Menu principal

Helvetia tricalendario

Iniciado por M_R_V, 18 Abril 2013 às 10:27:27

tópico anterior - próximo tópico

M_R_V

Olá amigos.
Depois da minha breve apresentação cá estou para abusar um pouco dos conhecimentos de voces.  :)

Meu pai tem um relógio Helvetia que ganhou do meu avô quando era bem novo. Ele sempre usou esse relógio a vida toda, daí  meu pai o encostou à alguns anos por ter pifado. Tomei posse antes que acabasse perdido e o estou consertando. E pretendo usá-lo.  :)

Esse aqui. Desculpem as fotos horríveis - nem posso refaze-las pois o relógio está com o relojoeiro agora.

A pulseira é uma genérica ruinzinha. A original foi trocada por uma de metal nos anos 70 que estragou também.

Meu pai, devido à idade, não consegue mais lembrar qual ano ou evento ele ganhou esse relógio de presente.
Vasculhei a Internet e não encontrei quase nada sobre a marca Helvetia, e nada desse modelo.
Das poucas fotos que achei de tricalendários nenhuma é igual a este.

Daí vem minha curiosidade - qual a história desse relógio e da Helvetia?
Quando foi feito? Era algum modelo especial?

Além da minha tremenda curiosidade histórica, seria muito útil situa-lo no tempo para lembrar qual foi a data/evento comemorativo que meu pai o ganhou.

Um abraço.

igorschutz

A Helvetia não era uma empresa muito significante, mas também não era nenhuma anônima (por um tempo, foi irmã da Omega). Eles, inclusive, produziram calibres de design próprio (o que alguns gostam de chamar de "in house").
É bem possível que seu relógio tenha um desses calibres (movimentos) próprios, mas aí a gente teria de ver uma foto para dizer.

Eu gosto desses modelos tri-calendário, porém, infelizmente, a maioria é muito pequeno, com 31 ou 32mm.

Não acho que este relógio seja algum modelo especial, no sentido de ser raro/limitado/inovador para a época, mas sem dúvida era um relógio de melhor nível do que qualquer três ponteiros simplão de tudo.

É um relógio bacana para ser ter como relíquia de família, pois não é do tipo que se encontra fácil. Você fez muito bem em restaurá-lo. Só não mexa, por nada nesse mundo, no mostrador, que está muito bom.

Sobre a idade do relógio, é difícil dizer.
Seu pai não lembra absolutamente nada? Tipo, ele ganhou quando tinha redor do 10 anos, 15 anos, 20 anos?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

M_R_V

Olá Igor.
Grato pelas informações. Já foi bem mais do que ví na Internet. :)

O mostrador realmente está perfeito e pedí que o relojoeiro nada fizesse nele.

A memória de meu pai está falhando bastante por conta da idade, mas creio que ele o ganhou de aniversário entre 18 e 21 anos, o que o situaria entre 1949 e 1952. Me parece coerente com o estilo.

É realmente uma relíquia de família. Pretendo conserva-lo bem agora, e será meu primeiro relógio de pulso.  :)

igorschutz

Esta estimativa (1949-1952) já é melhor do que qualquer estimativa que alguém poderia lhe dar.

JoaoPedro

lindo mesmo. gostaria de ver fotos da máquina. pode postar?

M_R_V

Citação de: JoaoPedro online 18 Abril 2013 às 11:53:45
lindo mesmo. gostaria de ver fotos da máquina. pode postar?

Olá João.
No momento está no relojoeiro. Assim que vier fotografo para postar.  :)

M_R_V

Retiro o que disse! :)
Tive de ir agora ao lado do relojoeiro e aproveitei para fotografar o movimento:

Rafaexp

;D ;D ;D ;D

Bela peça!!!!! faz muito bem em restaura-lo!!!!!!!

Poste mais fotos dessa belezura assim que possível!!!! ;) ;)

Parabéns e seja bem-vindo!!! :D :D :D

Abraço

Rafa

igorschutz

Não é um movimento "in house", é um AS 1130 com módulo tri-calendário.
É um movimento simples, mas muito robusto, e está em bom estado. O bom é que, caso necessário, você não encontrará dificuldades para obter peças.

M_R_V

Citação de: igorschutz online 18 Abril 2013 às 12:51:40
Não é um movimento "in house", é um AS 1130 com módulo tri-calendário.
É um movimento simples, mas muito robusto, e está em bom estado. O bom é que, caso necessário, você não encontrará dificuldades para obter peças.

Isso foi uma sorte pois o defeito foi balanço quebrado e o relojoeiro parece que não teve dificuldade para consertar. Ainda bem!  :D

flávio

Mostre como ficou! Esse cristal estava muito ruim, trocou? Queria ver como ficou o visual mostrador/ponteiros sem esse cristal.

Flávio

M_R_V

Citação de: flavio online 18 Abril 2013 às 15:28:32
Mostre como ficou! Esse cristal estava muito ruim, trocou? Queria ver como ficou o visual mostrador/ponteiros sem esse cristal.

O cristal vai ser trocado sim. Agora tenho de aguardar ficar pronto, aí posto fotos melhores.  :)

Murilo

Não deixe seu relojoeiro mexer no mostrador!
Mantenha ele original...
Apenas revisão de mecanismo, polimento da caixa, troca de acrílico e uma pulseira decente.

JoaoPedro

Citação de: M_R_V online 18 Abril 2013 às 12:20:28
Retiro o que disse! :)
Tive de ir agora ao lado do relojoeiro e aproveitei para fotografar o movimento:

muito obrigado pela foto. linda maquina. ela estava quebrada ou foi só revisão mesmo?

M_R_V

Citação de: JoaoPedro online 18 Abril 2013 às 16:34:30
muito obrigado pela foto. linda maquina. ela estava quebrada ou foi só revisão mesmo?

O balanço estava quebrado. Estou aproveitando para fazer uma revisão.

Citação de: Murilo online 18 Abril 2013 às 16:00:46
Não deixe seu relojoeiro mexer no mostrador!
Mantenha ele original...
Apenas revisão de mecanismo, polimento da caixa, troca de acrílico e uma pulseira decente.

Isso mesmo! Além do conserto pedí troca do vidro, limpeza e vou botar uma pulseira boa de couro.

capitao caverna

Olá M.R.V, seja bem vindo. Parabens pelo seu Helvetia, muito bonito; a máquina dele está ótima e é muito bonita. Eu estava procurando o 3º calendário (Onde é que esse povo viu 3 calendários???  ;D) mas agora já vi ;D
Abraço.

Alberto Ferreira

Também conhecido, nos ML´s & Cia, como...

..."calendário periférico".

E na verdade é mesmo.  ;)
8)

Alberto