iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive

  • 144 Respostas
  • 35104 Visualizações
*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #20 Online: 05 Setembro 2014 às 14:36:00 »
Eu ia justamente citar a crise do quartzo, e apontar que existe uma diferença fundamental: o relógio a quartzo era concorrente absolutamente direto do relógio mecânico. Existe um abismo hoje entre o relógio tradicional suíço e os smartwatches.

A coisa já muda um pouco mais de figura quando o assunto é smartwatch versus relógio a quartzo multifuncional. Aí já é uma questão a se discutir sobre o impacto de um sobre o outro, o mercado e o público que atingem, etc. E se alguém tem que se preocupar com isso, é a indústria relojoeira japonesa e chinesa. A suíça, certamente não.

Abraços!

Adriano

yep!

pensei nisso. eu tenho um prg110. com grana sobrando, seria substituído por um iwatch, pois a função dele é me dar um monte de dados, além de marcar horas.

a indústria suíça e a indústria de mecânicos em geral encontrou um nicho depois da crise da chegada do quartzo. o nicho é justamente o fascínio por máquinas mecânicas.

isso se vê claramente pela quantidade de relógios com fundos transparente, cuja função qual é, senão a de perceber que o movimento é mecânico?

esse nicho chama-se deleite. é por deleite, não por necessidade, que se compra um DSSD, pois ninguém vai meter um relógio desse preço pra arrastar em pedras no fundo do mar, a não ser que tenha muito, mas muito dinheiro, seja um sultão, pashá, marajá, ou o que seja.  e aí não vale, pois rolex não faz relógios apenas pra essas pessoas.

é o deleite que faz ainda se vender tanto submariners, moons e etc. nenhum deles mais com uso efetivo de suas funções técnicas que lhe deram origem. hoje há equipamento muito mais preciso e barato para se usar no lugar. mas que é um tesão ter um diver no pulso, mesmo que em frente ao computador (como eu, nesse exato momento, com um skx007, enfurnado numa sala numa rua próxima à avenida paulista e bemdistante do mar ou de qq lago ou rio onde se possa mergulhar), não podemos negar.

pra quem se deleita com um mecânico, inclusive a corda manual (quem usa um relógio a corda manual com pulseira de couro pra mergulhar hoje em dia?), não irá trocar o prazer de ter um panerai para usar o tempo todo um iwatch.

e mais.

além do deleite em si, a afirmação de poder de compra também movimenta, e fortemente, o mercado de mecânicos. existem sim o relógio de advogado, de engenheiro, de médico, de comerciante bem sucedido. às vezes e, no mais das vezes, esse desejo é inconsciente. mas não importa se é consciente ou inconsciente, importa que venda. aí está o espaço do mercado.

durante muitos anos ainda teremos rolex por aí.

a mudança virá mesmo com a chegada das novas gerações que não querem nada no pulso, que nasceram pendurados a um celular e aprenderam a ver horas nele. como minha sobrinha, que tinha um iphone já aos 5/6 anos. ela acha engraçado ter uma máquina pra ver hora no pulso. mas, por moda, gostou muito desse, que nem precisava mostrar hora: http://tinyurl.com/l4qdx46

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #21 Online: 05 Setembro 2014 às 16:15:12 »
Mas que vai ter gente aqui do fórum comprando iwatch, isso vai... kkkkkkk

Realmente existe um abismo entre a relojoaria suíça e o iwatch... Eu acho que nem o mercado de Casio G-Shock vai sentir, quanto mais de mecânicos...

Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #22 Online: 05 Setembro 2014 às 16:22:37 »
a mudança virá mesmo com a chegada das novas gerações que não querem nada no pulso, que nasceram pendurados a um celular e aprenderam a ver horas nele. como minha sobrinha, que tinha um iphone já aos 5/6 anos. ela acha engraçado ter uma máquina pra ver hora no pulso. mas, por moda, gostou muito desse, que nem precisava mostrar hora: http://tinyurl.com/l4qdx46

É por aí que eu penso, estamos pensando em tempos próximos com a cabeça que temos hoje, mas as novas gerações não se importam nem um pouco com tradição e o mundo delas é digital e virtual, tenho dois filhos, uma menina de 16 anos que nem imagina o que é um relógio mecânico  :( e um menino de 2 anos que nasceu com a mamadeira de um lado e o iPad do outro!! ;D Para essas gerações eles nem imaginam a possibilidade de ter algo no pulso que não consiga reproduzir música ou que não tenha possibilidade de acessar as redes sociais!!!  ;D
Como eu disse, os tradicionais e os que procuram o mercado de luxo continuarão comprando relógios suíços, mas essa nova geração, que já nem dá valor para esse tipo de produto e que será maioria um dia, essa geração eu não acredito que trocara um iPhone, iPad, iWatch por um Rolex por causa de sua história e qualidade de construção!  :'( Mas claro, isso são hipóteses, das hipóteses, das hipóteses....eu particularmente espero estar completamente errado.  ;)

