Menu principal

O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC

Iniciado por ESTRELADEDAVI, 18 Maio 2013 às 19:52:24

tópico anterior - próximo tópico

ESTRELADEDAVI

[/URL][/img]

O EMBLEMÁTICO OMEGA MEMOMATIC

O seu nome tem como origem duas palavras: MEMOry, como dizia seu manual de época, este relógio era uma "segunda memória" para seu usuário, tendo a responsabilidade de lembrá-lo de forma eficiente, através de um alarme, de compromissos que poderiam ter sido esquecidos e autoMATIC, pelo fato do relógio ser automático, inclusive o próprio alarme, dando ao seu proprietário a comodidade de apenas ajustar o momento em que gostaria que o alarme fosse acionado.

Segundo pesquisei, o responsável pela criação deste calibre foi Raoul-Henri Erard e foram fabricados 35.000 unidades do calibre 980 que equipa os MEMOMATIC, num período curto de tempo, cerca de 1 ano (1970 – 1971).

[/URL][/img]

Acho esse relógio fascinante, apesar de ter uma máquina complexa, visto pelo mostrador à primeira vista parece um relógio simples, porém é aí que se engana, o que mais intriga no calibre 980 é o fato de um único tambor de corda manter duas funções: corda para o relógio e alarme ao mesmo tempo. Outra característica interessante desse relógio é a mudança instantânea de data.

[/URL][/img]

[/URL][/img]

Agora com relação ao MEMOMATIC tenho algumas dúvidas (se algum amigo do Fórum puder responder agradeço):

1 - Na época do lançamento foi dito que era o primeiro relógio do mundo com a função de alarme do tipo automático, e até os dias de hoje existe ou já existiu algum relógio com a função de alarme automático além do MEMOMATIC?

2 – Como pode um único tambor fornecer energia para duas complicações distintas ao mesmo tempo (relógio e alarme), como isso é possível?

3 – O mecanismo de mudança de data instantânea é parecido com o sistema usado pela Rolex no calibre 1570?

4 – Alguém sabe por que o relógio foi descontinuado? Afinal foi um período curto de produção

Obs.: Todas as imagens são da internet.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

CSM

Posso estar enganado, mas acho que os jlc e os vulcain cricket vieram antes dos memomatic....eu acho muito bacana este relogio....estou namorando a um tempo um automatico com alarme. Daqui a um tempo pretendo partir para um.

Abracos
Membro do RedBarBrazil

Gravina

Citação de: ESTRELADEDAVI online 18 Maio 2013 às 19:52:24
[/URL][/img]

Agora com relação ao MEMOMATIC tenho algumas dúvidas (se algum amigo do Fórum puder responder agradeço):

1 - Na época do lançamento foi dito que era o primeiro relógio do mundo com a função de alarme do tipo automático, e até os dias de hoje existe ou já existiu algum relógio com a função de alarme automático além do MEMOMATIC?

2 – Como pode um único tambor fornecer energia para duas complicações distintas ao mesmo tempo (relógio e alarme), como isso é possível?

3 – O mecanismo de mudança de data instantânea é parecido com o sistema usado pela Rolex no calibre 1570?

4 – Alguém sabe por que o relógio foi descontinuado? Afinal foi um período curto de produção

Obs.: Todas as imagens são da internet.

Abraços

Weber

Ops!......saindo para jantar, mas tentarei responder o que souber para já......

1) Esta informação não está correta! Foi sim o primeiro relógio do tipo "alarme" a ter um único tambor para as duas funções.....movimento/alarme.

2) Este é o diferencial que lhe dá o título de "primeiro".....ou outro diferencial é o "preciso" sistema de ajuste (disco) dos minutos do alarme, ou seja, mais uma vez o "primeiro" a ter um ajuste onde é possível determinar o exato minuto para o alarme soar... ;)

3) :o ???..........A mudança do calibre 1570 da Rolex é do tipo dito "lento"..não tem nada de rápido ;D..........Neste calibre 980 (Lemania) a mudança é rápida "apertando" (pressionando um botão existente na caixa....ao estilo de alguns Seikos........

4) Boa questão!.......um bom tema para pesquisa...........possivelmente,e isso aparece neste instante em minha mente, o japonês (Seiko Bellmatic) era bem mais em conta do que este sofisticado sistema da Omega........., sem falar que alarme nunca foi a praia da Omega..........isso era para Vulcain, para JLC (Memovox), e outros ... ??? ??? ???

Abs

Gravina

RTOL

Essa discussão me lembrou o relógio poljot corda manual e alarme da década de 60. Tive um que combinava perfeitamente com meu tênis kichute...

RTOL

O meu era década de 70 mas acho que já existiam na década de 60.

ESTRELADEDAVI

Mais quando me refiro a mudança rápida da data é o fato de que a data muda num piscar de olhos, diferente daquele sistema em que o disco de data é pressionado aos poucos e de forma lenta, praticamente o disco vai sendo "arrastado" até chegar num ponto onde a mudança é finalizada. No MEMOMATIC e no Rolex 1570 o disco é movimentado num único momento, chega até fazer um barulhinho (parece um pequeno estalo).

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

Dorotheo

Curiosidade mata. :-X
Fui fazer uma pesquisa no mercado livre e encontrei seis exemplares com preços variando de R$2.495,00 a R$3.230,00. ;)
(não vendo nada no ML)
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

heracles

É....eles são caros...acho esse o motivo determinante de não ter dado certo em vendas
se é que o motivo da parada de produção foi esse...os Bellmatics eram muito mais baratos
como bem colocou o Gravina.

Heracles

Gravina

Citação de: ESTRELADEDAVI online 19 Maio 2013 às 14:11:41

... No MEMOMATIC e no Rolex 1570 o disco é movimentado num único momento, chega até fazer um barulhinho (parece um pequeno estalo).

Weber

Shalom meu caro Weber :),

Perdoe-me, e posso estar viajando 8), mas não consigo extrair semelhanças no calendário do Omega/Lemania 980 para com o do Rolex 1570 (um dos meus movimentos prediletos  :-* :-*, diga-se)
Como sou mais da prática do que da gramática neste hobby dos "relógios", prudentemente passo a bola ;D

Um abraço

Gravina

Gravina

Apenas para constar.......este foi o primeiro despertador de pulso com movimento automático, portanto, é da JLC este título

Abs

Gravina

ESTRELADEDAVI

Fabuloso esse JLC Gravina, parabéns, mais com relação a corda do alarme, também era automática?

Abraços

Weber