Menu principal

Os 15 relojoeiros vivos mais fodas, segundo o Wall Street Journal

Iniciado por admin, 01 Maio 2013 às 11:47:19

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Alberto Ferreira

Verdade.

E aí me coube uma dúvida...

São quinze por que são, por que ficou mais fácil eleger, do que escolher os 10 +...
...ou outros motivos?
::)

Mas,...
Que são, são!
8)

Alberto

igorschutz

A lista é boa, mas faltou gente grande e de muita importância, como o Beat Haldimann, que além de ser um excelente mecânico, tanto na parte criativa quanto na parte estética dos seus relógios, é um reconhecido teórico da relojoaria, tendo desenvolvido, inclusive, um escarpamento.

Eu sacaria o Speake-Marin, que é um grande artesão, mas não um relojoeiro tão completo, e colocaria o Haldimann no lugar.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

igorschutz

Outra falta, e esta imperdoável, é o Ludwig Oechslin. Esse é um cara que devia estar cabeceando essa lista!

flávio

Por falar no Oeschilin, o que ele tem feito ultimamente, comercialmente falando, depois que deixou (???) a UN?

Flávio

Gravina

Listas são listas.............e faltam alguns dos bons nesta....
Eu gosto de um italiano chamado Demetrio Cabiddu :-*
Aliás em minha próxima viagem à Suíça, farei o possível pra conhecê-lo pessoalmente........já trocamos algumas mensagens neste sentido.

abs

Gravina

flávio

Mas o Demetrio está à frente da divisão de projetos da Montblanc Villeret não é? Mas ele - disse ele sozinho - faz relógios, igual aos caras acima?

Flávio

igorschutz

Citação de: flavio online 01 Maio 2013 às 13:03:43
Por falar no Oeschilin, o que ele tem feito ultimamente, comercialmente falando, depois que deixou (???) a UN?

Além de alguns conceitos, como o relógio do MIH (e seu calendário anual "open source"), ele tem sua marca, chamada Ochs und Junior.

No entanto, sua maior ocupação é como diretor do MIH, ou seja, o cara é um dos relojoeiros mais respeitados da Suíça, jurado do prêmio Gaia, etc., etc.

O problema com essa lista, pelo que me parece, é que eles olham mais o lado comercial, ou seja, indicaram quem vende mais relógio, sendo que nem todo relojoeiro fodidão aspira ser um grande comerciante, como o Paul Gerber (que também tem o seu próprio escapamento), o Anthony Randall, que faz mola de balanço de vidro, fez réplica do H4 e o cacete, entre outros.

Isso demonstra bem o estado da indústria... os caras que entram nas listas são os "bling" (são fodas, sem dúvida, mas são os mais comerciais), e não os mais completos.......... bom, pelo menos não colocaram o Franck Muller (que também é foda, mas perdeu a linha).

igorschutz

Ao menos por respeito com o vovôzinho, poderiam ter indicado o Philip Woodward, que fez o relógio puramente mecânico mais preciso que se tem conhecimento, o W5.

Gravina

Citação de: flavio online 01 Maio 2013 às 13:32:54
Mas o Demetrio está à frente da divisão de projetos da Montblanc Villeret não é? Mas ele - disse ele sozinho - faz relógios, igual aos caras acima?

Flávio

É, tens razão.......bola fora diante destes cobras..............na verdade antes de Montblanc, o sr. Demetrio fez ressurgir por um tempo a Minerva(sonhou e comprou o que restou da fábrica em Villaret).........acho que lhe faltou força $$....aí veio a Montblanc, e coisa e tal................

Nunca citam nestas listas relojoeiros brasileiros.........injustiça para com o nosso relojoeiro Caveira.

