Menu principal

Os relogios e os Pecados Capitais

Iniciado por M_R_V, 17 Julho 2013 às 13:29:33

tópico anterior - próximo tópico

M_R_V

Lendo mensagens antigas fui parar num site já extinto com coisas bem legais ainda accessíveis pelo WebArchive.
Os mais antigos aqui sem duvida conheceram o site, mas achei esse texto muito interessante para mostrar aos mais novos (como eu) que não conheciam.

O site:
http://web.archive.org/web/20111023061327/http://ffamora.sites.uol.com.br/pecados.html

Espero que seu autor, Fernando Amora, não se importe com meu resgate.  :)

Os Sete Pecados Capitais e os Relógios©

Quem tem fé em Deus já ouvi falar dos sete pecados capitais, que constituem "uma classificação de vícios usada nos primeiros ensinamentos cristãos para educar e proteger os seguidores dos instintos humanos "básicos".

Nessa linha de pensamento, são eles: a soberba, a inveja, a avareza, a gula, a preguiça, a ira e a luxúria.

Será que podemos representar esses pecados, transmutando-os como se relógios fossem ? Afinal, essa nossa mania de colecionar relógios não é lá tão cristã, não é verdade ?

Bem, essa é a concepção minha sobre isso, partindo de uma idéia interessante que vi na internet. Mas vamos lá:

Soberba (Orgulho excessivo; altivez, arrogância, presunção) - Patek Philippe

Existe marca mais "cheia de si" do que a Patek Philippe ?

Participa dos leilões em que são oferecidos exemplares de sua marca, arremata-os, divulga os preços exorbitantes que os comprou, guarda-os num museu que leva o seu nome, e com isso aumenta seu poder e glória no universo horológico, e consequentemente os preços dos seus relógios comuns.

É a maior e a mais importante de todas as marcas de relógios em todos os tempos.

Desnecessário dizer que o dono de qualquer Patek, sentindo a força do nome, também comunga do mesmo sentimento ao trazer no bolso ou braço (de preferência) um relogio desses. Infelizmente desses magníficos relógios não possuo nenhum, mas mesmo assim, tenho a certeza de que fosse comigo a situação, não viria a ser tão diferente, afinal são 169 anos de esplendor na horologia.

São Tomás de Aquino dizia que a soberba, era pecado supra-capital, acima dos da lista dos vícios capitais. Certamente fosse ele vivo, concordaria com a personificação da marca lembrada por mim, e bradaria vivas à Patek Philippe.

Inveja (Desejo violento de possuir o bem alheio) - Rolex

Ela só começou a fabricar relógios em 1908. Escolheu um nome fácil de pronunciar em todas as linguas européias. Em 1926 inventou e patenteou a primeira caixa de relógios efetivamente a prova dágua (oyster = ostra). Avoca para si o lançamento do primeiro relógio de série a usar o rotor (1931), revolucionando os movimentos automáticos.

Vangloria-se que construiu o primeiro relógio a mostrar a data no mostrador (Datejuste, 1945). Criou o Submariner em 1953, o GMT em 1955, o Daytona em 1962, o Explorer II em 1971, divulgou seu nome aos quatro ventos patrocinando eventos esportivos da " classe A", construiu um suntuoso edifício na 5ª Avenida em Nova York, assim.... deitou na fama.

É dos relógios mais festejados o preferido por quem tem dinheiro, mas não necessariamente por aqueles que têm orgulho da tradição e conhecimentos de mecânica de relógios.

É a marca que mais sofre com as falsificações em todos os níveis, pois com certeza é a mais desejável e invejada. Daí a lembrança de materializá-la no pecado capital relativo á inveja.

Avareza (Excessivo apego ao dinheiro) - Breitling

Tem sua história intimamente ligada à evolução e uso dos cronógrafos. Fabrica excelentes relógios, belos, bem acabados, precisos, caríssimos, mas nas "entranhas" alguns são meros "ebauches".

Parece ser lema seu dar pouco ou nenhum acabamento nos movimentos mecânicos que adquire, mas mesmo assim, vende seus relógios a preços elevados. Quando quer, entretanto, torna-os primorosos.

Pra mim, a Breitling personaliza a avareza, pois bem que ela poderia nos dar relógios mecânicos com melhor acabamento, a preços mais razoáveis.

Seus relógios "superquartz" são entretanto inovativos e fantásticos.

