Breitling Superocean 42

  • 93 Respostas
  • 24947 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #40 Online: 13 Março 2014 às 10:35:15 »
A tempo: detestei esses Breitling Superocean quando os vi por fotos nos releases pré-Basel no ano que foi lançado. Quando cheguei à feira, vi eles ao vivo e já achei um bocado melhores.

Até que peguei um na mão e minha opinião mudou completamente. Hoje acho muito legal. Não sei se teria um, mas acho legal, acho diferente de tudo o que já havia sido proposto nesse tipo de relógio.

Abraços!

Adriano

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #41 Online: 13 Março 2014 às 11:34:56 »
Meu amigo tem um de 44mm e acho muito legal.

Também gosto do de 42mm.
Membro do RedBarBrazil

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #42 Online: 13 Março 2014 às 11:56:46 »
Eu tinha um Super Ocean Steelfish 44mm, um dos relógios mais bonitos que tive em minhas mãos.

Uma coisa que não gostava muito nele, é que o fundo era muito espesso, justificado pela resistência do relógio, que é de 2000mts.

Além do Navitimer 01, seria um dos poucos Breilting´s que eu teria.


*

Offline Lobão

  • ***
  • 194
    • Ver perfil
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #43 Online: 13 Março 2014 às 16:13:48 »
Olá amigos eu gostaria de saber se é possível substituir a borracha do bezel que com certeza com o tempo irá se danificar.
Outra coisa o bezel não possui PIP luminoso inicial, assim sendo eu acho que não atende a norma para relógios de mergulho.
Att,
Lobão.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #44 Online: 13 Março 2014 às 16:48:18 »
A borracha sozinha, duvido. Tem que trocar o bezel inteiro. Enquanto a Breitling produzir ele para substituição, vai ser possível substituir.

Sim, sem o pip ele não atende à norma.

Apenas uma correção: para fins de mergulho, o pip não é o ponto "inicial", mas o final. Ao contrário do que todo mundo pensa, o bezel, para mergulho, não é feito para que o ponto de referência seja o ponto inicial, mas o final. Pois debaixo da água escura, só o que se vê é o pip. Você não consegue ler mais nada no bezel na escuridão, não consegue dizer exatamente de passaram-se 20, 25 ou 35 minutos. Então o que se faz não é alinhar o pip com o ponteiro de minutos ao entrar na água ou no início da parada de descompressão, mas sim fazer a conta para que ele seja o ponto final. Se você tem, por exemplo, 15 minutos de mergulho, você alinha o ponteiro de minutos com o 45 do bezel. Quando ver que o ponteiro de minutos chegar no pip, acabou seu tempo. É assim que se usa um bezel para a finalidade de mergulho.

Abraços!

Adriano

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #45 Online: 13 Março 2014 às 16:52:32 »
po adriano, acho que voce esta engando.... eu mergulhei minha vida inteira quando era mulequee e marcava o pip no inicio do mergulho e dai ia contando os minutos com o ponteiro de mergulho.... ou entao passei a vida inteira mergulhando errado hahaha... gracas a Deus, estou vivo.

abracos
Membro do RedBarBrazil

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #46 Online: 13 Março 2014 às 17:18:08 »
até por isso que o bezel é unidirecnional, para se acidentalmente voce esbarrar com ele durante o mergulho, sendo unidirecional, pareceria que voce esta a mais tempo mergulhando, e nao o contrario, entao minimiza o risco de voce ficar sem ar..... posso estar enganado, mas usei o bezel a vida inteira assim.

abracos
Membro do RedBarBrazil

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #47 Online: 13 Março 2014 às 17:34:16 »
A Seiko é quem tinha uns aros de mergulho com as marcações invertidas, para serem usados como o Adriano menciona.

Nos aros com marcações "normais", isto é, no sentido horário, o pip deve ficar no início da contagem, não no final.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #48 Online: 13 Março 2014 às 17:37:13 »
nunca mergulhei orra nenhuma mas pra cozinhar sempre usei o pip como ponto final para a chegada do ponteiro de minutos e sempre ouvi dizer que o uso correto é desta forma, porém, em se tratando do superocean tanto faz porque não tem o pip mesmo kkkkkkkkk ;D
sic transit gloria mundi

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #49 Online: 13 Março 2014 às 18:02:47 »
O pip luminoso serve para uma única função: fazê-lo visível na escuridão. Em um relógio de mergulho, portanto, subentende-se a escuridão debaixo da água.

Ou seja, debaixo da água, na escuridão, você só vê uma coisa: o pip luminoso. Você não consegue ler mais nada no bezel, o que faz todas as marcações além do pip ficarem ilegíveis e portanto inúteis. Suponhamos que você tem 22 minutos de oxigênio: na escuridão, alguém consegue determinar de foram 18, 20, 22, 25, ou 28 minutos decorridos?

