Menu principal

História de um relógio (pls, contem a sua) ou Seamaster "banana"

Iniciado por nilomis, 03 Junho 2009 às 13:47:09

tópico anterior - próximo tópico

nilomis

Atendendo a pedidos (já tinha prometido várias vezes mas nunca achei tempo para juntar tudo, aqui está a longa história:

Logo que comecei com este "vício" e conheci o Mestre Gravina (MASP) ele estava, como sempre, buscando uma nova aquisição.
Tratava-se do relógio, pelos meus padrões da época, mais feio que já tinha visto.
O que ofereceram para ele, parecia ter sido atropelado por um trator e arrastado por dias a fio em um campo minado.
Passa o tempo e ele aparece com outro, em melhor estado mas não muito, todo orgulhoso com a nova (mais uma) aquisição.

Tratava-se da jóia abaixo:

O terceiro, da esquerda para a direita (fonte "www.Old-Omegas.com")

Examinando a peça, me contive para não dizer: "Este nunca, jamais em tempo algum!" ou "Nossa, que relógio horroroso!"

O tempo passa (como dizia um antigo locutor de futebol - acho que ele completava com "O xxxxx não encontra o caminho do gol").

Por negócios, tenho que participar em uma reunião na Inglaterra.

Viagem curta, 2-3 dias no interior da Inglaterra, final de setembro.

E lá vou eu para Londres:

Reunião no interior da Inglaterra sempre resulta em:

a) Dirigir carro do lado "errado" da rua. Dá dor de cabeça só de pensar.
b) O carro tem o volante do lado "errado". Vivo entrando do lado do passageiro.
c) A "moça" que fala no GPS do carro (sem isto ainda estaria por lá) tem uma batata na boca e fala coisas como "take the left at the roundabout". Custa para entender que "ela" quer que você entre a esquerda na rotatória! (Isto contraria tudo o que aprendemos de direção).
d) Os hotéis são "meio" antigos.

O hotel (era um estábulo e foi convertido para hotel em 1934 -- não melhorou muito)

Old Palace Lodge - Dunstable, UK (foto de celular - é claro que o clima da Inglaterra também não ajuda)

Na volta, como sempre, decidi dormir em Londres e, depois de um jantar excelente com um amigo (se come muito bem em Londres se você não paga a conta!), voltei para o hotel e caí no sono.

Depois de umas Guinness até que fica fácil:

A quarta Guinness a gente nunca esquece.

Como sempre ocorre nestas viagens tipo "vou mato e volto", não tenho dificuldade para pegar no sono mas acordo muito cedo (a regra das 3 da manhã -- Explico isto e outros detalhes de fuso horário em outra oportunidade).

Logo depois, sono curto, acordei.
Como sempre, as 3 da manhã horário local (eram 11 da noite em São Paulo) e como não tinha nada para fazer fiquei "varrendo" a Internet.

Eis que, vendo no ML, achei um outro Seamaster banana.
Estava em um péssimo estado mas comecei a ficar tentado.
É incrível como o nosso gosto por relógios varia/evolui/etc.

Eu queria aquele relógio!!

Mandei um email para o Gravina (23h do Brasil) pedindo uma opinião e ele de pronto respondeu:

"Vi este relógio hoje, e até recomendei para o Xxxxxxxx (pessoa também daqui do fórum).................... Rapidamente: Vc. viu que o mostrador está péssimo???.....certo???, mas o bezel está muito bom!!!!."

Consultei o site da WatchCo e vi que eles tinham o mostrador e os ponteiros.

Pronto. 3 horas da madrugada, de cuecas (detalhe importante), trancado em um hotel em Londres, me tornei proprietário de um SM 200 banana.

A peça estava mesmo em péssimo estado:

(foto do vendedor)

Feito isto, fui dormir de novo.

No dia seguinte, acordei e fui dar uma volta perto do hotel:

Este hotel fica colado na estação Paddington em Londres e fica muito simples ir para o aeroporto.
Pega-se o Heathrow Express (trem) e em 15 minutos chega-se ao aeroporto.
O hotel é ... mais ou menos velho. Feito em 1800 e bolinha e mostra a idade nos quartos!