Abraço!
« Última modificação: 05 Setembro 2014 às 16:25:32 por Daniel Costa »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #23 Online: 05 Setembro 2014 às 16:36:33 »
O que o relógio tradicional, mecânico, suíço, alemão, etc., vende, é muito mais do que um instrumento de ver as horas. São tantas coisas que se "compra" quando se compra um relógio mecânico, nem dá para enumerar. Mas uma delas é a longevidade. Isso é algo que, se o relógio a quartzo já tem muito menos do que o mecânico, o smartwatch então, terá menos ainda. Smartwatches, assim como smartphones, são produtos totalmente descartáveis, seja pela qualidade de fabricação (pois de fato, mesmo os mais caros, são produtos vagabundérrimos, dão defeitos do nada, morrem do nada), seja pela rapidez com a qual se desatualizam, em termos de hardware e software.

Um smartwatch, nessa concepção atual, não passa de um relógio eletrônico mais capaz. É uma evolução do relógio a quartzo, e nesse sentido, é brilhante. Mas justamente por ser eletrônico, está fadado a virar um peso de papel em poucos anos, pois nem valor de revenda terá. Claro, vão começar a inventar smartwatch de ouro, com brilhantes, blá blá. Mas não tem como virar um troço que passe, por exemplo, de pai para filho. É um computador. O que você faz hoje com um computador de 20 anos de idade. Ele mal liga, nem roda nada que seja útil.

Abraços!

Adriano

*

Offline marck

  • ****
  • 273
    • Ver perfil
Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #24 Online: 05 Setembro 2014 às 16:41:24 »


   " BOBIÇA DO CAMARADINHA DA APPLE ..."

      sds,

            marck

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #25 Online: 05 Setembro 2014 às 16:54:09 »
O que o relógio tradicional, mecânico, suíço, alemão, etc., vende, é muito mais do que um instrumento de ver as horas. São tantas coisas que se "compra" quando se compra um relógio mecânico, nem dá para enumerar. Mas uma delas é a longevidade. Isso é algo que, se o relógio a quartzo já tem muito menos do que o mecânico, o smartwatch então, terá menos ainda. Smartwatches, assim como smartphones, são produtos totalmente descartáveis, seja pela qualidade de fabricação (pois de fato, mesmo os mais caros, são produtos vagabundérrimos, dão defeitos do nada, morrem do nada), seja pela rapidez com a qual se desatualizam, em termos de hardware e software.

Um smartwatch, nessa concepção atual, não passa de um relógio eletrônico mais capaz. É uma evolução do relógio a quartzo, e nesse sentido, é brilhante. Mas justamente por ser eletrônico, está fadado a virar um peso de papel em poucos anos, pois nem valor de revenda terá. Claro, vão começar a inventar smartwatch de ouro, com brilhantes, blá blá. Mas não tem como virar um troço que passe, por exemplo, de pai para filho. É um computador. O que você faz hoje com um computador de 20 anos de idade. Ele mal liga, nem roda nada que seja útil.

Abraços!

Adriano

Concordo plenamente, mas oq o Daniel questionou que eu tb me questiono, é se as próximas gerações vão se interessar por adquirir e usar relógios mecânicos... Será que dentro de alguns anos, a maioria não vai achar um rolex por exemplo, uma parafernália sem utilidade ? Claro que sempre haverão os colecionadores, entusiastas, mas esses sempre serão uma pequena parcela da nossa sociedade.

abs,

Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #26 Online: 05 Setembro 2014 às 16:56:42 »
Parafraseando um político (e apenas porque estamos em época eleitoral):

É apenas um factóide, lançado pelo garoto da Apple.

*

vinniearques

Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #27 Online: 05 Setembro 2014 às 16:57:28 »
O que o relógio tradicional, mecânico, suíço, alemão, etc., vende, é muito mais do que um instrumento de ver as horas. São tantas coisas que se "compra" quando se compra um relógio mecânico, nem dá para enumerar. Mas uma delas é a longevidade. Isso é algo que, se o relógio a quartzo já tem muito menos do que o mecânico, o smartwatch então, terá menos ainda. Smartwatches, assim como smartphones, são produtos totalmente descartáveis, seja pela qualidade de fabricação (pois de fato, mesmo os mais caros, são produtos vagabundérrimos, dão defeitos do nada, morrem do nada), seja pela rapidez com a qual se desatualizam, em termos de hardware e software.

