Menu principal

o workhorse definitivo?

Iniciado por ogum777, 05 Maio 2013 às 15:03:32

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Citação de: renato155 online 15 Agosto 2013 às 12:42:06
Adriano, existe este ranking anual em algum lugar para a gente conhecer os melhores?

abs
renato

O concurso é bienal. As informações constam no site oficial: http://www.concourschronometrie.org/
Acho que só em francês.

E o ranking é apenas dos premiados e classificados. Os desclassificados não entram e por isso não dá para saber a posição deles. Em 2011, por exemplo, só dois dos concorrentes na categoria Classic-enterprise se classificaram, o Tissot e um F. P. Journe, por isso só os dois aparecem no ranking.

Este ano tem mais.

Abraços!

Adriano

Veiga

Adriano, estou bem agradecido por estas suas  preciosas informações, mas não houve bondade de minha parte. Acredite. Só reconhecimento.

Ogun é isso mesmo. No estado de insegurança atual, passei até  o Explorer para meu filho, piloto agrícola em Goiás. Mais difícil de ser levado lá nos ares...

Um abraço do Veiga.

ogum777

Citação de: Veiga online 15 Agosto 2013 às 13:52:03
Adriano, estou bem agradecido por estas suas  preciosas informações, mas não houve bondade de minha parte. Acredite. Só reconhecimento.

Ogun é isso mesmo. No estado de insegurança atual, passei até  o Explorer para meu filho, piloto agrícola em Goiás. Mais difícil de ser levado lá nos ares...

Um abraço do Veiga.

yep! não só a insegurança da violência alheia, mas do uso mesmo... é só pensar quanto custava um rolex na década de 50, em relação à media de salário das pessoas, e o que custa agora.

num outro tópico se discutiu a valorização dos rolex nos últimos 10 ou 15 anos. comparou-se com ômega. eu seriamente me pergunto o que um sub 300m tem a mais que um omega 300m...

e, como disse o adriano, um skx 007 entrega 1/2 dum sub custando 1/20. resultado? vendi meus 2 rolex há anos, tenho 4 seikos, 2 orient, 2 citizen, um casio... hehehehe e nenhum   medo de sair com eles no pulso, que era o que eu tinha com um rolex: anos depois, só lembro do ca...ço que era sair com um no pulso em sp... chega, minha paz de espírito é mais importante.

[]s

Veiga

Ogun, é verdade.
Comprei meu primeiro  Rolex do Eduardo, na rua Augusta, por um preço razoável, comprável...
Atualmente, consultei um AD em Campinas e me assustei com os preços pedidos. barbaridade!
Os Omega também têm preços majorados, mas, no meu sentir, a majoração é mais moderada. É só comparar a pedida pelo Seamaster 300 com o solicitado pelo Sub, para mim, penso, equivalentes.
O desagradável é o fato de que nós dois ficarmos sem os nossos Rolex, quer pela insegurança como eu disse, quer pela elevação dos preços como você bem lembrou, não é mesmo?
Mas a verdade é que a nossa paz é primordial, concordo com você,  bem por isto vou contente de Tissot.
Aliás a Tissot caracteriza-se por oferecer excelentes relógios por preços razoáveis.
Meu abraço, Veiga.

GuilhermeAzeredo

Pessoal, antes de mais nada, peço desculpas por retirar do limbo este tópico!!! :P

Estava procurando infos aqui no site e não encontrei muita cosia sobre o Lemania 5100, e como ele sequer fora comentado neste tópico, gostaria de saber se ele pode ser descrito como um movimento robusto, ou seja, um verdadeiro Workhorse, e se algumas "lendas" espalhadas na net sobre ele são verídicas, como a resistência a força G.

Outras dúvidas que me surgiram aqui dizem respeito ao sistema de carregamento da corda. O que leva a se optar pelo sistema unidirecional ou bidirecional? Estaria ligado mais ao custo do calibre (simplicidade do sistema unidirecional)? E a robustez do movimento, sistemas unidirecionais seriam mais robustos, ou é indiferente?  E a eficiência do carregamento? O bidirecional é sempre mais eficiente ???

Muito obrigado!!

Abraços!

Adriano

A robustez do Lemania 5100 é relativa. Ele aguenta porrada sim, por sua construção simples. Não creio que o uso de peças de plástico tenha influência na resistência dele, nesse sentido. Mas não sei o quanto, cientificamente, ele aguenta. Nem se ele aguenta mesmo mais que diversos outros calibres.

Tenho também minhas dúvidas sobre a escolha dele para relógios militares ser pela robustez. Ele é um mecanismo muito barato, de concepção muito simples, voltada totalmente ao barateamento da produção. O máximo possível de peças estampadas. Ele tem muita qualidade, mas, é barato. E eu particularmente creio que sua opção para essa finalidade - militar - seja por esse motivo, por ser o mais barato disponível, com qualidade equivalente e algumas vantagens como a facilidade da leitura do acumulador de minutos central e sua robustez. Mas o preço vinha acima de tudo, como é praxe em relógios fornecidos para essa finalidade.

A relatividade da sua robustez recai justamente sobre as peças de plástico, que depois de anos podem ressecar, tornando-se quebradiças, ao ponto de se autodestruírem. E além de escassas, são muito caras. Não é comum um 5100 chegar hoje nesse ponto, mas acontece, o que o torna, nessa situação, quase que irreparável.

Sobre o carregamento, quase todo, ou todo, sistema bidirecional, possui um "ponto morto" no qual não carrega nada, nem para um lado, nem para outro, justamente na transição do movimento do rotor de um lado para o outro. Alguns sistemas possuem mais, outros menos, mas esse problema está lá e faz com que ele não carregue nada com movimentos diminutos.

Já o sistema unidirecional, percebeu-se com o tempo, que não apenas não sofria desse mal, como normalmente sofre menos resistência de rodas inversoras e etc., rodando mais livre, e aproveitando melhor sua inércia para carregar.

Abraços!

Adriano

GuilhermeAzeredo

Adriano, muito obrigado pelas respostas!

Abraços!

Dicbetts

Tenho um Sinn 140 que, creio, deve estar na casa dos 30 anos de idade.

É dos tempos em que a alemã Sinn não tinha manufatura própria e comprava esse modelo da Lemânia, somente imprimindo o logo - mesmo porque vem um Swiss Made bem visível às 6h.

(O mesmo relógio foi usado pela Heuer, até na linha Carrera, num desses pontos fora da curva.)

No que se refere ao funcionamento, nada a reclamar. Mas, para quem não o usa todos os dias, ajustar dia da semana e data é um inferno. Às vezes as duas rodas ficam numa posição tal que travam a coroa. E aí tem que ser com muito carinho para destravar e não arregaçar tudo.

O cara que mexe nos meus relógios me recomendou administrar o problema. Motivo: peça de reposição não é fácil de encontrar.

Dic

Adriano

É um calibre que requer cuidado na hora de comprar. Pode virar uma grande dor de cabeça.

Se for um Omega, o risco é menor pois a marca ainda tem praticamente qualquer peça para ele. Mas ainda assim...

Abraços!

Adriano