Neste pequeno passeio (café, etc.) vi algo que nunca tinha prestado atenção:

Em frente ao café, atravessando a rua, há um hospital. Nele acha-se a seguinte placa:

Pois é. Sem a invenção da Penicilina, quantos de nós estaríamos por aqui? Eu certamente que não.

Bom, vamos voltar para o Banana.

De volta a terrinha, recebi o mesmo. Ao vivo o estado era bem pior.

Levei para o meu relojoeiro e as notícias não foram melhores mas com paciência ele pode restaurar o movimento de volta para a sua verdadeira grandeza.

Em quanto isto, encomendei para a WatchCo o mostrador e o jogo de ponteiros.

Novamente "o tempo passa", já em dezembro, e o envelope da WatchCo chega.
Nem abri e logo fui levando para o meu relojoeiro.
Lá, para minha surpresa, o mostrador recebido serviu perfeitamente mas era ... preto.

Frustração tipo "estes australianos são mesmo uns ...". Comecei a compor um email ofensivo e, ainda bem, verifiquei que tinha feito (eu mesmo) a encomenda do mostrador "b" quando deveria ser "a".

Novo email para a WatchCO e a resposta vem rápido. "Humm, estamos em falta. Informo logo que aparecer algum"...

Passa o tempo, o Banana montado com a cara preta fica na gaveta ...

Início de fevereiro (2009). Recebo um email da WatchCo informando que o mostrador "apareceu". Compro imediatamente mas, como o Gravina iria passar por lá no final do mês, peço para aguardarem.

Março de 2009. Chega o Mestre da Austrália com o bendito do mostrador na mala.

Levo para o relojoeiro e aguardo a montagem.
Ficou perfeito (ou quase).
Tinha comprado uma rara pulseira "mesh" de 22mm que serve no mesmo como uma luva.

ST 166.068 - Seamaster - 1969 - 200m

Depois disso tudo, me encontro com o Mestre que olhando o relógio comenta: "Ficou ótimo. Só falta você achar os ponteiros da cor correta".

Surpresa de novo. Volto para casa. Abro o "livrão" da Omega esperando por um erro do Mestre e .... não é mesmo que os ponteiros do banana tem a borda preta e os meus são metálicos!

A saga continua. A WatchCo não tem os ponteiros. Estou na fila de espera, de novo.

Ainda bem que os ponteiros que vieram com o relógio estão até que razoáveis.
Quem sabe um dia eu passo no relojoeiro e ele troca. Até chegar os NOS da WatchCo.

Em resumo. Relógio no Brasil, comprado em Londres, peças vindas da Austrália, pulseira do Rio de Janeiro ... é ou não é um relógio global?

Aprendi muito com esta "saga". Em resumo:

a) Restaurar, com peças originais, um relógio de volta para a sua verdadeira grandeza é uma sensação muito melhor do que comprar um novo.
b) Detalhes, detalhes. Deve-se prestar muita atenção para eles.
c) Paciência vale. "Sempre aparece".
d) Não fica barato, muito pelo contrário.

Missão cumprida, por hora. Aguardem o próximo episódio.

N

jeans

Que maravilha!

Bela história. Obrigado por compartilhar.

[]'s Jean.
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

Clélio

Muito boa a história... isso acresce em muito o valor da peça, pelo menos ao seu proprietário.
Uma duvida, na foto do ML os ponterios tinham a borda preta ??

Abs

Alberto Ferreira

Salve!

Bela história, delicioso texto!
8)

Grato por compartilhar, Nilo!
São essas e outras,... Que fazem toda a diferença!

Um grande abraço!
Alberto

igorschutz

Muito boa a história, da maneira que foi contada então (as side stories, as imagens)...

É por isso que gosto de encontrar os amigos lá no Masp, pois sempre rende alguma história assim.

Obrigado por compartilhar Nilo!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Citação de: nilomis online 03 Junho 2009 às 13:47:09
O que ofereceram para ele, parecia ter sido atropelado por um trator e arrastado por dias a fio em um campo minado.
Passa o tempo e ele aparece com outro, em melhor estado mas não muito, todo orgulhoso com a nova (mais uma) aquisição.

[N

;D ;D ;D ;D!!!

