MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?

  • 30 Respostas
  • 7846 Visualizações
*

Alberto Ferreira

MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Online: 10 Fevereiro 2014 às 09:58:53 »
Este é um tema que volta e meia é discutido dentro de algum tópico, não é mesmo?
E a conclusão que eu chego é que talvez ainda possa haver algumas dúvidas por aí.  ::)

Então, a ideia aqui seria reunir neste tópico algumas dúvidas persistentes e se for o caso debatê-las.



Eu vou começar por esta...

Baseado em uma mensagem que de certa forma "questionava" a validade, e/ou necessidade, de haver um ponto luminescente bem pequeno, na ponta do segundeiro, por exemplo.

Mas a minha pergunta na verdade foca um ponto de vista mais específico...
Portanto eu pergunto.

- Haveria uma quantidade mínima para uso do material luminescente (tanto sob o ponto de vista da eficiência, do brilho em si, quanto da resistência e estabilidade mecânica do material aplicado)?

Alberto

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #1 Online: 10 Fevereiro 2014 às 10:05:57 »
Eu tenho outra, em relógio mais antigos, se eu precisar refazer o lumen, ainda se consegue o tritium para isto?
"All your base are belong to us"

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #2 Online: 10 Fevereiro 2014 às 10:21:32 »
Eu tenho outra, em relógio mais antigos, se eu precisar refazer o lumen, ainda se consegue o tritium para isto?

Desculpe minha ignorância.. Mas o que é tritium?  ::)

O lumen que você se refere é aquele dos números e dos ponteiros para a gente enxergar no escuro?
vizel

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #3 Online: 10 Fevereiro 2014 às 10:34:54 »
Isso, é o material empregado para gerar aquela iluminação, o Trítio parou de ser usado pois era radiativo.
"All your base are belong to us"

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #4 Online: 10 Fevereiro 2014 às 10:38:33 »
Sim, quanto mais material, mais intenso e mais duradouro é o brilho. E a resistência mecânica dele depende não da substância luminescente, mas da resina que é misturada à ele para fixação. Se não for adequado, pode não se fixar em ponteiros, por exemplo, que são vazados.

Abraços!

Adriano

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #5 Online: 10 Fevereiro 2014 às 10:45:21 »
Mas este trabalho de restauração ainda é feito? Ou o material foi completamente abolido?
"All your base are belong to us"

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #6 Online: 10 Fevereiro 2014 às 10:54:56 »
Trítio não rola mais há um tempão. Nem os mostradores de reposição das marcas são com trítio.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #7 Online: 10 Fevereiro 2014 às 10:57:21 »
dai refaz com luminova mesmo então? Não fica muito diferente?
"All your base are belong to us"

*

Alberto Ferreira

Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #8 Online: 10 Fevereiro 2014 às 11:01:37 »
Na verdade a minha pergunta foi também um pouco para provocar um debate neste sentido que agora nós estamos indo...

E nas "restaurações"?

É sabido que há de vários tipos (cores, texturas), materiais, procedências e até mesmo custos.

E aí?

Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #9 Online: 10 Fevereiro 2014 às 11:10:13 »
dai refaz com luminova mesmo então? Não fica muito diferente?

Sim, refaz com luminova.

Fica muito diferente no nível de luminosidade, claro, afinal, trata-se de um luminoso novo vs. um antigo, porém, em termos de aparência, hoje já existe luminosos com diversos tons "patinados", que podem ser misturados, chegando-se, acredito, em qualquer tonalidade desejada.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #10 Online: 10 Fevereiro 2014 às 11:24:46 »
Cara o relogio que eu tenho que acho mais impressionante em termos de luminescencia é o seiko sbdx011. Parece uma lanterna acesa é incrivel. Pelo que entendo, os carasa podem ter feito o "deposito" um pouco mais profundo para caber mais luminova/resina?
Membro do RedBarBrazil

Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #11 Online: 10 Fevereiro 2014 às 11:44:56 »
Materiais com trítio não são mais comercializados. Só se o seu relojoeiro tiver um estoque antigo... O "problema" é que qualquer material em uso autorizado hoje necessidade de um tempo de exposição à raios ultra-violeta para, então, emitir luz por algumas horas. O trítio emite espontaneamente, durante cerca de 25 anos.
Os (bons) relojoeiros conseguem reproduzir bem a aparência usando super-luminova e resinas próprias. Agora, em geral, o super-luminova brilha bem mais intensamente do que o trítio - embora por pouco tempo. E essa eficiência vai diminuindo com os anos.
Não exite nenhum risco à saúde em usar, ou mesmo restaurar, mostradores com trítio. Naturalmente, nós somos expostos a muito mais radiação do que isso. O argumento da proibição é que para quem usa um relógio, tudo bem, mas e os trabalhadores que manipulam esse material diretamente, todos os dias, montando mostradores? Foi com esse argumento que o trítio foi pro brejo. Além disso, se já somos expostos a tanta radiação, porque acrescentar mais essa forma?
Bom, se eu fosse militar, policial ou bombeiro, eu ia preferir ter meu mostrador com trítio e poder ler as horas se alguma emergência me tirasse da cama às 3 da manhã...
Abraços

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #12 Online: 10 Fevereiro 2014 às 12:00:13 »
...
Materiais com trítio não são mais comercializados.
...

São sim, para diversas finalidades, inclusive para relógios. Há uma porção de relógios novos que usam trítio. Vide os famosos Luminox.


...
O argumento da proibição é que para quem usa um relógio, tudo bem, mas e os trabalhadores que manipulam esse material diretamente, todos os dias, montando mostradores?
...

O trítio não foi proibido. Apenas caiu em desuso em prol da segurança de seu manuseio.

Abraços!

Adriano

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #13 Online: 10 Fevereiro 2014 às 12:01:38 »
Ia falar isso que o Adriano falou, que tem muito Luminox e Deep Blue novo com trítio.
Membro do RedBarBrazil

Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #14 Online: 10 Fevereiro 2014 às 12:22:55 »
O Luminox, Ball, e outros "modernos" usam uma tecnologia bem diferente dos compostos de antigamente que eram misturados a uma resina ou pintura. Eles usam uma forma "encapsulada" - micro vasos com trítio gasoso. Não sou relojoeiro, mas até onde sei, eles não podem ser retocados. Quando acaba a vida útil, você tem que substituir usando ponteiros e marcadores novos.
Vocês ainda conseguem comprar compostos com trítio para manipular em suas oficinas para restaurações?
Eu li já há um bom tempo que havia uma lei na Comunidade Européia para proibir o uso de qualquer material radioativo na indústria de bens de consumo e que os suíços estavam reclamando um monte. Pelo visto, isso não foi frente. No caso do trítio, que bom!
Obrigado pelo esclarecimento.

Abraços!

Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #15 Online: 10 Fevereiro 2014 às 13:24:36 »
outra perguntada daria pra refazer os luminosos do relógio sem refazer o mostrador todo. Em caso positivo, tal procedimento fica com resultado muito bom ou fica com cara de quebra galho? abs.
sic transit gloria mundi

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #16 Online: 10 Fevereiro 2014 às 13:27:52 »
Eu tive um luminox, não gostei do resultado. Apesar de estar sempre "ligada", a luz era muito mais fraca que do superluminova.
"All your base are belong to us"

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #17 Online: 10 Fevereiro 2014 às 13:28:01 »
outra perguntada daria pra refazer os luminosos do relógio sem refazer o mostrador todo. Em caso positivo, tal procedimento fica com resultado muito bom ou fica com cara de quebra galho? abs.

Falamos disso há pouquíssimo tempo, aqui: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=10570.msg202256#msg202256
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #18 Online: 10 Fevereiro 2014 às 13:39:14 »
Eu estou fazendo umas experiências com o lume que ganhei de um colega...
Não postei nada ainda, pois não consegui ainda um resultado barana...
Vou aplicar no meu Marina, mais ainda não tive tempo para desmontar !!

Em breve quando eu fizer, eu posto as fotos ! 8)
Abraços,
Cigano!

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: MATERIAIS LUMINESCENTES, MAIS ALGUMA DÚVIDA?
« Resposta #19 Online: 10 Fevereiro 2014 às 15:27:36 »
Eu estou fazendo umas experiências com o lume que ganhei de um colega...
Não postei nada ainda, pois não consegui ainda um resultado barana...
Vou aplicar no meu Marina, mais ainda não tive tempo para desmontar !!

Em breve quando eu fizer, eu posto as fotos ! 8)

cigano, no MM acho que fica fácil a aplicação, não? mostrador sanduíche, então seria apenas tirar a parte de baixo, aplicar e a parte de cima, como uma máscara,permite que passe, fique visível só o espaço do dígito.

tenho a impressão que é muito pior refazer o lume daqueles relógios  em que o lume é aplicado diretamente no dial. não sei como é feito, mas deve exigir uma boa coordenação motora...