Menu principal

[Vídeo] Polimento em um Rolex Daytona !

Iniciado por Cigano, 07 Março 2013 às 20:42:26

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Olá pessoal, sei que alguns não vão achar bacana e coisa e tal. Mas eu achei legal, pois o relógio ficou praticamente novo!

Vejam

[youtube=425,350]lTE7TWsNpVk[/youtube]
Abraços,
Cigano!

automatic for the people


Cigano

Citação de: automatic for the people online 07 Março 2013 às 20:44:30
Caro cigano

Faltou o link!

Abs

AFTP

Ok caro AFTP, já arrumei !!  :P ::)

Como sempre, você é rápido no gatilho ! 8)
Abraços,
Cigano!

Dorotheo

Ficou "zero bala"
Agora a mão do cara está digamos, não muito limpa.... ;D ;D ;D
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

RBarbosa

Achei sensacional!

Estou louco para fazer isso no meu GMT II ceramic!

Os riscos pequenos não me incomodam tanto mas já tem um grandes que me incomodam...  :'(

Espero que o serviço de uma autorizada aqui no Brasil seja bom o suficiente...

flávio

R Barbosa, sim, a autorizada daqui faz perfeitamente e outros relojoeiros também. Meu Rolex Explorer tem cada dente, mas cada dente... Mas também é o relógio "da confusão", quando detonar realmente mando para a funilaria. :P


Flávio

igorschutz

O relógio ficou como novo mesmo, mas esse Daytona novo é foda... no vídeo ele parece muito bling-bling, um horror... ao vivo nem tanto.

Bonito mesmo era o antigo 4030, com polimento escovado e sem esses acumuladores prateados, que são o ó!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Vero, esses acumuladores dão um ar fake do baralho no relógio! Eu não entendo a Rolex... O modelo mais cobiçado deles é o Paul Newman. Por que não fazer o maldito esquema de cores que todos acham o mais belo já feito e inventam modas?

Flávio

Adriano

O cara mandou muito bem, serviço bem profissional, usou as técnicas corretas, ferramentas certas. Muito bom mesmo. Parece bobagem, mas tem cara que não usa matriz para fazer foscos, não usa torno... não é polimento.

Abraços!

Adriano

Cosentino


Correia

Obrigado pelo vídeo amigo Cigano.

Muito bom, gostei do esmero levado a cabo para que o relógio ficasse novo. Podia ser colocado novamente numa vitrine.

Como gosto dos Daytona...

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Adriano

Mas um adendo. O cara fez uma coisa que não é usual: ele não mostrou como montou o vidro, mas de todo modo, montou com a máquina já dentro. Se ele usou os dedos para montar o vidro, é porque a junta já está meia-boca, pois se estiver boa, o vidro não entra "na mão". Se usou prensa, isso foi muito arriscado pois montar vidro na prensa com a máquina dentro é um risco grande. Shit happens, e se acontecer, você na melhor das hipóteses destroi mostrador e ponteiros, e na pior, o mecanismo inteiro.

Enfim, não dá para avaliar corretamente pois não aparece o processo todo, e não dá para dizer que está errado, mas não é usual montar nessa ordem.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Eu também notei isso.
Mas depois, revendo o vídeo, eu notei que fora dos momentos em que as partes mais importantes da operação de polimento foram mostradas, houve uma parte que foi meio que "didática" (por assim dizer... com imagens apenas para ilustrar) como, por exemplo, quando ele mostra a abertura e o fechamento do fundo, sem esforço (nitidamente a operação já havia sido feita e as imagens foram apenas ilustrativas).

Algo mais ou menos como aqueles programas de culinária da TV  :D, onde o frango entra no forno e na imagem seguinte está assado.  ;)

Mas na parte dos polimentos a ação foi real.

