Menu principal

Você dá gorjeta?

Iniciado por solano, 21 Março 2013 às 09:51:35

tópico anterior - próximo tópico

solano

Você dá gorjeta?

Pois é, quem gosta dá e diz com uma felicidade generosa que até incomoda o "pão duro". O hoje li no jornal a revolta de funcionários do Porcão (grande rede de churrascarias) pelo corte da gorjeta, só serão repassadas as dadas em dinheiro vivo! Dizem que mais de 20 funcionários foram demitidos por justa causa!!!???

Bem, o fato é que ou você dá e gosta ou tenta não dar e não gosta. Esse negócio de "dar" é realmente muito pessoal, em todos os ângulos e aspectos. Há o argumento de quem não dá, pois acha que o dinheiro deveria ser distribuído por todos, até chegar à cozinha! É claro, a meu ver, que todos merecem! Do atendente ao cozinheiro (até mais!). Não entro nesse mérito. O que vou repassar é a tabela abaixo:

Brasil....................................... 10 %
Inglaterra.................................12,5% na conta mas pode reclamar
EUA.......................................... 15% se não pagar apanha!
Itália.......................................... 12%
França....................................... 10% na conta, mas se deixa algo a mais na mesa.
Rússia........................................ 20%, daí veio o termo "tá russo".
Japão........................................ 0% e se você der ofende o povo de lá...

Vá entender o mundo... Eu dou por medo mesmo! Todo turista é babaca, isso é regra! Se você está em terras estranhas é melhor "se coçar" e ficar de bem com a vida, que inclui o garçom e o taxista, o resto é lucro! Até esmola em euros eu já dei para uma velhinha em Paris, achei muito chique! A minha amiga pirangueira, ao lado, disse "não dou nem Fud%$#@!!": ela é a rainha dos " peixes urbanos "  e adora uma " Galinha morta"! Dar gorjeta ela não dá! Mas, eu dou por ela... Questão de sobrevivência!

Vai viajar? Então pense em ser generoso, afinal você é que está se divertindo na terra dos outros, você é que é o gringo, entendeu? Quando voltares para o seu País faça suas economias, certo?

Boa viagem!
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

flávio

No exterior sempre dou gorjetas, em torno de 10%. Porém, na Suíça vi que isso não era muito comum, acredito que lá não dei. Eu costumo ler antes se é comum no país dar ou não gorjeta. Confesso, porém, que a atitude dos americanos de "esperarem gorjeta" me deixa um pouco constrangido.

Flávio

solano

Flavio

O americano tem a cultura do $ fácil! ::) Eles dão gorjeta para tudo! :-[ Um amigo trabalhou por lá em hotel, o esquema era quando o cliente pedia bebida especial no quarto ( champanhe, etc...) a " gurja " chega até 100 $ USA !!! :o :o :o :o :o :o
Na verdade eles tem na cabeça que gastar é girar a economia, quanto mais melhor...

Abs,

flávio

Solano, já dei gorjetas maiores do que essa. Como disse, minhas gorjetas giram em torno de 10%, e já houve vez em Las Vegas que...Dei 10%, e ficou em mais do que 100 dólares, muito mais. O problema é que lá existe uma cultura de não existir cobrança de serviço. Em alguns países do leste europeu (eu conheço República Tcheca e Hungria), o tip já vem incluído na conta. Não faz sentido dar de novo, foda-se o que fazem com o dinheiro (entenda-se: será que o dono repassa isso ao garçom?). Na Suíça, lembrei-me, o serviço sempre vinha incluso, por isso não dava. Mas há situações... Certa vez, em Praga, o garçom nos atendeu tão bem, mas tão bem, e eu estava gastando tanto pelos padrões de lá que, além do tip incluso, dei mais 10%. Mas o garçom não esperava isso. O que me deixa MUITO PUTO DA CARA é a insistência dos americanos para se mostrarem tão solícitos para poderem cobrar gorjeta. Ora, não quero carregador de malas! E carregadores de malas, malas, americanos já ficaram com olho ruim para mim porque não quis.

O tip, em suma, deve ser algo espontâneo, e muito mais pelo meu "espírito" de férias, sempre "tipo", na maioria dos lugares. Porém, nos EUA, que EXSITE de fato a cultura do tip e, já sabendo disso, deveria dar com prazer, é onde de fato me coço para não dar. Não sei se me fiz entender...

Flávio

zugo

Eu dou quando merece.