Um smartwatch, nessa concepção atual, não passa de um relógio eletrônico mais capaz. É uma evolução do relógio a quartzo, e nesse sentido, é brilhante. Mas justamente por ser eletrônico, está fadado a virar um peso de papel em poucos anos, pois nem valor de revenda terá. Claro, vão começar a inventar smartwatch de ouro, com brilhantes, blá blá. Mas não tem como virar um troço que passe, por exemplo, de pai para filho. É um computador. O que você faz hoje com um computador de 20 anos de idade. Ele mal liga, nem roda nada que seja útil.

Abraços!

Adriano

Concordo plenamente, mas oq o Daniel questionou que eu tb me questiono, é se as próximas gerações vão se interessar por adquirir e usar relógios mecânicos... Será que dentro de alguns anos, a maioria não vai achar um rolex por exemplo, uma parafernália sem utilidade ? Claro que sempre haverão os colecionadores, entusiastas, mas esses sempre serão uma pequena parcela da nossa sociedade.

abs,

Um coisa nunca sai de moda: Status/LUXO.

E a Rolex e tantas outras marcas vão durar pra sempre exatamente por esse motivo.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #28 Online: 05 Setembro 2014 às 16:58:35 »
é nada, a molecada não anda querendo nem carro, imagina relógio mecânico...

Mesmo o luxo e status podem sair de moda sim, veja a parcela que liga para canetas, abotoaduras, prendedores de gravata, clips de dinheiro, isqueiros, etc... Tem coisas que caem em desuso e acabam no esquecimento das novas gerações, por mais que gostemos. Mas ainda assim não é o caso do relógio, por enquanto...
« Última modificação: 05 Setembro 2014 às 17:05:44 por Schütz »
"All your base are belong to us"

*

vinniearques

Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #29 Online: 05 Setembro 2014 às 17:00:23 »
é nada, a molecada não anda querendo nem carro, imagina relógio mecânico...

Como a molecada tá comendo mulher?

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #30 Online: 05 Setembro 2014 às 17:09:39 »
Com Champa e muito foguinho. ;D

"All your base are belong to us"

*

vinniearques

Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #31 Online: 05 Setembro 2014 às 17:22:37 »
Hahuhuhuhuha

Eu sou Old School, ainda prefiro um importado e um Rolex no pulso.

Esse negocio de Champa que pisca to fora

 ;D ;D ;D

*

Alberto Ferreira

Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #32 Online: 05 Setembro 2014 às 17:31:08 »
Sem querer simplificar a questão, e já o fazendo...  ::)
Vão ter o seu público, certamente.

Mas, na (minha) injusta comparação, posto que são coisas intrinsecamente diferentes, eles são uma caixa com um circuito, display, memórias e software.
E neste último reside o xis da questão.
Se for atualizado bonitinho, beleza. E, sim, neste mercado eles costumam fazer isto ano após ano.  ;)

Mas esta cesta de ouro de maçãs da indústria da computação (dito aqui de maneira "genérica", e não diretamente da Apple, que é apenas mais uma no ninho...  :-X) vive da tal "obsolescência programada".
Ou não? ;)

Alberto

Ah!...
A tal frase...
Certamente ela foi (bem) pensada para provocar exatamente o que nós estamos fazendo aqui, divulgando e repercutindo.
 8)
« Última modificação: 05 Setembro 2014 às 17:36:06 por Alberto Ferreira »

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #33 Online: 05 Setembro 2014 às 17:33:31 »
Vinnie, isto é ser OLDSCHOOL.

« Última modificação: 05 Setembro 2014 às 17:35:16 por Schütz »
"All your base are belong to us"

Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #34 Online: 05 Setembro 2014 às 17:46:00 »
Vinnie, isto é ser OLDSCHOOL.



Kkkkkkk!!! Excelente!!!

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #35 Online: 05 Setembro 2014 às 17:49:03 »
é nada, a molecada não anda querendo nem carro, imagina relógio mecânico...

Como a molecada tá comendo mulher?

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

usa-se uma velha técnica para isso, há muito esquecida por muita gente: xaveco. :) :)

*

vinniearques

Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #36 Online: 05 Setembro 2014 às 17:53:11 »
é nada, a molecada não anda querendo nem carro, imagina relógio mecânico...

