão complicado tenho tantas encomendas que ja vão completar mais de um ano que simplesmente sumiram por aqui,os vendedores de fora ficam loucos com a nossa burocracia, o paizinho de m.....
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Gravina

Citação de: heracles online 04 Março 2013 às 11:52:26
Se o cara é legal assim e você pode pagar eu receberia a peça e revenderia
se não for taxadodo vai ter um bom lucro.
sendo taxado ( muito provável acho eu) você ainda pode vender com uma pequena
margem ou pelo menos "empatar", não vejo como você poderia sair perdendo.

Abraço
Heracles

;)

LUW

dekkard, é um Casio GD-350-8JF.

Falei com o vendedor e no fim do ano passado ele disse que aconteceu algo bem semelhante (com um molinete que enviou para cá). O comprador recusou o pacote e em (apenas ) 2 meses ele recebeu o pacote de volta no Japão.
[ ]s
Luciano

dekkardnexus5

LUW,

É um G Shock bem legal! Tem essa função de vibrar, que é uma novidade na linha!

Um abraço

LUW

Não exatamente novidade, pois o 7500/7510 também tinha alarme vibratório, mas fazia um bom tempo que a Casio não lançava nada com essa função.
[ ]s
Luciano

Pandolfi

LUW, este relógio custa entre <500>500, <1000>1000 reais?
Dependendo você vende fácil...poste suas características...

Grande abraço e boa semana...
Pandolfi

LUW

Pandolfi, ainda não sei o valor do imposto (sabe que a RF é arbitrária na estipulação do valor >:(), mas se cobrarem os 60% eu vou gastar mais uo menos uns R$ 750,00. Para quem está curioso é esse aqui*:

*: Porém está escrito "Vibe Alarm" ao invés de "Vibrator" no base do display.
[ ]s
Luciano

Luciano, explique melhor como funciona a função "VIBRADOR" desse relógio... ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abraço, bom fim de semana!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

LUW

Ele vibra quando o alarme dispara ou quando a hora muda (se vc ligar a "hourly beep feature" em modo vibrar).
Aonde ele vibra fica totalmente a gosto do freguês, porém eu sugiro usar apenas no punho.
[ ]s
Luciano

LUW

Só para dar um desfecho à estória:

HOJE o vendedor recebeu de volta o relógio, tudo certo. E o melhor de tudo foi que o segundo relógio que enviou (modelo certo) e recebi dia 21/03 NÃO foi tributado .
[ ]s
Luciano

shun

hahahaha Ótimo, Luciano!

Deu sorte..! E que bom que tudo deu certo!

Abraços!