Nos estados unidos é complicado pois lá o grosso da renda do cara é a gorjeta. Sem contar que o "tip" lá é uma coisa cultural e enraizada. Qualquer coisa que alguem faz pra você ele faz esperando ser recompensado. O que no fundo não está errado, se eu estou te prestando um serviço eu espero a recompensa, não interessa qual serviço for.

Logo, como é coisa cultural, é dificil de fugir. Mas eu só pago quando merece, tem lugar que cobra até 20% de tip por lá.

E realmente eles "esperam" a gorjeta mesmo que tenham feito uma cagada atrás da outra. Uma vez com meu pai em uma pizzaria em NY o restaurante estava cheio e o atendimento foi porco, ele deixou 10% e a garçonete veio reclamar com ele que estava faltando gorjeta. Olha só... ao invés de ela perguntar o que estava errado com o atendimento e pedir desculpas ela veio COBRAR GORJETA. Meu pai deu um sorriso, pediu a tab de volta, tirou os 10% que ele tinha dado e fomos embora.

Em outros restaurantes já aconteceu de por costume eu colocar apenas 10% e pagar, o garçom não falar nada e logo em seguida vir o gerente do estabelecimento saber se tinha alguma coisa de errado, tudo sempre cordial. E eu respondi "Desculpe, em meu país o serviço é 10% e eu me enganei" e pronto, complementava o resto do "tip".

Agora o que cada dia está mais dificil é dar gorjeta em Brasília. O atendimento cada vez é mais porco, os garçons mal educados, mal informados, mal treinados e todos com clara "raiva" de serem garçons. Os donos de estabelecimento se esbaldando em dinheiro com serviço porco. Eu não entendo como tem lugar em Brasília que sobrevive mais de 1 mês. O povo é besta demais, existem vários restaurantes em brasília que eu não piso mais. Detesto ser tratado como se estivesse alí fazendo um favor ao estabelecimento. Eu já saí de 2 restaurantes sem pagar a comida. Paguei apenas as bebidas, duas vezes esperei mais de 50 minutos por um prato em restaurantes distintos e a comida chegou GELADA na mesa. Essa comida estava no balcão a pelo menos meia hora e ninguem me serviu. Não comi, paguei as bebidas e fui embora.

lucius

Eu sou meio do contra.

Acho essa coisa da gorjeta uma tremenda distorção. Se o serviço e prestado deve ser pago pelo valor que custa e nao se deveria tratar melhor esperando o tip, todo tratamento e prestação de serviço deve ser no mínimo bom a atender a expectativa do tomador de serviços (utopia, viva o Japão).

Se houve uma mesura acima da expectativa, o cara fez chover, vá lá ...... Do contrario é uma extorsaozinha bem safada.

Lucius

Corruptissima re publica plurimae leges

zugo

Para ficar no assunto,eu evito o uso de saco plastico (nao por causa da ecologia, mas acaba que ajudo de tabela) mas pq acho um saco ficar carregando um bando de sacola e depois tendo que dobrar os sacos para usar depois para lixo ou algo similar, então sempre uso caixas. Tenho uma ótima caixa de mamão (as melhores por sinal) que cabe sempre as compras e uma dessas ecobags da vida. Sempre dá pra tudo, pois somos apenas eu e minha esposa.

Hoje fui fazer compras sozinho, pois ela está viajando e esqueci a bendita caixa em casa. Ao pagar a atendente perguntou se eu queria sacolas ou caixa, eu falei que preferia a caixa e tinha um rapaz da própria loja embalando as coisas. Normalmente esses caras fazem maior cagada e não arrumam nada direito (vou nesse lugar com frequência, já conheço a rotina) então eu normalmente dou uma olhada para ver se o cara vai começar a arrumar certo, NUNCA ACONTECEU, mas dessa vez o rapaz começa fazendo tudo direito, coisas mais duras de um lado, pão, coisas que amassam do outro, etc. Arrumou tudo direitinho e no final ainda perguntou se eu queria q ele levasse para mim até o carro. Só por arrumar direito eu já ia dar uma gorjeta para ele, mas oferecer para levar? Nunca tinham oferecido, tem uma galera que pede pros caras levarem, mas eu sinceramente acho abuso. Minha compra tinha dado 150 mangos, eu tinha 4 reais no bolso e dei para o rapaz. Eu mesmo levei as compras, pois era tudo leve e não havia necessidade, Mas achei bem legal e educado da parte dele. Sem contar que a maioria das pessoas não dão nada pra essa galera, então ele nem ofereceu para "ganhar alguma coisa" e mais para ser gentil e fazer o serviço dele.

