Menu principal

calendário de semana diferente

Iniciado por jorghata, 12 Junho 2013 às 09:19:08

tópico anterior - próximo tópico

jorghata

Bom dia a todos!
Estou com um relógio marca Cristalwatch,movimento ETA
com o calendário de semana assim-PER-CUM-CTS-PAZ-PTS-SAL-ÇAR
Alguém poderia me dizer qual é esse idioma? ???

Abraços!

Sifion

Creio que seja Turco.

Poste fotos do relógio, fiquei curioso.

Abraços.

Adriano

É turco sim. Começando pela segunda: pazartesi, sali, çarsamba, persembe, cuma (cuma? como diz o Didi...), cumartesi e pazar.

Abraços!

Adriano

jorghata

Citação de: Sifion online 12 Junho 2013 às 09:23:55
Creio que seja Turco.

Poste fotos do relógio, fiquei curioso.

Abraços.
É a primeira vez que posto fotos,tomara que
dê certo. Abraço!

jorghata

Citação de: Adriano online 12 Junho 2013 às 09:31:37
É turco sim. Começando pela segunda: pazartesi, sali, çarsamba, persembe, cuma (cuma? como diz o Didi...), cumartesi e pazar.

Abraços!

Adriano
Obrigado Adriano, sinceramente jamais advinharia
que seria turco. Abraço!

Clélio

Abraços!

Adriano

Pô, Didi é fo*a... ri muito ;D ;D

Adriano

Citação de: Clélio online 12 Junho 2013 às 17:53:24

Abraços!

Adriano

;D ;D ;D ;D

Uma coisa que notei é que os dias da semana em muitas línguas são meio parecidos. Os de línguas anglo-saxãs são meio parecidos, e os de língua latina idem. Ou pelo menos, tem muitos dias da semana que se parecem com os dias em espanhol e em alemão. E a questão nem é só linguística, mas o fato dos dias da semana terem nomes "astronômicos". Dia do Sol, dia da Lua, etc. Mas outros não parece nada com nada. E o turco, até por razões óbvias, da origem da língua, não parece com nada. E outra que não tem igual, também, é justamente em português. Nossos dias da semana são um latim "aportuguesado" e nenhuma outra língua mais "populosa" do mundo puxou os dias da semana do latim.

A parte cômica é que "feira" vem do latim "feria", que é descanso. Ou seja, segundo-descanso, terceiro-descanso, etc. Estamos fazendo tudo errado então. Deveríamos trabalhar no sábado e domingo e descansar de segunda a sexta. Mas aí entra outro problema: sábado também é o dia de descanso (dos Judeus), e no domingo, que é o dia do Senhor, é pior, pois é pecado. Logo, estamos fazendo tudo errado (não deveríamos trabalhar dia nenhum) ou o cara que inventou os dias da semana em português era muito, muito vagal.

Abraços!

Adriano

jungman

Citação de: Adriano online 12 Junho 2013 às 18:09:59
Citação de: Clélio online 12 Junho 2013 às 17:53:24

Abraços!

Adriano

;D ;D ;D ;D

Uma coisa que notei é que os dias da semana em muitas línguas são meio parecidos. Os de línguas anglo-saxãs são meio parecidos, e os de língua latina idem. Ou pelo menos, tem muitos dias da semana que se parecem com os dias em espanhol e em alemão. E a questão nem é só linguística, mas o fato dos dias da semana terem nomes "astronômicos". Dia do Sol, dia da Lua, etc. Mas outros não parece nada com nada. E o turco, até por razões óbvias, da origem da língua, não parece com nada. E outra que não tem igual, também, é justamente em português. Nossos dias da semana são um latim "aportuguesado" e nenhuma outra língua mais "populosa" do mundo puxou os dias da semana do latim.

A parte cômica é que "feira" vem do latim "feria", que é descanso. Ou seja, segundo-descanso, terceiro-descanso, etc. Estamos fazendo tudo errado então. Deveríamos trabalhar no sábado e domingo e descansar de segunda a sexta. Mas aí entra outro problema: sábado também é o dia de descanso (dos Judeus), e no domingo, que é o dia do Senhor, é pior, pois é pecado. Logo, estamos fazendo tudo errado (não deveríamos trabalhar dia nenhum) ou o cara que inventou os dias da semana em português era muito, muito vagal.

Abraços!

Adriano
Olá meu caro Adriano, somente para complementar a "feria"; meu avô dizia que o(Sic) Domingo era um dia tão santificado,mas tão santificado, que tres dias antes e tres dias depois não devíamos fazer nada.
O veio sabia das coisas. Era brasileiro mesmo.
Um abraço

Flavio