Menu principal

Presentão Vintage

Iniciado por M_R_V, 04 Agosto 2013 às 10:23:54

tópico anterior - próximo tópico

M_R_V

Ontem fui beber um chopp e jogar conversa fora com uns amigos. Um deles, companheiro de buscas por coisas antigas em feiras e brechós, sabendo que tomei gosto por relógios revirou uma gaveta lá e me presenteou com esses exemplares:

Não preciso dizer como fiquei feliz!   ;D ;D ;D
Quis tirar uma foto antes de qualquer coisa para um futuro "antes e depois".

O G. Beguelin e o Fleur estão funcionando mas precisam de uma senhora limpeza e polimento nas caixas (na foto parecem melhores), e uma pulseira melhor para o Beguelin.
E o acrílico do Fleur está BEM arranhado. Acho que vou trocar mesmo sabendo que perderei a lente da data. Voces trocariam?
O White Star e o Cyma não funcionam, precisam revisão.

Cyma dispensa comentários, mas pouco encontrei sobre Georges Beguelin, White Star e Fleur.
O que me dizem dessas marcas?  :)

Carbonieri

eu não trocaria o acrílico, dar uma polidinha, revisão completa e deixaria com o original. 8)
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

Muito legais, o gesto, os "velhinhos" e, principalmente o interesse de recuperá-los.

Sim, M_R_V, eu disse mesmo recuperá-los e não necessariamente "restaurá-los".
Parabéns, grato por nos mostrar e boa sorte!
8)

Uma reflexão, de "vintageiro", que eu sempre faço...
Uma "restauração", seja ela boa ou má, é para sempre. Geralmente não tem volta e nem segunda chance.

E os meus comentários, se me permite, com base na visão da foto e à esta "distância"...

- A pulseira do Beguelin é "de época", embora nós não possamos chamá-la de "original" (o relógio quando novo provavelmente não vinha com ela), portanto, a depender do seu estado real, eu a guardaria e tentaria uma de couro, fina e de boa qualidade.

- O Fleur. Eu só trocaria o acrílico em (muito  ;)) "último" caso.
Diz a lenda que acrílicos "ressecam"...  Pode ser  ::). E tentar polir um acrílico antigo pode ser, sim, uma tarefa ingrata.

Há que usar produtos adequados (como o Polywatch ou até mesmo pasta de dentes) e muita paciência.
E ter em mente uma coisa bem simples, pode melhorar o aspecto, se observado a olho nú, mas logicamente não volta à condição que tinha quando novo.
Há uma natural perda de elasticidade, característica de todos os "velhinhos"  :D, e como tal deve ser tratado.

- Algumas "marcas", como em nós, fazem parte das suas histórias... Leve isto em conta.

Todas estas marcas foram importantes e tiveram as suas "épocas" e, em última análise, isto é o que atrai os "vintageiros".

Que eles voltem a ter uma vida útil e, por que não dizer, gratificante para os que os encaram assim.

Alberto

M_R_V

Obrigado pelos comentários, Alberto e Carboniere.  :)

Me convenceram! Vou manter o acrílico do Fleur.
Inclusive, depois de uma boa flanela deu uma melhorada. Vou considerar com carinho um polimento no acrílico e mantê-lo.

Alberto, a idéia é recuperá-los mesmo, intervindo o mínimo possível para conservar as marcas do tempo. Creio que dispensam restauração.
A pulseira do Beguelin é interessante, e adoro fixo-flex. Porém ela é menor que a largura das garras e dá um efeito feio. Por isso penso em trocar exatamente por uma boa pulseira de couro.
Mas deixo a fixo-flex guardada, claro. Seguramente vai servir em outro vintage.   ;)

O que está me dando medão é uma das garras do White Star que está bem torta para trás.
Estou com um tremendo receio de mexer alí para tirar a pulseira ou outra coisa e ela quebrar.   :-\

Cigano

Que lindas peças, Parabéns !!!

Eu não faria uma restauração profunda em nenhum deles. Eu faria uma bela revisão no movimento, e faria um polimento sem abrasivos na caixa, e uma limpeza de leve no mostrador...

Eu tenho um CaunyMatic Diver vintage que ganhei do caríssimo MAC1969, ele está com o acrílico trincadinho perto da lente da janela de data, pelo fato de eu não achar um acrílico igual, eu vou manter o mesmo...

Mais uma vez, meus parabéns pelas peças, e aos seu amigo por lhe presentear com elas, achou ótimas mãos para os relógios!!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Citação de: M_R_V online 04 Agosto 2013 às 11:42:56
...

O que está me dando medão é uma das garras do White Star que está bem torta para trás.
Estou com um tremendo receio de mexer alí para tirar a pulseira ou outra coisa e ela quebrar.   :-\

Sim.
Muita, muitíssima, calma nesta hora.
E elas têm o péssimo habito de quebrar, sim.

Bom,...
Cada caso é um caso, no que tange à "gravidade" da deformação.
E eu já tive peças quebradas assim, na tentativa de tentar fazer "voltar".

O principal problema, que você deve considerar, é que já houve uma deformação plástica do material ali, ou seja, a rigor as suas características já mudaram.
Então, contrariamente ao que "sugere" o ditado dos pepinos, não dá para voltar à época em que eles eram "pequenos"...  ;)

O risco existe, mas a coisa tem que ser tentada com muito jeito e calma, tipo avançar "meio" micron de cada vez...  :D

Outro problema, também relativo à velocidade de "desentortamento" é fazer o plaque "soltar" ou ficar marcado, e alguns White Star têm um plaquê bastante espesso (mais de 20 micra).

Portanto, talvez como dito naquela música,... ...ali no "meio-de-campo", meu caro amigo "Afonsinho".  ;)
"...a perfeição é uma meta defendida pelo goleiro que joga na seleção..."
;)

Alberto

Ah!
O uso de calor, aquecimento, se feito de forma "abrupta", pode até  piorar as coisas.

Adriano

Se a lente for interna é difícil encontrar, mas se for externa, é a coisa mais fácil do mundo.

Além disso, pela idade, já deve estar ressecado e se tentar polir vai terminar de detonar ele. Eu trocaria, com ou sem lente.

Abraços!

Adriano

heracles

Excelente presente e atitude dos seus amigos :D

Abraço
Heracles

M_R_V

Cigano, estou inclinado mesmo a mexer o menos possivel. Só uma liimpeza e talvez polimento nas caixas. Nos mostradores creio ser melhor não mexer.
E o acrílico acho que vou mante-lo mesmo. Vou estudar com o relojoeiro a questão do polimento.

Alberto, estou com um medo danado até de tentar tirar a pulseira por conta dessa garra, mas será inevitável mexer. Se quebrar, paciencia. Verei o que o relojoeiro pode fazer.

Adriano, a lente é interna. Parece ser original.
Vou estudar com o relojoeiro se há possibilidade de um polimento sem danos. Agradeço o alerta.

Heracles, quem tem amigos tem os maiores tesouros. Sempre foi minha filosofia.   :) :) :)

bonzaki

Citação de: M_R_V online 04 Agosto 2013 às 17:31:33

Heracles, quem tem amigos tem os maiores tesouros. Sempre foi minha filosofia.   :) :) :)

Show de bola! :)