Menu principal

Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.

Iniciado por melao, 08 Março 2013 às 14:16:12

tópico anterior - próximo tópico

melao

Link
http://estacaochronographica.blogspot.com.br/2013/03/em-primeira-mao-antoine-martin-slow.html

O relogio é lindo,mas esse balanço gigante é fantastico.
Fico imaginando como deve ser a observaçao desse movimento.Hipnotizante.
Foto

ThiagoDF

Muito interessante melao, obrigado por compartilhar. ;)

Pergunto aos mestres, qual é a relação entre os hertz e a precisão de um relógio mecânico. Quanto mais bph, mais preciso, ou não tem nada a ver. ???
Membro do RedBarBrazil

Sifion

:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Que coisa gigante!!!

Procurei em vários locais por vídeos mas não encontrei nada ainda

FALCO

Bem legal.
Esta "baixa" frequência não é rara... ou, é rara apenas nos de pulso...
Muitos acham que frequência mais alta é relacionada à precisão, existe até esta conversa boa aqui no nosso fórum, vale a procura. Eu como não sou mestre nem de obra, acho que este atributo é irrelevante, ou, é apenas uma característica do movimento. Dois relógios igualmente bem construídos vão ser capazes, da mesma forma, de manter o mesmo desempenho, mesmo com frequências diferentes.
Claro que o com maior frequência (bph) um relógio (um cronógrafo, por exemplo) será capaz de mostrar ou marcar o tempo de forma mais exata, em mais "partes de segundos", o que significa que considero precisão como desempenho ou capacidade de manter de forma constante sua marcha, não a capacidade de exibir (marcar/medir) o tempo em partes menores.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

igorschutz

Citação de: ThiagoDF online 08 Março 2013 às 14:34:40
Quanto mais bph, mais preciso, ou não tem nada a ver. ???

Em tese sim, quanto maior a frequência, mais "preciso" é o relógio. É aí que o quartzo ganha disparado do mecânico, pois, enquanto um El Primero bate a 36.000 bph (5 Hz), um relógio quartzo normal bate a 32.768 Hz (ou seja, 235.929.600 bph).
É por isso que, em se tratando de relógios de pulso, qualquer relógio quartzo vagabundo é muito mais preciso que o melhor relógio mecânico.

Isso acontece porque, num relógio de alta frequência, de 36.000 bph, por exemplo, uma batida errada numa hora significa 1/36000 de erro. Já num relógio de 18.000 bph, uma batida errada numa hora significa 1/18000 de erro, ou seja, o dobro.

Mas isso não quer dizer que, na prática, qualquer relógio de alta frequência é mais preciso que um relógio de menor frequência, pois a precisão não vem só do escapamento.
Um relógio de baixa frequência, mas que esteja usando um escapamento bem regulado, uma corda regulada, com trem de engrenagens bem acabado e sem jogo -- enfim, um relógio de alta qualidade -- pode ser mais preciso do que um relógio de alta frequência feito de modo industrial.

A contrapartida da alta frequência é o maior desgaste do mecanismo, que atua mais rápido, o que exige manutenção mais constante e cuidadosa (sim, mais cuidadosa, pois em se tratando de manutenção de relógios de alta frequência, não é só questão de fazer manutenção com mais frequência, e sim com materiais específicos, conhecimentos específicos, e outro, pois o maior "desempenho" do escapamento acarreta algumas características não observadas em escapamentos mais lentos, tais como óleo espirrando, etc.).
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Dorotheo

Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

flávio

Tudo a ver. Abordei isso em um texto publicado na Pulso há mais de 10 anos, que está no site mãe:

http://www.relogiosmecanicos.com.br/frequencia.html

Flávio

ThiagoDF

Obrigado pela aulinha Igor! ;)

Vou ler o texto no site mãe Patrão! :-*
Membro do RedBarBrazil

Adriano

Sim, como dito, puramente em teoria, é mais preciso. Mas a precisão do relógio advém de vários fatores, e a frequência é apenas uma delas.

Esta semana entrevistei o Guy Semon, vice-presidente da TAG Heuer e chefe do departamento de R&D da marca. Bem, ele explicou e apresentou, entre outros relógios, o Mikrogirder. Peguei na mão, acionei, escutei... Absurdo. Como devem saber, ele funciona a 7.200.000 bph, ou 1.000 Hz, mas só para o crono. Sim, ele não usa balanço e espiral, cujo limite fica na casa dos 500 Hz.

Pois bem, o ponto que quero chegar é que, independentemente da frequencia, o sistema tem um fator de qualidade "Q" de 1000 contra 300 dos melhores balanços com espiral. Isso significa mais que metade de consumo de energia e mais ou menos o dobro de precisão a longo prazo. Logo, o fator de qualidade determina a precisão mais do que a frequência. O fator de qualidade de um oscilador a quartzo comum é baixo. Basta ver que a frequência de oscilação de um quartz é cerca de 8.000 vezes maior que a de um mecanismo comum de 28.800 bph ou 4Hz, mas sua precisão é apenas 20 vezes maior, aproximadamente.

Ou seja, entre 2,5, 3, 4 ou 5 Hz você consegue controlar a amplificação dos erros. A 32KHz, é bem mais difícil. A eficiência é bem, bem menor. Logo, existe precisão absoluta e relativa. Relógios mecânicos são proporcionalmente muito mais precisos que os quartz.

Abraços!

Adriano

igorschutz

O relógio mecânico é mais eficiente, o relógio quartzo é mais eficaz.

---

Dando uma leve desviada, mas ainda na continuação do assunto: há relógios quartzo e relógios quartzo.

Assim como os mecânicos, relógios quartzo não podem ser jogados todos na mesma bacia. Há aqueles toscos de padaria, mas há relógios quartzo para os quais o cristal é selecionado, bem cortado, de boa qualidade, que "erram" muito menos do que os pé-de-boi.

E há também os relógios quartzo com cristais com cortes exóticos, como o Omega Marine Chronometer do Adriano, que tem um corte especial, chamado corte AT, que possibilita frequências muito mais altas do que do regulador quartzo comum (4 MHz, contra 32 kHz), ou então o corte tridente dos Bulova Precisionist, com cristais de quartzo de três pontas, ao invés do formato diapasão tradicional (duas pontas), e também com frequência mais alta, de 262 kHz. Há ainda os Seiko 8F, com frequência de 196 kHz, e os Seiko Twin Quartz, que fazia triangulação com os dois cristais e um microprocessador, a fim de compensar a temperatura.

Enfim, também há muita tecnologia e máquinas exóticas dentre os quartzo.

Alberto Ferreira

rpaoliello

Somente uma questãozinha.

Um relógio a quartzo ele vibra a uma frequencia alta, sim que também varia, mas a questão da precisão deste relógio não é associada a sua freqüência alta.

Vejam o princípio do cristal de quartzo é que ele vibra quando sujestionado a uma corrente elétrica. Sim ele vibra bate como peixe fora d'água só com uma freqüência constante. Logo, com a freqüência constante, ditada pela extrutura  do material (dimensões e qualidades da lâmina), efeito chamado de efeito piezoelétrico o sistema vibra como um "tunning fork". Um engenheiro elétrico pode nos dar mais detalhes técnicos.

Resumo da ópera o quartzo é mais preciso por causa de sua vibração ser ditada pela sua extrutura (aí entra o corte do cristal como disse o igor) e não por causa de sua "alta frequência".

Vale lembrar, que o quartzo também sofre variação de sua frequência (acho que de 20ppm/oC) com a temperatura daí existem duas saídas para aumentar sua precisão. Primeira, coloca-se o cristal em uma câmara térmica (uma resistência que aquece e mantém temperatura constante) inviável para relógios de pulso pelo gasto de pilha.
Segunda; coloca-se um chip para corrigir segundo uma curva a variação de frequência esta sim bastante usada em relógios de qualidade superior. Ou coloca-se um trimmer e ajusta-se aproximada a temperatura de trabalho.

Espero ter contribuído em algo.

Um abraço.

Renato

Adriano

Nesta foto pode-se ver o cristal de quartzo em formato de lente do meu crônometro marítimo Wempe. É aquele disco encapsulado num vidro que aparece ali.

Abraços!