Rafaexp

Então, qdo  morei na Itália conheci uma galera que trabalhava em bares e restaurantes, que diziam que a maior parte da renda deles vinha exatamente da gorjeta.... Nunca tinha parado pra pensar no impacto social desse dinheiro até então...e reconheço que desde então sempre que considero que o trabalho foi bem feito, eu dou a gorjeta sim!!

E uma coisa que achei interessante, é o no,e da gorjeta lá no México.... propina..... Sugestivo, não?hahahahahah

solano

Na França é " Pour boire ", um sugestivo " para beber ", no País do vinho... :D :D :D :D :D

Abs,

igorschutz

Eu sou burro, dou gorjeta só pra não levar um xingo, mas ultimamente minha esposa e eu tentamos nos policiar, dando gorjeta apenas de o serviço é decente.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Cosentino

O tip, em suma, deve ser algo espontâneo, e muito mais pelo meu "espírito" de férias, sempre "tipo", na maioria dos lugares. Porém, nos EUA, que EXSITE de fato a cultura do tip e, já sabendo disso, deveria dar com prazer, é onde de fato me coço para não dar. Não sei se me fiz entender...

Flávio
[/quote]

+1

Fe

No Canada a gorjeta, ou pourboire em Quebec, é de 15%. O salario minimo de determinadas categorias (garçons, por exemplo) é menor, justamente porque é complementado pela gorjeta.

O problema é que tem hora que enche o saco. Quando você vai cortar cabelo, tem que dar gorjeta, se vai fazer uma massagem, também tem que dar. Como num hotel, se você vai a algum clube e para o carro na porta pra descarregar suas coisas antes de ir estacionar, o cara te ajuda mesmo sem precisar e la vai gorjeta de novo...logo logo vou ter que dar gorjeta pro cara da UPS que vem entregar alguma coisa em casa... >:(

Fernando

Rafaexp

é engraçado algumas coisas....daqui a pouco a gente tem que dar gorjeta e ainda pedir desculpa por fazer as pessoas trabalharem!!! :-[ :-[ :-[

CSM

Tem uma coisa que me irrita para kct, alguns restaurantes estao comecando a cobrar 12/13% de gorjeta.... VTNC toma vergonha na cara e paga um salario decente para os garçons! Se eu tiver que começao a dar em dinheiro sem poder colocar junto no cartao de credito "hão" grandes chances de eu deixar de dar gorjetas. Outracoisa que menorrita, saio para jantar com clientes, preciso de uma nota fiscal no valor integral para poder cobrar da minha empresa, e nego nao quer colocar o valor na nota. Não pago....

Abracos
Membro do RedBarBrazil

Dorotheo

A maioria de restaurantes não repassa a taxa de serviço aos seus funcionários, na verdade utilizam para pagar seus salários e encargos. Gorjeta faz parte da remuneração dos empregados e tem reflexos nas demais verbas como décimo terceiro, por isso a gorjeta deve ser centralizada e dividida igualmente, mas em Terra Brasilis vale tudo, desde empregadores torpes que se apoderam das gorjetas até empregados larápios que embolsam a gorjeta e furtam seus colegas de trabalho!!
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

JoaoPedro

eu só dou gorgetas quando sou bem atendido.
fora isso só pago se for na delegacia.

jgonc

Gorjeta de acordo com o atendimento

DonPepe

Eu uso dois critérios para dar ou não dar gorjeta:

1 - a cultura local, afinal em Roma se faz como os romanos :);
2 - qualidade do serviço prestado.

Por exemplo: no Brasil onde não existe esse hábito, dou gorjeta quando quero fazer o prestador de serviços saber  que prestou um serviço melhor que o esperado e por isso mereceu a recompensa. Nos EUA, em que é praxe, por padrão dou a gorjeta sempre, mas se o serviço tiver sido ruim deixo abaixo dos 15% padrão ou se tiver sido uma droga (difícil, mas já aconteceu), não deixo nada. Acho um instrumento poderoso de "feedback" se for bem utilizado, afinal mexe com a parte mais sensível do corpo humano :).

Arriba!!

Murilo

Se o atendimento é ruim ou comum eu pago apenas os 10%.
Se é acima do esperado eu dou gorjeta. O valor depende do local e da qualidade do serviço.