duvida na compra de um omega antigo

  • 35 Respostas
  • 9628 Visualizações
*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #20 Online: 09 Abril 2014 às 12:31:45 »
 ;) ;)
É Lemos, realmente guarde esse cascalho, pq com um pouco mais, como disse o Carbonieri, você consegue outros Omegas vintage em condições muito melhores!!!!

E com sempre, as dicas do Alberto foram primorosas, tem que ficar muito esperto com algumas fotos,e  alguns anúncios de internet... se não for de alguém confiável, nem arrisque... e como disse o flávio, se não é pra coleção, tem que ser ultra-mega-raro, ouuuu estar em excelente estado... acompanho a opinião dele tb!!!

É só ficar sempre de olho que quando você menos esperar vai pintar um Omega caprichado!! ;) ;) ;) ;)

Abraço

Rafa

*

Offline lemos

  • ***
  • 201
    • Ver perfil
Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #21 Online: 11 Abril 2014 às 10:37:11 »
;) ;)
É Lemos, realmente guarde esse cascalho, pq com um pouco mais, como disse o Carbonieri, você consegue outros Omegas vintage em condições muito melhores!!!!

E com sempre, as dicas do Alberto foram primorosas, tem que ficar muito esperto com algumas fotos,e  alguns anúncios de internet... se não for de alguém confiável, nem arrisque... e como disse o flávio, se não é pra coleção, tem que ser ultra-mega-raro, ouuuu estar em excelente estado... acompanho a opinião dele tb!!!

É só ficar sempre de olho que quando você menos esperar vai pintar um Omega caprichado!! ;) ;) ;) ;)

Abraço

Rafa
pois é Rafa e esse modelo em particular seria para coleção mesmo,pois admiro a marca em si e a qualidade, mas o modelo não me agrada muito para uso,mesmo assim ele está muito acabado.
Melhor pagar mas em um caprichado como disse,do que tentar reformar e levar na cabeça
« Última modificação: 11 Abril 2014 às 10:40:49 por lemos »

Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #22 Online: 11 Abril 2014 às 10:44:17 »
lemos mandei uma mensagem privada MP pra vc.
sic transit gloria mundi

Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #23 Online: 12 Abril 2014 às 07:21:41 »
Eu pagaria no máximo 50 conto ... e com risco de perda total da grana. Ou você paga barato e arrisca ou guarda sua grana para uma aquisição menos perigosa.

Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #24 Online: 12 Abril 2014 às 11:57:02 »
Com esse valor acredito q de pra comprar coisa melhor, por exemplo esse da foto está anunciado por R$500,00...

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #25 Online: 12 Abril 2014 às 12:04:47 »
Naaaao. Esse aí ta todo errado!!!!! :(

*

vinniearques

Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #26 Online: 12 Abril 2014 às 12:10:11 »
Esse ai nao vale nada

*

Alberto Ferreira

Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #27 Online: 12 Abril 2014 às 13:23:33 »
Pois é...
As aparências... Quando vistas de maneira superficial...   Enganam!
E como enganam.

Então, meus caros, não custa repetir...
Nunca custa...  ::)

Nada de "jogo-dos-sete-erros", pois isto também não leva a nada de muito objetivo.  :P
Mas leiam bastante, aqui ou em outros locais, ou seja, pesquisem bem antes.
Fujam da chamada "compra por impulso".

Só assim nós aprendemos algo e evitamos arrependimentos.

Alberto

PS:
Infelizmente, não é bem o caso e nem a proposta do FRM...
Portanto, também não dá para submeter cada alternativa ao "escrutínio" dos colegas aqui.

Tentar ajudar é uma coisa, e sempre alguém o fará, eu creio.
Mas daí anós termos, ou mantermos, um sistema de suporte para isto, infelizmente nós não podemos.
Simples assim.   :(

Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #28 Online: 12 Abril 2014 às 21:02:17 »
Desculpem mas apesar se adorar relógios, n tenho um conhecimento aprofundado, estou tentando aprender lendo muito e discutindo aqui com vcs... Achei estranho mesmo esse omega q postei, mas seu anúncio dizia que ele foi reformado, portanto reformaram deixando-o diferente do original correto?