Tá de brincadeira, né?
O que eu consegui duas semanas após................estava (como ainda está) com a pulseira, mostrador (tritium) e ponteiros (tritium)............originais...............bezel 9,8 :-* :-* :-*.................caixa com polimento original ..CASPTA!!!!!!!melhor que isso, só em Bienne, e em 1969 ;D ;D ;D

Aquele comerciante que estava com o Banana atropelado na linha do trem.......................pedia U$ 1.500 ou 1.700......já não lembro, pela vítima :'( :'(.................................e outro comerciante aqui de SP acabou comprando......................aquele relógio simplesmente não dava para recuperar!!!! :'(

Tenho uma reunião agora, então depois conto a passagem da aquisição do meu exemplar......................para agora fique esta introdução: Aquele comerciante que vendia o atropelado Banana no Masp tem vários irmãos no ramo......

Excelente história Nilo.........apresentação nota 1000!!!.......................mas, necessitamos falar um pouco mais de Melbourne/mostrador............afinal foram 30 dias hospedagem (mulher, papagaio e tartaruga) (tudo por conta do Nilo) só para comprar um único mostrador!!!

Este é o banana mais caro do mundo!!!!! ;D

Abs

Gravina

Ps. Quer que eu vá buscar os ponteiros? ::)

paulorocha

Parabéns pela história nilo, e claro, parabéns também pelo seu Banana!

Quanto a saga que é restaurar um relógio, sei bem do que você está falando... Já tive várias vezes com o meu "em vias de ficar pronto", mas na última hora acontecia alguma coisa e ele voltava para o estaleiro.  :'(

Já desisti de fazer previsões de termino. :( Quando ficar pronto eu abro o champagne! :D

Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

nilomis

O "original" do ML tinha ponteiros com a borda preta.

Eles estarão de volta ao Banana na sexta.

O problema (meu) é que eu estava de tal forma focado no mostrador que esqueci os ponteiros completamente.

O fato interessante é que com os ponteiros "prata" e com o mostrador preto (tenho os dois) o modelo fica 100% correto.

N

Altex

Nilo

Grande história. Estou com um arelógio em processo de restauro e posso afirmar...É muito legal (pena que caro)

Abraços

Alcir

Glauco GM

Nilo, gostei muito da história, especialmente por ser ilustrada !!  :D

abs

flávio

Essa estória me lembra a do meu Cricket, relógio também global, comprado em Kuala Lumpur, fodido no Brasil, restaurado em BH, com peças vindas da fábrica e que...me deu uma puta dor de cabeça! kkkk Está por aí a estória.

Sobre Londres, todos os prédios de lá possuem estas placas. Na casa de John Harrison tinha uma (não bati foto, acreditam). Hotel? Deixa para lá...O que acham de serem picados, pagando 140 libras a diária, por bed bugs em um hotel?

Conclusão: em Londres e em qualquer lugar da Itália, por mais caro que seja, fique no Mcdonalds (IBIS), com seus quartos minúsculos, mas pelo menos limpos, ou em 5 estrelas.

Hoje, na real, não estou nem aí se vou só passar noite: minhas viagens são de 10 dias (pois mais do que isso torra o saco, e hotéis de 4 estrelas). Senão passo raiva.

Flávio

Arrais

Grande história....texto muito bom!

São estas loucuras que me fazem continuar a mania por relógios...não sou o único.

;D ;D ;D

zE_

Que bela historia!

É realmente muito gratificante quando conseguimos restaurar um relógio.

Todas as dificuldades são recompensadas pelo resultado final.

Abraços,
Jose A.

Byron

Beleza! Fico realmente impressionado com a disposição dos colegas em garimpar estas belas peças.
E mais ainda: como é que se acham essa maravilhas :o
Parabéns.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

ACPavanato

... conta mais!      

me fêz lembrar          ... bons tempos!

conta mais 

Abraços!

ACPavanato

Enéias

Que maravilha e olha que nem foi contada pelo Forrest Gump.... ;D

ESTRELADEDAVI

Também gostei da prosa, muito legal a história, parabéns Nilo.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

Nilo, grande história!

Curiosa, e muito bem contada. Acho até que você deveria participar da próxima FLIP (http://www.flip.org.br/)!

Grande abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Mestre Gravina, agora estamos esperando a história da sua, quer dizer, do SEU banana!

Forte abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Daniel Eira

Nilo,

Ótima história ! Muito bem contada. Parabéns pelo relógio !!!

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy