O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC

  • 10 Respostas
  • 3109 Visualizações
O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
« Online: 18 Maio 2013 às 19:52:24 »
[/URL][/img]

O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
  
O seu nome tem como origem duas palavras: MEMOry, como dizia seu manual de época, este relógio era uma “segunda memória” para seu usuário, tendo a responsabilidade de lembrá-lo de forma eficiente, através de um alarme, de compromissos que poderiam ter sido esquecidos e autoMATIC, pelo fato do relógio ser automático, inclusive o próprio alarme, dando ao seu proprietário a comodidade de apenas ajustar o momento em que gostaria que o alarme fosse acionado.
  
Segundo pesquisei, o responsável pela criação deste calibre foi Raoul-Henri Erard e foram fabricados 35.000 unidades do calibre 980 que equipa os MEMOMATIC, num período curto de tempo, cerca de 1 ano (1970 – 1971).

[/URL][/img]

Acho esse relógio fascinante, apesar de ter uma máquina complexa, visto pelo mostrador à primeira vista parece um relógio simples, porém é aí que se engana, o que mais intriga no calibre 980 é o fato de um único tambor de corda manter duas funções: corda para o relógio e alarme ao mesmo tempo. Outra característica interessante desse relógio é a mudança instantânea de data.

[/URL][/img]

[/URL][/img]

Agora com relação ao MEMOMATIC tenho algumas dúvidas (se algum amigo do Fórum puder responder agradeço):
  
1 - Na época do lançamento foi dito que era o primeiro relógio do mundo com a função de alarme do tipo automático, e até os dias de hoje existe ou já existiu algum relógio com a função de alarme automático além do MEMOMATIC?
  
2 – Como pode um único tambor fornecer energia para duas complicações distintas ao mesmo tempo (relógio e alarme), como isso é possível?

3 – O mecanismo de mudança de data instantânea é parecido com o sistema usado pela Rolex no calibre 1570?

4 – Alguém sabe por que o relógio foi descontinuado? Afinal foi um período curto de produção

Obs.: Todas as imagens são da internet.

Abraços

Weber
« Última modificação: 18 Maio 2013 às 20:00:17 por ESTRELADEDAVI »
“A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos.” (Marco Aurélio)

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re: O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
« Resposta #1 Online: 18 Maio 2013 às 20:21:41 »
Posso estar enganado, mas acho que os jlc e os vulcain cricket vieram antes dos memomatic....eu acho muito bacana este relogio....estou namorando a um tempo um automatico com alarme. Daqui a um tempo pretendo partir para um.

Abracos
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
« Resposta #2 Online: 18 Maio 2013 às 20:46:33 »
[/URL][/img]

Agora com relação ao MEMOMATIC tenho algumas dúvidas (se algum amigo do Fórum puder responder agradeço):
  
1 - Na época do lançamento foi dito que era o primeiro relógio do mundo com a função de alarme do tipo automático, e até os dias de hoje existe ou já existiu algum relógio com a função de alarme automático além do MEMOMATIC?
  
2 – Como pode um único tambor fornecer energia para duas complicações distintas ao mesmo tempo (relógio e alarme), como isso é possível?

3 – O mecanismo de mudança de data instantânea é parecido com o sistema usado pela Rolex no calibre 1570?

4 – Alguém sabe por que o relógio foi descontinuado? Afinal foi um período curto de produção

Obs.: Todas as imagens são da internet.

Abraços

Weber


Ops!......saindo para jantar, mas tentarei responder o que souber para já......

1) Esta informação não está correta! Foi sim o primeiro relógio do tipo "alarme" a ter um único tambor para as duas funções.....movimento/alarme.

2) Este é o diferencial que lhe dá o título de "primeiro".....ou outro diferencial é o "preciso" sistema de ajuste (disco) dos minutos do alarme, ou seja, mais uma vez o "primeiro" a ter um ajuste onde é possível determinar o exato minuto para o alarme soar... ;)

3) :o ???..........A mudança do calibre 1570 da Rolex é do tipo dito "lento"..não tem nada de rápido ;D..........Neste calibre 980 (Lemania) a mudança é rápida "apertando" (pressionando um botão existente na caixa....ao estilo de alguns Seikos........

4) Boa questão!.......um bom tema para pesquisa...........possivelmente,e isso aparece neste instante em minha mente, o japonês (Seiko Bellmatic) era bem mais em conta do que este sofisticado sistema da Omega........., sem falar que alarme nunca foi a praia da Omega..........isso era para Vulcain, para JLC (Memovox), e outros ... ??? ??? ???

Abs

Gravina

*

Offline RTOL

  • *
  • 18
    • Ver perfil
Re: O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
« Resposta #3 Online: 19 Maio 2013 às 10:11:58 »
Essa discussão me lembrou o relógio poljot corda manual e alarme da década de 60. Tive um que combinava perfeitamente com meu tênis kichute...

*

Offline RTOL

  • *
  • 18
    • Ver perfil
Re: O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
« Resposta #4 Online: 19 Maio 2013 às 10:27:00 »
O meu era década de 70 mas acho que já existiam na década de 60.

Re: O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
« Resposta #5 Online: 19 Maio 2013 às 14:11:41 »

Mais quando me refiro a mudança rápida da data é o fato de que a data muda num piscar de olhos, diferente daquele sistema em que o disco de data é pressionado aos poucos e de forma lenta, praticamente o disco vai sendo "arrastado" até chegar num ponto onde a mudança é finalizada. No MEMOMATIC e no Rolex 1570 o disco é movimentado num único momento, chega até fazer um barulhinho (parece um pequeno estalo).

Abraços

Weber
“A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos.” (Marco Aurélio)

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
« Resposta #6 Online: 19 Maio 2013 às 20:32:58 »
Curiosidade mata. :-X
Fui fazer uma pesquisa no mercado livre e encontrei seis exemplares com preços variando de R$2.495,00 a R$3.230,00. ;)
(não vendo nada no ML)
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

heracles

Re: O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
« Resposta #7 Online: 19 Maio 2013 às 20:42:20 »
É....eles são caros...acho esse o motivo determinante de não ter dado certo em vendas
se é que o motivo da parada de produção foi esse...os Bellmatics eram muito mais baratos
como bem colocou o Gravina.

Heracles

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
« Resposta #8 Online: 19 Maio 2013 às 20:47:28 »

... No MEMOMATIC e no Rolex 1570 o disco é movimentado num único momento, chega até fazer um barulhinho (parece um pequeno estalo).

Weber


Shalom meu caro Weber :),

Perdoe-me, e posso estar viajando 8), mas não consigo extrair semelhanças no calendário do Omega/Lemania 980 para com o do Rolex 1570 (um dos meus movimentos prediletos  :-* :-*, diga-se)
Como sou mais da prática do que da gramática neste hobby dos "relógios", prudentemente passo a bola ;D

Um abraço

Gravina

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
« Resposta #9 Online: 21 Maio 2013 às 09:46:14 »
Apenas para constar.......este foi o primeiro despertador de pulso com movimento automático, portanto, é da JLC este título






Abs

Gravina

Re: O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC
« Resposta #10 Online: 21 Maio 2013 às 22:05:56 »

Fabuloso esse JLC Gravina, parabéns, mais com relação a corda do alarme, também era automática?

Abraços

Weber
“A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos.” (Marco Aurélio)