O que é o termo "vintage"?

  • 33 Respostas
  • 14799 Visualizações
*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #20 Online: 01 Maio 2013 às 02:18:59 »
Lá "no Guaxupé-MG" vintage é igual a "véio com gosto", ou seja, uma coisa antiga e conservada.
Saudade da terrinha e dos meus pais.
Abs

Óia um mineirinho exportado !!! Hehehe

Owww minas gerais, terra boa!  ;) ;)

Muitos mineiros tem uma quedinha por coisas vintages, afinal mg tem muuuuita história e muitos "causos" ....hehehe

Abraçooo

Rafa

*

Alberto Ferreira

Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #21 Online: 01 Maio 2013 às 08:54:23 »
Pois é amigo Alberto Ferreira (grato pela explicação) mas a mim ficou parecendo que se fosse utilizado o termo millésime no caso dos relógios, aquela tenue linha da qual cita o Adriano, teria sido ultrapassada em largo salto. Melhor manterem só  vintage.

 ;D

Certamente, amigo RTOL...
Certamente, que eu não propus aquilo (do millésime...  ::)), não.  Nem de "pulinho" e nem parado no lugar...   ;)  :D

Que fique "claro" portanto, como água, mas, neste caso, talvez caiba melhor um bom vinho branco.  8)




Lá "no Guaxupé-MG" vintage é igual a "véio com gosto", ou seja, uma coisa antiga e conservada.
Saudade da terrinha e dos meus pais.
Abs

Mas, Sô...
Lá no Guaxupé eles não falam daquele "jeitim", "curtim", meio "zipadim" dos "mineirim"?

Eu pensei que fosse...

"Véicongô"...  ::)
 ;D

Abraços, meus caros,...
Abraços!
Alberto

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #22 Online: 01 Maio 2013 às 08:56:32 »
Lá "no Guaxupé-MG" vintage é igual a "véio com gosto", ou seja, uma coisa antiga e conservada.
Saudade da terrinha e dos meus pais.
Abs


Guaxupé!!???

A família inteira do meu pai é de Guaranésia!  (que fica a exatos 15km de Guaxupé...)


Aproveitem o feriado!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Alberto Ferreira

Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #23 Online: 01 Maio 2013 às 09:25:51 »
Óia só, Sô!
 ;)


Um abração para ambos e bom feriado para todos.

Alberto

*

Pandolfi

Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #24 Online: 01 Maio 2013 às 11:57:28 »
Amigos, o Alberto está certo. Trecho: Assim, "vintage" não deveria significar apenas algo velho, ou meramente antigo, mas sim algo que tem algum diferencial que permitiu que seja assim. "Safrado", de boa safra..."

Agora, estão esquecendo do termo "MINT", que significa mais ou menos um objeto velho mas em estado de novo, ou seja, como um relógio de 20 anos mas dentro da caixa e conservadíssimo, como novo.

Grande abraço.
Pandolfi
.
 

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #25 Online: 01 Maio 2013 às 12:33:55 »
eu sou vintage +/- mint. hehehe ;D

mas dando exemplos: seiko 6309-7040 - vintage.


*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #26 Online: 01 Maio 2013 às 13:29:20 »
Não compartilho da opinião do Igor e Adriano. Para mim significa antigo e só. E sempre usei como antigo, independentemente do estado. Flávio

Raro discordar destes Titãs, mas aqui estou com o Flávio.
Limitando o termo “vintage” exclusivamente para os objetos do meu interesse, ou seja, os relógios, tenho o seguinte entendimento:

1)Um relógio é vintage quando descontinuado, independente do seu estado de conservação, mas levando-se em conta, sempre, o seu estado de originalidade! Esta é a grande regra.

2) Particularmente, e como dito anteriormente Flávio, considero vintage, ainda que existam exceções que mencionarei abaixo, os anteriores aos anos 80, e aqui nenhuma lógica, ou ligação para com o termo, hei de concordar :P,  fruto de mero embasamento em interesse de ordem pessoal colecionável.