Avaro é o aventureiro que não possuir um "Emergency".

Gula (Apego excessivo a boas iguarias) - Omega

A Omega iniciou-se no ano de 1848 com Louis Brandt, muito embora a marca só tenha começado a chamar-se assim a partir de 1894. "Misturou-se" com a Tissot em 1930, formando a "Société suisse pour lindustrie horlogère SA" (SSIH).

A partir dessa época, criou os relógios mais colecionáveis, possíveis de serem ainda hoje obtidos por preços razoáveis, a exemplo dos elegantes "Constellation" e "Century", e dos ditos "profissionais" (ou relógios ferramenta), como os Ranchero (destinados aos trabalhadores rurais), Railmaster (ao pessoal das ferrovias), Seamaster (marítimos), e Speedmaster (Pilotos, em geral).

Em março de 1965 um Speedmaster foi qualificado pela NASA como o relógio para equipar as missões especiais, e daí, como consequência natural disso, acompanhou a gloriosa Apollo 11, sendo até hoje a única marca de relógio que já esteve no ambiente lunar.

É o relógio dos astronautas, mas enobrece qualquer pulso !

Seus preços "razoáveis" nos faz criar uma apego excessivo à marca.

Aquele que não tiver mais de um Omega que atire a primeira pedra !!! É a "gula" por excelência.

Ira (Cólera, raiva, desejo de vingança) - Hanhart

A ira detona as guerras, que é uma palavra que vem do germânico, "werra". É dessa região que é também originada a Hanhart, famosa por fabricar os relógios que foram utilizados pela agressora Alemanha nas primeira e segunda guerras mundiais.

Fundada em 1882 em Diessenhofen, na Suíça, por Johann A. Hanhart, logo a fabrica foi transferida para a Alemanha, inicialmente para Schwenningen, e posteriormente para Gütenbach.

Entre 1938 e 1939 a Hanhart desenvolveu um cronógrafo de pulso com um único botão (Primus), provendo-o, de forma quase que pioneira, com as escalas taquimetrica e telemétrica.

Os pilotos da Luftwaffe, chefiada por Hermann Göring, usaram relógios de várias marcas: Omega, IWC, Junghans, e também Hanhart. Todas, após o sangrento conflito fabricaram relógios "civis". A Hanhart não.

A marca está ressurgindo fabricando relógios que espelham seu passado "belicoso". É muito difícil vê-los e não querer possuí-los.

A Hanhart é senhora da guerra. É a representação da ira.

Preguiça (Aversão ao trabalho) - Seiko

Fundada no Japão em 1881 por Kintaro Hattori, a Seikosha produzia inicialmente suprimentos para relógios de parede. A partir de 1913, começou a fabricar relógios de pulso, e nunca mais parou.

Mudou o nome para Seiko somente no ano de 1924, muito embora ainda continuasse a usar a marca Seikosha nos movimentos que produzia durante muito tempo.

Utiliza-se de tecnologia própria, e todos os movimentos que produz são fabricados "in house".

Fabrica relógios populares, precisos e bons - baratos ou não. É lider nata.

Foi sua a iniciativa de produzir e lançar no mercado, no dia 25 de dezembro de 1969, o primeiro relógio movido a cristal de quartz, o hoje famoso Seiko 35 SQ Astron.

É a consagração da preguiça (e da precisão), já que daí, para muita gente, não foi preciso mais dar corda nos relógios.

Luxúria (Lascívia, sensualidade) - Chopard

Elegancia, beleza, precisão, confiabilidade, delicadeza de traços. As mesmas palavras que usamos para descrever a Chopard , poderiam usadas para falar da mulher amada.

A Chopard foi criada por Louis-Ulisse Chopard em 1860, em La Chaux-de-Fond, e ficou famosa mais pela precisão dos seus relógios, do que por outra coisa.

Durante muito tempo fabricou relógios típicos de grife. A partir de 1996 começou, entretanto, a fabricar seus próprios movimentos mecânicos LUC (iniciais do nome de seu fundador), com acabamentos finíssimos, que não demoraram a ser conhecidos como sinônimos de qualidade e sofisticação.

Produz joias e relógios de grande raridade e beleza, que a sua bem estruturada equipe de "marketing", faz serem usados, "por "nove entre dez estrêlas do cinema", parodiando aquele velho "slogan" dos sabonetes afamados.