Como a molecada tá comendo mulher?

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

usa-se uma velha técnica para isso, há muito esquecida por muita gente: xaveco. :) :)

Perde-se muito tempo....

*

Jefferson

Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #37 Online: 05 Setembro 2014 às 20:28:50 »
Estou acompanhando os lançamentos desses smart watches, até com certo interesse, diga-se.

Me agrada principalmente o Motorola 360, pelo visual simples e futurista que tem. Parece até um Technos digital mecânico que tive.

Em minha modesta opinião, esses gadgets abrem um novo nicho, o de gadget no pulso, que me parece ter começado com a adaptação do Ipod Nano em pulseiras. O povo que compra não está necessariamente pensando no relógio como principal objetivo, mas uma nova experiência na relação homem - máquina - acesso a informação e comunicação.

Não há qualquer risco de substituição dos relógios mecânicos. Tenho um amigo que é aficcionado por tecnologia, renova frequentemente seus equipamentos, tem uma série de produtos da Apple.

Mas não abre mão de um relógio mecânico.

Lembrei algora de um trecho de um livro que estou lendo, sobre a história das crises, o capitulo sobre a Crise das Tulipas. Os relógios enfrentaram sua crise quando o quartzo permitiu a massificação, mas hoje tais peças, como já dito aqui, transcenderam a condição de marcadores de tempo, e tem seu mercado garantido, pelo menos em médio prazo.

Abraços,

Jefferson

*

Offline Henrique

  • ****
  • 469
  • "Quem ama o feio é porque o bonito não aparece" BI
    • Ver perfil
Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #38 Online: 05 Setembro 2014 às 21:25:57 »
Meu caro isso é questão de tempo e eu diria mais, pouco tempo.
Quando o homem foi a Lua o computador da Nasa ocupava mais de uma sala e tinha o poder de processamento inferior a um PC.  O computador de bordo da Apolo 11 tinha 2 Kb de RAM e pesava 32 Kg, hoje um Smartfone tem 2Gb e pesa 140g.


[Mode divagando On]
Quando conseguirem fazer um computador completo, que caiba numa minúscula caixa que se prende ao pulso, e que faça tudo o que um PC faz hoje, aí eu acho que poderemos usar este produto no pulso que fica vazio hoje. E este produto imaginário poderá conviver dignamente com os relógios originais.
[Mode divagando Off]

[/quote]

*

Offline Henrique

  • ****
  • 469
  • "Quem ama o feio é porque o bonito não aparece" BI
    • Ver perfil
Re: iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive
« Resposta #39 Online: 05 Setembro 2014 às 21:40:54 »
Se desatualizam porque evoluem num ritmo bem rápido o que não ocorre com os relógios mecânicos.   Gosto e sou apreciador de relógios mecânicos, mas como engenheiro eletrônico e engenheiro de software devo discordar de que são produtos "vagabundérrimos" e dão defeitos do nada.  O que ocorre é que com a evolução dos apps há uma maior necessidade de hardware.  Um celular dos anos 2000 só tinha como função fazer ligações, hoje em dia é um computador portátil com um poder de processamento maior que um PC do ano 2000.  Isso se chama evolução, e essa industria apesar de contar também com a obsolescência programada investe e muito (muto mais que a industria relojoeira suiça) em novas tecnologias e pesquisa.



O que o relógio tradicional, mecânico, suíço, alemão, etc., vende, é muito mais do que um instrumento de ver as horas. São tantas coisas que se "compra" quando se compra um relógio mecânico, nem dá para enumerar. Mas uma delas é a longevidade. Isso é algo que, se o relógio a quartzo já tem muito menos do que o mecânico, o smartwatch então, terá menos ainda. Smartwatches, assim como smartphones, são produtos totalmente descartáveis, seja pela qualidade de fabricação (pois de fato, mesmo os mais caros, são produtos vagabundérrimos, dão defeitos do nada, morrem do nada), seja pela rapidez com a qual se desatualizam, em termos de hardware e software.

Um smartwatch, nessa concepção atual, não passa de um relógio eletrônico mais capaz. É uma evolução do relógio a quartzo, e nesse sentido, é brilhante. Mas justamente por ser eletrônico, está fadado a virar um peso de papel em poucos anos, pois nem valor de revenda terá. Claro, vão começar a inventar smartwatch de ouro, com brilhantes, blá blá. Mas não tem como virar um troço que passe, por exemplo, de pai para filho. É um computador. O que você faz hoje com um computador de 20 anos de idade. Ele mal liga, nem roda nada que seja útil.

Abraços!

Adriano