Então primeira razão: conseguir ler ou não qualquer outra marcação que não o pip luminoso na escuridão. Segunda razão: com todo o "workload" de um mergulho profissional, é mais fácil você determinar seu "deadline" com calma, no briefing do mergulho, do que, no meio do trabalho, com outras tarefas, ficar buscando na memória se você deve começar a subir com 20, 25, 30 ou 35 minutos. Uma confusão desses números pode colocar sua vida em risco. Usando o pip como deadline, você não se preocupa com nada, não precisa raciocinar: basta olhar para o bezel e ver se "deu sua hora" ou não.

Você pode usar o bezel de mergulho de um relógio para marcar o tempo decorrido ou para determinar o tempo limite de algo. A maioria dos manuais de relógios de mergulho apontam essas duas formas de se usar o bezel de mergulho. Você usa da maneira que melhor convir para a situação.

Mas baseado nos argumentos que citei acima, sempre li que, repito, para mergulho profissional, a maneira correta de se usar o bezel é utilizar o pip luminoso como o limite de tempo, não o início da marcação. Inclusive, já li que justamente as marcações logo após o pip são de um em um minuto e em alguns casos, em cor diferente (como os "pepsi") até o 15 ou 20 justamente para chamar a atenção de que você ultrapassou o tempo limite. Repito, se for para usar para mergulho profissional, é dessa forma que se usa.

Se for usar em mergulho raso, com visibilidade debaixo da água, ou para cozinhar macarrão, ou para não pagar estacionamento no shopping, usa-se como melhor convir. E para mergulhos rasos e portanto normalmente curtos, o tracejado de um em um minuto no começo da escala ajuda para uma leitura precisa. E com visibilidade, logo, o pip luminoso é totalmente inútil, não serve para nada. Com visibilidade, tanto faz ter ou não o pip luminoso. Um relógio de mergulho para uso doméstico, em piscina, ou em mergulho esportivo pode ter o bezel usado como melhor lhe convir e não precisa de pip luminoso. Pip luminoso é uma exigência para mergulho profissional.

Aí, naturalmente, vai de cada um acatar ou não a validade deste post.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 13 Março 2014 às 18:34:52 por Adriano »

Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #50 Online: 13 Março 2014 às 18:26:53 »
Perfeito Adriano, até onde eu sei estas são as orientações. Eis duas imagens para ilustrar, eu ia fazer o efeito só dos luminosos mas estou longe do computador e com certa preguiça, fica pra depois.

Mas vejam só, e por favor, me corrijam se eu estiver errado, claro.

Digamos que você vai começar a mergulhar no horário indicado na imagem (10:08)  e vai permanecer por 20 minutos, se você colocar o pip alinhado ao minuto do início, quando der o tempo (10:28) você verá entre o pip e o ponteiro de minutos o tempo transcorrido, mas não terá o alinhamento dos dois.


Se antes de mergulhar você definir que vai ficar 20 minutos debaixo d'água e iniciar às 10:08 você então põe o pip no término do mergulho e daí, quando der o tempo (10:28) o ponteiro dos minutos e o pip estarão alinhados.



Não sei se expliquei ou compliquei... hahahaha
« Última modificação: 13 Março 2014 às 18:30:35 por dsmcastro »

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Breitling Superocean 42
« Resposta #51 Online: 13 Março 2014 às 20:48:52 »
Vou mostrar a cara do réu... Afinal esse é o julgamento do indivíduo..



Bom
Vou dar minha opinião pessoal...
Relógio de bom tamanho, diria o necessário, nem mais nem menos...

Gosto bastante... Muito confortável no pulso...

Na minha opinião se iguala em conforto ao seiko marinemaster e ao LLD que foram os divers mais confortáveis que já tive... Digamos que estes são do tipo de relógio que vc lembra dele quando vai ver a hora... Já não posso dizer isso do PO 8500 de 45,5mm... Que apesar de "confortável" você ao longo do dia sabe que ele está lá..

O meu já tem certa idade... É do final de 2010... E o bezel está firme e forte... Sem detalhes.. E a falta do pip "fere" a norma mas ao meu ver não desabona o conjunto...

O movimento 2824 dispensa comentários pois já é nosso conhecido de longa data...confiável e de fácil manutenção... Isso para mim conta...