Alberto

wilbor

Uma coisa que observei foi na hora dele usar a lima. Sou engenheiro e trabalho numa indústria de máquinas agrícolas. Um certo dia, atrasado com um novo protótipo, fui me meter a besta de limar uma peça. Tomei um "chega pra lá" do ferramenteiro sênior, porque eu estava usando sua lima como no vídeo, ou seja, nas duas direções (indo e vindo). Segundo ele, qualquer ferramenteiro sabe que usa-se a lima apenas em uma direção (indo), e nunca nas duas. Ele está certo, o relojoeiro está certo ou as operações são completamente diferentes?

Sou da opinião também que, além de ter que conhecer a técnica, o bom relojoeiro realmente tem que ter habilidades manuais.

Eu por exemplo, jamais poderia ter escolhido essa profissão. Jamais conseguiria fazer tal serviço, simplesmente não tenho a coordenação motora para os movimentos necessários. Por esse motivo, mais uma pergunta: se no momento da manutenção, o relojoeiro faz um estrago federal (como o exemplo que o Adriano deu, caso o relojoeiro tenha usado uma prensa para fechar o vidro e se o movimento tivesse sido comprometido). Como fica? Quem arca o custo?

Abraços!

FALCO

Bem legal...
Pouco ortodoxo o serviço, mas bem legal, precisa ver se o cara usou a gramatura correta para o "escovado", que é um dos muitos pulos do gato. Já vi Rolex usado, bonito até, mas para quem sabe como o "brushed" deve ser...
Este vai-e-vem das ferramentas também não ajudam à manter a forma correta (reta - original) do "escovado".

PS.Acho que o correto uso da "lima", se é que é esta ferramenta que ele usa, não se aplica aqui, uma vez que a intenção não é o desgaste, o objetivo é apenas alinhar a primeira camada.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Seedorf

Muito bom o Vídeo!!! Pretendo daqui um ano fazer um polimento no meu. Tenho uma Dúvida esse polimento é completo, existe um menor, ou um só para a pulseira ????

flávio

Existe uma gíria na relojoaria chamada "reuge". Eu uso outra coisa: dá um "batom" aí no relógio, não é para polir MESMO! É aquele "tapa" no relógio, só para tirar arranhões superficiais. Relojoeiros indepentes já fizeram isso em alguns relógios que, por exemplo, estavam meio detonados apenas na trava do bracelete, por exemplo. Porém, como autorizadas são 8 ou 90, não sei se fazem o serviço.

Ultimamente tenho agido de forma diversa: quando detonar mesmo, mando para a funilaria!  :D

Quão detonado? Quando estiver com dentes e arranhões fundos, muito embora meus relógios sejam quase todos em estado de zero, até mesmo porque os uso apenas com ternos. Há poucos, a exemplo do Rolex Explorer I e Omega PO, que de fato uso para fazer tudo, até esportes. Mas o PO ainda vai longe, pois todo fosco. O Rolex precisava de um "batom", mas vou esperar até precisar ir para a funilaria!

Flávio

Adriano

Não posso falar por outras autorizadas, mas na Watch Time, é feito como o cliente pedir. Se não disser nada, é feito o polimento igual ao padrão original de fábrica, sempre com o bom senso de renovar o relógio, mas nunca tirar a forma original por causa de um risco ou amassado. Entre o risco e a forma original, fica o risco, e se o dilema for complicado, tem que ser explicado para o dono do relógio, que vai decidir como quer. Tem gente que prefere o risco, mas tem que gente que prefere a deformação. A regra é jamais comprometer a forma, mas se o cliente quiser assim, assim será feito.

E se o cliente não quiser polimento nenhum também, mesmo nos casos onde ele é cortesia (como em revisões gerais), não se faz. Simples.

Abraços!

Adriano

wilbor

Valeu pela resposta Adriano!

Eu estou acostumado com o serviço bruto da fábrica, às vezes me esqueço das tolerâncias milesimais que ocorrem nos nossos queridos relógios. Ainda mais se falando de polimento.

Abraços!

Seedorf

Obrigado Flávio e Adriano. O problema maior e na região da trava do relogio por isso a duvida. Acho que farei um baton  talvez no final desse ano. Abraços !!!