Prezados,
Venho relatar minha experiência com um serviço realizado na Assistência Técnica oficial da Breitling.
Vou começar logo pela conclusão: foi a melhor experiência com AT oficial que já tive! Tudo muito profissional e cortês, um serviço de excelência. Algo que, penso, nossos colegas europeus devem achar normal, mas que aqui no Brasil não estamos acostumados, em qualquer área (quantas e quantas vezes já não fui maltratado em oficinas de carros de luxo, de variadas marcas...).
Em 29/03, levei meu Breitling com movimento B01 na Boutique Breitling localizada no Shopping Cidade Jardim, aqui em São Paulo, para um serviço de manutenção e polimento, para deixar o relógio como novo.
Vale registrar que a Breitling oferece dois tipos de serviço, a
manutenção, que, de acordo com o site da marca, consiste de "
limpeza e lubrificação do escape e do balanço, controle dos parâmetros de funcionamento do movimento e das funções do relógio. Limpeza da caixa e da pulseira metálica, troca de todas as juntas e teste de vedação", e a
revisão geral, que consiste em "
revisão do movimento: desmontagem e limpeza dos componentes, substituição dos componentes gastos, lubrificação, ajuste do timing e regulagem. Restauração da caixa e da pulseira metálica, substituição de todas as juntas e teste de vedação".
Como no serviço de manutenção não está incluso o polimento, este serviço tem de ser solicitado separadamente.
A própria Boutique se encarrega de todo o trâmite, enviando e recebendo o relógio da AT, que está localizada no Rio de Janeiro, o que é uma facilidade tremenda para os clientes, que não precisam se preocupar com gastos de remessa, embalagens, segurança, etc.
E o melhor é que, conforme me foi explicado, caso eu não aceitasse o orçamento proposto, o relógio retornaria sem custo algum. Excelente!
O orçamento demorou um pouco mais do que os 10 dias previstos, sendo enviado por e-mail em 14/04. Além do serviço de manutenção e polimento, seria cobrado um dos botões de acionamento do cronógrafo, que estava empenado.
O orçamento previa:
- Manutenção: R$ 545
- Polimento (relógio + bracelete metálico): R$ 170
- Acionador: R$ 110
- TOTAL: R$ 825
Sobre os valores acima, duas considerações:
1. A Breitling é uma das empresas mais respeitosas com seus clientes, divulgando todos os preços de seus relógios e acessórios, assim como os preços de seus serviços no site da marca,
em Reais. Ou seja, quando mandei meu relógio para a AT eu saberia quanto iria gastar, sem surpresas.
Quem quiser ver a tabela de serviços da marca, siga este link:
http://www.breitling.com/multimedia/pdf/sav/sav-1638.pdf2. O preço dos serviços é bem em conta em relação à concorrência (e falo aqui em concorrência de verdade; por favor, não comparem com relojoeiro independente, ainda mais se for "trocador de bateria"), sem contar que a Breitling oferece
oficialmente o serviço de manutenção, e não apenas revisão geral, como algumas outras.
No entanto, conforme explicação na própria Boutique, a Breitling só procede com o serviço de manutenção se o estado do relógio for assim condizente. Se ele estiver muito baleado e precisando de revisão, aí a AT só fará a revisão geral; sem chance de dar só um tapinha e passar o relógio pra frente, como muita gente faz.
Autorizado e realizado o serviço, a Boutique me avisou em 10/05 que o relógio estava pronto para retirada.
Fui lá no mesmo dia, e, na entrega, uma grata surpresa: a Breitling havia resposto não um, mas os dois botões acionadores do crono como cortesia (ie., sem custo)!
O relógio me foi entregue num simpático e excelente estojinho preto, todo acolchoado com espuma internamente, assinado Breitling na parte superior e no zíper, e veio com um paninho de microfibra.
As fotos abaixo não são minhas, mas elas ilustram o exato estojo e paninho que recebi:
Além disso, o relógio veio lacrado com um selo assinado pelo "Serviço Técnico Mundial Breitling", e também me devolveram todas as partes substituídas no serviço, ou seja, os dois botões do crono completos e uma infinidade de juntas. Uau!!!
Por fim, como não podia ser diferente, o serviço realizado tem um ano de garantia, e o relógio está como novo!
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Fiquei muito satisfeito com o serviço realizado e mais satisfeito ainda com o atendimento que recebi a todo instante do Sr.
Nilson Takashi, da Boutique Breitling, que me atendeu com toda cortesia e agilidade desde o primeiro minuto que pus os pés na loja.
Ele sempre me manteve informado via e-mail de todos os procedimentos, preços e prazos adotados, e, simpatia em pessoa, ofereceu uma visita guiada à AT da Breitling no Rio de Janeiro, caso eu quisesse. Demais!
Relato feito, reitero minha conclusão acima: foi a melhor experiência com AT oficial que já tive, e me servirá de parâmetro para avaliar outras experiências que eu vier a ter.
Já meti muito o pau em ATs e oficinas que me prestaram um serviço de merda, então nada mais justo que elogiar o que merece ser elogiado.
Recomendo fortemente a AT Breitling para todos os colegas clientes da marca. Preço bom, serviço acima da média!
Um abraço,
Igor