Adriano

rpaoliello

Em tempo;

Leia-se eStrutura onde saiu eXtrutura.
O cel está corrigindo que é uma maravilha.

ogum777

eu tenho uma curiosidade absolutamente idiota.

eu tendo a mecânica básica de um relógio mecânico. qualquer esqueminha me faz entender bem rodas indo dum lado pro outro, e toda a engenharia pra fazer essas rodas que giram em tempos diferentes girarem pratica,ente um único eixo onde vão encaixados os ponteiros. mecânica pura.

entendo mais ou menos como é um springdrive da seiko.

mas quero entender como funciona um digital. não essa parte da pulsação do cristal de quartzo - essa eu já entendi. mas do que ocorre em seguida. que mecanismo transforma isso em 3 informações que viajam em velocidades diferentes,a velocidade dos segundos, dos minutos e das horas.

alguém tem algum esquema explicativo desses relógios?  tanto para os analógicos, onde essa informação chega a motores que movimentam os ponteiros, quanto aos digitais?

e alguém sabe explicar - se é uma questão técnica e não só uma questão de detalhe de produção - pq em geral os analógicos da casio parecem ter mais regularidade de marcha que os digitais? esse dado é sempre levantado em fóruns que discutem g-shcoks, e me intriga.

me desculpem se a pergunta é idiota.

rpaoliello

Ogum;

Bem, o que acabamos de dizer acima é a "summa essencia" do relógio quartzo.

Agora explicando do celular e por isso sem falar muito a fundo. 

O que quer saber é como que uma simples vibração de uma lâmina transforma-se em horas, minutos e segundos. Certo? Nada de dados viajando em velocidades; isto é só na net. rsrs

Bem, o cristal é colocado em um amplificador com retroalimentação positiva e daí surge uma senoide.

Desta senoide aplifica-se até o ponto em que se transforma em uma onda quadrada, ou seja liga e desliga instantâneo. Como a frequência é "constante" conta-se o número de vezes ligada e desligada e transforma-se em segundos e se quiser em mim e horas por meio de um contador.

Agora em um com o motor chamado síncrono a cada vez que der digamos um segundo acionan-se um "passo" um pulinho do motor que pode ser contínuo ou pulsante.

Daí para frente é relógio comum com as suas rodas de diminuição.

Entendido?

Agora quanto aos relógios que perguntas não sei dizer a diferença de qualidade entre ambos.

Abraço

Renato   

ogum777

Citação de: rpaoliello online 08 Março 2013 às 18:36:06
Ogum;

Bem, o que acabamos de dizer acima é a "summa essencia" do relógio quartzo.

Agora explicando do celular e por isso sem falar muito a fundo. 

O que quer saber é como que uma simples vibração de uma lâmina transforma-se em horas, minutos e segundos. Certo? Nada de dados viajando em velocidades; isto é só na net. rsrs

Bem, o cristal é colocado em um amplificador com retroalimentação positiva e daí surge uma senoide.

Desta senoide aplifica-se até o ponto em que se transforma em uma onda quadrada, ou seja liga e desliga instantâneo. Como a frequência é "constante" conta-se o número de vezes ligada e desligada e transforma-se em segundos e se quiser em mim e horas por meio de um contador.

Agora em um com o motor chamado síncrono a cada vez que der digamos um segundo acionan-se um "passo" um pulinho do motor que pode ser contínuo ou pulsante.

Daí para frente é relógio comum com as suas rodas de diminuição.

Entendido?

Agora quanto aos relógios que perguntas não sei dizer a diferença de qualidade entre ambos.

Abraço

Renato   

renato, entendi. é mais ou menos o que pensei. é info sim: sim e não, desligado e ligado. 0 e 1. entendo, onda.

mas vou tentar achar algum esqueminha mostrando as peças onde tudo isso se passa. onde está esse contador, como é a placa e etc.  essa parte física do relógio a quartz que é o mistério que quero entender.

mas obrigado pela resposta! ajudou bastante!

igorschutz

FALCO

Citação de: Adriano online 08 Março 2013 às 16:09:16Sim, como dito, puramente em teoria, é mais preciso. Mas a precisão do relógio advém de vários fatores, e a frequência é apenas uma delas.