*

Alberto Ferreira

Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #29 Online: 13 Abril 2014 às 13:52:38 »
A depender do critério de quem observa, e do que seja para ele o tal de "certo ou errado", entenda que aquela "restauração" ficou bem longe do original.
Então, se este for o critério, nós podemos qualificar de errado.

Se o critério for ficar "aceitável",...
Aí, obviamente, vai depender de quem aceita.

Como nós costumamos dizer, sempre há dois critérios para uma restauração.
A estética e a ética.

A primeira, a estética preserva apenas o aspecto e, quiçá, a funcionalidade.
E fica "bonitinho", "legal", aos olhos de muitos.
Nada de errado nisso...  ::) Pois é apenas um critério...
Mas este conceito tem que ficar claro.

A segunda, a ética, vai atrás da história da peça e tenta preservar ao máximo a sua originalidade o que diga-se de passagem nem sempre é possível posto que  alguns "limites" têm que ser observados, e não ultrapassados.
Mesmo que seja para aceitar (manter) e preservar as tão insistentemente enfatizadas (por alguns vendedores) "marcas do tempo", mas que de certa forma contam a história da peça.
Daí falarmos em "ética", sempre com as devidas aspas, é claro.



O importante é ter consciência clara disto e lembrar de algo que eu gosto sempre de lembrar...

Uma restauração, boa ou ruim, é para sempre.
Não tem volta.
 8)

Alberto

Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #30 Online: 13 Abril 2014 às 20:02:44 »
Desta forma, absolutamente pertenço ao grupo que preza a ética rs...

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #31 Online: 15 Abril 2014 às 10:26:56 »
Tempos atrás, mandei recuperar o mostrador de um Seiko Sea Lion. Achei que era uma maneira de preservar a memória de quem me deu.

Foram meses de espera. Na volta, a olho nu, achei que estava tudo OK. Depois, com a lupa, vi invenções que comprometiam a restauração.

Desanimei. Deixei de usá-lo por tristeza. Minha homenagem virou decepção.

Quando recebi uma proposta, esclareci que fora recuperado. O comprador disse não se importar. Negociamos um preço razoável e passei-o adiante.

Resumo da ópera: restauração nunca mais.

Dic

*

Offline lemos

  • ***
  • 201
    • Ver perfil
Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #32 Online: 15 Abril 2014 às 18:29:09 »
Tempos atrás, mandei recuperar o mostrador de um Seiko Sea Lion. Achei que era uma maneira de preservar a memória de quem me deu.

Foram meses de espera. Na volta, a olho nu, achei que estava tudo OK. Depois, com a lupa, vi invenções que comprometiam a restauração.

Desanimei. Deixei de usá-lo por tristeza. Minha homenagem virou decepção.

Quando recebi uma proposta, esclareci que fora recuperado. O comprador disse não se importar. Negociamos um preço razoável e passei-o adiante.

Resumo da ópera: restauração nunca mais.

Dic
Dicbetts ,
eu estou com um orient que meu pai usou "emprestado" do meu avô  por 20 anos e agora me "emprestou" tambem rs, estava certo de fazer a restauração nele,pelo estado que está,para talvez até usar e não deixar só guardado,pois para mim tem muito valor,pois cresci vendo ele usar só aquele relógio,mas depois desse comentario seu,assim como do Alberto Ferreira,me faz pensar melhor,se não vale a pena manter aquela originalidade dele e não mexer,pois aqui não é muito difundido a profissão de relojoeiro,e tem poucos bons,no minimo vou garimpar mas agora

Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #33 Online: 15 Abril 2014 às 19:18:41 »
Relógio antigo, a não ser ultra mega raro, tem que ser em excelente estado. Preço por preço, para que um Omega? Vou fazer um "merchand" aqui. Ontem encontrei-me com o Guilherme Lago e o vi com um crono Eska antigo, provavelmente do início dos anos 70, MUITO, mas MUITO bonito! Comprou de um colega do fórum por menos de 1000 pila, com movimento Valjoux 7734. Muito novo, precisa, talvez, de um polimento. Eh... Tenho até raiva quando coloco esses cronos antigos para funcionar: de fato não se fazem mais cronógrafos como antigamente! Macio como manteiga!