Abs

Gravina

flávio

Igor, isso é verdade, mas tenho uma visão mais ampla de tudo isso. Não basta ao inventor criar aparatos. Ele deve influenciar uma geração. Ninguém nega, por exemplo, que o Derek Pratt e o Randall (ainda vivo) tenham sido, juntamente com o Daniels, talvez os maiores relojoeiros dos últimos 50 anos, justamente porque conseguiam fazer o que nem os suíços faziam: um relógio do início ao final, com técnicas antigas, a maioria delas sepultadas pela história.

Mas... Todos sabem a história de Daniels e ele se tornou conhecido porque seus escapamentos acabaram em relógios feitos em massa pela Omega. Se não fosse isso, com toda a sua proficiência, talvez ele tivesse sido relegado a uma nota de rodapé em enciclopédia.

Graças ao bom Pai que ele teve sensibilidade de ensinar o que sabia ao Roger Smith, para que várias técnicas não fossem perdidas para sempre.

Na indústria suíça, por outro lado, sabemos que há diversos engenheio...ops, relojoeiros que projetam coisas fantásticas, mas a visão dos caras é muito mais eminentemente técnica. Aliás, isso é algo que folheando a biografia do Daniels percebi ele criticando: "esses suíços e seus computadores. Não sabem fazer nada sem seus computadores!"

Enfim, em toda fábrica com certeza há excelentes e criativos relojoeiros. E há caras por aí que são fodas e nem trabalham no meio (aquele cara que tem um canal na internet e que fabrica turbilões é um deles). Mas o lado comercial não pode ser esquecido...

Para encerrar, dentro do tema, cito o exemplo do avião. Acho que apenas na França e Brasil consideram Santos Dumont como pai da aviação; no resto do mundo, irmãos Wright. Mas ambos assim se tornaram por propaganda, muito embora um tenha se tornado conhecido por suas extravagâncias e estilo "preibói", outros, pelo tino comercial.

Conhecimento não difundido é o mesmo que não conhecimento.

Flávio

amadeu

Citação de: Gravina online 01 Maio 2013 às 13:48:27
Citação de: flavio online 01 Maio 2013 às 13:32:54

Flávio

É, tens razão.......bola fora diante destes cobras..............na verdade antes de Montblanc, o sr. Demetrio fez ressurgir por um tempo a Minerva(sonhou e comprou o que restou da fábrica em Villaret).........acho que lhe faltou força $$....aí veio a Montblanc, e coisa e tal................

Nunca citam nestas listas relojoeiros brasileiros.........injustiça para com o nosso relojoeiro Caveira.

Abs

Gravina

vamos abrir uma moçao para coloca-lo na lista.  ;)

Jansen

Faremos entao uma lista com os Relojoeiros Brasileiros!!! Reconhecer e divulgar aqui ja eh uma forma de agradecer e engrandecer seus trabalhos.
Alguem quer iniciar?!
abs
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

flávio

Relojoeiro brasileiro, isso é brincadeira não é? Acho que o único relojoeiro reconhecido internacionalmente que o Brasil já teve foi o Dimas Pimenta. Mas sua praia não era propriamente relógios para uso pessoal, mas industrial, e, claro, pontos. O filho dele é muito pobre, tocou o negócio e, pelo que souve, circula por aí de Gulsftream de uns 20 "mididólar".

Flávio

Alberto Ferreira

Jansen,...
Mas nós já fizemos algo neste sentido, falar dos notórios (técnicos) relojoeiros brasileiros...
Dêem uma pesquisada...  ::)

E...
Já falamos até, embora em outra categoria (aquela "honrosa", ma non troppo, a das "gambiarras" e das figuras antológicas do meio horológico paulistano...) do nosso nobre, e indefectível, Caveira.  :D
Que bem haja!

Mas para que ninguém confunda os termos... Apenas um lembrete, ok?

Técnicos relojoeiros, bons, nós temos aqui no Brasil, sempre tivemos...
Mas, "watchmaker", naquele sentido de criar e construir um relógio, não.

Isto dito sem nenhum detrimento aos (esforçados e sempre dedicados) bons profissionais brasileiros, que isso fique bem claro.

Alberto