Abraço

Rodrigo STR

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #52 Online: 13 Março 2014 às 21:26:01 »
DSMCASTRO a segunda foto é a correta, pois vc não tem que pensar em nada é só visualizar quando o ponteiro do minuto estiver chegando no pip é que seu tempo ta esgotando, ou seja, não tem que fazer conta  no fundo do mar kkkkk. mas da pra usar das duas maneiras. eu sempre usei da segunda maneira. abraço.

ps. STR o relógio seu é feraaa
« Última modificação: 13 Março 2014 às 21:28:44 por Carbonieri »
sic transit gloria mundi

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #53 Online: 13 Março 2014 às 21:45:42 »
vou botar lenha na fogueira:

a grande questão é que ninguém mais usa esses relógios pra mergulho profissional. no máximo, como equipo secundário. tanto é que se entra num stie como da scuba pro e não tem relógio à venda:

http://www.scubapro.com/en-US/USA/home.aspx

pode ser que um ou outromergulhador de mais didade ainda use, mais por hábito do que por necessidade de fato.

assim, qual é o mercado de dive watches? ué, gente como eu.

sou mergulhador profissional? não, no máximo dous uns mergulhinhos por aí. em viagem meto-me dentro da água, pra mergulhar, pra nadar, pego muita chuva, esqueço de tirar o relógio pra lavar louça,pra lavar bicicleta. e gosto do visual e do fato de serem um pouquinho mais resistentes à pancadaria que um relógio do tipo "social".

preciso do pip? não.  não que eu tenha um bretling - e nem quero, eu sou estabanado demais pra usar um relógio mais caro - mas sabemos muito bem que há 2 tipos de usuários de relógios: o que afirma classe, e o que se delicia com a peça em si, independentemente da opinião dos outros. o primeiro vai procurar sempre um relógio caro, mas conhecido, que todos os seus amigos conheçam... (eventualmente até a quartz!). o segundo pode estar na fila dum roger w smith e estar usando um orient kd enquanto isso... :)

esses dois usuários podem estar usando divers. divers que sigam a iso 6425. ou não.

mas o mergulhador pro, esse tá lá trabalhando, eventualmente com computadores de mergulho redundantes, um deles parecendo um belo reloginho digital...


*

heracles

Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #54 Online: 13 Março 2014 às 22:02:35 »
A Seiko é quem tinha uns aros de mergulho com as marcações invertidas, para serem usados como o Adriano menciona.

Nos aros com marcações "normais", isto é, no sentido horário, o pip deve ficar no início da contagem, não no final.

Sim lembro deles.. o Seiko 6115-7000 da década de 60...além da caixa monobloco e resistência 300m
tinha esse específico bezel..
Segue essa foto do modelo descrito.
Ah!.....a foto se eu não estou muito enganado é do Gravina, o relógio também ;D
de quem mais seria... ;) perdão Mestre pelo abuso ou por qualquer informação errada.



Abraço
Heracles

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #55 Online: 20 Março 2014 às 10:29:47 »
Não vejo problema em ser borracha. A Breitling não faria merda.

Essa cobertura de borracha é animal... super resistente. Quando falamos "borracha" logo vem a cabeça aquela coisa molenga e frágil. Não é o caso... essa é uma borracha tratada (vulcanizada) o negócio é duro pacas, até meio áspero... o processo de vulcanização amplia brutalmente a vida útil do material.

O relógio ainda é novo e só o tempo mesmo pra dizer... mas, arrisco (acho) que essa parada vai ter durabilidade maior que um insert de alumínio.

[ ]´s

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #56 Online: 20 Março 2014 às 10:34:52 »
Na minha opinião se iguala em conforto ao seiko marinemaster e ao LLD que foram os divers mais confortáveis que já tive... Digamos que estes são do tipo de relógio que vc lembra dele quando vai ver a hora... Já não posso dizer isso do PO 8500 de 45,5mm... Que apesar de "confortável" você ao longo do dia sabe que ele está lá..

Boa Rodrigo, conheço bem o relógio também e concordo plenamente. De longe, mais de longe mesmo esse relógio é um dos divers mais confortáveis que já vi. Tem uma baita engenharia aí nesse bracelete.

Na boa, impossível comparar qualquer PO com esse SuperOcean, no quesito conforto. O PO é mega desconfortável, sem falar na pulseira que, IMHO, é sofrível.

[ ]´s

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #57 Online: 20 Março 2014 às 15:48:06 »
Tô com um desde a semana passada e sigo o STR; um dos relógios mais leves que já usei. Bonito, bem acabado, preciso, o amarelo não é chamativo, enfim... Muito satisfeito com o relógio.


Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #58 Online: 20 Março 2014 às 21:19:03 »
Parabéns Luiz, o amarelo da um toque muito sutil!

Abs

Re: Breitling Superocean 42
« Resposta #59 Online: 20 Março 2014 às 22:12:52 »
Realmente muito bonito esse breitling do Luiz. Está de parabéns!