É o relógio das atrizes, e portanto, os que despertam a maior sensualidade entre todas as marcas.

Não bastasse isso, ainda hoje produz relógios "eróticos", como o abaixo. Sensualidade, teu nome é Chopard !

© (ffamora)

Heu

não cohecia o texto,
muito interessante!
obrigado por resgatar!  :)

Dorotheo

Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Henk

Legal. Uma leitura bem humorada.

Fiquei surpreso com o Chopard. Não conhecia esse lado. Achei de extremo mau gosto.

Octávio Augusto

" Seus preços "razoáveis" nos faz criar uma apego excessivo à marca.

Aquele que não tiver mais de um Omega que atire a primeira pedra !!! É a "gula" por excelência."

Acho que é bem isso mesmo!
Abraço,

Octávio Augusto

Alberto Ferreira

Legal, M_R_V!

Valeu por nos relembrar o texto, muito bem sacado e bem humorado.
E, em muitos aspectos, "verdadeiro".

Mas eu fiquei pensando, cá comigo...  ::)
Será que poderia haver algum outro "exercício", digamos, no mesmo gênero, mas  para as sete virtudes, aquelas que se "opõem" aos "pecados capitais" citados?

A tia Wiki diz mais ou menos assim...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_virtudes

Alguém se habilita?  ::)
;)

Alberto
8)

Rafael_DF

Caramba, vou pro inferno na certa! Avareza, gula e luxúria me garantem passe prioritário!
Ahahahahahahhahahah

M_R_V

Citação de: Alberto Ferreira online 17 Julho 2013 às 19:24:16
Legal, M_R_V!
Valeu por nos relembrar o texto, muito bem sacado e bem humorado.
E, em muitos aspectos, "verdadeiro".

Obrigado, Alberto. :)

Citação de: Alberto Ferreira online 17 Julho 2013 às 19:24:16
Mas eu fiquei pensando, cá comigo...  ::)
Será que poderia haver algum outro "exercício", digamos, no mesmo gênero, mas  para as sete virtudes, aquelas que se "opõem" aos "pecados capitais" citados?
A tia Wiki diz mais ou menos assim...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_virtudes
Alguém se habilita?  ::)
;)

Seria legal!   ;D

jorginho

Ótimo texto, valeu o resgate!
Abraços!
Jorginho.

vinniearques

Alberto curti demais sua ideia!

Agora quem é nosso filosofo do fórum, que escreve de uma forma muito criativa e inteligente? e que a forma de escrever é a cara do forum?

Claro que voce mesmo, acho que ninguém faria melhor essa comparação do que voce!

automatic for the people

Muito legal! Grato por compartilhar!

jorginho

Agora, indo na onda do Alberto, acho que nas virtudes teriamos alguns bons exemplos, talvez os relógios da generosidade seriam os Roskopf, tendo em vista a sua história da busca por movimentos acessiveis ao homem comum, os amigos talvez tenham mais idéias.
Abraços.
Jorginho

BCM

mmmcosta

Este sabe mesmo escrever. Espécie em extinção.
Marcelo

Rafaexp

Mais um guloso aqui!! E um pouco preguiçoso tb!!hahahaha

Belíssimo resgate!!!

Abraço a todos!!

Rafa

helio

O Fernando Amora  (fa - autor do texto acima) me pediu para agradecer o Mauro pelo garimpo, ela achava ter perdido todo seu site quando o UOL num daqules momentos de total ignorancia/irresponssabilidade andou apagando uma porção de sites pessoais, o dele incluso. Ficou muito contentente em recuperar seu antigo acervo.
[]s

M_R_V

Citação de: helio online 20 Julho 2013 às 13:58:00
O Fernando Amora  (fa - autor do texto acima) me pediu para agradecer o Mauro pelo garimpo, ela achava ter perdido todo seu site quando o UOL num daqules momentos de total ignorancia/irresponssabilidade andou apagando uma porção de sites pessoais, o dele incluso. Ficou muito contentente em recuperar seu antigo acervo.
[]s

Eu que fico feliz por ter ajudado.  :) :)

Consegue-se achar muita coisa pelo webarchive:  http://archive.org/web/web.php
O site do Fa:  http://web.archive.org/web/20070612064701/http://ffamora.sites.uol.com.br/index.html

rguga

Legal o texto.
Obrigado por compartilhar conosco o texto e o link acima