Como funcionam os tambores de corda emparelhados?

  • 28 Respostas
  • 6705 Visualizações
Re: Como funcionam os tambores de corda emparelhados?
« Resposta #20 Online: 05 Janeiro 2015 às 23:38:03 »
Nesse tópico não entendi nada, alguém pode me dar uma dica de uma leitura mais voltada para iniciante? ???
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Como funcionam os tambores de corda emparelhados?
« Resposta #21 Online: 06 Janeiro 2015 às 00:21:02 »
Edson, onde foi que "boiou"? Talvez possa lançar a luz.


Flávio

Re: Como funcionam os tambores de corda emparelhados?
« Resposta #22 Online: 06 Janeiro 2015 às 15:39:47 »
Pelo que entendo é uma forma de ter uma marcha longa sem precisar de um remontoir.
Uma mola única muito longa teria uma curva de torque mais "esticada", com mais risco de sobrecarga e com um período longo de baixo torque tb - por isso a Lange, por exemplo, usa o remontoir.
Não sei como fica prá carregar a corda, pq não tem prá onde fugir: ou vc desmultiplica a relação e tem que dar 200 voltas prá carregar, ou tem que faz um mecanismo "pesadão". O Lange 31, que é manual, os caras entregam um chave que acopla na coroa. Tem um Hublot que vem com uma "pistola" que parece aquelas de tirar roda de carro...
Mas me digam aí, e no caso dos movimentos automáticos, como fazem? Os rotores são mais pesados, com rodas reversas mais parrudas? Ou precisam "balançar" mais mesmo prá carregar?

Abraços!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Como funcionam os tambores de corda emparelhados?
« Resposta #23 Online: 06 Janeiro 2015 às 16:39:12 »
Pois é. Com uma corda longa, a curva de "torque x tempo" da corda tem mais ou menos a mesma forma, apenas alongada... Um exemplo clássico: o ETA 2824-2 normal e os novos ETA C07 com 80 horas de reserva, baseados nele. O 2824-2 com 38 horas de reserva tem torque bom até umas 32 horas. As últimas 6 horas a amplitude fica ruim e a marcha idem. Mas nos C07 de 80 horas... o relógio passa o último dia e meio "morrendo".

E sim, você precisará de muito mais voltas do rotor para carregar enrolar essa corda toda. Claro, quando você projeta um calibre do zero com essa intenção, você projeta o sistema do automático de acordo, e aí pode mesmo optar por rotores mais pesados, mais multiplicação... mas novamente com a comparação do 2824-2 com os novos C07: o sistema do automático é o mesmíssimo. No cicloteste (aparelho que movimenta o relógio para se testar o carregamento) de 4 rpm, um 2824-2 tem que ficar 4 horas e 10 minutos para carregar completo, enquanto um C07, 10 horas e 25 minutos.

Abraços!

Adriano

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: Como funcionam os tambores de corda emparelhados?
« Resposta #24 Online: 06 Janeiro 2015 às 17:26:43 »
Mas um rotor mais pesado, ou mais denso, não iria alterar outros aspectos, além do peso do peso do próprio relógio, ou seria insignificante?
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Como funcionam os tambores de corda emparelhados?
« Resposta #25 Online: 06 Janeiro 2015 às 17:35:04 »
No peso do relógio, seria insignificante. Até porque o "mais pesado" é modo de dizer: o importante mesmo é que o rotor tenha mais momento de inércia, logo massa não precisa ser necessariamente maior para ele ter mais momento de inércia.

Abraço!

Adriano

Re: Como funcionam os tambores de corda emparelhados?
« Resposta #26 Online: 06 Janeiro 2015 às 19:21:01 »
Eu entendo que temos dois tambores, um com brida deslizante (como o tambor de relógio de corda automática) e outro com brida fixa (como um tambor de relógio com corda manual). Quando os dois estão inteiramente carregados, o tambor de brida fixa tem torque maior, e portanto sua carga começa a ser utilizada até chegar no ponto em que seu torque se iguala ao torque do tambor de brida deslizante. Quando ocorre esse pareamento, a corda do tambor de brida deslizante começa a ser utilizada até que o torque de ambos volte a ficar desigual. Quando desigualam, aí a corda do tambor de brida fixa volta a ser utilizada, até se igualarem novamente, e assim vai, até o fim da corda.

Ou seja, enquanto os torques são desiguais, usa-se a corda do tambor de brida fixa, e quando o torque se iguala, usa-se a corda do tambor de brida deslizante.

É assim que entendo.

Flávio, são muitas as dúvidas, mas para não me tornar maçante vou te pedir a explicação desse texto, caso não de muito trabalho.

Obrigado pela atenção!!!!

FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Como funcionam os tambores de corda emparelhados?
« Resposta #27 Online: 06 Janeiro 2015 às 19:59:45 »
Pergunte aí, porque tenho que saber pelo menos de onde começar. O assunto não é simples (pelo menos não sem uma base teórica simples), tanto é que fui eu mesmo que o lancei para só depois descobrir a resposta, através de premisa do Adriano. Mas mesmo entre nós, como deve ter visto, as conclusões, especificamente sobre a Omega, ainda estão no campo das hipóteses.

Flávio

Re: Como funcionam os tambores de corda emparelhados?
« Resposta #28 Online: 06 Janeiro 2015 às 20:18:10 »
Vou tentar passar o que eu entendi. O objetivo do sistema é consumir energia sempre da mola que estiver mais carregada. Imagine q vc pega o relógio na gaveta totalmente descarregado e da toda corda nele, carregando o tambor manual. Põe o relógio braco, e ele vai carregando o tambor automático, enquanto consome a corda manual. Vai chegar um momento em q o torque da mola do automático será maior do que a do manual. Aí o relógio passará a consumir a corda do automático. Como vc está com ele no pulso, isso deve ficar sempre assim, preservando o tambor manual. Quando vc deixar o relógio em repouso, ele vai consumir a corda até q o torque caia abaixo do que estava o tambor manual e a maquina passará a consumir esse. Se ficar assim muito tempo, voltará a consumir o auto e por aí vai até acabar.