Igor, Flívio e Adriano,
Me ajudem a entender melhor este conceito, li as explicações de todos e, por mais que sejam claras e objetivas, tenho aqui minhas dúvidas.
Inicialmente, falando da matemática, acho que é claro para todos que qualquer coisa que "bate" a 1Xbph (ou Hertz ou qualquer outra unidade de frequência) é exatamente tão preciso quanto uma que tenha 100Xbph, nem mais nem menos, se for diferente é porque foi medido errado, isto é um conceito.
Saindo da matemática, temos que ir para a prática.
Entendo que as duas únicas formas de relógios de frequência diferentes não marcarem o mesmo horário, sempre, são.
1-perda de "batidas" por agente externo
2-a regulagem não estar correta e o relógio não bater exatamente 2,000000000000000000000 (e infinitos zeros com um "unzinho" lá no fim) por segundo no caso dos 7,2kbph, 6,000... ou 8,000... ou 10,000... e etc. nas frequências maiores.
Existem outras?
Considerando que a regulagem não será levado em consideração (deveríamos?) estamos considerando relógios perfeitamente regulados (um relógio de frequência maior é mais fácil de regular? caso positivo, isto é relevante? ou sua qualidade é mais importante nesta hora?); nos sobra as perdas de batidas.
É claro que perder uma batida em um relógio de 7,2kbph representa uma perda muito maior (1/2 segundo) do que em um relógio de maior frequência (1/6 ou 1/8 ou menos). Mas, será que o mesmo evento que faz com que uma batida seja perdida em um 7,2k faz também apenas 1 batida ser perdida em um 28,8k? E se o mesmo evento que fizer o 7,2k perder uma batida também fizer o 28,8k perder 5 batidas? O 7,2k será mais preciso...
Será que um balanço que oscile menos não é menos sensível aos eventos externos do que um que oscile mais? Pela lógica, é muito mais fácil que uma batida tire de ressonância um balanço mais rápido que um mais lento. Ainda podemos pensar que geralmente estes balanços são maiores, tem mais massa e são menos sensíveis ao meio.
Me parece muito simples dizer - e aqui vou extrair um trecho do texto do Flávio:
"Imaginem um relógio cujo balanço tenha sido projetado para oscilar 1000 vezes a cada hora. Devido a fatores externos, porém, 10 oscilações deixam de ocorrer...estará marcando o curso do tempo com um erro de 1%...Imaginem agora o mesmo relógio, mas com um balanço projetado para oscilar 2000 vezes por hora. A não ocorrência de 10 oscilações, neste caso, causaria um erro de apenas 0,5%..."
Isto é óbvio, posto desta forma, estilo: "se nada for diferente menos o que prova minha tese" mas imagine no mesmo exemplo, que os mesmos "fatores externos" responsáveis por impedir 10 oscilações no movimento 1 impeçam 25 oscilações no movimento 2? Porque concluir que movimentos de características diferentes se comportem de forma igual frente aos "fatores externos"?
Não quero falar dos quartz, até porque a forma de comparação é muito ruim com um mecânico, pois eles funcionam, sofrem estímulos, e são sujeitos a fatores externos de forma tão diferente que acho muito difícil dizer que um quartz é muito mais preciso que um mecânico "porque o quartz oscila mais". Sei que parere uma afirmação maluca, mas não vamos nos ater à ela, por enquanto. Vale dizer apenas que um spring drive é regulado por um cristal de quartz, todo o conjunto é de primeira linha, e seu desempenho está mais para um mecânico (ainda que supere em muito estes) do que para um quartz. O que me deixa a impressão que, mais importante que a frequência dos quartz é a forma como este sistema "se regula" ou como ele aproveita (observa) esta oscilação.
Finalmente, é possível observar se os movimentos 2500 Omega eram menos precisos quando eram 21,6k do que quando foram para 28,8k? Existe este estudo e feito de forma científica - diversos exemplares? (Adriano?). Estou dando este exemplo porque acho que é uma forma bem razoável de comparar o real impacto da oscilação.
Não acho interessante fazer uma "linha do tempo" dizendo que os relógios foram ficando mais precisos ao longo do sec XX porque a oscilação foi aumentada isto garante uma relação de causa que não leva em consideração a evolução dos materiais, dos métodos, dos modos e etc.
Não sei se me fiz entender ou se cabe esta discussão neste tópico...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!