3) Um relógio pode ser vintage com menos, bem menos,  de 10 anos de sua data de fabricação...
a- Considero vintage um Rolex Daytona-Zenith que foi fabricado até o ano 2000.
b- Considero vintage o Zenith El Primero modelo  Rainbow lançado em 1997.
c- Já é vintage, o Rolex Submariner LV (luneta em metal), lançado em 2003

Resumindo: Todo é qualquer relógio, independente do seu ano de fabricação, mas que ostente uma posição de certa, digamos, “ notoriedade :o ;D” em seu tempo de vida no mercado, e que já não é mais fabricado, é vintage.........simples assim! ;) ;D

Abs

Gravina

Ps. Os italianos costumam dizer que aqueles "vintages" que sofreram modificações com partes originais de fábrica, porém atuais (de reposição) como ocorrem, por exemplo, no Omega Seamaster 300 ref 165.024, são "orologi di fornitura", portanto, não são legítimos "vintages"..........eu não sou tão duro assim!..........prefiro ver uma raridade recuperada com partes originais, do que uma toda funicada ;D

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #27 Online: 01 Maio 2013 às 13:43:07 »
Lá "no Guaxupé-MG" vintage é igual a "véio com gosto", ou seja, uma coisa antiga e conservada.
Saudade da terrinha e dos meus pais.
Abs


Guaxupé!!???

A família inteira do meu pai é de Guaranésia!  (que fica a exatos 15km de Guaxupé...)


Aproveitem o feriado!

Está quase emendando uma na outra. Já compartilham uma coisa, o presídio...kkkkkk
Depois me manda MP, certamente conheço a família e parentes.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Pandolfi

Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #28 Online: 04 Maio 2013 às 12:16:23 »
Meus prezados Dorotheo e Sá, sei de onde vocês são oriundos.
Ano passado fui num casório em Guaranésia, cidade maravilhosa, mineira até mandar parar.
Fui via São Sebastião do Paraiso, Itamogi... quero voltar lá...
Itamogi é a terra natal do lendário Wilson Relojoeiro de S. Sebastião do Paraiso, revisor de relógios de igreja.
Estou com um pacote de figos pré-cozidos de S. Sebastião, que vou fazer em calda esta semana (Paraíso é a terra do figo, soube que produzem 2 mil toneladas por lá).

Grande abraço.
Pandolfi


*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #29 Online: 05 Maio 2013 às 09:19:02 »
Meus prezados Dorotheo e Sá, sei de onde vocês são oriundos.
Ano passado fui num casório em Guaranésia, cidade maravilhosa, mineira até mandar parar.
Fui via São Sebastião do Paraiso, Itamogi... quero voltar lá...
Itamogi é a terra natal do lendário Wilson Relojoeiro de S. Sebastião do Paraiso, revisor de relógios de igreja.
Estou com um pacote de figos pré-cozidos de S. Sebastião, que vou fazer em calda esta semana (Paraíso é a terra do figo, soube que produzem 2 mil toneladas por lá).

Grande abraço.
Pandolfi

"Docim de figo é bão com docidileti"


Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #30 Online: 05 Maio 2013 às 09:23:38 »
Uai sô!!! ;) ;)

*

Alberto Ferreira

Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #31 Online: 05 Maio 2013 às 22:38:29 »
Rapaaaz!

Se for daqueles doces como "ôces diz" aí...
Daqueles trens que diz que chama de "rámí" (NT= Figo Rami, da Cica), aliás só "mesm" em Minas que "cês" falam uma palavra com duas tônicas...  ::)

Rá... mí.   ;)




Aí o trem é "bão mesm"...
E fica "dimais da conta" com "cremdileti".

Abraços a todos!
Alberto
 8)

*

Pandolfi

Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #32 Online: 09 Maio 2013 às 17:33:39 »
Alberto, certa ocasião os pais do Sá junto som os do Dorotheo, lá nas bandas de Guaxupé foram viajar de trem.

Malas na estação, um escutou o trem apitando na curva e falou pro outro:

- Ói genti, o bichão tá chegano, vamu pegá us trem pra embarcá.

Os trens eram as malas.

Amigos, não se ofendam, é apenas uma brincadeira sadia, amizade é coisa séria.

Pandolfi

 

*

Offline Byron

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re: O que é o termo "vintage"?
« Resposta #33 Online: 09 Maio 2013 às 21:49:59 »
Vintage é um troço véio e caro, que a gente acha legal, quer comprar e não consegue.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire