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Essa é para o Ogum777: fabricação artesanal de uma bike Soulcraft

Iniciado por admin, 19 Abril 2013 às 22:59:44

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flávio

E serve para todos. Por incrível que pareça, apesar de todas (ou quase todas...) as fábricas famosas terem se mudado dos EUA e Itália para Taiwan há mais de uma década, ainda existem fabricantes artesanais.

Ao Ogun. Minha bike atual não é leve para os padrões de competição. Minha Fisher Big Sur, original de fábrica, pesa 10.9 k (com rodas de competição 10.4). Sim, não é pesada de modo algum, mas concordo que virou uma putaria essa busca por peso e querem me convencer que, num lance de peso/potência, um anão com 60 k com eu irá notar diferença de peso entre algo de 9 e de 10 k...

Não pedalo mais de forma séria, mas nunca deixei de acompanhar o ciclismo e as inovações. E de uns tempos para cá, rolou uma nostalgia com os troços feitos em titânio, um material que sempre me pareceu exótico, difícil de trabalhar mas com vantagens no ciclismo. Diga-se, nunca usei...

Mas peguei a época de ouro do cromo no MTB, com seus tubos de paredes ultra finas de nomes engraçados, como Tange Ultimate Ultralight Prestige. Mas aquela flexão do aço e peso de quadro na faixa dos 1.8 k deu lugar aos quadros de carbono super duros de 1k... Foi uma evolução, não nego. Mas como já tive bikes de alumínio, carbono e aço, posso dizer que este último material ainda é muito bacana. Confesso que gostaria de, hoje, ter uma Ritchey P650 em aço.

O vídeo. Quem acha que construir um quadro não tem nada a ver com relojoaria, está enganado.

E mais: a produção de bikes em Taiwan em larga escala continua, acreditem se quiser, sendo feita de forma artesanal. O que muda é a escala e a divisão de trabalho. Mas a colagem de quadros de carbono ainda precisa de mãos humanas. Ainda que mãos humanas mais "baratas" do que aquelas italiana e americanas.

[youtube=425,350]ZZNfowFp26c[/youtube]

Flávio

Jefferson

Opa, estou nesse time!

Também curto muito quadros feitos artesanalmente. Acompanho os videos da NAHBS (North American Handmade Bicycle Show).

Comecei pesquisando sobre os lugged frames, pois montei uma commuter com um quadro antigo (Caloi 10), com uma inspiração bem de bike semi esportiva dos anos 1960. A última aquisição foi um banco Brooks B17 que um amigou trouxe em viagem para Londres. Ainda não recebi.

Mas pesquisando, me dei conta que tem bastante gente usando mtb's com quadros de aço e cromo.

Estou fazendo umas melhorias em minha mtb 90's, mas resisto à troca do quadro. Queria justamente algo com mais personalidade, um quadro de cromo por exemplo, com geometria atual, suporte para discos, etc.

O problema é que são muito caros.

No Brasil existe o framebuilder Igor Myamura, mas não tenho visto novidades dele. Dia desses mandei um email para ter uma noção de valores, mas não obtive resposta.

No vimeo tem uns videos muito bem produzidos sobre bikes feitas artesanalmente.

Abraços,

Jefferson

flávio

Jefferson, a Ritchey, que se tornou famosa por fazer, ainda nos anos 90, bikes em cromo com 21 libras (as P21 que ganharam trocentas etapas da World Cup), voltou a fabricar quadros, como sabe. E não são caros, giram em torno de 1000 dólares. As bikes? Como são belas!

Fotinhas!

http://www.bikerumor.com/2013/02/26/nahbs-2013-ritchey-shows-unobtanium-fillet-brazed-steel-hardtail-plus-650b-wheels-tires/


Flávio

Jefferson

São muito belas mesmo Flavio, e com preço bom realmente.

Dias atrás encontrei um quadro P29er no ebay por U$ 850. Ainda está disponível.

Abraço,

Jefferson

flávio

Só não sei mais que os fabricam. O Tom Ritchey fez algumas P650 e P29, com solta "fillet brazed", nos EUA. Mas as feitas em série são TIG e com certeza fabricadas em Taiwan. Whatever...


Flávio

ogum777

hahahahaha!

seria bom o adriano fuçar aqui!

bom, eu comparo os quadros às caixas dos relógios e os movimentos às peças da relação e freios.

à corda: fixa ou single speed.
automático: câmbio mecânico.
quartz: câmbio eletrônico.

os quadros:
mtb: divers, fliegers, tool watches e etc.
speed: cronógrafos.
bikes urbanas: os dress watches
tourings: os relógios ABC

agora vamos aos quadros.

eu gosto do aço, seja na liga 4130, o tradicional aço cromo-molibdênio, seja em variações, como o cromo-molibdênio-vanádio (liga 18mcdv6, por exemplo).

gosto de titânio tb.

mas o aço é o pináculo de 10 mil anos de desenvolvimento de tecnologia de metalurgia. então conhecemos tudo sobre as ligas de ferro, e é a tecnologia mais difundida.

então, em qq esquina tem uma máquina de solda. em qq lugar do globo mentes que tenham um mínimo de conhecimento conseguem desenvolver produtos.

a giant foi o úncio fabricante de quadros a tera própria forja de tubos. chegou a fazer tubos de cromo com 4 (quatro!!!!) espessuras diferentes.

mas o mais comum é o double butted, com duas espessuras.

o revival do cromo nos últimos 10 anos temsustentado a vida de mutia gente. um exemplo é a surly. a surly não é um fabricante de quadros old school, estilo antigo. ela faz quadros modernos, com geometrias modernas para uso moderno.

http://surlybikes.com/

pesquisem o site. notem que há desde bicicletas para usar pneus de 3 polegadas, até bicicletas para usar com pinhão fixo e pneus finos. eu tenho uma long haul trucker, e adoro!

meu quadro tem furação para 3 porta caramanholas, tem furação no garfo para para-lamas e bagageiros (dois olhais na gancheira do garfo, de cada lado, mais um olhal de cada lado da perna do garfo), tem furação incorporada à gancheira traseira - duas separadas, para para-lama e bagageiro), mais furação superior para bagageiro, ponte para terminal de conduíde de cantilever, tem opino de trava da bomba de quadro, tem os pinos laterias para permitir montagem com alavanca de quadro ou terminal para trocadores de guidão, e o supremo luxo: no chai stay traseiro esquerod, dois suportes para levar 3 raios de reserva. e espaço para para pneus de 2 pol + para-lamas, e uma geometria touring confortabilíssima!

dá pra colcoar todos esses apetrechos num quadro de alumínio, titânio ou fibra de carbono? não.

o alumínio virou padrão depois que aprenderam a tratar termicamente as soldas, e passaram a suar solda tig, robotizada. mas enquanto eram quadros cachimbados e colados - sim, colados! falo de vitus 992, por exemplo, o custo era alto e era mais fácil produzir em aço.

no alumínio dá pra colocar uma ou outra coisinha.

o titânio é um material fantástico. adoro. mas... tem a solda mais f.d.p.

titânio se solda com titânio. só. tem que ter uma mão fenomenal, e usa solda especial. das ligas metálicas é a mais difícil de trabalhar. eu tenho uma litespeed da "lynskey era", da época que a empresa era do david lynskey, que agora produz de forma independente.

a solda desse quadro é de ficar babando, extremamente refinada, diferente do quadro raleigh que estou montando, tb em titânio, já com um cordão de solda mais grosso. o quadro basso que chega essa semana foi feitopela litespeed. aliás, praticamente tudo, menos da raleigh, dos anos 90 que se vendia de titânio por aí era lynskey made.

quanto aos frame-builders brasileiros, acrescento dois nomes:

klaus poloni e cardoso cycles.

o poloni trabalha muuuuuuuuuuuuito melhor que o miyamura. se puderem prefiram. o denis cardoso eu tô desconfiado que tá trabalhando com suporte do poloni. os dois são amigos, eu conheço os dois, mas eles não tão abrindo o jogo... hehehehe

o poloni é um perfeccionista de dar raiva... hehehehe, como disse o richard, que tem uns 3 ou 4 quadros dele, o poloni tá fazendo uma pecinha, vc acha que tá perfeita, e ele pega e joga fora e refaz tudo do zero. e fica mais perfeita ainda!