Sou suspeito, pois não coleciono relógios, mas para mim, relógio tem que ser comprado em estado muito bom, senão não rola!


Flávio
Obrigado pelo elogio, Flávio! :)

Realmente, eu gosto de relógios do final dos 60 e início dos 70. Mas só compro se realmente gostar e se estiverem em muito bom estado. Por isso mesmo, compro muito raramente. Primeiro pq é muito difícil achar algo realmente bem conservado por aqui e importar é quase sempre inviável. Segundo, pq a brincadeira está ficando muito cara!
Esse foi um achado. Obrigado ao vendedor, que provavelmente nos lê aqui :)))
Projetos de restauração aqui no Brasil... acho difícil de encarar. Mas já fiz. Gostei de uns, odiei outros... Não faria com nada muito caro. Se for muito caro, deixa como está, pq o valor provavelmente está mais associado à originalidade do que à funcionalidade.
Um problema sério aqui no Brasil, e até tb nos EUA, é que a importação de partes sempre foi difícil. Às vezes, um relógio virou frankestein "por acaso" e na melhor das intenções. Tá cheio por aí. Imagine na década de 80, seu relógio mecânico com 5 ou 10 anos de uso pifa e vc manda arrumar. Se vc uma marca suíça, noventa e dez porcento de chance de ter voltado incorreto. Não era uma peça histórica, vc só queria que voltasse a trabalhar... Inocentemente, virou "falso".
Há que ter muito, muito cuidado.

Abraços a todos!



*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #34 Online: 17 Abril 2014 às 13:37:32 »
Tempos atrás, mandei recuperar o mostrador de um Seiko Sea Lion. Achei que era uma maneira de preservar a memória de quem me deu.

Foram meses de espera. Na volta, a olho nu, achei que estava tudo OK. Depois, com a lupa, vi invenções que comprometiam a restauração.

Desanimei. Deixei de usá-lo por tristeza. Minha homenagem virou decepção.

Quando recebi uma proposta, esclareci que fora recuperado. O comprador disse não se importar. Negociamos um preço razoável e passei-o adiante.

Resumo da ópera: restauração nunca mais.

Dic
Dicbetts ,
eu estou com um orient que meu pai usou "emprestado" do meu avô  por 20 anos e agora me "emprestou" tambem rs, estava certo de fazer a restauração nele,pelo estado que está,para talvez até usar e não deixar só guardado,pois para mim tem muito valor,pois cresci vendo ele usar só aquele relógio,mas depois desse comentario seu,assim como do Alberto Ferreira,me faz pensar melhor,se não vale a pena manter aquela originalidade dele e não mexer,pois aqui não é muito difundido a profissão de relojoeiro,e tem poucos bons,no minimo vou garimpar mas agora

Lemos,

Como disse: achei que estava fazendo um excelente negócio mandando restaurar o mostrador, que estava muito malhado - culpa exclusivamente minha.

Hoje concluo: se enfrentar esse problema futuramente, talvez procure trocar o mostrador em vez de refazê-lo.

Mas, apesar da decepção, houve um lado bom. Se não restaurasse, jamais alguém se interessaria por ele - o que me levou a vende-lo.

Não era a intenção inicial. Talvez a venda tenha sido a compensação.

Dic


*

Offline lemos

  • ***
  • 201
    • Ver perfil
Re: duvida na compra de um omega antigo
« Resposta #35 Online: 22 Abril 2014 às 14:45:45 »
Dicbetts,
olhando dessa forma,até que valeria a pena,no caso de revenda ,
mas no meu caso,o valor do relogio é mas sentimental,até porque ele não é de muito valor financeiro
e do jeito que ele está foi a forma que foi usado até hoje,ai meu medo é perder aquela conexão relacionada a ele,e deixar apenas novo.
sei lá é difícil explicar rs,agora mexer na maquina vou ter que mexer,porque nunca teve uma manutenção do movimento em 20 anos
mario.lobao ,
concordo,depende de varios fatores,dá intenção final de quem restaura,do estado do relógio e etc