o denis tá fabricando há menso tempo, mas tá fazendo coisas lindas. vou fazer um quadro com ele logo logo.

procurem os dois no faceboook, vale à pena.

agora, se vcs gostam de geometrias diferentes, um detalhe duma bike minha:



linda, agressiva, não torce nada, e o conforto é próximo a zero.










ogum777

ah, tom ritchey tá fazendo sim em taiwan.

e isso não é ruim não.

a série 800 dos anos 90, da trek, era feita em taiwan e a série 900 nos e.u.a.

os quadros trek 830 e 850, de 1993, são mais leves que os quadros da série 900 do mesmo ano, e das gary fisher. e as bikes eram mais baratas.

em taiwan o custo de produção é mais baixo e eles detém tecnologia equiparável à europeia. se querem produtos richey a preço seiko e não de rolex, tem que ser feito lá...

Jefferson

Olá pessoal,

Ogum, lindo quadro. Qual a marca?

Pensando bem, escrevi uma grande bobagem quando disse que são quadros caros.

Se considerarmos a qualidade e a durabilidade desses quadros, e o fato de que podem ser feitos sob medida em muitas casos, se pagam várias vezes.

Eu é que estou num momento não favorável para comprar um,  o que é bem diferente.  ;D

Sobre as Trek, tenho um colega de trabalho que tem uma 850, se não me engano. Começamos a participar de umas provas na categoria iniciante, e ele comentou que estava pensando em vender para comprar uma bicicleta nova. Me disse que pensou em R$ 250,00. Tive e tentação de pagar na hora, mas me vi moralmente obrigado a informar que a bicicleta vale mais. É toda original, inclusive com manoplas Trek, tudo super conservado.

Abraços,

Jefferson

flávio

Cara, seu link da Surly está errado. Já os conhecia. Curiosidade: um quadro de mountain pelo Poloni sai mais ou menos a quantos reais? E quanto tempo demora para fazer, totalmente custom. Ele usa aquelas tabelas custom estilo Litespeed, Seven, etc, ou você tem que se encontrar com ele para medidas, prosa sobre seus objetivos, etc?


Flávio

ogum777

Citação de: flavio online 20 Abril 2013 às 14:23:23
Cara, seu link da Surly está errado. Já os conhecia. Curiosidade: um quadro de mountain pelo Poloni sai mais ou menos a quantos reais? E quanto tempo demora para fazer, totalmente custom. Ele usa aquelas tabelas custom estilo Litespeed, Seven, etc, ou você tem que se encontrar com ele para medidas, prosa sobre seus objetivos, etc?


Flávio

opa! o poloni faz sob medida. vale à pena ir lá até o atelier dele. eu nunca fui, mas conheço muitos quadros feitos por ele. nunca vi alguém revender... hehehehe, esse é o melhor sinal.

o preço não sei. não é tão barato. mas vc pode escolher os tubos e fornecer pra ele, importar com ele, não sei. dá pra fazer por solda tig e/ou cachimbado.

contato com ele é fácil:
https://www.facebook.com/klauswpoloni?fref=ts

https://www.facebook.com/klauswpoloni?fref=ts

vale à pena dar uma olahda nesse album aqui:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2407490522372.67220.1704466409&type=3

é uma 29er em reynolds 853, e gancheira especial pra cubo rohloff!


ogum777

e pra não dizer que a gente não fala de relógio, vamos ver quem acerta o relógio qu eestava no meu pulso nesse dia!


ogum777

Citação de: ogum777 online 20 Abril 2013 às 15:12:36
e pra não dizer que a gente não fala de relógio, vamos ver quem acerta o relógio qu eestava no meu pulso nesse dia!



ué, pq não sai o vídeo?

link: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=MTDdjZwNP0I

Correia

Show! Qualidade de 1ª!


O quadro da minha btt é Kona, mas depois de uns kms que se phode sou eu... ;D
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

flávio

Para não perder o nome dos adesivos da pesada... hahahahaha Reynolds 953, MAR AGING STAINLESS ULTRA HIGH STRENGHT STEEL hahahahahah

Saca:

http://www.marchasmiticas.com/images/2005/reynolds/reynolds95303.jpg

Flávio